Os alunos de escolas públicas ou particulares podem solicitar a Carteira de Estudante 2019. Para obter o documento, que garante meia passagem nos ônibus da Região Metropolitana e meia-entrada em eventos culturais, o procedimento deve ser feito na internet.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o pedido pode ser feito até o fim do ano. No entanto, a Carteira de Estudante 2018 vale até o dia 31 de março de 2019. Sem esse documento, o estudante não consegue colocar créditos no Cartão VEM, o Vale Eletrônico Metropolitano.
A cada ano, o consórcio emite, em média, 400 mil carteiras de estudantes. O documento é destinado aos matriculados nos ensinos infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou para quem faz cursinho pré-vestibular.
Para solicitar a Carteira de Estudante, é preciso entrar no site do consórcio e acessar o sistema “Carteira Mais Prática”. O aluno ou o responsável precisa informar o nome completo e a data de nascimento, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto.
Caso as informações estejam corretas, é necessário emitir o boleto para pagar a carteira, que custa R$ 12,95. O pagamento deve ser efetuado na Caixa Econômica Federal. O procedimento pode ser feito em agências lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui.
Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. A carteirinha é confeccionada em até 30 dias corridos após a compensação do pagamento.
O Grande Recife Consórcio de Transporte alerta que o estudante não recebe em casa nem deve ir até até o órgão buscar a carteira. Ele precisa pedir para a escola providenciar a retirada do documento no consórcio.
Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar o nome social na Carteira de Estudante. O requerimento pode ser feito junto à instituição de ensino e ao Grande Recife, no setor de Carteira Estudantil, no Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os estudantes podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade, no número (81) 3182-5800; por meio da Central de Atendimento ao Cliente, no número 0800 081 0158 (a ligação é gratuita) ou no WhatsApp exclusivo para reclamações: (81) 99488-3999.
Fonte: G1 PE
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