IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Febre em Crianças

 


Sintoma comum em crianças, a febre responde por cerca de 20% a 30% das queixas em consultórios de pediatras, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Embora não seja uma doença, é sinal de que algo não vai bem. Mas quando os pais devem se preocupar e procurar atendimento médico?


O aumento da temperatura é uma reação natural do organismo para combater agressores, como vírus ou bactérias. A febre costuma vir acompanhada de outros sinais, como extremidades frias, sensação de frio e taquicardia ou respiração rápida. E assusta pais e responsáveis pelo medo de doenças graves ou convulsões — temor conhecido entre médicos como “febrefobia”.


No Brasil, a SBP considerava até recentemente que febre era quando o termômetro ultrapassava 37,8°C. Contudo, no documento Abordagem da Febre Aguda em Pediatria e Reflexões sobre a febre nas arboviroses, divulgado em maio, a entidade passou a reconhecer essa marca como 37,5°C quando medida pela axila. 


Febre: e agora?


Diante da elevação da temperatura, é essencial manter boa hidratação e monitorar de perto a evolução da criança e outros sintomas associados. A febre dever ser avaliada dentro do contexto geral do quadro clínico, pois é isso que sinaliza a gravidade ou não da doença, e não a temperatura em si. Não existe um “número mágico” a partir do qual se deve medicar. “O que importa é o estado geral da criança”, frisa Fernandes. 


A procura pelo pronto-socorro depende de outros fatores. “Uma febre baixa por si só não é justificativa para ir ao hospital”, afirma Schvartsman. Segundo o pediatra do Einstein, é preciso avaliar o desconforto da criança — febre muito alta, sintomas como falta de ar ou apatia, não responder aos medicamentos e não conseguir comer ou ingerir líquidos são sinais de que pode ser necessário um atendimento mais ágil.


Com informações da Agência Einstein.


(Imagem: Banco de Imagem/ Pexels)


#ll #febre #crianças 


#digital

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

FEIRA COLABORATIVA EM IGARASSU

 


No vapor! Assim estão os agentes culturais Glécia Marcolino e Natalício Sales com a preparação de mais uma edição da Fecotru - Feira Colaborativa do Truká, que irá ocorrer no próximo sábado, nove de agosto, no Sítio Histórico de Igarassu (RMR).

Neste momento, as inscrições estão abertas para artesãos e empreendedores. O evento irá contar ainda com atrações musicais com a Orquestra Popular Canoa Grande e Val Andrade.

O espaço, que fica na Avenida 27 de Setembro, já possui mais de quatro anos de existência, fomentando a cultura local.

Natalício Sales é Luther, especialista em instrumentos de percussão. E Glécia, além de produtora cultural, também é cantora.

A Feira é uma iniciativa do Espaço, com duas edições. A primeira, ocorreu no próprio Truká. A segunda, na Vila da Chesf, durante o aniversário do grupo musical Coco Pisado.

Para participar da Fecotru basta entrar em contato pelo telefone: 81 99564.3283. A Feira está marcada para começar a partir das 16h.

Imagens: Arquivo GR/ Divulgação
#jornaldogranderecife
#fecotru
#igarassupe

sábado, 2 de agosto de 2025

VOCÊ: O NOSSO ARTISTA CIDADÃO!

  


As inscrições para o projeto Artistas Cidadãos estão abertas para você, jovem de 7 a 17 anos que tem aquela curiosidade sobre o mundo da música! No ponto de cultura Banda Marcial Heitor Villa Lobos, localizado no sítio histórico de Igarassu, você pode participar das oficinas de musicalização infantil e prática instrumental! 🔥

Nossas oficinas se iniciam no dia 5 de agosto, e você já pode realizar a sua inscrição! 🥳

Para mais informações, entre em contato através do whatsapp 99464-4959 ou no instagram @bandamarcialheitorvillalobos. 📌

O nosso projeto, é uma parceria do Ministério da Cultura através do programa Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

FEIRA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA EM IGARASSU

 


📅 Neste sábado, 2 de Agosto, venha vivenciar a Agroecologia no Campo da Mercearia do Amaury, localizado na Estrada do Porto do Vasco, em Nova Cruz, Igarassu.📍 🎟️ Garanta já sua rifa da Cesta Agroecológica!!! Participe do sorteio quinzenal por apenas R$2 cada número. Todo o recurso é destinado ao fundo colaborativo da Rede Aqui No Campo, fortalecendo tanto o projeto como o coletivo. 🦀 ♻️ Nosso ponto de coleta de óleo de cozinha usado estará ativo para receber de quem já vem juntando e se organizando para não descartar incorretamente. Se você não começou a guardar, ainda dá tempo. Aguardaremos-lhes nas próximas feiras. ✅️

☎️ (81) 99600-1842
📸 @feiragroecomunitaria