IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Recadastramento de Táxis e Kombis em Igarassu


 Atenção, motoristas e pilotos de Igarassu que exercem a função no nosso município. O recadastramento e cadastramentos já estão disponíveis através do site: cadastrotransporteigarassu.com.br.


O edital está publicado no Diário Oficial da AMUPE e fixado no mural da Secretaria Executiva de Defesa Cidadã. 🚗🏍🖥



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Volta das aulas presenciais em Igarassu

 


As aulas presenciais estão voltando, minha gente! Com a segurança dos nossos alunos como prioridade máxima, vamos voltar ao ensino nas escolas da rede municipal com todo o cuidado e a atenção necessária neste momento de pandemia. 


Alem disso, os pais que não se sentirem seguros não precisam se preocupar porque o ensino remoto está assegurado para os alunos neste regime híbrido. A educação vai seguir avançando.

Regularização dos microempreendedores de Igarassu

 


Você é Microempreendedor Individual ou conhece algum? Compartilhe esse recado. O prazo é até o dia 31 de agosto para pagar os débitos existentes e evitar problemas como cancelamento do CNPJ e perda da qualidade de segurado no INSS.


Ficou com alguma dúvida? Pode se dirigir à Sala do Empreendedor na ADEMIG, Agência de Desenvolvimento Econômico de Igarassu ou telefonar.


📌Av. Joaquim Nabuco 223

📞81 99126-5764


terça-feira, 24 de agosto de 2021

Igarassu realiza eleição para o Conselho Municipal de Cultura

 


Atenção produtores culturais e artesãos de Igarassu, estão abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Políticas Culturais. A eleição acontece dia 12 de setembro, no EREM Santos Cosme e Damião, mas a inscrição encerra no dia 03/09.


A participação e inscrição de representantes, tanto para votação, como para candidatos, dos mais variados seguimentos são fundamentais para consolidar o Conselho, pois é através dele, que serão discutidas ações e políticas públicas do setor.


De acordo com Concita Carvalho, Diretora da Secretaria de Cultura, dificuldades no processo online, dúvidas ou apenas informações, deve-se procurar a secretaria, no Centro de Arte Narciso Félix, de 8h às 13h. 


Foto: reprodução internet

#jornaldogranderecife 

#cultura 

#artistasbrasileiros

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Dona Lia do Coco, mestra de ciranda e do coco de roda, morre aos 73 anos


 

Morreu nesta segunda-feira (16) a artista Dona Lia do Coco, aos 73 anos. A confirmação do falecimento foi feita através das redes sociais da Câmara Municipal de Igarassu e da própria Lia. O corpo foi velado nesta terça-feira (18) no Sítio Histórico de Igarassu. A causa da morte não foi informada.

Símbolo dos ritmos que surgiram em Pernambuco (ciranda e coco de roda), Dona Lia do Coco nasceu em Goiana, município localizado na Zona da Mata de Pernambuco. No entanto, se tornou filha de outra cidade pernambucana: Igarassu. Através de registro no Instagram, a  Câmara Municipal de Igarassu prestou homenagem à artista que dedicou mais de 50 anos de sua vida à arte.

“Quando eu morrer, minha voz fica no ar. Quando se lembrar de mim, bote o CD para tocar”. A frase foi divulgada na página oficial de Dona Lia do Coco em uma publicação de confirmação do falecimento da artista.

Fonte: Diário de Pernambuco

Igarassu retorna com aulas presenciais em 1º de setembro

Foto: Ivonildo Pedro
 

A equipe de professores e gestores da prefeitura de Igarassu retornou às unidades de ensino nesta segunda-feira (16), com o objetivo de planejar a volta dos alunos de uma forma ainda mais segura e com estrutura emocional entre pais, estudantes e os profissionais da educação. As aulas presenciais da rede municipal, com total de 13.657 alunos, foram suspensas em março de 2020 devido a pandemia do coronavírus.

Para que a população fique esclarecida com a retomada às aulas, a prefeitura está promovendo campanhas educativas, com arte educadores e mídias sociais a respeito dos cuidados e protocolos a serem seguidos, convocando também, pais e responsáveis para contribuírem com o retorno presencial.

A prefeita de Igarassu professora Elcione Ramos lembra que desde o início do decreto da pandemia, a Educação do município garantiu o ensino remoto e a distribuição de material impresso, como livro didático, cartilha e ainda kits com material escolar e higienização. " É oportuno cada escola, por meio da Comissão Escolar de Gerenciamento da Pandemia, apresentar um programa de escalonamento de turmas para a realização das atividades hibridas que serão implantadas para atender aos protocolos de distanciamento nas salas de aulas. Nossas escolas estão prontas, seguindo todas as exigências”, frisou a prefeita."

De acordo com a secretária de Educação da cidade Andreika Asseker as turmas serão organizadas por escalonamento/rodízio a partir da decisão em conjunto com os familiares sobre o retorno ou não do estudante. ” Falamos em ensino híbrido, pois essa volta requer o respeito aos protocolos sanitários, com apoio da secretaria municipal de Saúde, tendo em vista que será um processo de readaptação à nova realidade. Sendo assim, os alunos e suas famílias poderão optar pelo retorno presencial ou não, garantindo ao estudante o ensino remoto pela internet”, frisou Asseker.  

Confira o calendário:


Volta às aulas – 1ª fase (2º, 5º e 9º anos)


01.09 (quarta-feira)


Volta às aulas – 2ª fase (6º e 7º anos e EJA).


15.09 (quarta-feira)


Volta às aulas – 3ª fase (4º e 8º anos)

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 14 de agosto de 2021

Idosa resgatada em Igarassu reencontra filho após campanha em redes sociais

 

Uma idosa, que foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sábado (7), reencontrou o filho no Lar de Idosos Maria José de Lima (Majoli), em Igarassu, no Grande Recife, na sexta-feira (13). De acordo com a PRF, ela foi encontrada no canteiro central da BR-101 desorientada e sem saber onde a família morava.

A Polícia informou que, após receber alimentação, a idosa foi encaminhada ao abrigo municipal, onde recebeu cuidados da equipe que trabalha no local. Ainda segundo o órgão, o filho mora em João Pessoa e, através da campanha, conseguiu localizar a mãe. 

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Com 9.378 infectados de janeiro a julho, PE tem aumento de 469% nos casos de chikungunya

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação
 

Pernambuco teve um aumento de 469% nos casos de chikungunya, entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). No estado, durante os sete primeiros meses de 2021, 9.378 pessoas foram diagnosticadas com a arbovirose, que, assim como a dengue e o vírus da zika, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

No mesmo período de 2020, houve 1.648 casos de chikungunya. O número de confirmações da doença em sete meses de 2021 também supera, em 10,7%, todos os registros da arbovirose em 2019, antes da chegada da pandemia da Covid-19. Naquele ano, de janeiro a dezembro, foram 8.467 casos.

O boletim divulgado nesta sexta-feira (13) pela SES abrange o período que vai até a semana epidemiológica 30, no fim de julho. Neste ano, houve 31 mortes de pessoas com suspeita de contágio por arboviroses. Um deles foi confirmado para a dengue e outros dois foram descartados. Os demais seguem em investigação.

A morte confirmada para a dengue foi de um idoso de 76 anos, morador do Recife, que faleceu em maio deste ano. Ele teve o diagnóstico para a doença pelo critério clínico-epidemiológico.

Nos sete primeiros meses deste ano, segundo a SES, também foram confirmados 6.926 casos de dengue e dez do vírus da zika, o que representa queda de 15,2% e de 28,5% na comparação com o mesmo período de 2020, respectivamente. No ano anterior, foram 8.174 infectados por dengue e 14 pela zika.

No total, entre janeiro e julho, foram 16.254 casos de arboviroses, incluindo as três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em 2021, e 9.836, em 2020. O aumento entre os sete primeiros meses dos dois anos foi de 65,2%.

Além dos casos confirmados, também houve aumento no número de suspeitas de arboviroses. No mesmo boletim epidemiológico, foram notificados 34.131 casos de dengue, 22.257 de chikungunya e outros 3.827 de zika.

Nos sete primeiros meses do ano anterior, foram 25.958 casos suspeitos de dengue, número 31,4% menor. A chikungunya teve, no mesmo período de 2020, 4.651 suspeitas, o que foi 378,5% a menos que este ano. As notificações de zika, por sua vez, subiram 130,8%, já que houve 1.658 casos no ano passado.

De acordo com a SES, a pandemia da Covid-19 dificultou as ações de vigilância de arboviroses pelos municípios, e isso contribuiu para o expressivo aumento nos números das doenças. Além disso, o tempo chuvoso e quente facilita a reprodução do mosquito. Por isso, é necessário prevenir o surgimento de focos de água parada, onde as fêmeas do Aedes aegypti põem os ovos.

Fonte: G1 PE

Bairros de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu Lima terão mudança no abastecimento de água

 


Com as chuvas registradas nas últimas semanas e os reparos realizados no Sistema Botafogo, alguns trechos dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), terão mudança no abastecimento de água.

Segundo a Compesa, a partir do próxima próxima segunda-feira (16), áreas de alguns bairros de Olinda terão o rodízio eliminado, passando a contar com água todos os dias. 

É o caso de partes dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Ouro Preto, Casa Caiada e Bairro Novo, devido a melhorias realizadas através do Programa Olinda + Água, com implantação de tubulações, registros e válvulas para controle da água.

Moradores de outros bairros do município, como Jardim Fragoso, terão um aumento no tempo médio de abastecimento. 

Em Paulista, o novo calendário contemplará algumas partes do Centro da cidade e do bairro de Arthur Lundgren, que passarão a ter dois dias com água e seis sem. No Janga, uma área passará a ter três dias com água e cinco dias sem. 

Em Igarassu, a localidade de Cruz de Rebouças terá dois dias com água e seis dias sem.

Já em Abreu e Lima, na área do centro da cidade, em Caetés Velho e no Timbó, será aplicado o calendário de um dia com água e três dias sem.

O volume de chuva registrado nos últimos meses não foi suficiente para Botafogo atingir o seu volume máximo de acumulação, mas permitiu que ela chegasse a  43,43%. Esse percentual permite, com segurança e responsabilidade, ampliar a oferta de água para esses municípios, beneficiando milhares de pessoas”, destaca a presidente da Compesa, Manuela Marinho. 

A Barragem de Botafogo, que em janeiro estava em situação de pré-colapso, hoje registra  43,43%% da sua capacidade de acumulação. 

Os moradores poderão acompanhar o novo calendário de abastecimento no site oficial da Compesa (www.compesa.com.br), que será atualizado na próxima segunda. 

Fonte: Folha de Pernambuco

 

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Após feijão com arroz, café com leite também deve ficar mais caro para o brasileiro



 Depois do feijão com arroz, outra combinação familiar à mesa dos brasileiros deve ficar ainda mais cara. Trata-se do café com leite.

Por trás do possível aumento nos preços para o consumidor, há os efeitos da seca e das recentes geadas que atingiram o país.

A dupla de fenômenos climáticos afeta a produção no campo e, assim, tende a pressionar os valores do café e do leite até as gôndolas dos supermercados.

Na visão de analistas, repasses dos aumentos aos produtos que chegam à mesa do consumidor são praticamente certos. Resta saber a magnitude dos reajustes e a velocidade em que devem ocorrer.

No caso do café, a safra deste ano já era impactada pela escassez de chuva. Com o registro de geadas em julho, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a situação ficou ainda mais complicada.

É que, ao causar danos aos cafezais, o frio intenso tende a reduzir a produção em 2022. Em geral, a geada não resulta em grandes problemas para os grãos prontos para colheita, e, sim, para safras futuras.

O tamanho exato dos estragos ainda está sendo calculado. De acordo com analistas, é preciso aguardar para ver como as plantas irão reagir nos próximos dias aos impactos das baixas temperaturas. O Brasil é o principal produtor de café do mundo.

Diante do cenário negativo, as cotações do grão dispararam. Em julho, a saca da variedade arábica rompeu a barreira dos R$ 1.000, acumulando alta de 20,16% no mês, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Ao final de 2020, a saca custava R$ 606,69.

"Os preços do café são afetados quando há projeções de problemas mais à frente. Antes, vinham subindo com essa questão da seca. Agora, existe uma dúvida sobre o tamanho dos impactos com a geada", sublinha Renato Garcia Ribeiro, pesquisador de café do Cepea.

O preço do leite no campo também disparou. Conforme o Cepea, o valor pago ao produtor em julho chegou a R$ 2,3108 por litro no país. É o recorde real –que leva em conta a inflação– da série histórica, com dados desde 2005. O preço se refere ao leite captado no mês anterior, junho.

O valor mais alto, contudo, não anima os produtores. Pelo contrário. Natália Salaro Grigol, pesquisadora de leite do Cepea, diz que o avanço reflete o aumento dos custos no campo, e não uma rentabilidade elevada para quem vive da atividade.

Grãos como o milho, insumo usado na alimentação de vacas, subiram durante a pandemia. A escassez de chuvas no país contribuiu para diminuir a oferta e aumentar os preços da commodity. Não bastasse isso, geadas destruíram pastagens, que também serviriam para alimentar os animais.

"Essa combinação gera um estrangulamento nos custos de produção", define Natália.

O produtor Cláudio Denti Masson, 50, sentiu os impactos adversos do clima. Ele cultiva café em uma área de 60 hectares no município paulista de Pardinho (cerca de 200 km da capital) e tem 50 vacas em fase de lactação.

Segundo Masson, a seca e a geada danificaram plantações do grão, e a produção de leite ficou mais custosa nos últimos meses.

"A pastagem, por exemplo, já não estava muito boa por causa da seca. Aquilo que ainda tinha foi queimado pela geada. Toda a alimentação das vacas terá de ser feita com ração e suplementos. O custo fica maior, mas a produção cai. Isso, com certeza, vai gerar inflação", afirma.

O produtor também menciona que, para piorar o quadro, houve aumento nos custos de pesticidas e adubos durante a pandemia. Segundo ele, os itens subiram de 70% a 100% no intervalo de um ano.

"O leite e o café sofreram com a seca e a geada. O café sente isso diretamente, porque a plantação é afetada. No caso do leite, os produtores precisam adicionar alimentos para os bovinos, com custo maior", frisa o pesquisador Felippe Serigati, do centro de estudos FGV Agro.

"Cedo ou tarde, uma fração desses aumentos vai chegar à prateleira do supermercado. Não é um repasse de 100%, mas alguma coisa vai chegar lá", acrescenta.

Cláudio Brisolara, gerente do departamento econômico da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), vai na mesma linha. Segundo ele, a perspectiva é de aumento nos preços ao longo da cadeia produtiva.

Brisolara destaca que, no caso do leite, a recuperação das pastagens danificadas pelas geadas pode levar de quatro a seis meses. Já em relação ao café, os impactos dos eventos climáticos tendem a ser mais longos, pontua o analista. A questão é que o leite também pode ter reflexos na produção de derivados, como queijo e manteiga, por exemplo.

"Algum repasse vai chegar ao consumidor, ou a conta não vai fechar. Pode ser que a indústria até absorva um pouco da alta, assim como o varejo", aponta.

No acumulado de 12 meses até julho, o consumidor brasileiro viu o café moído subir 13,21%, enquanto o solúvel avançou 3,69%, conforme dados do IPCA, o índice oficial de inflação do país.

O leite longa vida, por sua vez, teve elevação de 11,29%. Em igual período, o índice geral de inflação registrou variação de 8,99%. Os dados são calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Reportagem recente do jornal Folha de S.Paulo mostrou que, devido aos preços em alta, consumidores vêm buscando substituir alimentos na pandemia. Nem o tradicional feijão com arroz ficou imune a essa situação.

A educadora social Adecilva da Silva Conceição, 61, faz parte do grupo que lamenta a alta dos preços. Durante a pandemia, a moradora de Porto Alegre (RS) busca promoções e tenta substituir marcas mais caras por aquelas mais baratas no supermercado, inclusive as de café e leite.

Durante a crise sanitária, Adecilva não está trabalhando. Ela vive com a filha e cuida dos netos.

"A situação está difícil, principalmente para o povo mais carente. Tenho procurado promoções e tento substituir marcas. Tem de ser assim, ou o bolso não aguenta."

Fonte: Folha de Pernambuco

sábado, 7 de agosto de 2021

Igarassu libera o agendamento da vacinação contra Covid-19 para pessoas com 19 anos ou mais

A prefeitura de Igarassu anunciou que, a partir desta segunda-feira (09), irá vacinar pessoas com 19 anos ou mais. O agendamento já pode ser feito pelo site Saúde Igarassu.

No momento da vacinação, o indivíduo deverá apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Caso o jovem more com os pais, poderá apresentar a identidade que comprova filiação ou ainda se residir em imóvel alugado.

 É possível também conseguir a comprovação de residência ao ir ao posto de saúde mais próximo e pedir uma declaração.

Vale lembrar que, mesmo após vacinado, é necessário manter os cuidados de prevenção a Covid19. O uso da máscara é indipensável. 

Polos de vacinação

Escolas municipais Antônio de Pádua, Cecília Maria de Vaz, Dalila de Melo Fonseca, Creche Tia Emocy Krause, Centro de Artes  e Ginásio Esportivo Jota Raposo, abertos no horário das 8h às 14h.

 Fonte: Folha de Pernambuco

Idosa é resgatada pela PRF na BR 101, em Igarassu; lar de idosos tenta localizar sua família

 

Uma idosa foi resgatada neste sábado (7), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A mulher estava desorientada e em situação de risco quando foi encontrada.

Os policiais que encontraram a idosa estavam realizando uma ronda no Km 28 da BR-101. Ao avistar a senhora no canteiro central da rodovia, com risco de ser atropelada, a equipe se aproximou e perguntou qual o nome dela ou onde a família morava, mas ela não se lembrava.

A idosa foi, então, encaminhada ao posto da PRF em Igarassu, onde recebeu alimentação. Os policiais fizeram contato com diversos abrigos, até que a Secretaria de Assistência Social de Igarassu conseguiu uma casa de repouso para ela ficar. 

A mulher foi encaminhada ao Lar de Idosos Maria José de Lima, que irá buscar informações para tentar localizar a família dela.

Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Veja como dirigir de forma mais econômica para gastar menos gasolina


 
Manter um carro está cada vez mais complicado por diversos fatores, como manutenção cara, seguro indispensável e impostos, muitos impostos. Não bastasse tudo isso, o combustível, que é fundamental para fazer o motor funcionar, não para de subir nas bombas dos postos. Diante desse quadro nada animador, a forma de dirigir o seu carro precisa ser revista. Existe sim como conduzir o veículo de um jeito mais econômico. E é sobre isso que falaremos agora.

De acordo com Marcelo Farias, Técnico em Automotiva do SENAI Pernambuco, é possível ter sim uma economia mudando a forma como se dirige o automóvel. “As próprias montadoras direcionam essa informação no manual do proprietário”, ressalta.

Marcelo lembra que a escolha do câmbio manual ou automático também influencia no consumo, mas que também é possível economizar em qualquer modelo de transmissão.  “No carro automático você tem que conhecer e sentir a passagem da marcha para tentar dosar a aceleração de acordo com a velocidade. Isso é um processo de adaptação: você precisa conhecer o carro e, no caso do automático, é sentir o veículo nessa aceleração contínua”, afirma.

Em relação ao carro mecânico, o ideal é sempre respeitar o momento da troca de marchas, sua sequência e a velocidade do automóvel ao realizar esse procedimento, segundo o técnico. Prolongar as marchas, as famosas “esticadas”, representa um significativo aumento no consumo de combustível.

O uso do ar-condicionado também grande influencia no consumo de combustível. Na cidade, o uso do item de conforto não deve ser desencorajado, mas se você abrir mão do “geladinho” em situações possíveis, como durante a noite ou num dia de clima ameno, o gasto menor com o combustível será sentido no bolso. Já na estrada, em velocidades acima de 90 km/l, estudos indicam que o carro com os vidros abertos consumirá mais gasolina do que se estiver com as janelas fechadas e o ar-condicionado ligado.

Manutenção

Marcelo Farias também lembra que a manutenção preventiva do carro é um importante ponto de economia no consumo. Três componentes são importantes nessa fórmula, segundo o técnico: o filtro de combustível, velas de ignição e filtro de ar. “Se eu tiver falando de um carro com GNV (Gás Natural Veicular), você precisa reduzir pela metade o tempo de manutenção, mas em veículo que não tem GNV, é preciso respeitar o tempo determinado pelas montadoras para as trocas periódicas dessas peças que influenciam no consumo, principalmente as velas de ignição, que se estiverem danificadas podem aumentar de 10% a 15% o consumo do motor”.

E por fim temos aquelas pequenas coisas que impactam no consumo mas que muitas vezes são esquecidas, como calibrar os pneus a cada 15 dias e fazer o alinhamento e balanceamento das rodas a cada 10 mil km rodados.

Dicas para economizar combustível:


1ª Evite aceleração desnecessária e mantenha velocidade

 

2º Respeite as trocas de marcha, tanto em câmbio manual e automático

 

3º Realize manutenção preventiva de filtro de Combustível, velas de ignição e filtro de ar

 

4º Mantenha pneus calibrados e evite carregar peso de forma desnecessária

 

5º Respeite os limites do carro


Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Veja a tabela do Detran-PE com novos prazos para renovação de CNH e outros serviços


 Com informações do Detran-PE


Os prazos de validade suspensos anteriormente por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), devido à pandemia da covid-19 foram restabelecidos, conforme consta na portaria Nº 3812/2021, publicada nesta quarta-feira (4). Condutores e proprietários de veículos devem ficar atentos aos novos prazos para os serviços de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), defesa prévia e indicação de condutor infrator, definidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). 

O que muda?

Além da mudança nos prazos para renovação de CNHs e as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas em 1º março/20 e com vencimento até 03 de agosto/21, o Detran-PE também anunciou outras mudanças. 

Com a nova medida, a apresentação de defesa prévia e indicação de condutor infrator, suspensa desde 16 de março de 2020, se encerra em 31 de julho de 2021, para as notificações expedidas. Também estão incluídas as notificações que não foram expedidas de 16 de março/20 a 31 de agosto/21, que serão emitidas a partir de 1º de setembro/21 seguindo os prazos legais expressos nas notificações. A nova medida servirá ainda, para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, a partir de 4 de agosto/21.

Veículos 

Outra definição da portaria é com relação ao prazo para registro e licenciamento dos veículos novos adquiridos desde 3 de março/21 até 31 de outubro/21, como também o prazo para o proprietário tomar as providências referentes à transferência de propriedade de veículos adquiridos desde 12 de fevereiro/21 até 31 de outubro/21. Também trata da vistoria de identificação veicular das certidões expedidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que voltam ao prazo regular, a partir de 1º de novembro/21.

Os prazos relacionados a Notificações de Autuação e Notificações de Penalidade são referentes aos expedidos pelo Detran-PE ou órgãos de trânsito a ele conveniados.

Para renovar a CNH, o condutor deve acessar o site do Detran.

Veja abaixo o calendário de renovação das CNHs e ACCs vencidas em 2020:

 DATA DE VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto/2020

Até 31 de agosto/2021

 

Setembro/2020

 Até 30 de setembro/2021

 

Outubro/2020

 Até 31 de outubro/2021

 

Novembro/2020

 Até 30 de novembro/2021

Dezembro/2020

 Até 31 de dezembro/2021

Veja abaixo o calendário de renovação das CNHs e ACCs vencidas em 2021:

 


DATA DE VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO 

Janeiro, Fevereiro, Março e Abril/2021 Até 30 de setembro/2021

Maio, Junho e Julho/2021 Até 31 de outubro/2021

 

Fonte: Rádio Jornal

Entenda a importância de inserir a educação financeira na vida das crianças

 

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Uma pesquisa realizada pela empresa Neotrust afirma que nos primeiros meses de 2021 foram realizadas 78,5 milhões de compras on-line. Mesmo com o alto índice de compra, o brasileiro está cada vez mais preocupado com as finanças e na forma como administra o dinheiro. 

Os desafios para manter o ritmo econômico estável são grandes. Com o aumento da inflação oficial do país de 5,97% para 6,07%, e o desemprego recorde no 1º trimestre deste ano (14,7%), economizar e deixar as contas em dia requer conhecimento financeiro e muita disciplina.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conceitua a educação financeira como uma habilidade de entender como o dinheiro funciona e, com isso, se tornar capaz de fazer escolhas de forma bem informada.

E essas escolhas começam em casa desde cedo. Um estudo da University of Cambridge defende que as crianças formam boa parte dos seus conceitos e hábitos financeiros até os 7 anos de idade. Ensiná-las desde cedo a importância de cuidar do próprio dinheiro pode ajudar a mudar a relação que desenvolvem na vida adulta. Portanto, ensinar sobre dinheiro a uma criança auxilia na relação que futuramente elas construirão com suas finanças. 

O professor e educador financeiro Edisio Freire salienta a importância da inserção da educação financeira na vida das crianças. “Assim como é ensinado a se comportar na casa do amigo, na escola, é preciso educar também o ponto de vista financeiro.

Estabelecer certos limites, fazer brincadeiras e jogos que envolvam desafios pra conquistar determinado objeto, ensinar a usar o cofrinho e não somente falar sobre isso. Hoje a grande questão de se ter jovens e adultos descontrolados financeiramente é porque na infância não vivenciaram essas atitudes”, afirma o educador. 

Na visão do educador Freire, “é preciso trabalhar, junto à criança, a sensação de que se guardar ou poupar um pouco do que tem, seja um biscoito ou um brinquedo, ela vai crescer e conseguir entender a importância de economizar e isso vai ser refletido na responsabilidade com o seu dinheiro, tornando-o assim um adulto educado financeiramente”. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como inserir a educação financeira na vida das crianças: 

Ensine a guardar

Quanto mais cedo é ensinado à criança o valor de guardar ou economizar o dinheiro, melhor. Mesadas, trocos ocasionais ou o dinheiro da semana são ótimas oportunidades para inserir o assunto na rotina. Dessa forma, é mais provável que os pequenos desenvolvam a consciência da importância do controle financeiro e isso poderá ser utilizado posteriormente para uma recompensa.

Deixe a criança pagar por algo e explique que o dinheiro não é infinito

As crianças não têm consciência que o dinheiro é limitado, por isso, a prática das compras ocasionais e bem planejadas é uma ótima estratégia. Nesse cenário, uma boa tática é estipular um limite baixo para a criança. Isso vai fazer com que ela foque no que realmente quer comprar com aquele dinheiro.

Seja o exemplo

Crianças são esponjas e absorvem tudo o que presenciam. Sendo assim, é muito importante que o exemplo venha de pessoas que vivem em seu cotidiano. Viver uma vida de acordo com os valores que se quer passar adiante é o diferencial. As crianças aprendem pela intuição e, principalmente, pela prática.

Mostre as tarefas cotidianas

Antes de mais nada, atitudes e valores sociais relacionados à vida financeira só serão incluídas na vida de uma criança se ela estiver integrada nas atividades financeiras da família. Então, levá-las ao mercado para fazer compras, além de ser uma experiência divertida pode ajudar no desenvolvimento financeiro delas. 

Converse sempre

É sempre melhor que as crianças ouçam mensagens boas sobre o dinheiro. Sempre que for questionado por algo, faça o possível para responder de forma que elas entendam. Explique sempre como o dinheiro é importante e como é preciso trabalhar para obtê-lo. Não se esqueça de dizer que nem sempre é possível gastar tudo o que tem, é necessário economizar.

Por que é importante ensinar à criança sobre dinheiro?

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 43% dos brasileiros sempre fecham o ano com dívidas. Sendo assim, apenas 57% dos brasileiros sabem se organizar financeiramente. Portanto, nunca é demais falar com os filhos sobre dinheiro. Ensinar sobre finanças pode transformá-los em adultos que sabem lidar com a própria administração financeira. 

 Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Igarassu promove mutirão para a segunda dose da vacinação contra Covid-19 no sábado

Foto: IVONILDO PEDRO / SECOM
 A Prefeitura de Igarassu, através da secretaria municipal de Saúde, promove neste sábado (7),  um grande mutirão para aplicação da segunda dose da imunização contra o coronavírus. O objetivo é dar celeridade ao esquema vacinal e assim evitar a propagação da Covid-19 e de suas variantes.

A saúde alerta que é importante verificar o prazo do agendamento no cartão e  que o município adotou a data de 60 dias para a segunda dose da vacina AstraZeneca, já quem tomou a  Pfizer e a Coronavac/Sinovac deve ficar atento ao prazo registrado no cartão de vacinal.

Os seis polos estarão funcionando das 8h às 14h e também será aberto um  Drive-Thru ao lado do Centro de Artes, que fica próximo ao Ginásio Jota Raposo na área central da cidade. Para tomar a segunda dose será necessário apresentar o RG, CPF, cartão SUS e o cartão de vacina com o registro da primeira dose. O município já aplicou mais de 60 mil doses, sendo um dos que mais avançou em todos os grupos prioritários com o público de 18 à 59 anos, e agora  segue vacinando pessoas sem comorbidades com idade a partir de 29 anos, com agendamento através do site: saudeigarassu.com.br

Fonte: Diário de Pernambuco

Sesi-PE oferece 200 vagas para cursos gratuitos a distância



 O Serviço Social da Indústria (Sesi-PE), está oferecendo 200 vagas para dois cursos gratuitos a distância no mês de agosto. São 100 vagas para “Habilidades para Falar em Público” e outras 100 para o curso “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho” e os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto. Para participar, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, possuir e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática.

“Todos os meses o Sesi disponibiliza dois cursos na plataforma EAD gratuitos, sem tutores e a pessoa escolhe o tempo para fazer durante 30 dias e o horário que achar melhor assistir o conteúdo. Geralmente a gente coloca cursos que estejam relacionados com o mundo do trabalho e que agreguem algo para o currículo da pessoa", explica a analista de Educação do Sesi-PE, Alessandra Melo.

Em “Habilidades para Falar em Público”, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades para a apresentação de projetos no ambiente de trabalho, com uma carga horária de 8 horas. Já o curso “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho” aborda a reflexão sobre a importância desse tipo de relação visando um ambiente profissional mais saudável, com carga horária de 12 horas.

As inscrições podem ser realizadas através do site: www.pe.sesi.org.br. O passo a passo também está disponível no portal.

Após cumprir a carga horária total do curso escolhido, o estudante participa de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos ou mais no exame, recebe a Certificação de Conclusão. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Fonte: Folha de Pernambuco

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Igarassu diz não a violência contra a Mulher


 Agosto chega com uma mensagem muito importante: o combate à violência contra a mulher. Os dados evidenciam que a violência afeta vítimas de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto. O agressor é, geralmente, o marido, namorado ou ainda o pai, irmão, tio, avô. Mas a violência também pode vir de outra mulher, como a mãe, sogra ou cunhada. 

Por isso, atenção! Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar anonimamente. 

Mulher, você não está sozinha. 

Não se cale, denuncie! 


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira; veja como se inscrever


 

Agência Brasil

Estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que pretendem estudar em uma universidade pública podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (3).

Desenvolvido e administrado pelo Ministério da Educação, o sistema é usado para selecionar os candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior a partir das notas obtidas no Enem.

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

Na página do sistema  é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.

Cronograma do SISU

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. De 10 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18.

Fonte: Rádio Jornal

Igarassu inicia vacinação contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir dos 29 anos

 

Moradores do município de Igarassu, na Região Metropolitana, com idade a partir dos 29 anos podem receber a imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira (2). De acordo com a prefeitura, o munícipe precisa realizar o ageandamento pelo site.

Para receber a imunização, é necessário apresentar o RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Os polos de vacinação em Igarassu são as escolas municipais Antônio de Pádua, Cecília Maria de Vaz, Dalila de Melo Fonseca, Creche Tia Emocy Krause, Centro de Artes  e Ginásio Esportivo Jota Raposo, e funcionam no horário das 8h às 14h.

Ainda segundo o secretário municipal de saúde, Igor Morais, o número de contaminados pela Covid-19 na cidade está diminuindo e a vacinação é uma das principais causas. A pasta reforçou que, após receber a imunização, os moradores devem utilizar a máscara de proteção facial. 

Fonte: Diário de Pernambuco