Aplicar os principios da Não Violência Ativa ao conflito ambiental em uma cidade pequena é um experimento proposto por voluntários do Coletivo Humanismo e Não Violência, tem apoio dos professores das escolas João Pessoa Guerra, Cosme e Damião e Carlos Xavier, terá participação do PET Puliticas Públicas da UFRPE e Nucleo de Agroecologia da UFPE. Entretanto o projeto convida voluntários a participarem dessa experiência ativista.
O proposito do projeto é dar protaginismo aos estudantes numa fiscalização cidadã dos problemas de sua cidade, mas não só. Outro grande objetivo é aplicar os principios de Gandhi e Luther King ao conflito ambiental. Segundo ativistas voluntarios difundir a Não Violência pode ser a chave dos conflitos atuais, pois vivemos em epocas de polarização e radicalizações violentas.
O Parque Igarassu apoiará o Projeto sedendo seu espaço para os encontros e a preparação das ações, servindo inclusive como espaço de refercia em Não Violência. As escolas também servirão como local de apoio. Cada escola pesquisará um problema especifico como: Degradação dos rios e em especial o Rio Igarassu (ou São Domingos), Desmatamento de áreas verdes e Residuos Sólidos e Saneamento Básico.
O calendario de atividades.
- 03 a 06 de Novembro - Oficinas e conversas com estudantes nas escolas. Reflexões sobre Não Violência.
- 09 a 13 de Novembro - Trabalho de Campo - Diagnostico Ambiental de Igarassu
- 14 de Novembro - Encontro Ativista no Parque Igarassu
- 15 de Novembro - Preparação da Estalação Pedagogica e produção dos videos no Parque Igarassu
- 23 de Novembro - Ação Direta em Igarassu - Estalação Pedagogica e exibição dos videos
- 01 de Dezembro - Ação Direta na UFRPE - Estalação Pedagogica e exibição dos videos
Seja um voluntario da Não Violência Ativa.
Contatos pelo zap. 99135-6966 ou pelo email. vinipts@yahoo.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei o projeto!😉
ResponderExcluir