O governo do estado espera lançar ainda este ano o edital para construção do chamado miniarco, estrada de 14 km que irá contornar o município de Abreu e Lima, desafogando o trânsito. A ideia é que o projeto, orçado em R$ 150 milhões, seja tocado com recursos da iniciativa privada, por meio de uma concessão de área. Segundo o governador Paulo Câmara, nos próximos dias será lançado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para atrair as empresas interessadas.
“O projeto é fazer o que chamamos de um S para livrar o trânsito de Abreu e Lima. Com isso, haverá a possibilidade de deslocamento por essa estrada ou pela que existe hoje, que já está muito congestionada porque é uma BR urbana”, afirmou Câmara. Os estudos preliminares apontam que o trecho em questão seria composto por 18 obras de arte, como viadutos e pontes. O anúncio foi feito ontem após uma reunião de monitoramento entre gestores pernambucanos e Stefan Ketter, vice-presidente mundial de manufatura e membro do Conselho Executivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), da qual a Jeep faz parte.
“A demora na construção do Arco Metropolitano é uma grande queixa deles. O arco foi incluído no Programa de Investimento Logístico (PIL), do governo federal. Foram 24 interessados no arco e na BR-232, o que mostra a atratividade das duas rodovias para a iniciativa privada”, enfatizou o governador. A obra é uma alternativa à BR-101 Norte e foi uma das promessas do governo de Pernambuco e depois do governo federal para convencer a montadora do grupo Fiat Chrysler a se instalar em Goiana.
Leilão
A rodovia vem sendo discutida desde 2008 e o projeto começou a ganhar forma em 2011. Como o projeto passou a integrar o PIL, a expectativa é de que o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2016. A rota, que terá 77 quilômetros de rodovia expressa, é considerada a única solução viária para escoamento de produção de mais de dez indústrias localizadas na área de Goiana, Itapissuma e Igarassu, inclusive a da Jeep.
Enquanto o projeto do arco não avança, o grupo está escoando a produção via BR-101 ou por rotas alternativas, mas que também precisam de reparos. A Jeep inaugurou em abril a unidade de Goiana. Inicialmente, sai da fábrica pernambucana o utilitário-esportivo Renegade, que recentemente conseguiu cinco estrelas na pontuação do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP). Foi a primeira vez que um carro produzido no Brasil recebeu esta nota.
Fonte: DP
“O projeto é fazer o que chamamos de um S para livrar o trânsito de Abreu e Lima. Com isso, haverá a possibilidade de deslocamento por essa estrada ou pela que existe hoje, que já está muito congestionada porque é uma BR urbana”, afirmou Câmara. Os estudos preliminares apontam que o trecho em questão seria composto por 18 obras de arte, como viadutos e pontes. O anúncio foi feito ontem após uma reunião de monitoramento entre gestores pernambucanos e Stefan Ketter, vice-presidente mundial de manufatura e membro do Conselho Executivo da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), da qual a Jeep faz parte.
“A demora na construção do Arco Metropolitano é uma grande queixa deles. O arco foi incluído no Programa de Investimento Logístico (PIL), do governo federal. Foram 24 interessados no arco e na BR-232, o que mostra a atratividade das duas rodovias para a iniciativa privada”, enfatizou o governador. A obra é uma alternativa à BR-101 Norte e foi uma das promessas do governo de Pernambuco e depois do governo federal para convencer a montadora do grupo Fiat Chrysler a se instalar em Goiana.
Leilão
A rodovia vem sendo discutida desde 2008 e o projeto começou a ganhar forma em 2011. Como o projeto passou a integrar o PIL, a expectativa é de que o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2016. A rota, que terá 77 quilômetros de rodovia expressa, é considerada a única solução viária para escoamento de produção de mais de dez indústrias localizadas na área de Goiana, Itapissuma e Igarassu, inclusive a da Jeep.
Enquanto o projeto do arco não avança, o grupo está escoando a produção via BR-101 ou por rotas alternativas, mas que também precisam de reparos. A Jeep inaugurou em abril a unidade de Goiana. Inicialmente, sai da fábrica pernambucana o utilitário-esportivo Renegade, que recentemente conseguiu cinco estrelas na pontuação do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP). Foi a primeira vez que um carro produzido no Brasil recebeu esta nota.
Fonte: DP
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