Foto: Roberto Ramos/arquivo DP
Ela alcançou os 484 anos e resiste com o título de "uma das igrejas mais antigas m funcionamento do Brasil". A Matriz dos Santos Cosme e Damião, no sítio histórico de Igarassu, deve ter sua reforma iniciada até o final deste ano. Pelo menos é que espera a gestão municipal. A obra prevê a recuperação de todo o monumento e está orçada em cerca de R$ 4 milhões. A intervenção foi aprovada e a verba deve ser repassada via BNDES, assim que o governo federal liberar dinheiro contigenciado. Entre as novidades do projeto está a instalação de um espaço cultural e de um museu de arte-sacra na casa paroquial.
Segundo o professor Jorge Barreto, secretário de Patrimônio Histórico de Igarassu, a igreja está em bom estado do ponto de vista arquitetônico, mas o altar mor e os laterais estão danificados e precisam de recuperação urgente. A ideia, diz Barreto, é manter o monumento fechado durante a restauração, abrindo apenas para visitas educativas sobre o patrimônio. "Esse movimento cria um sentimento de pertencimento junto à população local."
A igreja, em estilo maneirista - uma transição entre o medievo e o barroco - passou a ser a primeira igreja mais antiga do Brasil em funcionamento quando a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em São Vicente, São Paulo, caiu. Ha cerca de um ano, voltou ao segundo lugar após um pesquisador inglês provar com documentos que a mais antiga em funcionamento é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Velha, em Itamaracá, datada de 1526. Além dela, somente outras duas são de estilo maneiristas em Pernambuco: a de Nossa Senhora da Graça e a de Nossa Senhora do Monte, ambas em Olinda.
Secretário de projetos da Prefeitura de Igarassu, Rodrigo Uchikawa informou que a reforma será feita através de um convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH), Prefeitura de Igarassu e Arquidiocese de Olinda e Recife. "O IDH apresentou o projeto e foi aprovado no BNDES. A arquidiocese entra como dona do imóvel e a prefeitura garante o acesso da população e visitantes ao turismo religioso." A ideia é fazer a inauguração da igreja no ano que vem, no aniversário da cidade, em 27 de setembro. "O projeto está aprovado, mas está suspenso porque o dinheiro não está liberado. Esperamos que até o final do ano, saia", diz Uchikawa.
Conta a história que, após derrotarem os índios Caeté, em 1535, os portugueses começaram a erguer um templo consagrado aos santos Cosme e Damião. A vitória, no entendimento deles, teria sido uma intercessão dos santos gêmeos. Em 1548, o capitão Afonso Gonçalves mandou uma carta ao rei de Portugal onde em um dos trechos ele narra: "Senhor, eu quisera os dízimos desta igreja para os gastar nela e em coisas necessárias para o culto divino e ornamentos, pois sou fundador dela e a fiz a minha custa própria." A capela, originalmente em taipa, ruiu em 1590 e foi construída novamente entre 1595/97, desta vez em pedra e cal. Após processo de restauração, iniciado em 1958, a igreja recuperou características primitivas.
A novidade foi anunciada pelo prefeito do município, Mário Ricardo, durante celebração de uma missa presidida por dom Fernando Saburido, na última quinta-feira (26), em comemoração do aniversário de 484 anos de fundação de Igarassu. Os santos são padroeiros de Igarassu.
Fonte: Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário