IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

FELIZ 2019


É o que desejamos a todos os nossos leitores. Que seja um ano de conquistas e glorias.
Imagem: Pôr do sol na praia da gavôa, Igarassu
Fernando Melo - Professor.

domingo, 30 de dezembro de 2018

A BELEZA DAS PRAIAS DE IGARASSU


Curtam o verão e aproveitem as maravilhas das praias de Igarassu, na maré baixa não deixe de fazer a caminhada até a coroa do avião, um belíssimo cenário do litoral norte de Pernambuco.
Imagem registrada na Praia da Gavôa.

 Fernando Melo - Professor.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

IGARASSU: Câmara Municipal lança edital para o primeiro concurso público


Uma boa notícia para quem deseja entrar no serviço público. O presidente da Câmara Municipal de Igarassu, vereador Elvis Henrique, no uso de suas atribuições autorizou o lançamento do edital para a realização do primeiro concurso público no município. As inscrições serão iniciadas neste mês de dezembro e realizada exclusivamente através do endereço eletrônico: www.sustente.org.br. As provas estão previstas para o mês de março de 2019. Informações a partir do dia 27/12/2018, pelo fone: (81) 3032.1543 (igarassu2018@sustente.org.br).

Segundo o presidente da Mesa Diretora, a iniciativa é inédita no município e visa atender à necessidade de aumentar o número de servidores efetivos, que representa cerca de 10% no total de 100 funcionários que prestam serviços ao Poder Legislativo.

Elvis Henrique está concluindo seu mandado à frente da Mesa Diretora, autorizando esse concurso público. Ele afirmou à Folha Metropolitana que a atual estrutura do Poder Legislativo comporta contratar profissionais. “Por meio de concurso público, teremos servidores qualificados em cargos específicos”, justificou o presidente.

O vereador informou que, no início de seu mandato, em janeiro de 2017, ele fez um levantamento do que constava nos anais da Casa e descobriu que a Câmara Municipal, desde que foi fundada, nunca havia feito um concurso, de acordo com a nova Lei 8.666 (de admissão a um cargo público). “Essa necessidade nos levou a tomar a decisão de autorizar o concurso. E também a carência de um restrito quadro efetivo, decidimos promover esse concurso inédito”, explicou Elvis.

Elvis mencionou que seu avô Amaury Henrique foi presidente da Casa de Duarte Coelho, entre 1973 a 1977. Naquela época não havia concurso. A lei 8.666 reza que, para ingressar no serviço público, é necessário passar no concurso. “Sendo assim, a Câmara Municipal de Igarassu sai na frente e dá o exemplo para que outras câmaras façam o mesmo. Estamos sendo pioneiros na região, realizando esse concurso público e para contratar profissionais qualificados e sem a indicação política”, ressaltou o presidente.

Fonte: Folha Metropolitana

1º Cursos no CEFOPI para 2019


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

CARTA DO LEITOR: Assaltos no BRT Igarassu


O leitor Claudio Batista relata o medo que os passageiros estão passando por conta dos assaltos nos ônibus BRT que fazem a linha Igarassu / PCR. Vários registros de assaltos dentro dos coletivos já foram feitos, principalmente nos finais da tarde e o período da noite. As autoridades policiais tem conhecimento das ocorrências, entretanto as ações policiais ainda não intimidaram os bandidos.

Em dezembro, até o momento, 172 ações contra coletivos foram registradas.
Do dia 1° de janeiro até as últimas horas, 2.581 ônibus foram assaltados no Grande Recife.

Homem é assassinado a tiros no Centro de Igarassu


Reprodução/TV Jornal

Um homem foi assassinado a tiros, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, na noite dessa quarta-feira (26). O crime aconteceu por volta das 18h, na 2ª Travessa da Rua Manancial, área central da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Antônio Ribeiro da Silva. Ele tinha 27 anos e, ainda segundo a polícia,  caminhava pela via, quando um suspeito se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo. Antônio morreu no local.

Drogas
Segundo a polícia, a vítima seria usuária de drogas, mas a motivação do crime permanece desconhecida. O suspeito fugiu e ainda não foi identificado. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios Norte.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Agência bancária é assaltada no Centro de Igarassu

Agência do Bradesco fica no Centro de Igarassu, no Grande Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Uma agência bancária do Bradesco foi assaltada na tarde desta quarta-feira (26), no Centro de Igarassu, no Grande Recife. Durante a ação, os caixas do interior da agência foram roubados e as armas dos vigilantes foram levadas.

De acordo com a Polícia Militar, o assalto ocorreu por volta das 12h30 e foi praticado por quatro pessoas. Depois do roubo, os envolvidos fugiram. Equipes policiais foram até o local e fazem buscas para encontrar os foragidos.

Até as 15h desta segunda (26), ninguém havia sido preso. O G1 procurou o Bradesco, mas o banco informou que não vai comentar o ocorrido.

Estatísticas
De janeiro até o dia 19 de dezembro, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco registrou 187 ocorrências criminosas contra bancos em todo o estado. Desse total, 40 ocorrências foram registradas no Grande Recife, 27 na Zona da Mata, 81 no Agreste e 39, no Sertão.

O governo do estado não especifica a quantidade de bancos assaltados e inclui o delito nas estatísticas de Crimes Violentos contra o Patrimônio. De janeiro a novembro, mês em que foi divulgada a mais recente estatística, Pernambuco soma 87.186 crimes do tipo. Além de assaltos a banco, o número engloba assaltos a pedestres, residências, estabelecimentos comerciais e veículos.

Fonte: G1 PE

CARTA DO LEITOR: Lixão prejudica comerciantes na Feira de Confecção de Igarassu


Os comerciantes de Igarassu, da feira de confecção reclamam mais uma vez sobre o mal cheiro do lixo, hoje ao chegarem no local um odor insuportável tomava conta do espaço de trabalho dos feirantes.
Lixo que foi jogado pelo supermercado arco íris junto com os gari que fazem a limpeza do centro comercial.
Agora me digam vocês, como a prefeitura instala um lixão ao lado da feira de confecção?? 
O prefeito está gastando tanto dinheiro com obras grandiosas, mais os que realmente precisam ele esqueceu. 
Várias reclamações foram feitos a secretaria, mas eles também não fazem nada.

O povo da sulanca não aguenta mais senhor prefeito ou seja quem for o responsável. Reclamação do leitor Gustavo Pedro.

Final do Campeonato Igarassuense de Futebol


segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

ANIMAIS DOMÉSTICOS PELAS RUAS DE IGARASSU



Um numero elevado de animais domésticos vem sendo abandonados nas ruas do município. Em todas as comunidades que andamos, nos deparamos com cães e gatos perambulando pelas vias públicas, e a feira livre se transformou num deposito de animais.Algumas medidas devem ser adotadas para por um fim ao abandono de animais. O município precisa implantar politicas publicas em defesa dos animais, criando programas de esterilização e incentivo a posse responsável. 

Fernando Melo - Professor.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CURSOS NO CEFOPI


ESPAÇO DE VENDAS DO ARTESANATO DE IGARASSU


A Casa do Artesão de Igarassu dispõe de uma enorme variedade de lembranças da cidade. São camisas personalizadas, bijuterias, renda, arte com marisco, couro, madeira e outros trabalhos manuais. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h, e sábado pela manhã. A Casa do Artesão fica localizada na Rua Barbosa Lima, Sitio Histórico ( Por traz da Câmara Municipal).


 Fernando Mela – Professor

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Mais de 139 mil crianças estão abaixo do peso no Brasil

 
Reprodução/TV Jornal

Mais de 18 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em casas sem renda suficiente para comprar uma cesta básica. Em 2017, mais de 139 mil crianças foram encontradas abaixo do peso no país. Dessas, mais de 66 mil são do Nordeste, o que representa um total de 47,7% de crianças que precisam de atenção. Com o aumento da extrema pobreza, o mapa da fome ameaça levar o Brasil de volta a um patamar indesejado.

Desde 1990, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), elabora o Mapa da Fome no mundo. Os países que têm mais de 5% da população ingerindo menos calorias do que é recomendado entram nessa lista. O Brasil saiu dela pela primeira vez em 2014, mas, segundo especialistas, está muito próximo de voltar a aparecer neste mapa.

Há mais de 20 anos, o Brasil também não apresentava taxa de mortalidade infantil, mas entre 2015 e 2016, a taxa subiu em quase 5%. Para muitos especialistas, a causa dessa queda é a crise econômica que o país enfrenta, vindo com ela os cortes de saúde e programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família.

Dificuldade para conseguir alimentação
A dificuldade e a batalha para conseguir garantir uma refeição no dia faz parte da rotina de Elaine e Leandro. Ambos vivem em São Paulo, com seus quatro filhos. Eles estão desempregados há três anos, e para manter a família unida e garantir um pouco de alimentação para as crianças, se mudaram para a casa da mãe de Leandro, mas a situação não se tornou melhor.

“Chegar a um ponto de você olhar e falar: ‘Não tem leite. Meu pai, e agora?’”, conta Elaine. Segundo ela, nem sempre há alimentação completa, por isso, os filhos frequentam diariamente um Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). No local, as crianças conseguem recuperar seus pesos ideais e ingerir vitaminas essenciais para seu crescimento.

A pediatra do centro, Viviane Nassif, explica que o trabalho deles é combater a desnutrição. Segundo ela, a criança que cresce subnutrida, sem a ingestão de ferro e outras vitaminas, tem, comprovadamente, um menor desempenho escolar.

https://tv.uol/17ZFQ

Pobreza
Atualmente, no Brasil, mais de 15 milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza, um aumento de 13% entre os anos de 2016 e 2017. “O Brasil havia saído do Mapa da Fome demonstrando que um investimento progressivo no desenvolvimento das famílias mais vulneráveis, olhando pelo aspecto de garantir alimentação a essas famílias, estava sendo feito de forma continuada. Agora a gente começa a perceber um pequeno aumento nas taxas de mortalidade infantil e de desnutrição”, explica a profissional Denise Cesário, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

CARTA DO LEITOR: Entulhos na Vila Miguel Arraes


A moradora da Vila Miguel Arraes Alicinha Cunha solicita a Prefeitura de Igarassu a retirada das metralhas que foram colocadas em sua porta há quase um ano, dificultando o seu acesso a residencia. A leitora que reside na Rua Vereador Genaro Pereira Baracho já encaminhou tal pedido a URBI e até o momento não foi atendida. Na mesmo solicitação, ela reclama de dois automóveis sucateados abandonados na via que tem atrapalhado a passagem do caminhão da coleta do lixo e de outros serviços. 


CAÇA DE ANIMAIS SILVESTRES EM IGARASSU


A caça de animais silvestres continua sendo uma pratica muito comum em Igarassu.Recentemente recebemos informação que caçadores andam atuando nas matas de Monjope, Pau de Légua e Três Ladeiras, matando varias especies, como tatus, capivaras, pacas teju, quati entre outros que estão sendo dizimados por essas pessoas escrupulosas. A fiscalização parece estar bastante precária para combater esse crime ambiental. Fernando Melo - Professor.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

CONCURSOS: Inscrições abertas para PGE e PRF


Saiu o edital de duas seletivas bastante aguardadas pelos concurseiros. Uma delas é o da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), que abre inscrições na terça-feira (4) e segue até 3 de janeiro. Nesse período, os interessados devem entrar no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e preencher o formulário disponível apenas na internet.

São 88 vagas distribuídas entre as áreas de analista administrativo de Procuradoria, analista judiciário de Procuradoria e assistente de Procuradoria, além da formação de cadastro de reserva. As regras do edital reforçam os pré-requisitos necessários para cada função. O candidato a analista judiciário deve ser graduado em Direito e estar inscrição na OAB. 

Já o cargo de analista administrativo de Procuradoria é dividido nas especialidades de calculista (graduação em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Engenharia, Matemática ou Estatística), engenharia (graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura e registro no respectivo órgão fiscalizador), gestão pública (graduação em Ciências Contábeis, Economia, Administração, Direito ou Engenharia) e recursos humanos (graduação em Administração, Psicologia ou Pedagogia). 

A taxa de inscrição custa R$ 120 e R$ 80, a depender da escolaridade. O vencimento para nível superior é de R$ 3.880,33 com jornada de 40 horas semanais. Para quem terminou o ensino médio ou técnico, a vaga de assistente de Procuradoria oferece remuneração de R$ 2.263,79 também para 40 horas semanais. Ambos farão prova objetiva no mês de abril, mas os candidatos de nível superior também farão prova discursiva.

Outros Estados 
As inscrições para o concurso da Polícia Rodoviária Federal começam nesta segunda (3) e seguem até 18 de dezembro. São 500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal, com salário de R$ 9.473,57. Os candidatos devem ter nível superior, Carteira Nacional de Habilitação e disponibilidade para 40 horas semanais.

As vagas estão distribuídas no Acre (17); Amapá (28); Amazonas (23); Bahia (17); Goiás (27); Maranhão (18); Mato Grosso (9); Mato Grosso do Sul (35); Minas Gerais (57); Pará (81); Piauí (22); Rio de Janeiro (10); Rio Grande do Sul (74); Rondônia (15); Roraima (23); São Paulo (19) e Tocantins (25). Os interessados devem entrar no site do Cespe e desembolsar a taxa de R$ 180.O certame será realizado com provas objetiva e discursiva marcadas para 3 de fevereiro. Além de exame de capacidade física, avaliação psicológica e de saúde, além da avaliação de títulos e investigação social.

Fonte: Folha de Pernambuco

CARTA DO LEITOR: Esgoto corre a céu aberto


O leitor Carlos Gouveia chama a atenção da Prefeitura de Igarassu para o esgoto escorrendo a céu aberto nas ruas do residencial Santo Antonio no Agamenon Magalhães.
A comunidade não aguenta mais o mal cheiro e o risco de contaminação de doenças, pois crianças circulam na rua com os dejetos próximos.