IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Curso no CEFOPI


A Prefeitura Municipal de Igarassu através da Secretaria Executiva de Educação Profissional utilizando-se do Centro de Formação Profissional de Igarassu - CEFOPI de nosso município, em parceria com o SENAI oferece qualificação para atender as exigências do mercado de trabalho.

Documentações necessárias:
Cópias:

-RG
-CPF
-COMPROVANTE DE RESIDENCIA
-COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE
- DECLARAÇÃO DE BAIXA RENDA
Pré requisitos:
Idade mínima 16 anos 
Conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo.

terça-feira, 28 de maio de 2019

CARTA DO LEITOR: Cavalo morto na beira da pista


A leitora Juliana Santiago lamenta que mais um animal é vitima da irresponsabilidade dos seus donos. Toda semana aparece cavalos circulando pelas rodovias de Igarassu, se existe o serviço de recolhimento, porque eles aparecem novamente?

segunda-feira, 27 de maio de 2019

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Incêndio atinge escola em Igarassu


Uma escola foi atingida por um incêndio, na tarde desta quinta-feira (23), no Centro de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O incidente aconteceu por volta das 15h na Escola Estadual Santos Cosme e Damião. Cerca de 1800 alunos estudam na unidade.

Segundo funcionários, o incêndio aconteceu em uma sala que guardava apenas materiais pedagógicos. Todos os alunos e professores precisaram deixar a unidade. A energia do local precisou ser desligada e o Corpo de Bombeiros controlou as chamas por volta das 17h30. A causa do incêndio ainda é desconhecida. Ninguém ficou ferido.

Nota da secretaria
Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes do Estado informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e o fogo já foi controlado. A pasta esclarece que o princípio de incêndio ocorreu em uma sala onde ficam armazenados materiais pedagógicos e não deixou ninguém ferido. Nesta sexta-feira (24), uma equipe técnica da engenharia irá até a unidade de ensino para avaliar as condições do local e verificar a necessidade de reparos. As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (27).

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 21 de maio de 2019

Estudantes têm até dia 27 de maio para se inscrever no Prevupe

Estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, que é destinado aos estudantes da rede pública de ensino. A universidade está oferecendo 11.520 vagas para 38 municípios do estado.

O Prevupe tem como objetivo reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

O reitor da UPE, Pedro Falcão, explica quem pode se inscrever no Prevupe. “Podem se inscrever estudantes que estudam ou concluíram o ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Educação de Jovens e Adultos do ensino médio ou do projeto travessia”, explicou o reitor.

Para os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória, como explica Pedro Falcão. “A prova terá 50 questões objetivas de múltipla escolha e é de conhecimento gerais sobre assuntos do ensino médio”, informou.

A prova será realizada no dia 9 de junho, das 8h15 às 12h15, em locais definido no cartão informativo do estudante. O curso é gratuito e os interessados têm até o dia 27 de maio para realizar as inscrições no site www.upenet.com.br. A taxa de inscrição custa R$ 35.

Fonte: Radio Jornal

IGARASSU: Polícia prende grupo que usava praça para traficar drogas


Após sete meses de investigações, a Polícia Civil prendeu um grupo que atuava no tráfico de drogas em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a polícia, os suspeitos utilizavam uma praça do Distrito de Cruz de Rebouças para praticar os crimes.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Jornada das Famílias em Igarassu


O Movimento dos Focolari promove no próximo domingo dia 26 de maio de 2019 uma Jornada das Famílias. O encontro é gratuito e vai acontecer das 8:30h as 12:00 no Centro Mariápolis Igarassu, para participar é preciso se inscrever com antecedência, informações pelo tel. 9.86997975

CARTA DO LEITOR: Usuários mal educados no Terminal de Igarassu.


A leitora Juliene Silva reclama da falta de respeito por parte de muitos usuários que utilizam o Terminal Integrado de Igarassu. Quando um ônibus chega ao terminal e abre as portas para o desembarque dos passageiros, muitas pessoas correm em direção ao veiculo e invadem o coletivo para garantir lugar sentado, atrapalhando inclusive o desembarque dos passageiros.

Isso é uma verdadeira falta de educação das pessoas, que não respeitam os passageiros que chegam na viagem e ainda passam na frente das pessoas que estavam na fila.

O Consorcio Grande Recife precisa tomar algumas medidas para contar essa pratica desumana e desrespeitosa.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

IGARASSU: 1º Mutirão de Grafites na Vila Saramandaia


Neste domingo, dia 19 de maio a partir das 8h acontece o 1º Mutirão de Grafite na Vila Saramandaia, o evento terá apresentações culturais, feira de artesanato e muito mais.

Igarassu celebra o Dia Municipal pela Paz


Diversas entidades da sociedade civil organizada estarão realizando no próximo dia 21 de maio (Dia Municipal pela Paz), um abraço histórico pela paz no Sitio Histórico de Igarassu.
A concentração acontece a partir das 15:30h em frente a Câmara Municipal.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Igarassu promove 2º caminhada ecológica


A Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu promove a 2º Caminhada Ecológica que acontece neste domingo dia 19 de maio de 2019. O percurso será da Área de Lazer de Cruz de Rebouças até a mata de Pau de Légua. A saída será às 06h


quarta-feira, 15 de maio de 2019

Igarassu recebe novo grupo de refugiados venezuelanos


Pernambuco recebeu um novo grupo de venezuelanos. Os imigrantes vieram de Pacaraíma, em Roraima, num total de 13 pessoas, e desembarcaram na Base Aérea do Recife. Parte do grupo é solicitante de refúgio e a outra metade de residentes temporários, e vão ficar hospedados em residências disponibilizadas pela Cáritas, aqui no Recife.

A articulação e o acompanhamento da vinda desses grupos é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, através da Executiva de Assistência Social. O grupo é composto por 11 adultos e duas crianças, totalizando sete famílias.

A partir da instalação delas nas residências, a Cáritas inicia a avaliação das necessidades para articular os encaminhamentos para escolas, atendimento de saúde e postos de trabalho. Segundo o secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, o grupo que chegou já está regularizado no país.

“Tem a primeira barreira da língua, mas essa barreira da língua, pelos menos aqui, os que chegam em Pernambuco, já superaram os primeiros passos, porque, em geral eles já estavam há algum tempo em Roraima, no Brasil há alguns meses. Então eles já vêm com carteira de trabalho assinada, documentação relativamente regularizada, em condições já da empregabilidade”, afirmou.

A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte do Plano de interiorização do Governo brasileiro, organizado pelo Comitê Nacional para Refugiados e operacionalizado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Segundo Joelson Rodrigues, a parceria com os estados brasileiros é feita diretamente com as instituições, sejam elas públicas ou privadas.

“O governo federal está procurando instituições, algumas públicas, mas sobretudo instituições privadas, que é o caso aqui de Pernambuco, à procura de vagas para esse acolhimento. Então, no caso de Pernambuco, há procura diretamente nas instituições, sabendo da disponibilidade delas de estarem recebendo os venezuelanos e os acolhendo.”

Pernambuco conta agora com 230 imigrantes venezuelanos, dos quais, 87 estão no Recife, 112 em Igarassu e 31 em Carpina.

Fonte: Rádio Jornal

Vandalismo e roubos no Cemitério de Igarassu

As pessoas que tem visitado o cemitério de Igarassu estão tomando um susto com a onda de roubos nos túmulos de seus parentes. Como não existe segurança no período da noite, os vândalos e os ladrões se aproveitam da situação e estão levando placas e outros objetos feitos de alumínio e bronze, que estão sendo arrancados dos túmulos, alguns inclusive foram bastantes danificados. Também existe consumo de drogas no local.
São diversos relatos de famílias revoltadas com essa ação criminosa, espero que a Prefeitura de Igarassu adote medidas para garantir a vigilância no Cemitério de Igarassu.

Fernando Melo - Igarassu Notícias




terça-feira, 14 de maio de 2019

Vestibular IFPE 2019.2


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta terça-feira (14), o edital do Vestibular 2019.2.

São ofertadas 3.213 vagas em 63 cursos técnicos e superiores distribuídos nos 16 campi e 8 polos de Educação a Distância.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 9 de junho exclusivamente pelo site cvest.ifpe.edu.br.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 14 a 23 de maio pelo site cvest.ifpe.edu.br.

Mais informações:

https://portal.ifpe.edu.br/…/ifpe-abre-inscricoes-para-vest…

Tartarugas em risco de extinção no litoral pernambucano

Animais são ameaçados pela pesca. Levantamento apontou que em 3 anos, mais de 400 tartarugas marinhas foram encontradas mortas nas praias de Pernambuco

Corriqueiramente, discussões e levantamentos são realizados para registrar os números de agressões e de maus-tratos à animais marinhos. Dentro ou fora do seu habitat natural, várias espécies são feridas e retiradas dos seus nichos. Uma das espécies mais comuns que sofrem com essa situação, são tartarugas-marinhas – ameaçadas de extinção.

Por causa dos lixos jogados nas águas, as tartarugas ficam presas nos dejetos ou são feridas, além de ficarem presas nas redes de pesca durante sua busca por comida, ao aproximarem-se dos barcos.

Uma pesquisa feita, em três anos, analisou que mais de 400 tartarugas marinhas foram encontradas mortas nas praias de Pernambuco. A partir disso, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, em Porto de Galinhas, Litoral Sul do Estado, promove tratamentos e cuidados para esses animais, buscando proteção e monitoramento em áreas reprodutivas da espécie.

Fonte: OP9

Número de acidentes de trânsito com motocicletas aumentam no Brasil

No primeiro semestre de 2018, os acidentes de trânsito provocaram mais de 19 mil casos de mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país. Os dados foram divulgados  pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), Órgão da Escola Nacional de Seguros. Em comparação com os dados do Ministério da Saúde de 2017, houve um aumento de mais de 11%, sendo que 1/3 delas - mais de 12 mil pessoas - eram motociclistas.

Fonte: CBN Recife

sábado, 11 de maio de 2019

Ciclo de palestras no Museu Histórico de Igarassu



O Museu Histórico de Igarassu tem satisfação em anunciar sua participação na 17ª Semana de Museus, a acontecer nos dias 16 e 17 de maio do corrente ano.

Neste dia (16/05) teremos um Ciclo de Palestras sobre Patrimônio e Educação Patrimonial. Os palestrantes convidados foram a Profª. Drª. Ana Catarina Peregrino Torres Ramos, que dará suas contribuições quanto a Arqueologia e Educação Patrimonial; e Sr. Fábio Torres, que apresentará as contribuições da atuação da Casa do Patrimônio de Igarassu. 

Neste dia (17/05) teremos um Ciclo de Palestras sobre Pesquisas Arqueológicas no Município de Igarassu. Os palestrantes convidados são o Prof. Scott Joseph Allen, PhD., que apresentará os resultados alcançados com as pesquisas do Projeto Arqueológico Monjope.; e o Prof. Dr. Marcos Antônio Gomes de Mattos Albuquerque, que falará sobre a pesquisa arqueológica que realizou na área da antiga Feitoria de Cristóvão Jacques. 

As palestras tem inicio as 15:30h no prédio do Museu.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

CEFOPI abre inscrição para curso de panificação


A Secretaria Executiva de Educação Profissional do Município de Igarassu, temos a satisfação de informar que está aberta a SELEÇÃO PARA NOVOS ESTUDANTES PARA O CURSO EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL em nosso Centro de Formação em Panificação. Enfatizamos que NÃO HÁ NECESSIDADE DE VOCÊS CHEGAREM NO LOCAL DA SELEÇÃO NO HORÁRIO DA MADRUGADA, TENDO EM VISTA QUE NÃO SERÁ GARANTIDA NENHUMA VAGA POR ORDEM DE CHEGADA, MAS PELA ANÁLISE DOS QUESTIONÁRIOS SOCIOECONÔMICOS QUE SERÃO POR PREENCHIDOS NO MENCIONADO DIA. Favor observar atentamente as diretrizes resumidamente publicada abaixo e o cronograma postado na publicação posterior.

RESUMO DAS DIRETRIZES:

1) Todos (as) os (as) candidatos (as) deverão estar no local (CEFOPI) de SELEÇÃO no máximo UMA HORA antes do horário estipulado para preenchimento do QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO obedecendo à ordem de chegada.
2) O questionário socioeconômico já preenchido será avaliado pela equipe da secretaria executiva de educação profissional para assim, mediante seu conteúdo, estabelecer se as exigências estejam em conformidade com as informações prestadas no mencionado documento. Este questionário será constituído de perguntas que se baseiem em sua escolaridade, propósito de participação, resolução de operações básicas em matemática e elaboração de texto cujo tema será fornecido no presente dia.
3) A Ficha de inscrição será APENAS disponibilizada para aqueles (as) candidatos (as) que forem selecionados (as) em dia e horário informado previamente pela coordenação.
4) A lista dos (as) selecionados (as) será divulgada em nossa página da rede social (FACEBOOK) com o nome completo do (a) aluno (a) e turno direcionado (a). NÃO HAVERÁ OUTRA FONTE DE DIVULGAÇÃO.
5) Diante da publicação dos (as) selecionados (as) através da página da rede social, a coordenação estabelecerá prazo para efetivação da inscrição dos (as) selecionados (as) com a possibilidade de substituição por aqueles (as) que estiverem na lista de espera, caso os (as) selecionados (as) não compareçam no tempo hábil determinado previamente.

Da formação e emprego:

6) Todos (as) os (as) candidatos (as) DEVERÃO ter o mínimo de 16 ANOS DE IDADE. Necessitarão possuir o mínimo de ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO (comprovar por documento) ou ENSINO MÉDIO CURSANDO OU COMPLETO (comprovar por documento).
7) Todos os (as) candidatos (as) que possuírem formação técnica ou superior serão automaticamente direcionados à lista de espera, devido a PRIORIDADE para inserção.

Crianças e idosos sofrem com infestação de moscas em Igarassu


Uma infestação de moscas no bairro de Tabuleiro, na zona rural de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Crianças e idosos têm sofrido com a situação. Segundo moradores, a infestação começou há cerca de dois anos, por causa da sujeira produzida por uma granja.

Resposta
A Prefeitura de Igarassu afirmou que não tinha conhecimento do problema e que não havia nenhuma denúncia formal apresentada aos órgãos de controle da cidade. A prefeitura também disse que, quando se trata de questão ligada à agropecuária, a competência direta é da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, a Adagro, que autoriza e controla o funcionamento de granjas.

O município informou, ainda, que realizou, no último dia 8, uma ação conjunta com a Agência Municipal de Meio Ambiente e a Vigilância Ambiental para notificar o estabelecimento e colher dados sobre as condições do local.

A Adagro disse que a granja mostrada na matéria não é registrada na agência, mas no Ministério da Agricultura. Segundo a nota enviada, a marca deu entrada na adagro com um estabelecimento, mas o registro ainda não foi concedido, pois será analisada a documentação, e a vistoria ainda não foi feita no local. A produção entrou em contato com o Ministério da Agricultura e aguarda resposta.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Igarassu registra maior índice das chuvas do início desta quinta na RMR

Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco
A cidade de Igarassu registrou o maior índice das chuvas que caíram nas primeiras horas desta quinta-feira (9) na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foram 47,9 milímetros de precipitação em 12 horas, contadas até as 9h. 

O alerta de chuvas fortes emitido pela Apac para a RMR e a Zona da Mata Sul é válido até as 17h35 desta quinta. Moradores de áreas de risco devem procurar abrigos seguros, caso haja necessidade.

Morador de Igarassu denuncia vazamento que já dura 15 dias


Um morador de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, enviou uma denúncia de vazamento de água que já dura 15 dias na Rua Áustria, em Areia Branca.  Na denúncia, ele diz ainda que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai ao local, mas não resolve o problema. No vídeo enviado para o Por Dentro com Cardinot, o morador aparece sentado ao lado do vazamento e até tenta nadar nele.

Resposta
Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que uma equipe será enviada ainda nesta  quarta-feira (08) para consertar o vazamento existente na Rua Áustria, em Areia Branca, no município de Igarassu.

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 7 de maio de 2019

2º Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Igarassu


Quinta-feira vai acontecer a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Igarassu. Vamos debater temas importantes para as políticas públicas do nosso município, participe!


Moradores denunciam obras inacabadas no município de Igarassu

Imagens enviadas por moradores para o WhatsApp do Por Dentro com Cardinot desta terça-feira (07) denunciam a não conclusão de obras de saneamento e calçamento na Rua Acajutiba, localizada no bairro da Rubina, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com os denunciantes, a Prefeitura deu as obras como concluídas, mas uma das ruas continua alagada e sem reparos.

Confira:

Posicionamento
Por meio de nota, a Prefeitura de Igarassu informou que a equipe técnica foi enviada para avaliar a situação e que o projeto e orçamento para sanar as necessidades do local já foram realizados. De acordo com a nota, a Rua Acajutiba foi devidamente calçada e a solicitação dos moradores é para a 3ª travessa Acajutiba - uma das adjacentes - que não foi incluída no projeto inicial, mas também receberá a melhoria do calçamento.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Curso no CEFOPI


Inscrições para o Enem 2019 começam hoje; saiba como participar

Agência Brasil

Começam hoje (6), às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O processo será feito exclusivamente pela internet, até o próximo dia 17, por meio da Página do Participante. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio, de acordo com o cronograma do exame.

O participante terá até o dia 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças. 

O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Cartão
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, a partir de outubro, no mesmo site, o cartão de confirmação. O documento informa o número de inscrição e as datas, os horários e o local das provas. A recomendação do ministério é que o candidato leve o documento nos dois dias de prova.

Isenção
Mesmo quem solicitou a isenção da taxa precisa se inscrever. Estudantes que entraram com recurso relacionado ao pedido de isenção já podem verificar o resultado. As informações foram divulgadas na quinta-feira (2) no Sistema Enem. É necessário fazer login para acessar o resultado.

Três perfis de participantes têm direito à isenção na taxa de inscrição – estudantes da última série do ensino médio em 2019 em escolas públicas declaradas ao censo escolar; estudantes com renda familiar menor que um salário mínimo e meio por pessoa e que cursaram o ensino médio na rede pública ou com 100% de bolsa na rede privada; e estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica membros de famílias de baixa renda inscritas no Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar mensal de até três salários mínimos ou de até meio salário mínimo por pessoa.

Estudo
Para reforçar o conhecimento dos candidatos, a Empresa Brasil de Comunicação(EBC) oferece várias estratégias gratuitas, como o Questões Enem, no qual os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito.

Já pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem. O desafio é responder no fim de semana à questão publicada na sexta-feira. Na segunda-feira, um professor responde ao questionamento. A série fica até a semana que antecede ao exame de 2019. Para ter acesso aos vídeos com as respostas, basta se inscrever no canal youtube.com/ebcnarede.

A partir de outubro, semanalmente, a EBC produz um programa para ajudar os estudantes na reta final. O Esquenta Caiu no Enem convida professores para dar as últimas dicas sobre o exame. E, em novembro, nos fins de semana da prova, a TV Brasil em parceria com as rádios Nacional e MEC, realiza o programa Caiu no Enem, em que professores de todas as disciplinas comentam ao vivo as questões do exame. Além disso, durante a programação da TV Brasil e das rádios Nacional e MEC, interprogramas trazem dicas sobre o exame.

Fonte: TV Jornal

IGARASSU: lançamento de livro no Centro Mariápolis


Alunos e funcionários da Escola Santa Maria convida a todos para festa de lançamento do livro "ARRISCAR... Fomos todos nós".
Nesta terça-feira, dia 07 de maio as 19:30h no Mariápolis Santa Maria, Igarassu - PE

1º Workshop de Gestão da Qualidade no IFPE Igarassu


O Campus Igarassu realizará o 1º Workshop de Gestão da Qualidade, que abordará a temática ISO 9001.2015. Porque certificar?

Na oportunidade foi convidado o consultor Menotti Priori, especialista nas áreas de Produção, Logística e Qualidade, para palestrar no evento.

O Workshop ocorrerá do dia 7 de maio, das 9h às 12h, no Campus Igarassu.

O evento é gratuito e aberto a comunidade externa.

As inscrições serão feitas no dia do evento.

sábado, 4 de maio de 2019

Distintivos e fardas da Polícia Civil vendidos no Centro de Igarassu


Distintivos e fardamentos da Polícia Civil de Pernambuco estavam sendo vendidos no Centro de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com o Delegado Alaumo Lima, o vendedor foi levado para a Delegacia, onde prestou depoimento. Outros artigos usados pelos policiais civis também estavam sendo vendidos.

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Pernambuco confirma primeira morte por influenza A em 2019

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou a primeira morte por influenza A de 2019 no estado. A vítima, um homem de cerca de 50 anos, morreu em Petrolina, no Sertão, em fevereiro. A informação consta no boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (3), um dia antes do Dia D de vacinação contra gripe.

Apesar da confirmação da morte por influenza A, a secretaria aponta que não foi identificado o subtipo da doença, ou seja, não há como dizer se o homem teve H1N1 ou H3N2.

Até o dia 13 de abril, foram notificados 894 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), número 144,3% superior aos 366 do mesmo período de 2018. A síndrome pode ser provocada por vírus ou bactérias. Ela é caracterizada pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associados a desconforto respiratório.

Dos casos registrados neste ano, 790 foram em crianças menores de 6 anos, ou seja, 88,4% do total. Do total de casos, nove tiveram resultado laboratorial positivo para a influenza B, 1 para influenza A (H1N1) e 1 para influenza A, sem identificação do subtipo.

Prevenção
O sábado (4) é o Dia D de vacinação contra a influenza. Até esta sexta-feira (3), foram vacinadas 628.799 pessoas do grupo prioritário, o que representa 23,7% do público. A meta é imunizar, até o dia 31 de maio, 90% dos integrantes dessas categorias.

Para facilitar a vacinação, unidades de saúde abrem em horário especial no Dia D. No Recife, as Unidades de Saúde da Família (USFs), upinhas, unidades básicas tradicionais e policlínicas da prefeituras abrem das 8h às 17h. Os endereços das USFs da capital podem ser consultados no site da prefeitura.

Além de todos os postos de saúde que oferecem a vacina em Jaboatão dos Guararapes, o Shopping Guararapes também faz parte da campanha, em parceria com a prefeitura. Uma loja situada na Praça de Eventos do centro de compras aplica a vacina das 9h às 17h.

A vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

Fonte: G1 PE

EDUCAÇÃO: Inscrições para o Sisu estão abertas a partir de hoje

Agência Brasil
Instituições públicas de educação superior podem aderir a partir de hoje (2) à edição do segundo semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo para a realizar as inscrições, que deve ser feita exclusivamente pela página eletrônica do Sisu Gestão, se encerra às 23h59 do dia 10 de maio.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer às vagas para o segundo semestre deste ano estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Os candidatos devem se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Serão considerados selecionados os classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada curso, por modalidade de concorrência.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Evento para estudantes de logísticas em Igarassu


já começaram as inscrições para o II Logmaster!!

Fiquem atentos e venham prestigiar mais esse evento do Campus Igarassu.

Será aberto para publico externo também mediante inscrição no site.

Mais informações e inscrições através do site:

https://logmasterano2.vpeventos.com

Infestação por Aedes coloca em risco novas epidemias de dengue, zika e chikungunya

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Zika e ChikungunyaFoto: John Tann/Creative Commons
Quase mil cidades do País podem ter surtos de dengue, zika e chikungunya este ano, segundo o Ministério da Saúde (MS). Todas apresentaram níveis de infestação de Aedes Aegypti elevado, com índice superior a 3,9% dos lares com criadouros do mosquito para cada 100 residências. Outros 2.160 municípios estão em situação de alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9%.

Os dados são o resultado compilado do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, coletados entre janeiro e março. O balanço nacional de arboviroses destaca ainda aumento superior a 300% nos casos de dengue e de 186,3% nos óbitos pela doença.

Ao todo, 5.214 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor das arboviroses. Em Pernambuco, o 1º ciclo do LIRAa, segundo o MS, teve 59 cidades em risco de surto e 86 em alerta. Já o Recife figurou com 1,6% de índice de infestação. O levantamento divulgado nesta terça (30) reforça a necessidade de todos os agentes públicos ficarem atentos para o controle do vetor, uma vez que o aumento de mosquitos e de pessoas doentes é que dão origem a novos surtos.

Já há um aumento considerável da dengue no Brasil. “O resultado do LIRAa confirma o aumento da incidência de casos de dengue em todo o País que subiu 339,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses resultados indicam que é preciso fortalecer ainda mais as ações de combate ao mosquito transmissor, com a participação da população e de todos os gestores locais e federal”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber. 


Até 13 de abril, foram registrados 451.685 casos prováveis de dengue e a incidência está em 216,6% casos/100 mil habitantes. “Mesmo com aumento no número de casos da doença, a taxa de incidência de 2019 está dentro do esperado para o período. Sendo assim, até o momento, o país não está em situação de epidemia, embora possa haver epidemias localizadas em alguns municípios e estados”, prosseguiu. Uma razão que também aumentou foi a de mortes. Este ano, o número de óbitos por dengue subiu de 66 para 123 óbitos. Sobre Pernambuco, o MS aponta um incremento de 79,1% nos casos prováveis de dengue em relação a 2018, 194,7% de chikungunya e 891,7% de zika. 

Em Pernambuco, diferente de outras partes do Brasil, as cidades já finalizaram o 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti. Algumas como o Recife já se preparam para em duas semanas fazer o 3º ciclo do LIRAa. “Nosso primeiro LIRAa foi 1,6 e o segundo que esta valendo é 1,9. No mesmo período do ano passado o segundo LIRAa foi 2,1, ou seja houve queda. Essa situação de alerta significa atenção, mas estamos bem. Temos redução de 30,5% de notificações para todas as arboviroses e 74,5% de redução de casos confirmados no mesmo período do ano passa”, afirmou o gestor do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife, Jurandir Almeida. 

No Estado, o mapeamento de risco atualizado aponta 158 (85,9%) municípios em situação de risco para transmissão elevada, sendo 74 (40,2%) em situação de risco de surto e 84 em situação de alerta. Até o momento, 25 (13,6%) em situação satisfatória uma cidade não enviou os dados. Existem ainda 21 notificações de mortes por alguma arboviroses, sendo uma descartada. Já os casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika chegaram a pouco mais de 10 mil até o dia 20 de abril. 

Divergência de zika

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que neste ano, até o dia 13 de abril, o Estado computou 272 casos prováveis de zika (notificados menos os descartados). No mesmo período de 2018 foram 190 casos, um aumento de 43%. A divergência com as informações divulgadas pelo MS, que fala de um aumento de 891%, está relacionada ao sistema utilizado para consolidação das informações.

Enquanto o Ministério da Saúde usa apenas o SinanNET, sistema oficial do órgão federal, utilizado por todos os Estados, a SES trabalha, além desse sistema, com o registro eletrônico do FormSUS, criado pelo Governo de Pernambuco em 2015, época da confirmação dos primeiros casos de zika no Brasil. O sistema pernambucano possibilita que o Estado tenha acesso às informações em tempo real, algo indispensável para tomada de decisões em saúde pública, e facilita a notificação dos serviços de saúde diretamente nesse ambiente, além de permitir a inclusão de dados importantes relacionados à clínica do paciente (sinais, sintomas) e ao diagnóstico laboratorial. 

Já o SinanNET possui registro manual realizado pelos profissionais das unidades de saúde, cuja ficha é enviada às Secretarias Municipais de Saúde para digitação dos dados que só chegarão ao MS após passarem pelas instâncias regionais e central da SES/PE, o que pode retardar o processo. Além disso, possui apenas informações pessoais do paciente notificado.

Fonte: Folha de Pernambuco

Próximo sábado é Dia D contra Influenza

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A meta mínima da Secretaria de Saúde de Pernambuco é proteger 90% dos mais de 2,6 milhões de pernambucanos que devem se vacinar contra a Influenza. Até esta quinta (2), foram imunizadas 582.859 pessoas, sendo apenas 22% desse total. No próximo sábado (4), acontece o Dia D, em que todos os município devem abrir os postos de saúde, além de unidades volantes, para chegar mais próximo à população e ampliar os índices vacinais.

Os públicos prioritários da campanha de vacinação contra a influenza são: crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, idosos (60 anos ou mais), puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas e povos indígenas. A imunização, que protege contra as influenzas A(H1N1), A(H3N2) e B, ainda contempla portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, que devem apresentar prescrição médica no ato da imunização, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Além disso, o MS orienta vacinar policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem apresentar documento comprobatório no ato da vacinação, assim como os professores e profissionais de saúde.

"Os municípios estão mobilizados para realizar diversas ações no Dia D contra a influenza. É importante que a população verifique com as secretarias de Saúde municipais os locais de imunização e que aproveitem esse sábado para se vacinar. Apesar da campanha seguir até o dia 31 de maio, quanto antes for aplicada a dose, mais rápido a pessoa ficará protegida contra os três vírus da influenza inclusos na vacina", reforça a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.

Em caso de alergia ao ovo (pessoas que após ingestão apresentaram apenas urticária), não há contraindicação, mas, em quadros clínicos específicos, como alergia grave, é importante que a imunização seja feita em ambiente adequado (local com urgência e emergência) e com supervisão de profissional de saúde que possa reconhecer e prestar atendimento surgindo uma condição alérgica.

O que é?
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

A doença é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo possível a eliminação do vírus por até três semanas.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Uso de recipientes de plástico podem ser proibidos nas praias pernambucanas

Crédito: Brenda Alcântara/Esp DP/D.A Press

Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de Lei que prevê a proibição da comercialização e distribuição gratuita de recipientes descartáveis de plástico nas praias de Pernambuco. O projeto de número 200/2019, proposto pela deputada Simone Santana (PSB) estabelece que, a partir da aprovação da proposta, os estabelecimentos têm até 2022 para se adaptar à norma, que também contempla as áreas próximas à orla. 

Pratos, copos, talheres, canudos e demais utensílios feitos de plástico costumam ser entregues aos consumidores na área litorânea por barracas, quiosques, ambulantes e bares. “Com frequência, os materiais não são descartados adequadamente, indo parar nos mares e rios. O hábito coloca em risco a biodiversidade, afetando inclusive a vida humana”, justifica a deputada Simone Santana, que também é autora do PL nº 68/2019, que proíbe a comercialização e distribuição de canudos de plástico no estado. 

As medidas prevêem a substituição dos derivados do plástico - que podem levar até 500 anos para se decompor - por produtos biodegradáveis que comprovadamente não sejam danosos à saúde e ao meio ambiente, como fibras naturais celulósicas. “Como sabemos que muitos profissionais autônomos e microempresários podem ter dificuldades econômicas para se adaptar à nova Lei, incluímos no texto a possibilidade desses comerciantes serem dispensados do cumprimento da lei por um tempo maior, desde que comprovem sua situação”, afirma a autora do projeto.

Em Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha estabeleceu a proibição da circulação de plástico a partir do mês passado. Por meio do Decreto Distrital 002/2018, que proíbe a entrada de plásticos descartáveis na ilha, ficou impedido o uso e a comercialização de recipientes e embalagens como garrafas plásticas de bebidas abaixo de 500ml, canudos, copos, talheres descartáveis, sacolas de supermercado, isopor e demais objetos compostos por polietilenos, polipropilenos ou similares.

As normas se aplicam a todos os estabelecimentos e atividades comerciais de Fernando de Noronha, incluindo restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes, ambulantes, hotéis e pousadas, além dos cerca de 2,6 mil moradores da ilha e os 100 mil turistas esperados em 2019. Pioneira no país, a iniciativa é inspirada na legislação vigente nas Ilhas Seychelles, um paraíso turístico no Oceano Índico.

Fonte: Diário de Pernambuco