O artista igarassuense Moizes Vital, que recentemente conquistou o primeiro lugar no Salão de Arte Popular da Fenearte 2016, estará a partir do dia 07 de agosto expondo sua arte na Festa Anual do BRAZILIAN DAY, na Cidade de Estocolmo, Suécia. Mais um talento da Terra viajando o mundo e apresentando a cultura de Igarassu na Europa. Moizes já se encontra na Suécia preparando as peças que serão expostas ao público. A exposição será no stand da Associação Brasil / Suécia.
Uma equipe de funcionários a serviço da Prefeitura de Igarassu realizou a retirada de uma árvore na Av. 27 de setembro, próximo a Vila Saramandaia, sem justificar o motivo para a comunidade. A reclamação partiu da Sra Madalena Alves, que reside nas proximidades do local, e enviou mensagem ao blog relatando o acontecido. Segundo ela, a árvore fazia sombra para as pessoas que aguardavam a chegada do ônibus, "muita gente se abrigava em baixo desta árvore, e sem nenhuma explicação derrubaram".
A Cidade de Igarassu é bastante carente de arborização urbana, nas vias públicas não existe projeto de paisagismo que contribua com a beleza da cidade. Um exemplo disso acontece ao longo da avenida 27 de setembro, as poucas árvores existentes estão sendo derrubadas, sem que haja replantio de novas especies. Esperamos que a Prefeitura de Igarassu faça urgentemente um programa de plantio de novas árvores nos logradouros públicos.
As empresas, em Olinda e Igarassu, descumpriam normas da agência. Produtos não tinham controle de qualidade nem poderiam ser rastreados.
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) interditou duas fábricas de cosméticos no Grande Recife. De acordo com a Portaria 008/2016, publicada no Diário Oficial de Pernambuco desta quarta-feira (27), as duas empresas, uma em Olindae a outra em Igarassu, descumpriam normas essenciais de boas práticas de produção estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, xampus, condicionadores e cremes para cabelo foram considerados de alto risco para a saúde dos consumidores.
A medida da Apevisa tem prazo de validade de 90 dias. Nesse período, as fábricas não poderão colocar no mercado nenhum dos produtos. Além disso, as empresas poderão até perder o direito de voltar a funcionar. Isso ocorrerá caso elas não cumpram as normas básicas e sigam as normas de interesse sanitário.
Na empresa de Olinda, responsável pela produção da linha Megaline, os agentes da Apevisa detectaram a produção sem controle de qualidade e sem rastreabilidade. “Isso significa dizer que, além de não sabermos o que existia nos produtos, também não era possível identificar para quem eles entregavam as mercadorias”, afirmou o gerente-geral da agência, Jaime Brito.
Em nota, a diretoria da fábrica localizada em Olinda explicou que está transferindo a produção para uma empresa terceirizada "em virtude da dificuldade de adequação da aludida unidade fabril de Olinda às mais recentes normas das agências reguladoras". O texto aponta ainda que não vai retomar as atividades no município e que "a nova fábrica, em Jaboatão dos Guararapes, atende e excede a todas as determinações da Anvisa e Apevisa, inclusive no que tange aos aspectos da rastreabilidade e do controle de qualidade".
Na fábrica de Igarassu, que usa o nome de fantasia Jady, o problema era a falta de autorização para o funcionamento. Nem a Anvisa nem a Apevisa emitiram certificados para liberar a produção de cosméticos. A empresa chegou a funcionar, há alguns anos, emAbreu e Lima, no Grande Recife, e fechou.
Depois, o dono reabriu com o mesmo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), em Igarassu, município vizinho, mas nunca comunicou oficialmente. Além disso, o material produzido é considerado o segundo da lista de maior risco ao consumidor, perdendo apenas para os medicamentos. “Colocar um cosmético desse no rosto ou no cabelo poder provocar um grande prejuízo para a saúde”, atesta Jaime Brito.
Neste sábado, dia 30 de julho o Grupo Rala Coco Maria realiza mais uma edição da Sambada Cultural Coco da Ladeira, que terá inicio as 18:30h em frente a Igreja dos Santos Cosme e Damião, Sitio Histórico de Igarassu, com a participação de grupos culturais da região e convidados.
Péssimas condições da quadra de esportes da Vila Rural afastam jovens da prática esportiva. Moradores andam revoltados
Todos sabem da importância da prática de esportes na vida das pessoas, inclusive como forma de prevenção contra a violência e outros males da sociedade ociosa. No entanto, os moradores da Vila Rural encontram-se carentes da atenção do Poder Público Municipal, que tem deixado a única quadra de esportes da Comunidade a ficar em condições precárias, totalmente sem condições de uso.
"Atualmente nossos jovens não têm mais onde jogar sua bola, o que nos leva a todos a um estado de indignação. Pois há muito tempo apresentei uma emenda ao Orçamento do Município no valor de R$ 60 mil reais, para que a Prefeitura fizesse uma reforma geral na quadra, inclusive construindo um vestiário, porém, lamentavelmente mais uma vez o Governo não nos atende." - Declara o Vereador Afonso Gonçalves, conhecido com GUI.
Para um dos moradores que fez a denúncia à Redação do Jornal PE da Gente, o Prefeito Mário Ricardo, em visita à Vila, se comprometeu com os peladeiros que muito em breve reformaria a quadra, mas que o breve tem se prolongado muito. Mas que espera que a Prefeitura não esqueça de realizar tão simples, mas de tão grandiosa para a Comunidade.
Por Marcelo Santanna/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação
Moradores de Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima ficarão sem água por 48 horas
Para execução de obras e intervenções preventivas, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma manutenção programada por 48 horas no Sistema Botafogo, a partir da próxima terça-feira (26). A paralisação será iniciada a 0h da terça-feira e seguirá até a 0h de quinta-feira (28).
Durante o período, os moradores das cidades atendidas pelo Sistema Botafogo (Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima), devem ficar atentos, pois ficarão sem água, exceto as áreas abastecidas por poços nessas cidades, todas localizadas na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife.
Uma das obras responsável pela paralização será a interligação de uma nova adutora ao Sistema Botafogo para transportar água para o novo presídio de Itaquitinga, cidade situada na Zona da Mata Norte.
Com 31 quilômetros de extensão, a adutora foi construída pelo governo do Estado e agora será gerenciada pela Compesa. A tubulação terá uma vazão 64,8 metros cúbicos por hora, dos quais 43,2 m3/hora serão destinados à unidade prisional.
Além de atender ao presídio, a obra garantirá o reforço de 21,6 metros cúbicos de água/hora para o distrito Três Ladeiras, com aproximadamente 1,7 mil habitantes, pertencente ao município de Igarassu.
De acordo com o gerente de Produção Metropolitana da Compesa, Euris Oliveira, essas ações não poderiam ser realizadas com o sistema em funcionamento. A Compesa pretende aproveitar a paralisação para realizar, ainda, outros serviços na unidade de Botafogo.
Como parte destes serviços serão efetuadas manutenções na Estação de Tratamento de Agua-ETA Botafogo, também localizada em Igarassu, vistorias e substituição de válvulas e registros, além de intervenções eletromecânicas no sistema.
Com a paralisação, serão afetadas, ao menos, 173 mil pessoas. “Iremos mobilizar 35 profissionais, entre técnicos e engenheiros, para a realização dos serviços e iremos trabalhar diuturnamente para que todas as intervenções sejam finalizadas no prazo previsto”, informa Euris.
Prédio público está abandonado há oito anos. Antes funcionava como PSF. Durante a campanha de 2012 o Prefeito prometeu reativar o Posto, mas até hoje nada foi feio
Segundo relato de moradores da Comunidade da Vila Rural, Igarassu, Região Metropolitana do Recife, até o ano de 2008 as famílias daquela localidade e circunvizinhas eram beneficiadas com serviços de saúde no PSF que funcionava num prédio pertencente à Prefeitura. A partir do governo do Prefeito Gesimário Baracho o prédio deixou de ter funcionamento. Foram quatro anos em estado de abandono. No entanto, durante o período de campanha para eleição de um novo governo (2012), o então candidato, hoje atual prefeito, Mário Ricardo (PTB), prometeu aos moradores que uma de suas primeiras ações seria a reativação do Posto. Hoje os moradores lamentam ter acreditado na promessa que não passou de apenas palavras ao vento.
De acordo com o Vereador Afonso Gonçalves (GUI), que apresentou na Câmara a Indicação nº 117/2013, solicitando do Prefeito a construção do Posto de Saúde da Família na Vila Rural, aproveitando o próprio bem público existente, os moradores têm reclamado muito da falta de atenção por parte do Poder Público Municipal em relação à saúde.
Atualmente a Prefeitura tem, em uma casa alugada na Comunidade, funcionando uma unidade de saúde, mas que funciona apenas das 7:30h às 13:00h. Mas os moradores querem que volte a ser como antes, das 7:30h às 17:00h. E que o Prefeito cumpra a promessa de reativar o antigo posto.
A judoca Hanna Nascimento que treina no Grêmio Recreativo Futuro em Ação, conquistou o 1º lugar no Campeonato Sul-Americano Sub 18 e o 2º lugar no Campeonato Pan-Americano juvenil (Sub-18). É bom lembrar, que em 2015, ela foi vice-campeão no Pan de Judô, na categoria sub 15.
A igarassuense Hanna Nascimento, de 15 anos, foi a unica atleta de Pernambuco na seleção brasileira de judô que disputou o Campeonato Pan-Americano sub 18 realizado no inicio do mês, na cidade Córdoba, na Argentina. A judoca foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô, por ser líder no ranking nacional em sua categoria.
O Grupo de Capoeira Pele Negra promove de 01 a 08 de agosto a 5ª Semana Municipal de Capoeira em Igarassu, com uma programação extensa de atividades voltada para o público em geral. A realização deste evento vai de conforme uma lei municipal aprovada em 2012, que instituiu a promoção desta semana no calendário de eventos da cidade.
A dona de casa Maria Betânia, moradora do centro de Igarassu nos enviou essa reclamação: O que está
acontecendo com a água nas torneiras de nossas casas? Além do racionamento,
estamos consumindo uma água muito suja e em algumas localidade com um terrível
mal cheiro, atenção Compesa queremos uma explicação.
Esse problema vem acontecendo em diversas localidade do município, identificamos outras pessoas reclamando da água suja que vem saindo nas torneiras. Procuramos a Compesa, que nos informou que vai averiguar a ocorrência.
Um grupo de produtores que cultivam e produzem alimentos processados ecologicamente na comunidade rural de pau de légua, em Igarassu, vem sendo bastante procurados pelos visitantes da 17ª Fenearte. Pães, bolos,bolachas, biscoitos, sucos, sanduíches, geléias, quiches produzidos sem glúten e a famosa carne de jaca que virou atração do evento. Os interessados encontram nossos conterrâneos na rua 08 no estande da Bodega Rural.
O município de Igarassu mesmo possuindo uma enorme área remanescente de mata atlântica com diversas nascentes, a cidade enfrenta um grave problema de abastecimento de água. Nas redes sociais visualizamos relatos de muitas pessoas reclamando da falta de água em vários bairros da cidade, e por outro lado, também registramos muitos vazamentos na rede de distribuição em diversas localidades. A água que está faltando nas torneiras das casas, milhões de litros é desperdiçada diariamente nas vias publicas. Moradores afirmam que informam a Compesa dos vazamentos, mas o serviço de manutenção é bastante lento.
Um grupo especializado na prática de homicídios, assaltos e tráfico de drogas foi preso na sexta-feira (8) dentro da Operação Clínica Geral.
A captura dos integrantes teve início em Maranguape Um, com a prisão de Renato Ferreira de Amorim, de 20 anos, e a apreensão de um menor de 16 anos, foragido de uma unidade da Funase, quando repassavam entorpecentes na localidade.
Na segunda autuação, o alvo foi o quartel general do grupo, em Cruz de Rebouças, em Igarassu na Região Metropolitana do Recife. Lá a polícia já havia efetuado duas investidas sem sucesso e prendeu o gerente do tráfico, Mércio José de Oliveira, de 19 anos, Rafael Berto de Lima, também de 19 anos, e Luiz Canalis Feitosa Penha, de 20 anos, que estava em liberdade há 1 mês, depois de envolvimento com o tráfico. Ele perdeu uma quantidade de entorpecente do grupo e por isso estava sendo obrigado a traficar de graça.
Além das prisões, o delegado seccional do Paulista, Ivaldo Pereira, conseguiu ao comando da organização criminosa.
Os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:
Na casa onde os criminosos organizavam as ações, a polícia apreendeu sete sacos com 330 pedras de crack e 300 big bigs de maconha, o equivalente a R$ 7 mil e um caderno com as movimentações financeiras da quadrilha.
A polícia estima que, por semana, eram movimentados R$ 10 mil, que eram partilhados entre os vendedores e o comandante de dentro do presídio de Igarassu.
Pelo menos 15 mortes na localidade foram confirmadas pelo grupo. Mércio, gerente operacional, por exemplo, havia recebido a missão de efetuar três homicídios esta semana.
Os envolvidos foram encaminhados para o Cotel e Funase por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e agora são investigados por homicídios.
Fonte: Rádio Jornal
A Paroquia dos Santos Cosme e Damião em parceria com a Industria ASA vem realizando a Campanha da Coleta do óleo de cozinha utilizado em frituras, para a fabricação de sabão em pedra, que será doado ao IMIP. Os interessados em contribuir com a campanha devem guardar em vasilhames o óleo usado, que seria jogado indevidamente nos ralos da cozinha e leva-los até a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, no horário comercial de funcionamento e finais de semana no horário das celebrações. Esse Óleo não deve ser descartado na pia da cozinha, porque causará o entupimento da tubulação e contaminar o solo. Uma iniciativa que ajuda o meio ambiente e proporciona uma ação social. Por Fernando Melo - Igarassu Notícias.
Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira(7), a Câmara Municipal de Igarassu aprovou o aumentou no número de vereadores da cidade, que atualmente possui 13 cadeiras, passando para 15 já para a eleição deste ano.
De acordo com a legislação vigente, por conta do número de habitantes, a cidade de Igarassu teria direito a aumentar para 17 vereadores. A discussão a respeito do aumento de vagas no legislativo municipal vinha acontecendo anteriormente em outras sessões e finalmente chegaram a uma proposta definitiva. O único voto contrario foi do vereador Paulo Uchôa.
Em reunião realizada na manhã nesta terça-feira (6), o Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) aprovou a participação de 34 projetos para o Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe), que concede incentivos ficais para atrair investimentos para o Estado.
Entre os projetos aprovados está o investimento no valor de R$ 377 milhões, referente à ampliação da Fabrica Brasil Kirin, em Igarassu, que ira proporcionar a criação de 40 novos postos de trabalho.
A Federação Pernambucana de Futsal (FPFS)divulgou as datas com os horários dos jogos finais do Campeonato Pernambucano sub-15, com Atlético Igarassu e Sport na briga pelo título. O primeiro jogo está marcado para o dia 12 de julho (terça-feira), às 15h30 , no ginásio Jota Raposo, em Igarassu. A segunda e decisiva partida será na quinta-feira seguinte (14), às 19h30, no ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro.
Assim como no sub-17, onde ficou com o título, o Sport decide em casa por ter feito a melhor campanha nas duas fases anteriores. Na primeira parte o PE sub-15 contou com 13 equipes na disputa e o Rubro-Negro ficou em primeiro com 38 pontos. A segunda fase foi dividida em dois grupos e mais uma vez o Leão se saiu bem e venceu suas três partidas.
Nas semifinais não tomou conhecimento do Náutico e fez 4×0 nos Aflitos, coroando a vaga para a final com um simples empate na Ilha.
Igarassu
O Atlético fez uma campanha irregular na primeira fase mas conseguiu se classificar. Foram nove jogos com três vitórias, 5 derrotas e um empate – 10 pontos conquistados. Na fase seguinte a equipe ficou no Grupo B ao lado de Sport, Santa Cruz e ABF.
Mesmo numa chave complicada o time melhorou o desempenho e conseguiu chegar às semifinais. Após perder para o Sport por 4×3, o Atlético conseguiu um empate contra o Santa, no Arruda, e carimbou a vaga goleando a ABF por 7×3.
Nas semifinais não tomou conhecimento do CT Barão e venceu as duas – primeiro um 4×0 em casa; depois fez 5×3 na volta e chegou até a final.
De acordo com a PF, os suspeitos utilizaram um maçarico e acabaram incendiando todas as notas que estavam no caixa
Um vigilante do local chegou a ser rendido e trancado em um quarto
Foto: Divulgação
JC Online
Um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal foi arrombado no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Federal (PF), três homens participaram da investida, mas não conseguiram roubar nenhum dinheiro.
O arrombamento ao caixa ocorreu nessa sexta-feira (1º), porém o caso só foi detalhado neste domingo pela PF. De acordo com o órgão, os suspeitos utilizaram um maçarico e acabaram incendiando todas as notas que estavam no caixa. Um vigilante do local chegou a ser rendido e trancado em um quarto.
Após perceberem que não iriam conseguir roubar o dinheiro, o grupo fugiu em um veículo e até o momento não foi preso. A polícia investiga se os homens também participaram de outro arrombamento do caixa eletrônico em outubro do ano passado. No local não há câmeras no circuito interno de segurança.
A Cidade de Igarassu estará mais uma vez em destaque na Fenearte, com Roberto Vital e José Ábias na Galeria dos Mestres e a primeira colocação no XII Salão de Arte Popular, com a peça "Homem do Campo" de Moizés Vital da Silva.
A 17ª Fenearte acontece de 07 a 17 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 22h: de segunda a sexta-feira e das 10h às 22h: sábado e domingo.
Valores dos Ingressos de segunda a quinta: R$ 10(inteira) R$ 5 (meia). sexta, sábado e domingo: R$ 12(inteira) R$ 6 (meia).
O deputado federal Severino Ninho (PSB/PE) divulgou que solicitou, recentemente, ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a criação de mais um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O político almeja que a cidade de Igarassu, no Litoral Norte do Estado, receba a nova unidade. Atualmente, a instituição de ensino possui os campi Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.
Segundo o deputado, o ministro da Educação prometeu dar atenção ao pedido. "Solicitei que o campus universitário seja construído em Igarassu, que é a cidade polo do Litoral Norte de Pernambuco. Naquela área moram mais de 500 mil pessoas e lá estão várias fábricas como a Fiat e o Polo Cervejeiro, com a Ambev e a Petrópolis", argumentou Ninho, conforme informações de sua assessoria de imprensa.
Severino prevê que, caso a implantação do campus ocorra, além de Igarassu, cidades como Itapissuma, Paulista, Araçoiaba, Abreu e Lima, Goiana e até a Ilha de Itamaracá serão beneficiadas. Apesar da solicitação, até o momento não há posicionamento oficial do MEC que remeta à criação de uma nova unidade na UFPE.