IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 31 de julho de 2018

FALTA DE SANEAMENTO EM IGARASSU PREJUDICA O MEIO AMBIENTE


Há vários anos os moradores da beira mar 1, em Igarassu convivem com o grave problema da falta de saneamento básico. Existem ruas onde os resíduos domiciliares corre a céu aberto pelas vias públicas, mas, algumas localidades foram implantadas galerias de drenagem que terminam despejando os resíduos no manguezal, contaminando o ecossistema e o Rio São Domingos.
Por Fernando Melo - Professor e ambientalista.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

EDUCAÇÃO: Secretaria abre mais de 73 mil vagas para cursos gratuitos em PE

Foto: EBC

A Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE) abriu nesta segunda-feira (30) inscrições nove cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado. Entre eles, há: administração, biblioteconomia, design de interiores, desenvolvimento de sistemas, logística, multimeios didáticos, recursos humanos, secretaria escolar e segurança do trabalho. São 73.550 vagas.

As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto, exclusivamente pela internet. As aulas serão coordenadas por 77 escolas, em 60 municípios do estado — 27 na Região Metropolitana do Recife, 25 no Sertão, 17 no Agreste e oito na Zona da Mata. Lembrando que a classificação será feita por ordem de matrícula e não há prova de seleção.

Vagas
O edital explica que 51.590 das vagas são para cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), 10.860 são em programa semipresencial e 11.100 se destinam a profissionais de educação (Profuncionário).

Para os interessados da modalidade EAD e Profuncionário, os alunos assistirão às aulas totalmente à distância e farão uma prova presencial no fim do módulo. Já os inscritos nos cursos semipresenciais terão encontros semanais na escola do polo escolhido, além da prova ao final de cada módulo.

O período de pré-matrícula vai de 30 de julho até 10 de agosto, e o início das aulas está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de agosto.

Por TV Jornal| Com informações do JC Online

sábado, 28 de julho de 2018

Vem ai concurso da Polícia Rodoviária Federal com 500 vagas

Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (27), a portaria autorizando a realização do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Serão 500 vagas para nível superior e a remuneração inicial pode chegar a R$ 10.357,88. O edital sairá em 180 dias.
Para participar da seleção os candidatos devem ter entre 18 e 65 anos, ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação. A banca examinadora o Cebraspe.
A seleção terá prova escrita, teste de capacidade física, análise psicológica, de saúde, investigação social, curso de formação e prova de títulos. Ao todo, o processo levará entre nove meses e um ano para ser concluído.
Fonte: Blog Olinda Hoje

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Igarassu realiza ensaio do Maracatu Estrela Brilhante


Hoje é a última sexta-feira do mês e dia de Cultura na Ladeira🥁! Vem viver a cultura da nossa cidade, é às 19h na frente da Igreja de Santos Cosme e Damião

IGARASSU: Escola muda o visual do ambiente escolar







Meus parabéns aos que fazem a Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto pelo novo visual implantado na unidade de ensino. Com a técnica da grafitagem foram produzidos painéis educativos sobre a importância das atividades esportivas, mensagem de auto estima, pensamentos sobre educação e  a valorização da cultura local.

A iniciativa proporcionou aos estudantes um outro olhar sobre o ambiente escolar,  em vários espaços da escola, as paredes com as figuras, os desenhos e as palavras incentivam a produção de conhecimentos e despertam para o mundo das descobertas.

A Escola Carlos Xavier como é conhecida na comunidade está localizada na Rua Carlos Barreto, Saramandaia, funciona com turmas do ensino médio regular e EJA

Fernando Melo - Professor

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Divulgado edital para ingresso no Colégio de Aplicação da UFPE

  
Foto: Fabson Gabriel

O edital para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação (CAp) em 2019 foi divulgado no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). As inscrições serão feitas através da internet do dia 7 de agosto a 9 de setembro, pelo site do processo seletivo. As regras de inscrição, bem como a taxa de inscrição e as regras para isenção de pagamento, podem ser conferidas no edital.

Seleção
Para participar, o candidato deve ter nascido entre 01/01/2006 e 31/12/2009 e estar, neste ano de 2018, cursando o 5º ano do Ensino Fundamental. São ofertadas 54 vagas, das quais 50% serão reservadas para alunos oriundos de escolas públicas. O processo de seleção compreenderá de provas de Matemática, Português e Produção de Texto (redação), versando sobre o programa disponível no Anexo 1 do edital.

As provas serão realizadas no dia 18 de novembro, das 9h às 12h30, no Campus Recife da UFPE. As informações sobre o local (prédio e sala) de realização das provas devem ser conferidas no Cartão de Inscrição (CI), que representa o deferimento do pedido de inscrição, e que poderá ser impresso do dia 14 até o dia 17 de novembro, a partir do site. A apresentação do CI, assinado pelo candidato, é condição para o ingresso na sala de aplicação das provas.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no site do processo seletivo, no dia 30 de novembro. No resultado preliminar, a consulta se dará individualmente, na medida em que cada candidato apenas obterá acesso exclusivamente ao seu resultado. Não constará, no resultado preliminar, qualquer ordem de classificação. Cada candidato ou responsável legal deverá acessar o sistema de inscrição no site do processo seletivo, através de CPF e senha cadastrados, no qual poderá consultar as respectivas pontuações em cada prova, além de ter acesso ao espelho da Folha de Resposta das provas de Matemática e Português. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do processo seletivo, até o dia 14 de dezembro.

A seleção será executada pela Comissão de Seleção para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFPE. 

Mais informações:
Colégio de Aplicação
(81) 2126.8332/8335
cap@ufpe.br 

Fonte: TV Jornal

Jovem é morto a tiros na feira livre de Igarassu

O crime aconteceu na noite dessa quarta-feira (25)
Foto: Edson Araújo/TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal

Um jovem foi assassinado a tiros na feira livre de Igarassu, no Grande Recife, na noite dessa quarta-feira (25). A vítima, identificada como Robert Barbosa de Lima, 19 anos, foi alvejada por dois homens desconhecidos na cabeça e nas costas.

A autoria e a motivação do homicídio são desconhecidas.

Usuário de drogas
De acordo com informações repassadas pela polícia, o jovem era usuário de drogas e já havia sofrido um atentado de morte quando era adolescente. 

Fonte: Jornal do Comercio

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Curso de Metrologia Dimensional


Colégio Militar do Recife tem inscrições abertas para seleção com 55 vagas

Colégio Militar do recife fica na Zona Oeste (Foto: Reprodução/Google Street View)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o ingresso no Colégio Militar do Recife, na Zona Oeste da cidade. O Exército oferece 55 vagas, sendo 40 para o 6° ano do Ensino Fundamental e 15 oportunidades para o 1° ano do Ensino Médio. O cadastramento segue até 14 de setembro.

Para participar do processo seletivo, é preciso entrar no site do Colégio Militar do Recife e preencher o documento de inscrição e a Declaração de Responsável Legal, autorizando o estudante a disputar a vaga. Também é necessário gerar o boleto bancário, que custa R$ 95, e efetuar o pagamento.

Segundo o Exército, para as vagas do 6° ano do Ensino Fundamental é preciso ter menos de 13 anos em 1ºde janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Para as 15 vagas do 1° ano do Ensino Médio., é necessário ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Esses candidatos devem ter obrigatoriamente documento oficial de identificação, válido, com foto, não ter sido excluído de um Colégio Militar por motivos disciplinares e ter completado ou estar cursando o 5º ao 9° anos do ensino fundamental.

Etapas
O concurso de admissão é composto pelas seguintes fases: exame intelectual, que prevê provas de matemática e língua portuguesa, além de revisão médica e odontológica.

A prova de matemática do exame intelectual ocorrerá no dia 21 de outubro. Os aprovados nessa fase farão a prova de língua portuguesa no dia 25 de novembro.

A instituição integra o Sistema de Colégios Militares do Brasil. A unidade do Recife conta com 820 alunos.

Fonte: G1 PE

Ciclo de palestras em Igarassu


A nossa Agência de Desenvolvimento está com palestras de vários temas a partir desta quarta-feira(25)! Você que é microempreendedor e quer cuidar melhor do seu negócio, é nosso convidado para aprender mais sobre tecnologia e redes sociais! As inscrições acontecem na Agência de Desenvolvimento, localizada na Rua Joaquim Nabuco, em frente a Escola Estadual Santos Cosme e Damião,no centro de Igarassu.

Presídio de Igarassu lança cadernetas de saúde para detentos

 
O Presídio de Igarassu será a primeira unidade prisional no Estado a oferecer os documentos
Foto: Reprodução/ Google Street View
JC Online

O Presídio de Igarassu (PIG), no Grande Recife, promove, na manhã desta quarta-feira (25), o evento Saúde do Homem, onde será lançada a 'Caderneta de Saúde do Homem' e a 'Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa'. O projeto é uma iniciativa que visa oferecer à pessoa privada de liberdade (PPL) recurso para que ela mesma acompanhe o seu histórico de saúde uma vez que ficará em posse das cadernetas dentro e fora da unidade prisional.

O Presídio de Igarassu é a primeira unidade prisional no Estado a oferecer os documentos que facilitarão o atendimento ao reeducando fora dos presídios. Inicialmente, serão atendidos 100 reeducandos e, posteriormente, serão impressos exemplares para toda a população carcerária do PIG, em torno de 3.500, sendo 32 idosos.

A caderneta de saúde 
No material, em cor e com ilustrações, consta avaliação do estado do estado de saúde, calendário nacional de vacinação, agendamento de consultas e um quadro com seis dicas de hábitos saudáveis.

Entre as informações contidas estão: dados pessoais; número do cartão Sistema Único de Saúde (SUS); vacinas administradas e doenças prevenidas. Sobre o agendamento de consultas, haverá dados sobre data, horário, local e profissional responsável pelo atendimento.

“Vamos começar com 100 pessoas privadas de liberdade (PPLs), porém avaliando se há outras informações que podem fazer parte do material para, então, produzir para toda a população carcerária”, explica a coordenadora de Saúde da Seres, Viviane Maria da Silva.

Fonte: Jornal do Comercio.

terça-feira, 24 de julho de 2018

Detran vai leiloar 500 veículos apreendidos

 
Foto: Divulgação / Arquivo
O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou que vai leiloar 500 veículos usados que foram apreendidos devido a infrações ao código de trânsito. No total, poderão ser arrematados 46 automóveis e 454 motocicletas. De acordo com o Detran, o leilão vai acontecer no dia 27 deste mês, e o pagamento deve ser feito à vista.

Quem tiver interesse em participar do evento para tentar comprar um dos veículos pode visitar o local onde eles estão estacionados, entre os próximos dias 26 e 27.

Serviço
Leilão de veículos do Detran

Local: BR-232, Km 41, Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.

Mais informações: www.detran.pe.gov.br 

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Procon realiza mutirão para superendividados negociarem débitos


Bianca Bion/JC Imagem
O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) organiza, nesta segunda-feira (23), um mutirão dos superendividados para que população negocie dívidas com empresas de telefonia, bancos, Celpe, Compesa ou contas com a prefeitura de Paulista, Recife e Olinda.

Os atendimentos vão até o dia 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, na sede do Procon-PE, no bairro de São José, no centro do Recife. A distribuição de fichas ocorre até às 13h, com senhas limitadas. Todas as empresas, exceto os bancos, que precisam do prazo de 10 dias para apresentar as propostas, realizarão audiências no momento do atendimento, para que o consumidor saia do local com a negociação fechada.

Endividados
De acordo com um levantamento feito pelo Serasa, 62 milhões de brasileiros estão devendo, o que corresponde a 40% da população brasileira. Todas essas pessoas juntas devem cerca R$ 274 milhões. Se dividirmos esse valor por pessoa, chegamos R$ 4.426. Em 2016 32, 4% eram idosos. Atualmente, eles chegam 35% dos devedores.

Como participar?
Para participar do mutirão é necessário que a pessoa se apresente no local com o documento ou uma cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e contrato ou número de protocolo.

Aqueles que não forem titulares do documento, precisam apresentar uma procuração reconhecida em cartório para serem atendidos em nome de outra pessoa.

Fonte: TV Jornal.

Faculdade Senac está com inscrições abertas para minicursos gratuitos

Estão abertas as inscrições para 16 minicursos oferecidos gratuitamente pela Faculdade Senac, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. As capacitações são nas áreas de gastronomia, empreendedorismo, estratégia comercial e design.
Os cursos ocorrerão entre amanhã (23) e o dia 02 de agosto. As inscrições podem ser feitas pela internet, até o dia do curso escolhido. A idade mínima para participação é de 16 anos, exceto para o curso Princípios da Harmonização Enogastronômica, que só permite maiores de 18 anos.
Os cursos serão realizados nos três turnos, na Faculdade Senac (Avenida Visconde de Suassuna nº 500), no bairro de Santo Amaro. Confira:
  • – Amanhã (23): Princípios da Harmonização Enogastronômica (14h às 17h)
  • – Amanhã (23): Cozinha Italiana: massas e molhos (8h30 às 12h30)
  • -Terça-feira (24): Boas Práticas na Cozinha (9h às 11h30)
  • – Terça-feira (24): Como sobreviver aos processos seletivos (19h às 21h)
  • – Terça (24) e quarta-feira (25): Cultura Gastronômica das Américas: da teoria à prática (13h30 às 17h)
  • – Terça (24) e quarta-feira (25): Mercado de Luxo: Personalização e Experiência (14h às 18h)
  • – Quarta-feira (25): E-commerce (9h às 11h30)
  • – Quinta-feira (26): Saladas e Molhos (9h às 12h)
  • – Quinta-feira (26): Planejamento de banquetes, cardápio e montagem de mesa (13h30 às 16h30)
  • – Quinta-feira (26): Oficina de Currículo (19h às 21h)
  • – Quinta (26) e sexta-feira (27): Design para a Sustentabilidade: desenvolvendo práticas sustentáveis para as marcas de moda (14h às 18h)
  • – Dia 30 de julho: Qualidade no atendimento, conquista e manutenção de clientes (18h às 21h30)
  • – Dia 30 de julho: Pesquisa e Criação de Moda (14h às 17h)
  • – Dia 02 de agosto: Cozinha Francesa: especialidades gastronômicas (9h às 17h)

Palestra sobre Educação Financeira em Igarassu


A Biblioteca Pública de Igarassu promove uma palestra sobre Educação Financeira com o Presidente do Procon Nelson Galvão. Na ocasião serão conhecido os nossos direitos básicos enquanto consumidor. Você não pode perder! Será na próxima quarta-feira ( 25) no salão da Biblioteca Pública a partir das 10h Vem aprender a controlar seu orçamento!!!

HOMEM MORRE ELETROCUTADO ENQUANTO INSTALAVA BANNER EM CRUZ DE REBOUÇAS


Um homem morreu eletrocutado, na manhã da última quinta-feira (19), em Cruz de Rebouças, Igarassu. Theobaldo Tranquilino, de 47 anos, estaria instalando um banner nas proximidades de uma igreja quando uma parte do material tocou num fio de alta tensão e ele recebeu a descarga elétrica. A vítima teve uma parada cardíaca e chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

Na Upa de Cruz de Rebouças, o homem ainda chegou a ser reanimado por 30 minutos pela equipe médica, por volta das 11h, mas não sobreviveu. Theobaldo Tranquilino era casado e tinha três filhos, trabalhava como protético e acumulava a função de diácono da Assembleia de Deus.

Fonte: OP9

IGARASSU: Novos cursos profissionalizantes


ATENÇÃO 
Inscrições ABERTAS NESSA TERÇA-FEIRA DIA 24/07/2018. No CEFOPI - Centro de Formação Profissional de Igarassu. Localizado na Av. Diper, nº240, Vila Saramandaia, Igarassu-PE.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

IGARASSU: Moradores de comunidade protestam contra reintegração de posse


Um dos trechos interditados pelos moradores, foi o KM 47,5 da BR-101 Norte, entre Igarassu e Abreu e Lima
Foto: Divulgação/PRF
JC Online

Moradores de uma comunidade da Praia de Mangue Seco protestam na manhã desta quinta-feira (19) contra a desocupação da área, que fica localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O cumprimento da reintegração de posse está sendo feito pelo 17° Batalhão da Polícia Militar, agente do Choque e pelo Corpo de Bombeiros.

O trecho da BR-101 Norte, no quilômetro 47,5 entre Igarassu e Abreu e Lima, foi interditado com pneus queimados pelos moradores da Comunidade Mangue Beach. A PE-14, conhecida como Estrada de Mangue Seco, também foi bloqueada por um caminhão em chamas.

As mais de mil famílias, que vivem na área há mais de nove meses, reivindicam a posse do terreno que pertence ao Gavoa Praia Hotel. ''A gente teve que fazer algumas intervenções pelo caminho para que o nosso advogado tivesse mais tempo. Nós só soubemos dessa reintegração há uma semana, quando eles convocaram uma reunião. Eram para ter avisado antes, para que nós pudéssemos recorrer à questão, mas eles preferiram omitir'', disse um dos moradores e representantes das famílias.

Uma das moradoras, explicou que a ação movida pela associação do Mangue Beach está documentando e provando que, a área em que está a ocupação, não pertence a empresa privada. ''Nós já provamos, no nosso processo, que essa área pertence a união. Estamos aqui por direito'', comentou.

De acordo com as famílias, o processo solicitando a permanência dos moradores no local não foi verificado pela Juíza da Comarca de Igarassu, Simone de Fátima de Oliveira Emerenciano Almeida.

Fonte: Jornal do Comercio.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Adolescente envolvido com tráfico de drogas é apreendido em Igarassu


Todo o material ilícito e o adolescente foram encaminhados à Delegacia de Igarassu
Foto: Cortesia/Polícia Militar
JC Online

Uma adolescente foi apreendido pela Polícia Militar (PM) com pedras de crack, que seriam vendidas a usuários de drogas no bairro Beira Mar 1, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Ao perceber a presença da viatura, na manhã desta quarta-feira (18), o adolescente tentou fugir para não ser abordado, mas acabou sendo capturado.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, o adolescente, que já é conhecido pelo policiamento por ter envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes, estava em uma bicicleta na Rua Edgar Lins, quando foi surpreendido com a chegada da equipe de polícia. Ele transportava 60 pedras de crack.

“O suspeito tentou fugir, se livrando de um recipiente onde estava a droga. Durante o acompanhamento, ele ainda se desfez da bicicleta, e saiu do campo de visão dos policiais”, conta a corporação.

Flagrante
Apesar de conseguir despistar os agentes, o garoto foi encontrado em um terreno baldio nas proximidades. A droga, um celular e o adolescente foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Igarassu, onde foram tomadas as medidas cabíveis para este ato infracional

Jovem desaparecido em Igarassu


A população de Igarassu fez uma grande mobilização pelas redes sociais para localizar os familiares desse garoto, que foi encontrado em Cruz do Rebouças.
O garoto foi levado para o Conselho Tutelar e segundo informações de pessoas da comunidade a família foi avisado do seu paradeiro.

Usuários convocados para substituirem o Cartão Vem Livre Acesso


Usuários estão sendo convocados para substituirem o Cartão Vem Livre Acesso por um novo. De acordo o Consórcio Grande Recife, o processo é feito de maneira totalmente gratuita e visa inibir fraudes, além de continuar a gratuidade dos usuários cadastrados. Vale lembrar que a troca somente é necessária para os usuários do Vem Livre Acesso, e que não fizeram a substituição ainda este ano. O cartão com o visual antigo só será válido até o mês de dezembro. Para que a troca seja realizada o beneficiário deverá acessar o sitewww.troqueseuvem.com.br. Este mesmo procedimento poderá ser feito pelos telefones 81 3125-7575 ou 0800 081 0158.

Fonte: CBN Recife

terça-feira, 17 de julho de 2018

IGARASSU: Prefeitura inaugura Unidade de Saúde


A Prefeitura de Igarassu inaugura nesta terça-feira(17) a nova Unidade de Saúde da Família da Vila Rubina e o Centro de Saúde do Homem

Pesquisa aponta empate técnico para governo de PE nas eleições

Cenário permanece semelhante ao da pesquisa anterior da Datamétrica com Paulo, Marília e Armando empatados dentro da margem de erro

Na segunda pesquisa sobre a corrida eleitoral deste ano em Pernambuco, realizada pela Datamétrica, entre os dias 11 e 12 de julho, observa-se pouca mudança em comparação à primeira, feita entre 8 e 9 de junho. Os três principais candidatos cresceram um pouco e as posições relativas deles permanecem as mesmas, tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada. Paulo Câmara (PSB) na liderança, seguido de Marília Arraes (PT) e de Armando Monteiro (PTB). Estatisticamente, entretanto, os três continuam num empate técnico. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho). Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%.

A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores, como se esperaria das respostas estimuladas. Os números de 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17% (Armando Monteiro) confirmam a liderança do governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro. 

Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%, o que é natural à medida que a eleição se avizinha.
O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico. Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%). 

Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%). A migração dos votos de Marília Arraes, quando se retira o nome dela da disputa, sugere uma preferência clara do seu eleitorado por Armando Monteiro. O pré-candidato do PTB recebe 33% dos votos dela, enquanto o governador recebe 13%. 

Essa vantagem de Armando Monteiro sobre os votos de Marília Arraes se ampliou significativamente desde a pesquisa de junho, quando ele recebia 20% dos votos que seriam dela, enquanto Paulo Câmara recebia os mesmos 13%. 

Segundo Analice Amazonas, sócia-diretora da Datamétrica e responsável técnica pela pesquisa, “a pesquisa não permite decifrar o motivo dessa inclinação maior dos eleitores de Marília a Armando, ou a ampliação dessa vantagem do senador entre junho e agora, mas, seguramente, é uma tendência que foge um pouco das expectativas, se considerarmos os campos ideológicos dos três pré-candidatos”.

Fonte: Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

IGARASSU: Se passando por policiais, homens invadem casa e matam jovem

Reprodução/TV Jornal

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros, na madrugada desse sábado (14), dentro da casa onde morava no Loteamento Agamenon Magalhães, em Igarassu, no Grande Recife. De acordo com vizinhos, por volta de 1h40, dois homens encapuzados pularam o muro da casa de Eli Jonatas Lessa Pessoa e bateram na porta da vítima, dizendo que eram policiais.

O rapaz, que estava dormindo na casa com a mãe e três irmãs, percebeu a chegada dos criminosos e tentou fugir. No entanto, ele foi baleado com três tiros na cabeça, morrendo na cozinha. O crime aconteceu na Rua Cabo Carlos Pereira da Silva.

Investigação
O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. O caso será investigado.

Por TV Jornal

domingo, 15 de julho de 2018

Falta de maternidades é sofrimento para gestantes

Érika guarda as roupas do filho que perdeu, afirmando que a morte dele foi provocada pela demora no parto
LÉO MOTTA/JC IMAGEM

Cinthia Ferreira

“Eu jamais imaginei que ia sair com o meu filho dentro de um saco, enrolado. Tinha em mente que ia sair com ele vivo, que a gente ia da maternidade pra casa e não para o cemitério.” O relato emocionado é Érika de Souza Campos, 34 anos. A operadora de caixa entrou em trabalho de parto com 41 semanas de gestação. Moradora de Jaboatão dos Guararapes, não conseguiu vagas em maternidades do município e peregrinou, durante quase uma semana, de hospital em hospital, até conseguir atendimento em Olinda, no Hospital do Tricentenário. Érika afirma que a demora no atendimento foi fatal e destruiu o seu sonho de ter o segundo filho – o mais velho tem 17 anos.

Com insuficiência respiratória, Leonardo não sobreviveu. “Durante uma semana, peregrinei sem ter ajuda de ninguém”, lamenta, mostrando as roupinhas que seriam do filho, todas guardadas. “Quando estava com muita dor, implorando pra fazerem meu parto, ouvi: ‘na hora de fazer você não sentiu dor’”. Érika diz que só foi levada para a sala de parto quando estava com falta de ar e as outras pacientes pediram ajuda à equipe médica.

A história de Érika ocorreu em 2016. Ela procurou a justiça e, em junho, uma audiência de conciliação ocorreu no Fórum de Olinda. Mas não houve acordo: Érika culpa toda a equipe médica pela morte de seu filho. O caso dela não é isolado. Por falta de maternidades, muitas mulheres da Região Metropolitana do Recife e também do interior têm tido dificuldades para dar à luz seus bebês nos municípios onde vivem.

A dona de casa Jaqueline Cristina da Silva, 22 anos, mora em Araçoiaba, cidade também sem maternidade. Grávida de gêmeos, quando percebeu que o parto estava próximo, foi transferida para o Recife – não encontrou vagas nas cidades vizinhas. No percurso, um dos bebês, uma menina que se chama Gabrielly, acabou nascendo dentro da ambulância. O outro, Gustavo, só nasceria dois dias depois no Centro Integrado de Saúde, o Cisam, na Zona Norte do Recife.

Aos três meses, ele permanece no hospital, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mãe sai de Araçoiaba para visitá-lo diariamente. “É uma dificuldade muito grande. Estou desempregada e gasto, só com transporte, quase R$ 200 por mês”, revela.

Além de Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Itapissuma, Igarassu, Itamaracá, Moreno e Paulista não realizam partos: ou porque não possuem maternidades, ou porque elas não  funcionam.

A dona de casa Jéssica Bianca Xavier, de 22 anos, mora em Paulista, mas o filho mais velho, hoje aos 3 anos, nasceu em Olinda – depois que ela passou por várias maternidades. Grávida novamente, com cinco meses, mais uma vez ela vive a incerteza: não sabe onde o filho irá nascer. “É muito difícil. A pessoa sentindo dor e ficar andando, procurando maternidade”, lamenta.

Sem opção nas cidades onde vivem, muitas gestantes acabam vindo para o Recife. Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que, em 2017, mais de 49 mil bebês nasceram na capital. Desse total, entre 30 e 35% das mulheres vieram de outras cidades. As quatro

SUPERLOTAÇÃO
Um dos locais que passa por superlotação, no Recife, é o Hospital das Clínicas, ligado à Universidade Federal de Pernambuco. Referência em partos de risco, por conta da demanda, chega a fazer partos de risco habitual em mulheres que chegam sem ser pela Central de Regulação. A Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais é uma das mais cheias. No dia em que a reportagem do esteve no local, a UCI estava com 14 bebês, quando tem capacidade apenas para cinco. A sala de expectação, onde as gestantes aguardam para ter os bebês, tinha 33 mulheres – a capacidade é para quatro. Por conta da falta de espaço, havia mulheres em macas nos corredores e também em cadeiras. “É muita gente aqui e mulheres de todos os lugares”, comentou a dona de casa Lucicláudia Trajano, internada no local.

Para o chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Elias Melo, falta vontade política para resolver o problema. “Isso é uma questão de cidadania. Infelizmente, muitos municípios grandes do nosso estado poderiam hospedar uma maternidade, mas resolvem tomar a decisão política e financeira de não fazê-lo. Confiam que outros municípios maiores como o Recife absorvam essa demanda. Existem municípios com mais de 100 mil habitantes, no estado, sem maternidade”, relata.

OBRAS SEM FIM
Na fachada da Maternidade Brites de Albuquerque, Olinda, os tapumes cercam a obra que parece não ter fim. A unidade está fechada desde 2014 para reforma – e não é a primeira vez. Orçada em R$ 8 milhões, a obra deveria durar 12 meses, mas segue a passos lentos, mais de quatro anos depois. A ampliação prevê estrutura para realização de partos de alto risco, com 85 vagas de internação, UTI neonatal e bloco cirúrgico.

A dona de casa Márcia de Albuquerque Silva, 22 anos, mora a poucos metros da unidade, mas não conseguiu ter a filha perto de casa, como sonhou. “Ajudaria bastante porque evitaria de a gente ir de hospital em hospital”, diz.

A reforma e ampliação da Brites de Albuquerque estavam previstas no Plano de Investimento em Assistência Obstétrica de Alto Risco, lançado pelo governo do Estado, em 2012. Na época, Pernambuco tinha um déficit de 139 leitos de alto risco. O projeto, em parceria com o Ministério da Saúde, teria duração de dois anos e custo estimado em R$ 81 milhões. O objetivo era descentralizar o atendimento às gestantes pernambucanas.

Além da maternidade de Olinda, que passaria a se chamar Maternidade Metropolitana Norte de Alto Risco, o governo também anunciou a construção do Hospital da Mulher, em Caruaru – cuja obra está parada – e da Maternidade Metropolitana Sul de Alto Risco, em Jaboatão dos Guararapes. A unidade teve orçamento previsto de R$ 20 milhões: R$ 4 milhões viriam do governo do Estado, R$ 8 milhões do município e outros R$ 8 milhões do Ministério da Saúde. Mas tudo está virando entulho de uma obra inacabada e abandonada.

Em Jaboatão, em 2006, a única maternidade municipal, a Rita Barradas, foi demolida. Em 2010, um edital previa a nova construção, no bairro de Sucupira. As obras só começaram três anos depois. A previsão era de que tudo fosse concluído em 360 dias. Passados oito anos, o que se vê são ferragens expostas, paredes inacabadas e muito mato. Até os tapumes foram roubados. O custo aumentou para R$ 38 milhões. O marceneiro Ronaldo Marques, que mora perto da construção, denuncia: “Virou ponto de prostituição, roubo e tráfico de drogas”.

Há quase dois anos, o Ministério Público de Pernambuco investiga as irregularidades da Rede Materno-Infantil do Estado. “Fomos demandados pelos órgãos de classe, como o Sindicato do Médicos de Pernambuco e o Conselho Regional de Medicina”, conta o promotor Édipo Soares. “Já identificamos que há um déficit, só na Região Metropolitana, de 80 leitos para partos de risco habitual e 53 para alto risco.”

A responsabilidade de partos habituais é dos municípios, mas nem todos têm condições de manter maternidades – e nem é necessário, segundo o Sindicato dos Médicos, defendendo que a rede materno-infantil deve garantir atendimento digno às gestantes e aos seus bebês. Para isso, a solução seria a formação de consórcios entre os municípios ou ainda que os atendimentos sejam regionalizados.

“Os municípios têm que se cooperar, através de parcerias, para manter equipe completa, todos os dias da semana, com equipamentos, leitos e medicações que possam garantir um parto seguro e próximo da moradia da gestante”, afirma Cláudia Beatriz Andrade, vice-presidente do Sindicato dos Médicos.

RESPOSTAS
A Prefeitura de Olinda afirma que está realizando um estudo para reabrir, em breve, a Maternidade Brites de Albuquerque – mas não fala em prazos. A Prefeitura de Jaboatão admite que não pôde seguir com a obra abandonada e diz que houve cortes de recursos estaduais e federais. Afirma ainda que pretende adaptar o projeto para que ele possa ser, enfim, finalizado. A Secretaria Estadual de Saúde enviou nota registrando que entre 100 mil partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por ano, em Pernambuco, 60% acontecem na rede estadual ou em unidades conveniadas. E que, neste “momento de grave crise em todo o País, a prioridade é a manutenção e qualificação dos serviços já ofertados” – o que significa que não pretende levar adiante o plano criado pelo próprio governo, seis anos atrás.

Fonte: Jornal do Comercio.

Pólio e sarampo: crianças de 1 a menos de 5 anos devem ser vacinadas

Pediatra Marcello Pontual alerta para a importância da vacinação completa
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Da Editoria Cidades

Todas as crianças pernambucanas de 1 a menos de 5 anos de idade são convocadas a se vacinar contra pólio e sarampo na campanha nacional programada para o período de 6 a 31 de agosto de 2018. “É um chamado geral para quem já tomou e para quem não tomou as doses”, destaca a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel. Com isso, Estado e município esperam elevar o índice de cobertura vacinal, que vem diminuindo desde o ano passado.

De janeiro a junho de 2018, a capital pernambucana imunizou 78% do público-alvo para pólio e 76% para sarampo com a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. “O ideal, para evitar a reintrodução do vírus, é manter a cobertura em 95%. Estamos abaixo do percentual e corremos o risco de as doenças reaparecerem. O vírus do sarampo e da pólio não voltam a circular por causa das vacinas”, afirma Elizabeth Azoubel.

Por mais de 16 anos (até 2016), diz ela, a cobertura vacinal no Recife se manteve em torno de 95%. “De 2017 para cá começou a cair e não apenas para pólio e sarampo”, observa. “Os pais da geração de hoje não viram o que a minha geração viu, crianças morrendo de sarampo e com sequelas da pólio”, acrescenta Elizabeth Azoubel, que trabalha em campanhas para erradicação das doenças desde 1980.

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1990 e em 1994 recebeu um certificado de País livre da pólio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), organismo internacional de saúde pública, recorda Elizabeth Azoubel. “Fizemos um trabalho árduo para eliminar a doença e evitar a reintrodução do vírus, isso não pode se perder”, sustenta.

Em Pernambuco, o percentual de crianças protegidas contra pólio e sarampo chegou a 82% em 2017, informa a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Ana Catarina Melo. “Enquanto tiver um país com casos de pólio precisamos manter a cobertura vacinal alta”, avisa Ana Catarina. Vários fatores levam à baixa procura por vacinas, segundo ela. Um deles seria a mudança da percepção do risco da doença por parte da população.

Prevenção
“As pessoas se perguntam porque tomar a vacina se a doença não existe, mas ela não existe por causa da prevenção, que é a vacina”, esclarece Ana Catarina. De acordo com ela, a pólio ainda está presente no Afeganistão e no Paquistão, dois países asiáticos. E o sarampo persiste na Europa, Estados Unidos e África. Pernambuco teve um surto de sarampo em 2013 e o último caso no Estado foi registrado em março de 2014. “Sem a cobertura ideal há o risco de a doença voltar”.

Correntes contrárias a vacinas também podem contribuir para a redução da imunização contra pólio e sarampo avalia Ana Catarina. Bem como pais que têm pena dos filhos pela quantidade de vacinas injetáveis. “É preciso ter muito cuidado com isso, porque a criança pode morrer. A dor da vacina é infinitamente menor se comparada com o malefício que a doença traz”, frisa.

Na rede pública, um bebê de dois meses toma três vacinas de uma vez, todas injetáveis: pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae), pólio e pneumococo (protege contra pneumonia, meningite, otite). As três doses são repetidas aos quatro meses. E aos seis meses são aplicadas a penta e a pólio. “Se esse calendário não for cumprido a criança não estará protegida”, afirma Ana Catarina, acrescentando que não está faltando vacinas nos postos.

Pediatra na rede pública, Marcello Pontual disse que há mais de 40 anos não atende casos de poliomielite no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip, localizado nos Coelhos, bairro da área central do Recife), onde atua há 53 anos. “Não vejo casos de sarampo no Imip faz mais de 30 anos. A vacinação atualizada é muito importante”, defende Marcello Pontual. A Sociedade Pernambucana de Pediatria convocou os profissionais para ajudar a aumentar a cobertura vacinal contra pólio e sarampo no Estado.

Fonte: Jornal do Comercio.

sábado, 14 de julho de 2018

Casas lotéricas em Pernambuco voltam a receber pagamento de contas de energia


Pagamento de contas de energia elétrica pode ser feito a partir do sábado (14) em Pernambuco (Foto: Brena Silva/G1)

As casas lotéricas de Pernambuco voltam a receber pagamento de contas de energia elétrica a partir de sábado (14). A retomada desse serviço foi confirmada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) nesta sexta (13), após acordo firmado entre o Grupo Neoenergia e a Caixa Econômica Federal.

Desde o mês de maio deste ano, os clientes não podiam pagar as contas de energia elétrica nas lotéricas. A mudança aconteceu devido à ausência de negociação entre a concessionária e a Caixa Econômica Federal para renovar o contrato que possibilitava esse serviço.

Durante esse período, os clientes precisavam cadastrar o débito na conta ou procurar caixas eletrônicos, correspondentes bancários e pontos de arrecadação Celpe Serviço para fazer o pagamento, que pode continuar sendo realizado por esses meios.

O acordo, segundo a Celpe, "atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa Econômica Federal e para os agentes lotéricos", segundo nota. Ainda de acordo com a companhia, "as empresas entendem que a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade dos serviços essenciais prestados e lamentam os transtornos causados".

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Programação de férias na Biblioteca de Igarassu



O mês de Julho na Biblioteca Pública de Igarassu está super legal. São muitas ações para comunidade e totalmente gratuita. 

Governo abre matrículas para 40 mil vagas na educação de jovens e adultos em Pernambuco


Estão abertas as matrículas para novos alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio nas escolas estaduais de Pernambuco. São oferecidas 40 mil vagas em pelo menos 391 escolas de todas as regiões do estado. A inscrição deve ser realizada na unidade de ensino em que o aluno deseja estudar, até o dia 24 de julho. As aulas começam no dia 25 do mesmo mês.

Confira aqui a lista de escolas com vagas abertas em Igarassu

EREM Brasilino José de Carvalho  
Escola Barão de Vera Cruz 
Escola Dom Helder Câmara
Escola Desemb.Carlos Xavier Paes Barreto
EREM João Pessoa Guerra 

Pode se matricular na EJA qualquer pessoa acima de 18 anos que não tenha concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade. Os alunos que já fazem parte do programa têm a matrícula renovada automaticamente e não precisam ir até as escolas.

Para realizar a matrícula, os interessados devem apresentar o documento de transferência ou declaração da escola anterior, cópia da certidão de nascimento ou casamento, identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante do tipo sanguíneo e fator RH e duas fotos 3x4.

A carga horária da EJA é reduzida, em comparação com o Ensino Médio regular. O programa é dividido em três módulos de um semestre cada, com 500 horas/aula por módulo. As atividades são cumpridas em um ano e meio, com 1.500 horas/aula.

Cada módulo equivale a um ano do Ensino Médio regular. Assim, o aluno que tiver concluído parte do curso, anteriormente, pode se matricular no módulo equivalente.

"A redução da carga horária é uma forma de estimular que os jovens e adultos retornem a estudar e também uma maneira de reconhecer que esse jovem já vivenciou em outros lugares outras formas de educação", explica a gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos de Pernambuco, Cláudia Abreu.

Segundo Cláudia Abreu, o horário das aulas é definido por cada escola em particular, pois acompanha a demanda de cada área e a necessidade dos alunos.

"O público da EJA, no geral, é formado por trabalhadores e, por isso, a procura é marjoritariamente pelo turno noturno. Mas se a escola percebe que há uma procura para o turno da manhã, por exemplo, e ela tem espaço físico disponível, podem abrir novas turmas em horários distintos", afirma Cláudia.

Fonte: G1 PE