IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 7 de abril de 2025

PROTESTO DE ESTUDANTES BLOQUEIA A BR 101 EM IGARASSU. .

 


Um protesto interdita as proximidades a BR-101, em Igarassu, na comunidade de Botafogo, nesta segunda-feira (7). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes são estudantes da Escola Estadual Senador José Ermínio de  Moraes, localizada no município de Itapissuma, que estão reivindicando por melhorias na merenda e na estrutura do colégio.

No momento, a rodovia está fechada no sentido João Pessoa, já o sentido Recife segue livre para circulção. A PRF acompanha a manifestação.

Fonte: CBN Recife.

domingo, 6 de abril de 2025

Instituto Histórico de Igarassu realiza intercambio cultural

 


Neste sábado, 5, integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu recebeu membros dos Institutos Históricos de Escada e Ribeirão. A visita faz parte do programa de intercâmbio entre as cidades. 


Em 2023, o grupo de Igarassu vistou os principais pontos turísticos de Escada, na sua maioria engenhos. Agora foi a vez de retribuir a visita. O intercâmbio é um monitoramento de integração, troca de experiências e uma oportunidade de conhecer a história de cada cidade. 


O Instituto tem mais de 70 anos de existência e tem o comando dos professores Fernando Melo e Jorge Barretto, como presidente e vice-presidente, respectivamente. 


Em Igarassu, os visitantes estiveram nos principais monumentos históricos, como museu Pinacoteca e Igreja de Santos Cosme e Damião, por exemplo. 


O evento contou ainda com representante do Instituto da Ilha de Itamaracá e apoio do Museu de Igarassu,  da secretaria executiva de Patrimônio e do Museu Pinacoteca de Igarassu (Muspi).


Imagens: Dani Morais 

#jornaldogranderecife

#institutohistoricoegeografico 

#institutodeigarassu

#intercambio 


@institutohistoricodeigarassu 

@ihaage 

@ihgi.itamaraca

sexta-feira, 4 de abril de 2025

MANGUEZAL NÃO É DEPOSITO DE LIXO:

 


O lixo continua sendo uma enorme ameaça ao manguezal do litoral norte de Pernambuco. Todos esses dejetos entre eles as garrafas de bebidas, copos plásticos e outros objetos são facilmente encontrados dentro dos mangues.. É dentro do manguezal que ocorre a reprodução de inúmeras espécies de peixes e crustáceos, e esses resíduos vem ocasionando a destruição desse ecossistema. O Governo Estadual e os Governos Municipais precisam adotar ações de educação ambiental urgentemente para salvar o nosso manguezal. Fernando Melo – Professor.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

CELULARES ENTRAVAM NO PRESÍDIO DE IGARASSU A PEDIDO DE POLICIAIS CIVIS, DIZ EX-DIRETOR PRESO EM OPERAÇÃO.



O ex-diretor do Presídio de Igarassu, Charles Belarmino de Queiroz, preso em fevereiro pela Polícia Federal, negou beneficiar detentos em troca de propina. Porém, admitiu que sabia da presença de celulares na unidade e presenciou presos usando os aparelhos. Seu depoimento foi colhido em 6 de março, dias após sua prisão e a de sete policiais penais suspeitos de corrupção e associação criminosa.

Durante o depoimento, Charles afirmou que diversos detentos possuíam celulares com internet dentro do presídio. Além disso, declarou que a entrada de alguns desses aparelhos ocorreu com ciência e a pedido de autoridades da Polícia Civil de Pernambuco, mencionando até um delegado que teria feito tais solicitações.

O ex-diretor também foi questionado sobre a suposta permissão para entrada de tatuadores, visitantes não cadastrados e materiais ilícitos, como drogas e bebidas, mediante pagamento de taxas. Ele negou essas acusações. As investigações, entretanto, apontaram que o presidiário Lyferson Barbosa da Silva exercia influência no pavilhão e mantinha contato direto com Charles e outros policiais por WhatsApp.

Charles reconheceu ter visto Lyferson usando celular na unidade prisional na presença de policiais civis. Admitiu ainda que trocou mensagens com ele pelo WhatsApp, mas alegou que os conteúdos eram apenas sobre a administração do presídio, sem envolvimento com atividades ilegais.

Quanto às denúncias de festas com bebidas alcoólicas e garotas de programa dentro do presídio, Charles declarou que nunca teve conhecimento desses eventos e negou ter recebido presentes de detentos. Ele exerceu o cargo de diretor do Presídio de Igarassu de abril de 2016 até o final de 2024, quando foi exonerado pela governadora Raquel Lyra em meio às investigações de corrupção.

Foto: Divulgação

Fonte: TV Jornal.