IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 30 de junho de 2015

BARRAGEM DE BOTAFOGO TEM POUCO DESEMPENHO COM FORTES CHUVAS

Em estado mais crítico na RMR, Botafogo tem nível elevado em 4,43% após chuvas fortes

Pirapama supera capacidade e verte água. Volume de Duas Unas foi de 29% a 76%

29/06/2015 18:27 - Luiz Filipe Freire, com informações da assessoria
    TwitterFacebook
Divulgação
Reservatório abastece parte norte do Grande Recife
As chuvas fortes que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR) e a Zona da Mata nos últimos sete dias melhoraram os níveis dos principais reservatórios que atendem a Capital e municípios do entorno dela. Botafogo, que se encontra em estado mais crítico, teve a capacidade elevada em 4,43%, passando de 14,80% para 19,23%. Em Igarassu, onde fica a barragem, foram registrados 114 milímetros de precipitações entre o dia 23 e esta segunda-feira (29), resultando no acúmulo de 1,2 milhão de metros cúbicos de água.
Apesar da boa notícia, ainda não há previsão de mudança no calendário de distribuição em Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, que ficou mais rigoroso, no fim do ano passado, com o intuito de preservar a barragem. Na época, o reservatório estava com 22% de sua capacidade. “Torcemos para que o manancial consiga acumular mais água e, por isso, precisamos aguardar”, disse o diretor de Mercado e Atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Rômulo Aurélio Souza.
O caso mais expressivo de aumento após as chuvas foi o da barragem de Duas Unas, cuja capacidade subiu de 29,35% para 76,10%, o que representa mais de sete milhões de metros cúbicos de água armazenados. De acordo com a Compesa, o resultado se deve ao volume de precipitações registrado em Jaboatão dos Guararapes, onde fica o reservatório. Foram 219,2 milímetros nos últimos sete dias.
A segunda barragem que mais acumulou água foi a de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que chegou a 102,89% de sua capacidade e está vertendo água. O reservatório tem capacidade para armazenar 60,8 milhões de metros cúbicos. No município, as chuvas atingiram 157,5 milímetros. Já Tapacurá, em São Lourenço da Mata, chegou a 45,02% de sua capacidade, um acréscimo de 4,43%.
No Interior do Estado, porém, a situação segue preocupante. A barragem de Jucazinho, uma das mais prejudicadas pelo quarto ano seguido de estiagem, está apenas com 4,34% de sua capacidade. O reservatório abastece 15 localidades do Agreste.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário