IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

DELICIOSO BANHO DE RIO EM IGARASSU.


Vista como uma das cidades mais antigas do Brasil, Igarassu também desfruta de enormes áreas cobertas por matas e milhares de nascentes que abastecem o sistema de captação de água da Região Metropolitana Norte do Recife.
Muita gente têm aproveitado os finais de semana para desfrutar de um momento de lazer com banho de rio. Em vários trechos do Rio Utinga e do Rio Monjope foram instalados bares e um numero cada vez maior de pessoas tem optado em utilizar a localidade como espaço de lazer.
Em se tratando de uma Área de Proteção Ambiental, a localidade deveria dispor de um trabalho de ordenamento e fiscalização, infelizmente existem pessoas que insistem em descartar lixo nas margens do rio e nas estradas de acesso. As localidades deveriam receber atenção da Prefeitura de Igarassu, a área é muito bonita, o rio é maravilhoso, mas é preciso cuidar para evitar a destruição. Educação ambiental é o primeiro passo. 

Fernando Melo - Professor.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

IGARASSU: Trabalhadores bloqueiam faixa da BR-101 em protesto por salários atrasados


Na manhã desta sexta-feira (27), um protesto bloqueou uma das faixas da BR-101, no quilômetro 41, sentido João Pessoa ao Recife. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, a manifestação foi provocada por trabalhadores da empresa Ondunorte por estarem com salários atrasados há três meses e por não terem recebido o 13º salário. A via já foi totalmente liberada às 8h.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo provocado pelos manifestantes na rodovia.

Empresa
No site oficial do grupo, o Ondunorte é "responsável por produzir 120 mil toneladas de papéis higiênicos, guardanapos, toalhas de papel e caixas para embalagens", e emprega "cerca de 1.500 colaboradores distribuídos dentre nossas seis fábricas pelo Nordeste".

Fonte: Jornal do Comercio.

Justiça Federal amplia pagamento de auxílio a pescadores afetados por óleo no litoral em Pernambuco


A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) concedeu, nesta quinta-feira (26), uma decisão liminar que amplia os critérios para o pagamento de auxílio emergencial de R$ 1.996 liberado pelo governo federal para pescadores artesanais que foram afetados pelo óleo no litoral. A decisão é válida para aqueles que atuam no litoral pernambucano.
A medida provisória contemplava trabalhadores inscritos e ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Com a liminar, foram incluídos pescadores artesanais e marisqueiros com pendências na inscrição e com cadastros ainda não apreciados pelo Ministério da Agricultura.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que foi notificado da decisão. A Advocacia-Geral da União informou que vai recorrer.

De acordo com o governo de Pernambuco, mais de 8 mil trabalhadores foram afetados pelo desastre ambiental. Entretanto, a Medida Provisória do governo federal, se mantida nos moldes iniciais, contempla apenas 4.236 deles. O número total de beneficiados pela decisão não foi divulgado.

A decisão da JFPE atendeu a uma Ação Civil Pública assinada pela procuradora da República Carolina de Gusmão Furtado, titular da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Pernambuco, e pelas procuradoras da República Natália Soares e Ana Fabíola Ferreira.

Caranguejos em cima de óleo em mangue no Litoral de Pernambuco — Foto: Clemente Coelho Júnior/ReproduçãoCaranguejos em cima de óleo em mangue no Litoral de Pernambuco — Foto: Clemente Coelho Júnior/Reprodução
Caranguejos em cima de óleo em mangue no Litoral de Pernambuco — Foto: Clemente Coelho Júnior/Reprodução

O Ministério Público Federal afirma que "o auxílio emergencial nem de longe socorre todas as pessoas que sobrevivem da pesca artesanal e de atividades extrativistas nas praias de Pernambuco atingidas pelo desastre ambiental" e que buscou, com a ação, "garantir a subsistência de todos os integrantes das comunidades tradicionais de pescadores artesanais e marisqueiros pernambucanos".

Os beneficiados devem estar vinculados aos municípios de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Rio Formoso, Abreu e Lima, Igarassu e Itapissuma.

Segundo a decisão, a União deverá, em até 10 dias, apresentar o cronograma de pagamento das duas parcelas do benefício. Em caso de descumprimento desse prazo, será aplicada multa no valor de R$ 10 mil.

No ajuizamento da ação, o MPF afirmou que trabalhadores foram prejudicados porque a realização de novos cadastros no RGP foi suspensa desde 2012.

Pescadores cobram apoio para poder sobreviver após desastre com óleo no litoral

Cobrança

Pescadores de diversas colônias participaram, no início de dezembro, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para cobrar respostas sobre a liberação da pesca e o pagamento do seguro-defeso para os profissionais prejudicados pelo óleo no litoral

Fonte: G1 PE

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Assaltos nos ônibus


Utilizar ônibus como transporte na Região metropolitana se tornou uma tarefa extremamente perigosa. Toda semana temos registros de assaltos aos coletivos, principalmente no corredor norte, que vai de Olinda a Igarassu. E como sempre os passageiros são as principais vitimas dos bandidos. Até quando o cidadão vai pagar pela falta de segurança no transporte público.

Espero que o Governo adote medidas urgentes de proteção ao cidadão, pois as ações tomadas até o momento ainda tem sido bastantes acanhadas.

Fernando Melo - Professor

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Escoteiros instalam Viveiro de Manguezal em Igarassu


Numa solenidade ocorrida no ultimo sábado dia 21 de dezembro, o Grupo de Escoteiros Narciso Felix de Araujo promoveu a instalação do Primeiro Viveiro de Mudas da Mangue de Pernambuco as margens do Rio São Domingos onde fica sua foz em estuário.
O evento contou com a presença do Prefeito de Igarassu Mario Ricardo, da Vice-Prefeita Elcione Ramos e secretários municipais, assim como a presença de membros do Fórum da Agenda 21 de Igarassu parceiros na implantação do viveiro.



terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Vazamento de água em Igarassu afeta abastecimento de cidades da RMR


Os moradores da Avenida João Paes da Silva, no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, amanheceram com a via alagada nesta segunda-feira (23). A água limpa não para de jorrar e já chegou até a BR-101. O vazamento de água teve início no sábado (21) em um ponto onde a tubulação estourou. Para solucionar o problema, a Compesa paralisou o Sistema Botafogo. 

Segundo os moradores, a Compesa foi acionada, mas, ao invés de solucionar o vazamento de água, piorou a situação. O desperdício é grande e a água já está tomando outras ruas.

Em contrapartida, as torneiras das casas estão praticamente vazias. 

Resposta da Compesa 
Em resposta, a Compesa informou que vai precisar paralisar o Sistema Botafogo, até às 16h para consertar o problema. Por conta disso, ficará suspenso o abastecimento dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda.

Confira a nota completa:

A Compesa informa que, em virtude de um estouramento em adutora localizada na Avenida João Paz da Silva, que atende a comunidade Ana Albuquerque, em Igarassu, será necessário paralisar emergencialmente o Sistema Botafogo, das 10h às 16h. Duas equipes com cerca de 20 profissionais estão mobilizadas para realizar as intervenções necessárias, consideradas de alta complexidade.

Durante este período, ficará suspenso o abastecimento dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Após finalizar os trabalhos, o fornecimento de água será retomado de forma gradativa e de acordo com o calendário de cada localidade.

Fonte: Rádio Jornal

domingo, 22 de dezembro de 2019

IGARASSU: Venezuelanos tem esperança de um Natal melhor em Pernambuco

   
Várias famílias de venezuelanos, como a de Maudis, esperam ter um Natal melhor em Pernambuco.  /
O Natal é a data mais simbólica e importante na Venezuela. A tradicional “Nochebuena” é celebrada em família e em casa. Ambas coisas distantes dos cerca de 400 venezuelanos que deixaram o seu país para fugir da grave crise e se estabeleceram em Pernambuco. Eles se apegam ao significado de nascimento da data para manter viva a esperança de um renascimento no Estado. Aqui tentam preservar os costumes típicos da celebração na culinária, música e presentes para quem sabe ganhar, de verdade, uma noite feliz.

Em Pernambuco, os refugiados buscam mais que um abrigo. Um lar de verdade. Cada família tem seu caminho de dor e superação para se fixar aqui. O Jornal do Commercio (JC) acompanhou a história de quatro para este natal: a que teve um filho assassinado por engano, a que pede dinheiro nas ruas para sobreviver, a que caminhou 215 quilômetros para chegar ao Brasil e a que conquistou um emprego e reconhecimento. Quatro trajetórias distintas com um destino em vista e em comum: se sentir em casa longe dela.

A chamada “Venezuela Pernambucana” começou a se formar no dia 3 de julho do ano passado quandos os primeiros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a pousar no Recife com os venezuelanos vindos de Boa Vista, capital de Roraima, em um processo de interiorização coordenado pelo governo federal com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), 265 venezuelanos já foram trazidos em 10 voos da FAB e se encontram acolhidos em três instituições: Aldeias Infantis, em Igarassu; Cáritas, no Recife, e Ação Missionária para Áreas Inóspitas (AMAI), em Carpina. Fora os que chegaram de forma espontânea e se estabeleceram no Estado, compondo um grupo estimado de quase 150 pessoas.

Uma população que cresce na mesma proporção exponencial em que necessita dos serviços mais básicos. Sobretudo os que vieram por conta própria e recorrem à mendicância para sobreviver aqui. O secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues, garante que os venezuelanos estão sendo acompanhados periodicamente para identificar e sanar as suas necessidades, junto com as prefeituras. “Nós estamos dialogando com os municípios pra tentar superar todas as barreiras, como língua e documentação, para garantir todos os direitos dos venezuelanos. Os que vieram pelos planos de interiorização todos já estão com nomes no cadastro único da assistência social, com Bolsa Família, crianças nas escolas e atendimento na saúde. Os outros demandam mais de políticas públicas e estamos tentando viabilizar isso, inclusive moradia”, afirmou o secretário.

Há mais de 15 anos, a Venezuela vem enfrentando uma crise que não é apenas econômica, mas também política e social. Ainda governado por Nicolás Maduro, o país se encontra em um grave colapso que faz com que milhares de venezuelanos fujam para outros países. Difícilmente os que vieram para Pernambuco terão uma Nochebuena como era antigamente no seu país, antes do desastroso regime de Nícolas Maduro. Ao menos aqui terão o direito de sonhar com uma noite boa e, principalmente, dias melhores.

Primeiro Natal após assassinato do filho
Natal significa vida. Mas para uma família de venezuelanos a data este ano será marcada pelo contrário. Chegar a este dia com um filho a menos é motivo de uma tristeza a mais para Yakari Mercedes, 36 anos. No dia 10 do mês passado, seu filho, o estudante Juan Malave, 15 anos foi assassinado com dois tiros em um beco de Igarassu, município do Grande Recife. Segundo a polícia, por engano, quando ia buscar doações. Uma dor difícil de encarar. Ainda mais nesta celebração, que seria a primeira em Pernambuco.

Devido à crise em seu país, Yacari abandonou a cidade de El Tigre com os três filhos (o que foi morto; Endri, 11 anos; e Carlos, 18) e chegou a Pernambuco no dia 2 de fevereiro deste ano, em um voo custeado pela Organização das Nações Unidas, que desenvolve um projeto de reencontro familiar. Ela conseguiu emprego como cuidadora de idoso e alugou uma casa para morar em Igarassu.

De acordo com a Polícia Civil, Juan foi morto com dois tiros (um nas costas e outro na cabeça). Outros dois venezuelanos ficaram feridos em uma ação de criminosos que tinham outro alvo. “Ele foi morto inocentemente, não teve culpa de nada. Eu não deixei o meu país pra perder um filho no Brasil, ainda mais desta forma tão cruel”, lamentou Yakari. Durante o cortejo, o caixão do garoto foi colocado no chão e os amigos jogaram bola ao lado, seguindo uma tradição da Venezuela de homenagear o morto. “Ele amava futebol e sonhava em ser jogador, uma pena que teve os planos roubados”, queixou-se Yakari, que ainda pensar em cremá-lo para um dia levar as cinzas de volta a seu país. O autor dos disparos foi preso pela polícia no fim de novembro.

Natal é família e Yakari fez grande esforço para reunir a sua. Antes da morte do filho, conseguiu através de doações e programas da ONU, trazer para Igarassu 20 parentes, entre eles mãe, irmã, primas, maridos e filhos. Depois do assassinato de Juan, ficou desempregada e no fim do mês passado todos seriam despejados. Uma matéria do Jornal do Commmercio ajudou a família a receber doações para se manter por mais alguns dias. “Muitas pessoas entraram em contato. Algumas me ajudaram a pagar o aluguel de uma nova casa e outras arranjaram emprego para o esposo da minha prima e seu filho mais velho”, contou.

Feliz com a chegada dos parentes e triste com a partida do filho, Yakari usa a música para reduzir o sofrimento. No dia da entrevista, havia em sua casa o som da gaita, eram canções tradicionais do natal venezuelano. “As famílias todas se reúnem no natal para escutar as gaitas que nos trazem uma mensagem positiva. Dizem para esquecer o que de ruim aconteceu no ano que passou e acreditar que o próximo será melhor”, explicou Yakari. À medida que o olhar se perdia, o rosto ganhava lágrimas. “É impossível ter um Natal feliz. Não tenho o que celebrar com a desgraça do meu filho”, cravou Yakari, ciente do tamanho da falta que data alguma pode preencher. Quem puder colaborar, a família ainda precisa de ajuda.

Doações: (81) 98175-9887 ou depósito na Caixa Econômica Federal: Agência 1028/Conta-poupança: 00098533033-0

Um trabalho é o principal pedido

Quem já andou 215 quilômetros com esposa e cinco filhos pequenos para chegar ao Brasil não reclama de qualquer caminhada. Mas o trajeto para tornar-se independente em Pernambuco tem sido penoso. A marcha pela vida esbarra em um passo: a conquista de um emprego. Maudis Arsola, 33 anos, vive com a família há um ano e quatro meses no alojamento da ONG Aldeias Infantis S.O.S. Brasil, em Igarassu, município do Grande Recife. Neste período fez bicos e teve um emprego temporário como auxiliar de produção que se encerrou no último dia 12. No segundo Natal em Pernambuco, reforça o pedido do ano passado: trabalho.

Encararam uma jornada quase desumana depois de ver todos os direitos negados na Venezuela. Em março de 2018, deixaram Ciudad Bolívar e foram de ônibus até Pacaraima, em Roraima. Como não tinham mais dinheiro, seguiram a pé até a capital Boa Vista, a 215 quilômetros. Três dias de caminhada com os cinco filhos (Daniela, 6; Emelys, 10; Moisés, 12; Mileydis, 14 e Jesus, 16) e a esposa Milagros Salazar, 30. De lá vieram para Pernambuco no dia 6 de julho do mesmo ano e desde então estão buscam autonomia financeira para deixar o abrigo.

Na Venezuela, Maudis trabalhava como motorista de caminhão de lixo, mas aqui fez de tudo, de ajudante de pedreiro a padeiro. A esperança veio quando foi chamado pela fábrica de produtos de limpeza Unilever, mas o contrato acabou. “Queria pedir de coração a ajuda dos pernambucanos. Eu sou um pai de família com seis bocas pra alimentar. Aceito qualquer trabalho. Meu sonho é conseguir um terreno para construir uma casa e sair do abrigo”, disse Maudis.

Mas a esperança está na família, representada até no nome do filho mais velho: Jesus, que ajuda os pais na procura por trabalho e cuida dos irmãos. Na celebração do nascimento de Cristo, o primogênito e os outros filhos fizeram um pedido aos pais. “Eles sabem que precisamos de tudo, de comida a dinheiro, mas pediram pra gente patins. Há muito tempo desejam isso. Se alguém pudesse doar, o Natal deles seria mais feliz”, contou Milagros, a mãe.

Doações: Telefone: (81) 99242.5352 Banco Santander: Agência: 4025 Conta-corrente: 010617585

Fonte: Jornal do Comercio.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Instalação do Viveiro de mudas de Mangue em Igarassu


O Grupo de Escoteiros Narciso Felix de Araujo promove neste sábado, dia 21 de dezembro a partir das 10h, a instalação de um viveiro de mudas de mangue. O local será na sede do grupo localizada na Rua João Elísio, 33, Sitio Histórico.

Natal da Gente em Igarassu

Programação das festividades natalinas que acontecerão no Largo do Convento Franciscano de Igarassu, que tem inicio nesta quinta-feira, dia 19 e vai até domingo dia 22.




Egressos prisionais iniciam trabalho no Terminal Integrado de Igarassu e estações de BRT


Este ano, o Natal para Elizangela Tavares, 34 anos, será especial. Mãe de quatro filhos, moradora do bairro de Águas Compridas, em Olinda, ela comemora a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho depois de ter deixado a prisão. A reeducanda cumpre pena no regime aberto e vai integrar a equipe operações das estações de BRT’s do corredor norte, no trecho de Igarassu – Recife. O início dos trabalhos está marcado para segunda-feira, 16/12. O objetivo é promover a ressocialização dos apenados e reduzir a reincidência criminal.

A iniciativa de empregar ex-detentos é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Conorte (concessionária do Grande Recife Consórcio de Transporte). Serão 22 novos trabalhadores, que somado aos 19 apenados que já trabalham no convênio, totalizam 41. Elizangela e seus colegas atuarão na logística das estações de BRT e do Terminal Integrado de Igarassu, responsáveis por organizar as filas, cuidar dos espaços e fiscalizar acessos prioritários.

O contrato estipula seis horas de trabalho e a remuneração de um salário mínimo (R$ 998). A parceria é regida pela Lei de Execuções Penais, o que desobriga o empregador de encargos trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias. “Vou terminar o ano de 2019 com a certeza que agora tenho um trabalho para ganhar o sustento dos meus filhos. Para nós, que saímos da prisão, não é fácil recomeçar de forma honesta, mas é possível. O Natal vai ser mais feliz”, declara Tavares.

Os números apontam que a reincidência criminal é de apenas 1% entre os ex-detentos que trabalham por meio de convênios entre o Governo de Pernambuco e a empresas públicas e privadas. “A falta de oportunidade é um dos principais fatores que levam os reeeducandos a voltar para o mundo do crime. Por isso que o apoio da sociedade e das instituições é tão importante. Quanto mais frentes de trabalho, menos violência nas nossas cidades”, aponta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Para a família da Elizangela, as conquistas não param por aí. Seu marido, que é serralheiro, também conseguiu um emprego recentemente. “Em 2020 meus planos são os mais simples: melhorar a condição de vida da minha família, trabalhar e mostrar para os meus filhos que podemos nos transformar”, finaliza a reeducanda.

Atualmente, 1.107 egressos prisionais trabalham através de parcerias como esta. O número de empresas parcerias é de 33. O acompanhamento é feito pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH que também oferece assistência psicossocial e jurídica aos reeducandos.

Fonte: Blog da FolhaPE
Foto: Isabelle Barbosa/Folha de Pernambuco

Valor de impostos pagos por brasileiros em 2019 já supera o de 2018


Agência Brasil

O Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), chegou, nessa terça-feira (17), à marca R$ 2,4 trilhões de impostos pagos pelos brasileiros em 2019. No ano passado, considerando até o último dia do ano, o valor pago em tributos somou R$ 2,3 trilhões.

Previsão
Segundo o economista da ACSP, Marcel Solimeo, o valor arrecadado em impostos, em 2019, pelos brasileiros está dentro das previsões e reflete o índice de inflação. Está dentro das previsões, levando em consideração os problemas que o governo enfrenta”, disse Solimeo. “O esforço que as autoridades vêm fazendo com o teto dos gastos tem tido resultados muito lentos se considerar a urgência da redução no gasto governamental”, acrescentou.

Como mudar o cenário
De acordo com Solimeo, para mudar esse cenário será necessária mais eficácia no corte dos gastos e na gestão das contas públicas. “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, equivalente ou até superior à carga de nações desenvolvidas. É uma tributação de primeiro mundo, que deveria retornar à população por meio de serviços essenciais e políticas públicas de qualidade”.

Fonte: TV Jornal

sábado, 14 de dezembro de 2019

Inscrições para escolas técnicas com 360 vagas no Grande Recife estão abertas


A Secretaria de Educação de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (12), o edital do processo seletivo de inscrições para duas novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Ao todo, são 360 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio disponíveis, sendo 180 na ETE Dom Bosco, em Recife, e 180 na ETE Pastor Isaac Martins Rodrigues, em Abreu e Lima. Os cursos funcionarão em regime integral e os candidatos devem se inscrever até o dia 30 de dezembro através do site da Secretaria de Educação de Pernambuco

até o dia 30 de dezembro. Para os interessados que não têm acesso à internet, algumas ETEs permitirão o uso dos computadores para que seja efetuada a inscrição. Com as duas novas unidades, o Estado atinge a marca de 46 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) espalhadas por todas as regiões, beneficiando cerca de 26 mil estudantes com a oferta de 34 cursos presenciais.

Processo seletivo
Para participar da seleção, os interessados devem ter concluído o ensino fundamental e estar com a seguinte documentação: CPF; e-mail válido; certidão de nascimento; carteira de identidade; duas fotos 3X4; comprovante de residência com CEP; e cópia do cartão de vacina atualizado.

Vale ressaltar que essas vagas são destinadas aos estudantes que irão ingressar no Ensino Médio. Os cursos ofertados são administração e rede de computadores, disponíveis na ETE Pastor Isaac Martins Rodrigues, e publicidade e marketing, disponíveis na ETE Dom Bosco. 

Os candidatos realizarão provas objetivas de língua portuguesa e matemática. As avaliações são compostas por 20 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas para cada uma delas, na qual apenas uma será correta. De acordo com o edital, as provas serão aplicadas entre os dias 3 e 10 de janeiro. O horário e local de realização da prova estará disponível no cartão de inscrição do candidato. 

Cronograma
Período de inscrição dos candidatos - 12/12 a 30/12/2019

Realização das provas objetivas - 03/01/2020 a 10/01/2020

Divulgação do Gabarito - 13/01/2020

Recursos da Prova - 14/01/2020 e 15/01/2020

Primeira classificação -Resultado Definitivo - 20/01/2019

Período de matricula da 1ª classificação - 21/01 a 24/01/2020

Segunda classificação (remanejamento) - 28/01/2020

Período de matrícula da 2ª classificação - 29/01 a 31/01/2020

Início das Aulas - 03/02/2020

Fonte: TV Jornal

Incêndio atinge empresa de materiais recicláveis em Igarassu


Um incêndio atingiu uma empresa de materiais recicláveis em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada deste sábado (14). O Corpo de Bombeiros informou que um terço da estrutura metálica do galpão atingido foi atingida, além de todo o material reciclado, que ficou destruído. Ninguém ficou ferido.

A empresa fica localizada às margens da BR-101, no bairro de Botafogo, próximo a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os Bombeiros foram acionados por volta das 3h e o trabalho de combate foi encerrado por volta das 11h30.

Ao todo, o Corpo de Bombeiros enviou cinco viaturas, sendo quatro delas de combate a incêndio. Com o fogo concentrado no galpão onde eram armazenados os produtos recicláveis, as equipes contaram também com apoio de retroescavadeiras, caminhões caçamba e caminhões pipa para extinguir o incêndio.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informação sobre como o incêndio começou.

Fonte: G1 PE

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Mais de 300 quilos de maconha são apreendidos dentro de carro e de armazém em Igarassu


A Polícia Militar (PM) apreendeu 303,8 quilos de maconha dentro de um carro e de um armazém, no distrito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife. A ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (11) e, até a última atualização desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

De acordo com o tenente coronel Ivson Amilcar, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, a apreensão foi feita após uma denúncia. Na noite da terça-feira (10), a corporação recebeu a informação de que em um loteamento na Rua Orobó havia um grupo repassando a droga.

"Nos avisaram que havia um veículo com características específicas e pessoas tirando a mercadoria do galpão. Estávamos fazendo o monitoramento, quando percebemos uma movimentação, e iniciamos a abordagem", disse.

Quando as equipes da PM chegaram perto do armazém, o motorista e um passageiro de um veículo perceberam a ação. Eles abriram as portas do carro e saíram correndo em direções diferentes, segundo o tenente.

"Os policiais se aproximaram do carro e encontraram dois sacos grandes com um cheiro forte. Como tínhamos o endereço do galpão, esperamos amanhecer o dia, rompemos o cadeado e encontramos mais droga", informou.

Ainda de acordo com Ivson Amilcar, o armazém seria uma espécie de centro de distribuição de maconha para a área norte do Grande Recife.

O material foi levado à Delegacia de Cruz de Rebouças, onde foi pesado. As investigações ficaram sob a responsabilidade do delegado Alaumo Lima.

O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber detalhes da investigação, mas até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Unidade Móvel do Senai em Igarassu


um grande evento em educação profissional que será realizado neste sábado (14/12) na unidade CEFOPI de Cruz de Rebouças e no Ginásio J.Raposo das 8:00 às 12:00 como resultado da parceria CEFOPI - SENAI.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

IGARASSU: Mulher é estuprada dentro de casa e suspeito é preso pela polícia


Um homem de 35 anos, foi preso em flagrante, na madrugada desta segunda-feira (09), em Igarassu, suspeito de estuprar uma jovem de 23 anos, dentro da própria casa da vítima. De acordo com o delegado da investigação, a vítima estava acompanhada do marido, que com medo de morrer, fugiu.

Passagem pela polícia
O suspeito já foi encaminhado à Delegacia de Igarassu e, nesta terça-feira (10), vai passar por audiência de custódia. O homem também já tem passagem pela polícia.

Fonte: TV Jornal

Homem é detido por porte de drogas em Igarassu


Um homem foi detido no último sábado (7) na BR-101, em Igarassu, transportando 20 quilos de maconha. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito levaria a droga para o município de Ipojuca e que haveria mais entorpecentes em sua residência.

Além de maconha, foram apreendidos um quilo de crack, 400g de cocaína e uma balança de precisão. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Paulista onde o caso será investigado.  

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Cachorro morto na frente da Escola em Igarassu


Professores da Escola Estadual João Pessoa Guerra desde segunda-feira, dia 02 de dezembro, solicitaram a Vigilância Sanitária de Igarassu a retirada de um cachorro morto as margens da BR 101 norte e não foram atendidos.
O animal já em decomposição vem expelindo um mau cheiro terrível em frente a unidade de ensino, causando mal estar para quem passa no local.

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

ENC Energy inaugura usina de biogás em Igarassu


O município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), será o primeiro de Pernambuco a contar com uma usina de biogás no modelo de comercialização de Geração Distribuída (GD), que se caracteriza pelo uso de fonte renovável e pela proximidade do consumidor.

Instalada e operada pela ENC Energy Brasil, a usina conta com investimentos de R$ 20 milhões e, nesta primeira fase, terá dois motores e capacidade de geração de 2MW/H que entrarão em funcionamento ainda neste mês de, com entrega para o cliente já em dezembro de 2019. A segunda etapa do empreendimento prevê o acionamento de mais dois motores, no início de 2020, dobrando a capacidade da usina para 4MW/H.

A energia é gerada a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico do aterro Ecoparque, do Centro de Tratamento de Resíduos de Pernambuco (CTR-PE), localizado em Igarassu, a 40 quilômetros da capital pernambucana. O aterro recebe resíduos de nove dos 15 municípios do Grande Recife, entre os quais Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Goiana, além de atender centenas de clientes da iniciativa privada.

O projeto tem foco no mercado de GD, para consumidores de média e baixa tensão, principalmente pequenas e médias empresas, do comércio, setor de serviços ou pequenas indústrias, que podem ter acesso a energia limpa e a um custo menor. “É com grande satisfação que iniciamos a operação em Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas”, afirma Roberto Nakagome, presidente da ENC Energy Brasil. “Estamos investindo no mercado de Geração Distribuída em todo o país, apresentando mais uma fonte de energia limpa, renovável e econômica para o médio e pequenos consumidores”, ressalta o executivo.

A companhia mantém contratos com aterros sanitários privados, devidamente licenciados pela legislação ambiental brasileira, como o Ecoparque, em Igarassu. Ao todo, a empresa vai gerar energia para mais de 200 estabelecimentos de Pernambuco, do Recife a Petrolina, em vários setores, como redes de lojas, farmácias, concessionárias de automóveis e de postos de combustíveis.

Executivo de Novos Negócios da ENC Energy, Henrique Fernandes, responsável pelos negócios da empresa no Nordeste e no Norte do país, afirma que a região tem grande potencial para expansão da tecnologia de biogás. “A receptividade das empresas ao uso dessa matriz energética tem sido excepcional, tanto pela redução nos custos de energia como pelo engajamento do empresariado na proteção do meio ambiente”, afirma.

Mais limpo

O biogás é uma mistura de gás metano e gás carbônico, com pequenas quantidades de gás sulfídrico e umidade, gerado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos na ausência do oxigênio. Transformar esse gás em energia é um benefício para o meio ambiente, uma vez que há redução dos níveis de metano e gás carbônico nos aterros, além de uma melhora no cheiro do local. Como as usinas retiram os gases do aterro, elas também geram crédito de carbono, que pode ser vendido para empresas que são grandes geradoras de gás carbônico.

Sobre a ENC Brasil

Criada em 2012, a subsidiária brasileira da ENC Energy tem como acionistas a empresa portuguesa ENC Energy e o fundo GEF Capital Partners. A empresa já atua no Maranhão, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Foram investidos R$ 50 milhões em nove usinas nessas localidades.

Fonte: Informe-PE

Depois da carne bovina, pão francês fica mais caro e incomoda consumidores


Considerado uma das paixões nacionais, o pão francês está na mesa de boa parte dos brasileiros. No entanto, por conta da alta do dólar, o quilo tradicional varia entre R$ 9 e 15 em Pernambuco. Alguns donos de padaria no Recife acreditam que o aumento de preço é inevitável ainda em 2019.

No Brasil, metade da produção de trigo é essencial para a produção dos pães. Por isso, é preciso importar para atender o mercado interno e gera um reajuste do preço do produto.

De acordo com o presidente da Associação de Panificadores de Pernambuco afirma que o valor do pão não é reajustado no Estado desde o ano passado e que as padarias vem trabalhando no limite para tentar não alterar o preço.

Preço da carne dispara e preocupa consumidores; entenda
Preocupação
A expectativa de um possível aumento do pão é vista com preocupação pelos consumidores. "Se você compra 12 pães, vai passar a comprar 10, 8, daqui a pouco não vai está dando para comprar mais nada", relata o aposentado, Pedro Roseno.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Ouvidoria de Igarassu


Câmara de Igarassu afasta vereador condenado pela Maria da Penha

 
O processo transitou na Vara da Violência Contra a Mulher do município, com base na Lei Maria da Penha
JC Online

A Câmara Municipal de Igarassu suspendeu os direitos políticos do vereador Izaque Leite Pereira Barbosa (PDT), de 50 anos, nessa quarta-feira (27), por condenação após ter agredido a própria esposa. O processo transitou na Vara da Violência Contra a Mulher do município, com base na Lei Maria da Penha.

Segundo certidão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a ação condenatória foi considerada transitada em julgado no dia 2 de janeiro de 2018. Mas, de acordo com o presidente do colegiado, Ademar de Barros (PR), só nessa quarta-feira (27) a Câmara tomou ciência do caso, após o primeiro suplente Saulo Maurício (PTB) apresentar evidências.

Saulo Maurício, mais conhecido como China, tomará posse na tarde desta quinta-feira (28).

Em nota, o Diretório Estadual do PTB informou que "não possui informação técnica sobre os fatos envolvendo o Vereador Isaque Leite, haja vista todo o processo ocorrer em segredo de justiça". 

Leia a íntegra da nota
O Diretório Estadual do PTB esclarece que não possui informação técnica sobre os fatos envolvendo o Vereador Isaque Leite, haja vista todo o processo ocorrer em segredo de justiça.

O partido destaca que confia nas instituições acusatórias e também no direito de defesa a ser ainda exercido pelo Vereador.

Por fim, informa que a substituição do Vereador afastado remete à competência apenas do Poder Legislativo e do órgão partidário local.

Fonte: Jornal do Comercio

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Família de venezuelano morto por engano em Igarassu pede ajuda para quitar aluguel de casa


As famílias de refugiados venezuelanos, que chegaram sem apoio de governos, pedem ajuda financeira para continuar morando em uma casa alugada no Centro de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, são 21 estão pessoas morando na mesma residência e o contrato do aluguel venceu no dia 19 de novembro. De acordo com o dono do imóvel, os venezuelanos devem quitar a dívida até a última sexta-feira (25).

Conta bancária
Uma das famílias que moram na casa é da venezuelana Yakari, de 36 anos, que chegou em Pernambuco no dia 2 de fevereiro. Ela estava trabalhando como cuidadora de um idoso. Porém, com a morte do filho, faltou seis dias ao trabalho e a família precisou mudar o idoso para outra cidade. Desde então, não arrumou nenhum serviço.

A venezuelana também perdeu o filho no último dia (10). O jovem Juan Malavé, de 15 anos, foi assassinado com dois tiros, em um beco de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, onde havia ido buscar doações. De acordo com a polícia, o jovem foi morto por engano, pois o alvo do criminosos era outra pessoa.

O caso aconteceu em um beco localizado na Avenida Beira Mar I, em Igarassu
Venezuelano é morto e outros dois são feridos por engano em Igarassu

O caso aconteceu em um beco localizado na Avenida Beira Mar I, em Igarassu
Polícia prende suspeito de matar venezuelano por engano e deixar outros dois feridos
Na última quinta-feira (21), o segundo suspeito do crime foi preso. No dia do assassinato, o rapaz que teria dirigido o carro usado durante a ação criminosa, já havia sido preso.

Ajuda
Para ajudar a família, o telefone é  9 8175-9887.

Fonte: TV Jornal

Feirinha com produtos do Sítio em Igarassu


FEIRINHA TIPICA com produtos do campo, artesanato, apresentações culturais e muito mais. Estrada de Nova Cruz, Igarassu. dia 30 de novembro partir das 16h.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Dupla é detida com anabolizantes e maconha em Igarassu

   
Dentro do carro utilizado pela dupla foram encontrados um triturador de ervas, uma balança de precisão e quatro seringas / PRF/divulgacao

Dois homens, de 26 e 20 anos, que transportavam anabolizantes, medicamentos controlados e uma porção de maconha, foram detidos na noite de sábado (23) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. Dentro do carro utilizado pela dupla também foram encontrados um triturador de ervas, uma balança de precisão e quatro seringas.

A abordagem ao veículo foi realizada no quilômetro 29 da rodovia, por equipes da PRF que atuam na "Operação Em Frente, Brasil". Ao verificar o interior do automóvel, foram encontradas 60 gramas de maconha, oito frascos de anabolizantes, quatro comprimidos de um medicamento para disfunção erétil e cápsulas de uma substância ainda não identificada.

Fonte: Jornal do Comercio.

Estudante de 19 anos é baleado na cabeça em mercadinho em Igarassu


Um estudante universitário de 19 anos foi baleado na região da cabeça neste domingo (24), em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Mateus Felipe Faustino de Lima estava tomando conta do mercadinho do pai quando homens armados invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto. 

Os suspeitos dispararam tiros no jovem e fugiram. Familiares não souberam dizer se algo foi roubado durante a ação. Mateus foi socorrido por vizinhos para a UPA do município e, em seguida, transferido  para a emergência do Hospital da Restauração. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) iniciou as investigações do caso.

Nota da PM na íntegra
Na data de hoje(24), um funcionário de uma mercearia, no bairro Rubinas, em Igarassu, foi vítima de disparo de arma de fogo que atingiu a região da cabeça, fato ocorrido mediante uma tentativa de assalto praticado por dois indivíduos. Segundo informações, dois homens se dirigiram ao comércio a pé, quando anunciaram o assalto, efetuaram os disparos e fugiram do local. A vítima foi socorrida por populares para a UPA de Cruz de Rebouças e posteriormente foi transferida para o HMA. Uma equipe do 26°BPM deslocou-se até a unidade hospitalar.

Fonte: TV Jornal

IGARASSU: 9ª Corrida das Férias


No próximo dia 15 de dezembro de 2019 a partir das 7h acontece a 9ª Corrida das Férias, que terá inicio no Restaurante do Tafarel até a Praia do capitão(Mangue Seco), fazendo um percurso de 9km. Os interessados em participar podem se informar pelos tel: (OI) 98760.8907 /  (Vivo) 99213.9078.

Quatro pessoas ficam feridas em acidente na BR-101, em Igarassu


Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde do sábado (23) na BR-101, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. As vítimas, uma idosa, uma mulher e duas crianças, foram atropeladas pelo motorista de um carro que subiu o canteiro central da via e colidiu em um poste de semáforo.

O acidente ocorreu por volta das 17h15 no km 48 da rodovia, no sentido Recife. Os feridos, com idades entre 77 e 7 anos, foram socorridos para o Hospital da Restauração, no Derby. O motorista do carro realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal. Como ele não possui a Carteira Nacional de Habilitação, foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Paulista.

Fonte: OP9

sábado, 23 de novembro de 2019

Pesquisa mostra que plástico acumulado no fundo do mar não se decompõe


Um instituto de pesquisa do Japão anunciou que os resultados de seu estudo sobre a poluição nos mares podem mostrar que lixo plástico acumulado no fundo dos oceanos não se decompõe facilmente.

A Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha e Terrestre realizou pesquisas no fundo do mar em agosto e setembro, nas águas ao largo da Baía de Sagami, ao sul de Tóquio, e da Península de Boso, a leste da capital japonesa.

Segundo o instituto, um estudo usando um submersível não tripulado descobriu uma embalagem plástica de alimento praticamente na sua forma original no leito do oceano, a cerca de 6 mil metros de profundidade. Na embalagem, consta que o produto foi fabricado em 1984.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Polícia prende suspeito de matar adolescente venezuelano em Igarassu


O suspeito de assassinar um venezuelano de 15 anos em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi preso nesta quinta-feira (21) em Goiana. Antônio Targino da Silva Filho seria o autor dos disparos que atingiram o adolescente Juahn David Magalhães, segundo a Polícia Civil, e outros jovens. 

O delegado Alaumo Lima revelou que Targino havia ido ao local do crime para matar um homem, identificado como José Domingos, que seria amante da sua esposa. Segundo a polícia, Alaumo descobriu que a esposa, apontada como Fernanda, tinha um filho de 6 anos com Domingos.

No entanto, Alaumo Lima só descobriu agora que o amante da sua esposa era o pai da criança que ele havia registrado como sendo seu filho.

Os venezuelanos estavam recebendo eletrodomésticos e móveis doados e foram questionados pelo suspeito, que estava bastante agitado.  

Ele foi preso por homicídio e tentativa de duplo homicídio e levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, e passará por audiência de custódia.

No dia do crime, um suspeito de foi preso. Segundo a Polícia Civil, Jonnas Jefferson de Menezes, 25, teria dirigido o carro usado durante a ação criminosa.

O crime
Um venezuelano de 15 anos foi morto a tiros na tarde do dia 10 de novembro em Igarassu, Região Metropolitana do Recife (RMR). Outros dois homens, também venezuelanos, ficaram feridos e encaminhados para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, também no Grande Recife. Eles já receberam alta médica.

A Polícia Civil informou que o adolescente foi morto com dos tiros - um na cabeça e um nas costas - em um beco, localizado na Avenida Beira Mar I, centro de Igarassu. Ele e os outros dois venezuelanos, um de 25 e outro de 32 anos, estariam no local para pegar doações quando foram surpreendidos pelos disparos. Daniel Lopes, de 25 anos, e Juahn Sanches, 32, sobreviveram aos ferimentos.

Fonte: TV Jornal

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Temperatura em Pernambuco pode chegar a 40 graus, diz Apac


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), informou que as altas temperaturas nos últimos dias estão ocorrendo por causa de uma massa de ar quente que está parada no sertão do Estado de Pernambuco. Ainda segundo a agência, o calor ainda deve aumentar até a próxima sexta-feira (22).

A sensação térmica nas ruas do Recife é ainda maior que a temperatura média registrada nos últimos dias que foi de 31°. Um alerta foi emitido pelo órgão informando que em algumas regiões em Pernambuco podem alcançar 40° e a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%.

Entenda os motivos da forte onda de calor no Recife
Cuidados
A agência também informou que é comum o calor nesta época do ano. A médica Diana Campelo afirma que a alta exposição ao calor pode gerar malefícios ao corpo e explica quais cuidados se deve ter para minimizar os danos causados pela insolação.

"o calor em excesso a principal consequência é  a desidratação e ela é mais extrema em idosos e crianças, por isso as pessoas tem que tomar cuidado na hidratação constante, não sair no sol sem protetor solar, ou uma sombrinha, e ficar de olho nessas faixas etárias específicas que precisam de cuidado em dobro""

Fonte: TV Jornal

CAFÉ LITERÁRIO EM IGARASSU


A Academia Igarassuenses de Cultura e Letras promove nesta sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019 mais uma edição do Café Literário, que acontece a partir das 19h no Centro de Artes de Igarassu.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Matrículas para Rede Estadual de Pernambuco têm início nesta quarta-feira

O Governo do Estado realizou uma coletiva de imprensa para detalhar o processo de matrículas / Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Tem início nesta quarta-feira (20), o cadastro de matrículas para o ano letivo de 2020 na Rede Pública Estadual. Este ano, serão 74.978 vagas para estudantes novatos, distribuídas pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio. O cadastro deverá ser feito exclusivamente pela internet, no site Matrícula Rápida, a partir das 7h, e segue até o dia 27 de novembro. As vagas são distribuídas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas escolas estaduais, excetuando as escolas Técnicas, que têm processo seletivo próprio. Na manhã desta terça-feira (19), o Governo do Estado realizou uma coletiva de imprensa para detalhar o processo, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Este ano haverá o retorno das vagas não ocupadas ou não confirmadas para o sistema de cadastro. Ou seja, caso tenham posições remanescentes após o período de matrículas, será disponibilizado um novo período de cadastro, de 20 a 28 de janeiro. As inscrições deverão ser feitas também pelo site Matrícula Rápida. Do total de vagas, 10.313 são para Recife; 18.224 são para as demais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 46.441 são para o interior. Em 2020, serão 31.919 para Ensino Fundamental e 43.059 para o Ensino Médio. As aulas têm início no dia 4 de fevereiro.

Matrículas
Para realizar a matrícula, o estudante que não tiver acesso à internet poderá utilizar o laboratório de informática de mais de 300 escolas do Estado. Para realizar o cadastro, as informações devem ser preenchidas, pelos pais ou responsáveis, ou pelo estudante se for maior de 18 anos. Os dados necessários são nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, RG (não obrigatório nesta etapa) e CPF (não obrigatório nesta etapa).

Ao final do processo, será gerado um protocolo, que é a confirmação da matrícula, devendo ser anotado ou impresso. Posteriormente é preciso que o estudante vá à escola em que se matriculou para entregar os documentos. Quem quiser trocar a unidade de ensino após a finalização do cadastro poderá fazer até o dia 27 de dezembro, através do campo "consulte sua inscrição" no site Matrícula Rápida.

Do dia 2 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro. Para a confirmação, é preciso que sejam apresentados, na escola, o número de inscrição online, cópia da a certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia de carteira de vacinação, comprovante do tipo sanguíneo e fator RH.

Em caso de dúvidas, o aluno pode ligar para o número 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. Para 2020, o governo disponibilizou 176 mil vagas para estudantes novatos. Destas, 101.410 serão ocupadas por estudantes que vêm da Rede Municipal. Das mais de 74 mil vagas para estudantes novatos, 8.655 serão para as Escolas em Tempo Integral.

Fonte: Jornal do Comercio