IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 29 de abril de 2023

IFPE abre, nesta terça (2), inscrições para novos alunos; são 2.679 vagas para 2023.2



 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abre, na próxima terça-feira (2), inscrição para novos alunos. São 2.679 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos subsequentes, superiores e de qualificação profissional Proeja em 15 campi distribuídos pelo Estado.


O edital do Processo de Ingresso 2023.2 foi lançado nesta sexta-feira (28). As etapas do processo serão todas pela internet, e a seleção será por análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido.


As inscrições vão até o próximo dia 22 de maio, através do site ingresso.ifpe.edu.br, onde também já está disponível o edital. Não será cobrada taxa de inscrição.


Para o dia 6 de junho, está prevista a divulgação, no site ingresso.ifpe.edu.br, da lista preliminar de classificação da seleção. Os candidatos poderão apresentar recursos, online, no dia seguinte, das 8h às 17h, no mesmo site. A publicação da lista de classificação após recursos deve sair no dia 14 de junho.


O IFPE informa que a relação dos aprovados e a convocação para a matrícula à chamada regular deverá ser publicada no dia 30 de junho.


As aulas começam no fim de julho ou em agosto, a depender do campus.


As 2.679 vagas estão assim distribuídas:

- 1.891 são em cursos técnicos na modalidade Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio);


- 280 são em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental) no Campus Recife;


- 473 em cursos superiores;


- 35 em curso de qualificação profissional Proeja (para jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos) no Campus Barreiros.

 

Cotas

Do total de vagas, 60% são para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro desse percentual, há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.


Estudantes oriundos do campo também contam com reserva de vagas para os cursos de vocação agrícola.


Para os interessados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de qualificação profissional na modalidade Proeja, a seleção se dará por meio da análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.


Já quem se inscrever nos cursos técnicos subsequentes poderá optar por usar a análise do desempenho escolar (através do histórico escolar) em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente ou a pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias de uma das últimas cinco edições do Enem.


A seleção dos candidatos aos cursos superiores será por meio da nota do Enem em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022).


Música

Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) terão uma uma etapa adicional de performance, de forma presencial no campus, das 9h às 12h de 24 de maio. A divulgação da lista preliminar está prevista para 29 de maio.


Confirmação das inscrições

A publicação da Lista Preliminar das Inscrições será no dia 29 de maio, no site ingresso.ifpe.edu.br. Se o candidato não tiver a inscrição confirmada - será indicado no sistema a frase "não confirmada" - pode corrigir os dados e, inclusive, anexar nova documentação.


A correção deverá ser feita entre os dias 30 e 31 de maio, também no site. A lista final de inscritos sairá no dia 6 de junho.


Negros, pardos e indígenas

Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão ser submetidos ao procedimento de identificação, que será realizado de 7 a a 19 de junho, de forma online.


No dia 26 de junho, sairão as listas preliminares dessas aferições no site ingresso.ifpe.edu.br.


Serviço:

Processo de Ingresso 2023.2 do IFPE

Inscrições: 2 a 22/05 pelo site ingresso.ifpe.edu.br

Avaliação Específica em Música (AEM): 24/05

Lista preliminar de inscrições: 29/05

Correção das inscrições: 30 e 31/05

Lista preliminar de classificação: 06/06

Lista de classificação após os recursos: 14/06

Envio do conteúdo para o procedimento de aferição da condição de indígena: 07 a 19/06

Relação dos aprovados na chamada regular - Convocação para matrícula: 30/06

Matrículas obrigatórias: Julho/2023

Canal de atendimento: atendimentoingresso.ifpe.edu.br,

 

Fonte Folha de Pernambuco

sexta-feira, 28 de abril de 2023

SAMBADA de Coco em Igarassu



 O Grupo Cultural Rala Coco Maria promove a SAMBADA DE COCO NA LADEIRA DO LIVRAMENTO, que acontece no dia 29 de abril, em frente à Prefeitura de Igarassu. O evento é aberto ao publico e tem inicio as 19h.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

IGARASSU: MPPE e PMPE cumprem mandado de prisão e de busca e apreensão contra indivíduo por intolerância religiosa e descumprimento de decisão judicial


 

27/04/2023 - Na manhã de hoje (27), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão em desfavor de uma pessoa pela prática de atos de intolerância religiosa (racismo) e descumprimento de ordens judiciais na Comarca de Igarassu.


Segundo apurado no processo criminal 176-80.2022.8.17.2710, a pessoa presa atacava reiteradamente as religiões de matriz africana. Além disso, também responde a outras duas ações penais por racismo e homofobia (processos 175-95.2022.8.17.2710 e 174-13.2022.8.17.2710), todos na Comarca de Igarassu.


À luz do ordenamento jurídico brasileiro, a ninguém é dado o direito de, sob o pretexto de professar a sua própria crença, oprimir e subjugar a crença de outrem, incitando o ódio. É um contrassenso invocar-se a liberdade religiosa para pregar a intolerância.

Fonte: Ministério Publico de Pernambuco

Conferência da Criança e do Adolescente de Igarassu



 Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDICA, com apoio da Prefeitura Municipal de Igarassu, tem a honra de convida-la/lo para a 8° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Feira Agroecológica Comunitária em Igarassu



Sábado agora, 29 de abril, acontecerá mais uma edição quinzenal da @FeiraAgroeComunitaria ⚖️


Garanta já os seus produtos agroecológicos e venha experimentar nossas delícias típicas no café da manhã. Traga sua louça, copo e talheres para desfrutarmos desse banquete de forma sustentável. 🥗


Ao final do evento, teremos ainda um Almoço Partilhado em celebração à Páscoa, onde cada pessoa traz um alimento para compartilhar. Tanto os feirantes como os clientes podem participar da refeição. 🍽


Por fim, será sorteada mais uma "Cesta Agroecológica", união de diversos produtos que fazem parte da rifa de arrecadação para o fundo colaborativo da @RedeAquiNoCampo, coletivo que realiza a FAC, eventos culturais e sócio-comunitários. Para participar do sorteio, deve-se adquirir um ou mais números, cada um com o valor de apenas R$ 2,00. 🎯


Venha já fazer parte da nossa história! 💚


Campo da Mercearia do Amaury

Estrada do Porto do Vasco, S/N

Nova Cruz, Igarassu - PE 📍


WhatsApp: (81) 98804-1722 📞

_______________________________

#FeiraAgroecologica #ComidaDeVerdade #AlimentoSaudavel #Agroecologia

#Pascoa #AlmocoPartilhado #SemFeminismoNaoHaAgroecologia #EducacaoPopular #EconomiaSolidaria #EcosolRMR #CulturaAncestral

_______________________________

#RedeAquiNoCampo #QuintalAgroecologico #Igarassu #Pernambuco #Nordeste #Brasil

segunda-feira, 24 de abril de 2023

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Judoca de Igarassu fará parte da seleção brasileira



 A judoca igarassuense Amanda Ferreira integrará a Seleção Brasileira que vai participar do Mundial de Judô no Catar, de 7 a 14 de maio.

#judô #judo #jornaldogranderecife

terça-feira, 18 de abril de 2023

Saiba como evitar curtos-circuitos em aparelhos eletrônicos



 Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os incêndios causados por sobrecarga de energia aumentaram 35% nos últimos anos no Brasil. Hobedes Albuquerque, docente do curso de Eletrotécnica do SENAI Cabo de Santo Agostinho, explica que o risco de curto-circuito está relacionado à falta de manutenção dos aparelhos eletrônicos ou da própria rede elétrica. 


“O que acontece? Às vezes, toda a parte elétrica de uma casa foi instalada há muitos anos. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos equipamentos de uso doméstico, essa rede elétrica passa a ficar sobrecarregada, já que não houve uma atualização dos cabos elétricos ou manutenção preventiva dos disjuntores”, afirma o especialista.

 

É possível evitar problemas de curto-circuito, que podem ocasionar incêndios, tomando alguns cuidados. No caso dos ventiladores, uma das dicas de Hobedes é ficar atento à limpeza do aparelho. “Pode haver acúmulo de poeira e sujeiras nos componentes internos do motor do ventilador, ocasionando um consumo maior de energia. Uma simples limpeza, retirando essa poeira, já ajuda muito”, aponta. 


Outro risco para a segurança é a utilização em excesso do “T” (também conhecido como benjamin), adaptadores ou extensões, que permitem a conexão de vários aparelhos numa mesma tomada. “Aquele ponto foi projetado para receber uma determinada quantidade de equipamentos e de potência de carga. Quando começam a ligar vários aparelhos de equipamentos, indo além daquilo para o que ele foi projetado, vem a sobrecarrega”, diz. 


Hobedes chama atenção ainda para a importância do disjuntor. “É primordial, porque sua função justamente é proteger contra curto-circuitos e sobrecorrentes, desligando automaticamente a eletricidade. Às vezes, esse objeto está obsoleto ou mal dimensionado, colocando a casa à mercê de qualquer problema”, pontuou. Para finalizar, o professor recomendou a contratação de profissionais qualificados para a instalação e manutenção da rede elétrica.

Fonte: Folha de Pernambuco

Palestra no Museu Histórico de Igarassu



 O Museu Histórico de Igarassu anuncia o projeto "Um dia no Museu", que tem como objetivo aproximar ainda mais a nossa instituição da comunidade local.  E para começar, estamos convidando todas as escolas do município a participarem dessa incrível jornada pela arte e pela história.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Lixo na Mata atlântica em Igarassu

 


CARTA DO LEITOR

O leitor Carlos Augusto chama a atenção das autoridades ambientais para o acumulo de lixo nas áreas de mata atlântica na comunidade de Monjope, em Igarassu. Segundo moradores locais o serviço de limpeza urbana não existe na localidade e o lixo quando não é queimado, é despejado na mata. A prefeitura de Igarassu sabe do problema e não buscou uma solução.

domingo, 16 de abril de 2023

1° Vivência em música e dança de Bumba meu boi em Igarassu

 


Neste domingo, 16, vamos aproveitar e participar da 1° Vivência em Música e Dança de Bumba-meu-boi? O convite é feito pelo grupo Nortess Coletivo de Dança, de Igarassu.  A oficina é fruto de parceria com a Luthieria Célio Coelho e com o Boi Faceiro, do Recife.  É programação gratuita para a família inteira participar e ninguém ficar parado. 


O evento está programado para acontecer a partir das 14h, na Rua Janga, 40 - próximo ao supermercado Juazeiro.  


Fotos: Reprodução Instragran 

#jornaldogranderecife 

#cultura #danca #oficina #gratuita

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Câmera de vigilância e canal de denúncias ajudam, mas não resolvem violência nas escolas, dizem especialistas



 Consideradas entre as medidas importantes do ponto de vista emergencial, a criação do canal 197 para registros de denúncias e a implantação de um protocolo para intensificar o monitoramento de casos de violência nas escolas, anunciadas pelo governo de Pernambuco, são consideradas insuficientes para evitar conflitos nas unidades de ensino, segundo avaliam especialistas ouvidos pelo g1.


O anúncio foi feito na terça (11), depois que dois ataques em escolas foram registrados em pouco mais de uma semana no país.


No dia 5 de abril, um criminoso matou quatro crianças e feriu outras quatro com uma machadinha em Santa Catarina. Em 27 de março, uma professora morreu e três pessoas ficaram feridas em São Paulo.


“É importante destacar que essa é uma resposta da Secretaria de Defesa Social. Mas pensar na proteção de crianças e adolescentes hoje no Brasil não é uma política que responde apenas à questão da segurança, embora diga respeito a crimes”, afirmou o psicólogo especializado em criança e adolescente do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Romero Silva.


Na opinião de Romero Silva, o canal de denúncias deve servir de base para o monitoramento não apenas dentro das escolas, mas também no entorno das unidades de ensino.


“O 197 precisa ser um instrumento para que a sociedade faça um monitoramento da política de educação. Boa parte das escolas está em territórios que comprometem a sensação de segurança dentro do espaço físico. Mesmo que o crime não aconteça dentro da escola, afeta o bom funcionamento dela”, considerou Silva.


Discurso de ódio na internet

No entendimento do doutor em educação e professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Thiago Modenesi, a questão tem origem na falta de uma cultura de paz, que se disseminou principalmente nas redes sociais.


"É uma medida extremamente importante, mas que, por si só, não resolve. O problema é mais profundo e se construiu a partir do discurso de ódio que se estabeleceu no Brasil. E isso se desenrolou numa realidade muito parecida com a dos Estados Unidos", avaliou.


Mondenesi destacou que nos últimos anos houve incentivo a uma polarização que foi se espelhando em toda a sociedade, inclusive entre as crianças. “Com o aumento do discurso machista, misógino, configura-se uma tempestade perfeita”, comenta.


Por isso, o professor acredita que também é necessário rever a relação das pessoas com as redes sociais.


“As pessoas vão para a escola para se sentirem seguras, com a intenção de aprender. E aprender é ouvir pessoas com opiniões diferentes, sendo a escola um espaço para reflexão”, afirmou.


Reconhecimento facial

No anúncio da criação do canal 197, o governo de Pernambuco anunciou também que pretende instalar um sistema de reconhecimento facial para os acessos às escolas.


Para o psicólogo Romero Silva, essa estratégia esbarra mais uma vez na necessidade de se investir na segurança da comunidade onde as unidades estão inseridas.


“Elas não são tão vulneráveis quanto parece numa dinâmica normal. Quem deseja cometer qualquer crime vai encontrar as brechas. Ou seja, se coloca reconhecimento facial ou uma cancela na entrada, mas não se cuida do perímetro urbano onde está situada essa escola”, ponderou.


Para o psicólogo, a resolução dos conflitos dentro e fora das escolas deveria partir da escuta à população que convive nesses locais.


“Para tomar as medidas mais efetivas, é preciso ouvir quem é da comunidade, quem tem os filhos que frequentam a escola, entendendo os desafios do cotidiano. Isso porque as questões excepcionais vão acontecer a partir desse contexto social que estamos vivendo”, avaliou.

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Feira Agroecológica em Igarassu




Sábado agora, 15 de abril, acontecerá mais uma edição quinzenal da @FeiraAgroeComunitaria 


Garanta já os seus produtos agroecológicos e venha experimentar nossas delícias típicas no café da manhã. Traga sua louça, copo e talheres para desfrutarmos desse banquete de forma sustentável. 


Por fim, será sorteada mais uma "Cesta Agroecológica", união de diversos produtos que fazem parte da rifa de arrecadação para o fundo colaborativo da @RedeAquiNoCampo, coletivo que realiza a FAC, eventos culturais e sócio-comunitários. Para participar do sorteio, deve-se adquirir um ou mais números, cada um com o valor de apenas R$ 2,00. 


Venha já fazer parte da nossa história! 


Campo da Mercearia do Amaury

Estrada do Porto do Vasco, S/N

Nova Cruz, Igarassu - PE 


Contato: (81) 98804-1722 📞

_______________________________

#FeiraAgroecologica #ComidaDeVerdade #AlimentoSaudavel #Agroecologia #SemFeminismoNaoHaAgroecologia #EducacaoPopular #EconomiaSolidaria #EcosolRMR #CulturaAncestral

_______________________________

#RedeAquiNoCampo #QuintalAgroecologico #Igarassu #Pernambuco #Nordeste #Brasil

Sexta de coco em Igarassu

 


Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, vai acontecer mais uma edição da sexta de coco no espaço cultural Truká, localizado no sítio histórico de Igarassu, a partir das 20h.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Campanha de vacinação contra gripe começa em todo o país

                                         Foto: José Cruz/ Agência Brasil
 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira (10). Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas. Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. 


Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. 


Neste ano, todos os segmentos prioritários serão imunizados ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. 


No estado de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano. No estado do Rio de Janeiro, espera-se vacinar 6,9 milhões de pessoas.  


Segundo o secretário municipal do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, apenas na capital fluminense são 237 postos de vacinação, funcionando de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados de manhã.


“A meta desses grupos prioritários é de 2 milhões de pessoas [na cidade do Rio]. A gente espera que as pessoas se vacinem. Este ano foram mais de 230 mil casos gripais notificados, aumentando muito em criança, principalmente. Queremos prevenir e evitar que tenham gripes mais graves, que tenham que se internar, que tenham pneumonia. A vacina realmente funciona muito bem para isso”. 


O aposentado Adão Eusébio Francisco, de 84 anos, foi se vacinar em uma tenda especial, montada na Praça Mauá, no centro da cidade, junto com seus colegas da turma de ginástica. 


“Depois que a gente se vacina, a gripe até pega, mas vem mais leve. Todo ano eu me vacino e, graças a Deus, ela vem mais leve”, conta o aposentado. 


Outro integrante da turma de ginástica, o aposentado Valmir de Mello, 65 anos, também aproveitou o primeiro dia da campanha para se imunizar. “É mais uma segurança para a nossa vida”, afirma. 

Fonte: Diário de Pernambuco

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Médicos alertam para surto de viroses respiratórias e superlotação nas emergências

 


😷 SAÚDE | Febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça são sintomas que, quando se manifestam, logo pensamos em viroses respiratórias, aquelas infecções causadas por vírus como influenza (gripe), coronavírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR).


As viroses incluem quadros de autorresolução até casos mais graves, especialmente em grupos mais vulneráveis ao adoecimento, como idosos e pessoas com doenças crônicas.


O número de pessoas que têm procurado os serviços de saúde com sintomas de viroses começou a aumentar logo após o Carnaval e, nas últimas duas semanas, os médicos relatam um boom de pessoas com quadros gripais nas emergências.


"A sensação que tenho é que o Recife inteiro pegou gripe", diz o infectologista Filipe Prohaska, da Universidade de Pernambuco (UPE). 


Ele ressalta que os casos têm se multiplicado, dia após dia, nas unidades de saúde públicas e privadas, assim como nos consultórios médicos. 


"E essas viroses têm acometido bastante todas as faixas etárias, mas atualmente tem se sobressaído mais na pediatria. Há muitas crianças doentes."


Sobre a causa do avanço das viroses respiratórias, Filipe acredita que a maior fatia dos casos é decorrente da infecção pelos vírus da gripe (influenza).


📲 Saiba mais em JC.COM.BR


📸: Reprodução/Freepik


#oh #Saúde #doenças #sintomas

terça-feira, 4 de abril de 2023

Paixão de Cristo de Igarassu




O Grupo Teatral Azerutan realizará nos dias 08 e 09 de abril, a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo, que acontecerá no sítio histórico de Igarassu a partir das 20h. 

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Ato no Terminal de Igarassu pede por melhores condições de trabalho aos rodoviários Por: Diari

 


No início da manhã desta segunda-feira (3), o Sindicato dos Rodoviários realiza protesto no Terminal Integrado de Igarassu, localizado na Região Metropolitana do Recife. O ato se trata da reivindicação para que órgãos competentes construam refeitório para os rodoviários, banheiro que a estação não disponibiliza para os motoristas e passageiros.


O manifesto não parou a frota de ônibus, o fluxo continua normal, o Sindicato dos Rodoviários está com carro de som repassando as denúncias e problemas do terminal. No entanto, o Sindicato faz um alerta para que medidas sejam tomadas, em caso de não houver mudanças e melhoria no trabalho, o Sindicato volta e desta fez com paralisação dos ônibus.


Em ato, o Sindicato pede por melhoria nas condições de trabalho para os rodoviários, onde os motoristas alegam que os intervalos entre as viagens são curtos, a falta de ambiente para se alimentar e a falta do banheiro compromete a todos. “Os motoristas chegam a comer no próprio ônibus ou nos bancos dos terminais. Além disso, o banheiro da integração vive interditado e fica há quase um mês sem funcionar, no mês passado teve um caso da passageira que chegou a fazer suas necessidades fisiológicas na roupa”, disse Flávio José, 51 anos, cobrador.   


Em nota divulgada neste domingo (2), o Sindicato dos Rodoviários ressalta que oTI Igarassu é uma retratação de péssimas qualidades de trabalho. "Por mais que o sindicato venha, alertando, denunciando e cobrando, ainda temos locais onde as condições de trabalho para os operadores é péssima", retratou em nota.  


O Sindicato dos Rodoviários promete voltar ao Terminal Integrado de Igarassu, após realizar a denúncia dessas más condições, o ato pretende voltar, averiguando quais medidas serão tomadas e avaliar a questão para avaliar se haverá uma paralisação total do terminal.

Fonte: Diário de Pernambuco