😷 SAÚDE | Febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça são sintomas que, quando se manifestam, logo pensamos em viroses respiratórias, aquelas infecções causadas por vírus como influenza (gripe), coronavírus, rinovírus e vírus sincicial respiratório (VSR).
As viroses incluem quadros de autorresolução até casos mais graves, especialmente em grupos mais vulneráveis ao adoecimento, como idosos e pessoas com doenças crônicas.
O número de pessoas que têm procurado os serviços de saúde com sintomas de viroses começou a aumentar logo após o Carnaval e, nas últimas duas semanas, os médicos relatam um boom de pessoas com quadros gripais nas emergências.
"A sensação que tenho é que o Recife inteiro pegou gripe", diz o infectologista Filipe Prohaska, da Universidade de Pernambuco (UPE).
Ele ressalta que os casos têm se multiplicado, dia após dia, nas unidades de saúde públicas e privadas, assim como nos consultórios médicos.
"E essas viroses têm acometido bastante todas as faixas etárias, mas atualmente tem se sobressaído mais na pediatria. Há muitas crianças doentes."
Sobre a causa do avanço das viroses respiratórias, Filipe acredita que a maior fatia dos casos é decorrente da infecção pelos vírus da gripe (influenza).
📲 Saiba mais em JC.COM.BR
📸: Reprodução/Freepik
#oh #Saúde #doenças #sintomas
Nenhum comentário:
Postar um comentário