IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Suspeita de estelionato é detida pela PRF em Igarassu

A mulher foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Igarassu, onde serão tomadas as medidas cabíveis / Foto: Divulgação/ PRF


Havia um mandado contra ela, emitido em setembro de 2011
A mulher foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Igarassu, onde serão tomadas as medidas cabíveis
Foto: Divulgação/ PRF
JC Online

Uma mulher de 43 anos foi detida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife, nesta quinta-feira (31). Segundo a PRF, ela era  procurada desde 2011 pela Vara da Comarca de Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, suspeita de estelionato.

A prisão ocorreu durante uma fiscalização no KM 33 da rodovia. Agentes abordaram um veículo de luxo ocupado por cinco pessoas e, após verificação, foi descoberto o mandado de prisão em aberto contra uma das passageiras.

Destino

A mulher foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Igarassu, onde serão tomadas as medidas cabíveis. Caso condenada por estelionato, ela pode pegar até cinco anos de reclusão, além de multa.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CURSO GRATUITO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO EM IGARASSU


O Projeto Ponto Cidadão que funciona em Igarassu desde 2004 oferecendo educação e capacitação profissional aos jovens, para o mercado de trabalho, está oferecendo gratuitamente o CURSO AUXILIAR ADMINISTRATIVO.
Para se inscrever, os jovens devem: ter entre 16 e 23 anos; residir em Igarassu ou Itapissuma; ter renda familiar de até 2,5 salários mínimos; estar cursando ou ter concluído o ensino médio em Escola Pública.
Os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ponto Cidadão, localizada na Av. Joaquim Nabuco, 46, centro, Igarassu.(Em frente ao Banco Santander), de 2ª a 6ª das 13h às 17h, munidos dos documentos: RG (cópia e original); 02 fotos 3×4.
As inscrições acontecem de 04 a 29 de setembro de 2017. Tel. para contato: 3543.0277 

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Fundação Altino Ventura faz atendimento em Igarassu


A Secretaria de Saúde de Igarassu em parceria com a Fundação Altino Ventura realizam exames oftalmológicos para os pacientes de Igarassu que estão na fila de espera da regulação estadual.



segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CARTA DO LEITOR: Cavalo morre abandonado na via pública


Uma cena lamentável neste final de semana, revoltou os moradores da comunidade N.Sra da Conceição, no Agamenon Magalhães, em Igarassu. Um cavalo apareceu agonizando numa das ruas da comunidade, diversas pessoas tentaram acionar a Prefeitura Municipal para realizar o socorro.
O leitor Carlos Domingues que passou pelo local e presenciou o fato, foi um dos que procuraram por algum serviço da Prefeitura para resgatar o animal, mas descobriu que não existe esse atendimento por parte do Poder público. "É muito descaso da Prefeitura, não cobra responsabilidade dos proprietários que criam seus animais soltos, muitos terminam morrendo abandonados quando estão doentes".
A Cidade de Igarassu possuem milhares de animais domésticos abandonados pelas vias públicas, um bom exemplo é a feira livre, onde as pessoas se deparam cães e gatos perambulando entre os bancos da feira. Infelizmente o Poder Público não dispõe de ações para resolver esse problema.


IGARASSU: IFPE realiza Oficina de Planejamento Participativo na Cultura


O IFPE Campus Igarassu está promovendo uma Oficina de Planejamento Participativo na Cultura, que será ministrada pela Profª Raquel Lira. O oficina que acontece nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, das 14:00h as 16:30h é gratuita e aberta ao público em geral.
As inscrições podem ser feitas no 👉 https://goo.gl/forms/4k6RbYRfzjx8I7iw2


sábado, 26 de agosto de 2017

Rubens Santos, o ator devoto da arte de fazer rir

Rubens Santos / Ricardo B. Labastier/ JC Imagem


Conheça a história de Rubens Santos, o comediante pernambucano que vem ganhando os palcos e o cinema do Brasil e do mundo
Rubens Santos
Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
JEFFERSON SOUSA
De uma criança brincalhona da turma da escola – o que sempre criava as melhoras piadas nas rodas de amigos –, para um adulto casado, com duas filhas, que realiza shows humorísticos em teatros, atua em programas de TV e cinema. Não é preciso ter uma longa conversa com Rubens Santos para perceber que ele é mais do que um simples comediante, é um devoto da arte de fazer o próximo sorrir.
“Sou bem tímido com quem eu não conheço, mas, quando consigo puxar o primeiro sorriso de alguém, aí quero logo puxar mil”, disse Rubens, enquanto se apresentava à reportagem. Com 32 anos, Rubens nasceu no vilarejo Bom Nome, pertencente ao município de São José do Belmonte, no Sertão do Estado.
“Minha carreira artística começou oficialmente em 2005, quando eu entrei no grupo Mulungu Teatro de Bonecos, mas, em 2006, fui para a frente dos bonecos e fiz meu primeiro show de humor”.
Rubens conheceu o stand-up comedy em 2009, em apresenta- ções com o comediante e empresário Murilo Gun. Desde então, Rubens não saiu mais da categoria humorística norte-americana que se define em contar piadas autorais sem o uso de caracterização, de cara limpa.
“Minha experiência com o stand-up comedy pernambucano é ótima, já que foi ela quem me fez crescer muito profissionalmente. A relação com os humoristas daqui também é muito boa. Na verdade, todos temos uma relação muito boa e isso é um dos grandes diferenciais do stand-up do Estado para o do resto do País, pois estamos em uma época em que não param de chegar novos humoristas e, mesmo com os veteranos continuando na cena, não faltam palcos para ninguém”, contou.

Ator e comediante

Vencedor do Prêmio de Melhor Ator no Festival Estudantil do Recife, ainda por sua participação no Mulungu Teatro de Bonecos, Rubens seguiu para a TV e o cinema de maneira gradativa, mas não por sorte, e sim por competência e dedicação.
“Meu gosto pela dramaturgia vem da evolução, porque eu sabia, desde quando eu comecei, que fazendo teatro eu poderia ter a oportunidade de chegar um dia na TV ou no cinema”, contou, antes de detalhar que começou no audiovisual produzindo vídeos para a internet no seu canal Deu Alouka Geral, onde fazia esquetes de humor e enviava para programas policialescos da TV local. Com a popularização dos vídeos, Rubens começou a fazer algumas participações no programa Papeiro da Cinderela, da TV Jornal, e, em meados de 2013, foi convidado para integrar o elenco fixo – no qual está até hoje.

A carreira tomou outras proporções quando o comediante decidiu fazer um teste para um determinado filme do Estado que, até então, não imaginava o que seria. Sendo aprovado, ele viveu o popular Adailton no primeiro longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, O Som Ao Redor, filme que veio a ser o pré-indicado oficial ao Oscar 2013 do Brasil.
“Kleber foi quem me deu a grande oportunidade, porque, a partir de O Som Ao Redor, fui fazendo outros filmes, como Era Uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes, depois Aquarius, do próprio KMF, teve Super Pina, de Jean Santos, recentemente, Piedade, de Cláudio Assis, o Bode de Natal, de Daniel Edmundson e André Hora, e estou no processo seletivo de mais dois”, declarou, antes de especificar sua experiência com Aquarius.
“Confesso que eu não sabia quem era Kleber Mendonça Filho ao participar do seu primeiro filme, mas logo fui conhecendo o cinema e entendendo a sua importância para a arte do País. Assim, atuar no seu segundo filme foi uma responsabilidade muito maior, pois eu já sabia quem ele era, sem falar na grande oportunidade que ele me deu de poder atuar ao lado de Sonia Braga”, disse Rubens, antes de uma pausa, sorrir, e repetir o nome da protagonista de Aquarius, agora com bem mais ênfase: “Eu disse Sonia Braga! Sonia Braga. Muitos veteranos do teatro adorariam ter tido essa oportunidade”.
O humorista e ator também trabalha como arte-educador na cidade de Igarassu, já a seis anos, no programa Saúde na Escola (PSE), com crianças e adolescentes. “São poucos os nomes que conseguem viver somente de sua arte. Infelizmente, se o artista não viver em círculos produtivos, ele não consegue sobreviver direito aqui em Pernambuco”, revela.
Quando perguntado sobre o que esperava dos próximos anos, visto que seu currículo já conta com participações em concursos de humor na Rede Record, como nos extintos programas Show do Tom e Tudo É Possível, e de sua carreira de ator em forte crescimento, ele foi sucinto e afável com a arte.
“Percebo que, desde sempre, meu objetivo foi fazer as pessoas se sentirem felizes. Espero que, cada vez mais, reconhe- çam o nome Rubens Santos por isso. Eu me vejo daqui a cinco anos melhor do que eu sou hoje, mas não mais do que serei daqui a dez”, completou.

Fonte: Jornal do Comercio.

2º Festival Multicultural de Igarassu


O Grupo Cultura Rala Coco Maria convida a toda a população em geral para participar do 2º FEMIG - Festival Multicultural de Igarassu, que acontece neste sábado, dia 26 de agosto de 2017, a partir das 18:00h em frente ao Museu Histórico de Igarassu. O evento contará com a participação de diversos grupos culturais da região.


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CARTA DO LEITOR: Três dias sem água no centro de Igarassu


Diversas localidades do centro de Igarassu desde terça-feira(23) estão sem água nas torneiras, a resposta da Compesa para as muitas reclamações de usurários foi o serviço numa tubulação em frente ao Ginásio de Esportes Jota Raposo, entretanto a manutenção foi feita, mas a água não chegou nas torneiras.

O leitor Paulo André reclama do descaso que a Compesa trata o cidadão, milhares de famílias não tem mais água para o consumo, a empresa não informa corretamente a população o que está se passando, "eles deviam enviar carros pipas para suprir as necessidades das pessoas, descaso total."

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

DETRAN abre rodada extra de inscrições para o CNH Popular



Quem deseja participar do Programa CNH Popular, promovido anualmente pelo DETRAN-PE, ganhou uma nova oportunidade. O órgão está disponibilizando, entre os dias 5 e 31 de agosto,  cerca de 14 mil vagas remanescentes do período originário de inscrições, em janeiro de 2013. A oferta é destinada exclusivamente para as pessoas que desejam fazer adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As inscrições podem ser feitas, online, através de formulário disponível no site do Órgão: www.detran.pe.gov.br. Os selecionados poderão realizar, gratuitamente, todas as etapas para obtenção da carteira de motorista.
Pessoas de renda inferior a dois salários mínimos, desempregados há mais de um ano, alunos do Ensino Público e beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família, são os principais segmentos contemplados. As vagas são repartidas em igual proporção para as cidades do Interior do Estado e da Região Metropolitana de Recife.
É importante frisar que, nesta rodada, quem for se inscrever já deve possuir a primeira habilitação. "Os processos de adição e mudança de categoria são de grande importância para quem batalha por um espaço no mercado de trabalho", avalia o diretor de Operações do DETRAN-PE, Celivaldo Lira.
Este ano já são mais de 300 mil inscritos no CNH Popular. O Programa beneficiou 18 mil pessoas em 2012, o que impulsionou um investimento, previsto para 2013, de 14,5 milhões de reais. O número representa um acréscimo de 2,5 milhões no montante investido em 2012. "Desde 2008, o DETRAN-PE já investiu mais de R$ 30 milhões e beneficiou cerca de 54 mil pernambucanos", destaca a gerente de Habilitação do DETRAN-PE, Amanda Machado.

Confira a seguir os requisitos básicos para esta rodada de inscrições no CNH Popular:

Tipo de InscriçãoRequisitosQuantidade de vagas disponibilizadasPúblico-alvo
Adição de Categoria







Mudança de Categoria
Já possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH)




1.Mudar para categoria C requer que o candidato esteja habilitado na categoria B há, no mínimo, 01 ano, e não tenha cometido infração grave ou gravíssima nos doze meses anteriores ou ser reincidente em infrações médias no mesmo período;

2.Para categoria D, deve ser maior de 21 anos e estar habilitado na categoria B há, no mínimo 2 anos ou na categoria C, há 01 ano. Com relação ao cometimento de infrações, valem as mesmas regras da categoria A.

3. Para categoria E, o candidato deve ter mais de 21 anos, um ano na categoria C ou na D e não ter praticado as infrações já mencionadas.

Fonte: Detran PE

Municípios podem ajudar a conter o avanço das drogas

Uso de drogas
Uso de drogasFoto: Felipe Ribeiro/Arquivo Folha de Pernambuco
Uma saída para conter o avanço das drogas e seu reflexo em outras modalidades de crimes, inclusive nos homicídios, não é outra a não ser uma prática que, no Brasil, costu­­ma ser deixada de lado: a preven­­ção. E, nesse trabalho, os municípios têm uma parcela de contribui­­­ção a dar. É o que Moreno, no Grande Recife, pretende tentar. A cidade começou a capacitar gestores, funcionários públicos e moradores para disseminar ações que valorizem o bem-estar social.

O programa, chamado Moreno em Ordem, tem três eixos: salubridade - relativo a itens como melhoria da iluminação pública -, tranquilidade - projetos e oficinas para oferecer lazer e esportes à juventude e à terceira idade - e segurança - que inclui a possibilidade de armar parte da Guarda Municipal.
 A expectativa é de implantar, em dois anos, 14 projetos para reduzir a vio­­lência no município. “Na primei­­­ra etapa, 240 pessoas, entre padres, pastores, gestores escolares, secretários e gerentes serão qualifi­­­cados para entender o que a socie­­­dade fala e atendê-la”, afirma Júlio Cezar Costa, coordenador da implantação do programa.

Uma pesquisa do Datafolha, realizada em maio, mostra que 81% da população defende que os municípios devem se envolver nas questões de segurança. A aula inaugural do curso de capacitação ocorre nesta terça-feira (22).

Questionado sobre o papel dos municípios, o consultor em seguran­­ça pública George Dantas lembra que o custo da prevenção é mais barato. “Um preso tem um custo muito maior para o País, que já mostrou não ser capaz de dar conta. O siste­­ma prisional está em colapso. Então, você deve atender ao que é urgente, mas também investir na prevenção primária. A gente não mora em Pernambuco ou no Distrito Federal. A gente mora nos municípios. E há políticas para que essas questões sejam tratadas em sua dimensão mais imediata, o poder local.”
Fonte: Folha de Pernambuco.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CARTA DO LEITOR: Cidadão reclama da falta de medicamentos em Igarassu


O leitor Daniel Alves, morador de Cruz do Rebouças relata a situação vivida pelos pacientes que dependem de remédios controlados e estão encontrando dificuldades na aquisição desses medicamentos na Policlínica São Lucas.

Segundo Daniel, O são lucas está com bastante falta de medicamentos, alguns  remédios controlados chegam e no mesmo dia acaba, devido a enorme procura, e para chegar novamente passa vários meses e em pouca quantidade.

O leitor lamenta porque a Prefeitura de Igarassu gasta milhões com cantores e bandas, mas deixa faltar medicamentos nos postos e no hospital.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

Audiência Pública discuti Trabalho Infantil em Igarassu.


A Secretaria Executiva de Assistência Social de Igarassu promove nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, a 1º Audiência Pública do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, que será realizada a partir das 9h na Câmara Municipal de Igarassu.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Apenas 30% das cidades do Brasil têm planos municipais de saneamento



Apenas 30,4% das cidades brasileiras têm planos municipais de saneamento básico. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta segunda-feira (21) com exclusividade pelo G1, feito com base em dados do governo federal.

Segundo o levantamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades, das 5.570 cidades brasileiras, apenas 1.692 (30,4%) declararam ter feito seus planos municipais. Outras 37,5% das cidades estão com os planos em andamento. Além disso, 2% das cidades apresentaram inconsistências nos dados, e não há informações sobre 29,9%.

Os planos estão previstos na Lei 11.445 de 2007, conhecida como a Lei do Saneamento Básico. A legislação prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e de tratamento da rede de esgoto no país, sendo que um dos principais pilares é a elaboração de um plano municipal do setor para cada cidade.


Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgados em janeiro deste ano e referentes a 2015, mostram que cerca de 34 milhões de brasileiros não possuem acesso a água potável. Além disso, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso a coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios.

Além da importância de estabelecer metas e diretrizes para o saneamento local, o plano municipal é importante porque a sua existência será condição para o acesso da cidade a recursos federais na área de saneamento.
Por conta das dificuldades, os prazos estabelecidos para as prefeituras elaborarem os planos foram prorrogados, passando de 2013 para 2015 e, posteriormente, para 31 de dezembro de 2017. Isso quer dizer que, caso este prazo não seja prorrogado novamente, ter o plano será condição de acesso aos recursos federais de saneamento a partir de 2018.
"As postergações que ocorreram foram muito prejudiciais, pois não privilegiaram quem tinha feito o plano e não puniram quem não fez. Passou uma imagem muito ruim de pouca seriedade nesses prazos e de que, perto da data, ele vai ser prorrogado novamente", afirma Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil.

"A gente devia estar cobrando a revisão dos planos, mas estamos cobrando a elaboração. Estamos bem atrasados."
Dificuldades e falta de estímulo
Segundo Édison Carlos, essa falta de seriedade é um dos motivos por trás do baixo percentual de cidades com planos, mas não o único. "Um plano de saneamento é um estudo de engenharia, que exige profissionais capacitados. As cidades, principalmente as pequenas e as médias, argumentam que não têm esses profissionais e não conseguem contratar serviços de assessorias e consultorias, pois não têm recursos", afirma.
"Também há muita falta de vontade. Estamos há 10 anos da lei, então já era possível a cidade achar algum caminho para elaborar o plano, seja pedindo ajuda ao governo do estado, seja pedindo ajuda federal. Houve baixo interesse, e as postergações dos prazos passaram a imagem de que aquilo poderia ser deixado mais para a frente."
Dos 30,4% dos municípios que declararam ter um plano, 85,5% têm população inferior a 50 mil habitantes, algo que, segundo o presidente do Trata Brasil, mostra que "mesmo cidades pequenas têm encontrado apoio" quando há interesse.



Diferenças regionais

Os únicos três estados onde mais de 50% dos municípios fizeram seus planos foram Santa Catarina (86%), São Paulo (64%) e Rio Grande do Sul (54%). Em número de cidades, São Paulo foi o estado que mais avançou, com 411 dos 645 municípios com planos.

Em 15 estados, menos de 20% dos municípios fizeram os planos, o que mostra as dificuldades para atingir a obrigatoriedade da lei. Os maiores gargalos estão nos estados do Norte, especialmente nos estados de Amapá (0%), Pará (15%) e Rondônia (10%).

"O Norte, assim como o Nordeste, está muito abaixo dos indicadores médios do Brasil. Muitos estados também estão em situação financeira tão ruim que não conseguem dar apoio aos municípios", diz Édison.

A região Norte tem os piores índices de saneamento do país: 56,9% para cobertura de água, 8,7% para esgoto e 16,4% para esgoto tratado, segundo dados do SNIS 2015.

Já o Sudeste, cuja proporção de cidades com planos é mais alta que a média nacional, é a região com a melhor situação de saneamento no país: 91,2% (água), 77,2% (esgoto) e 47,4% (tratamento de esgoto).



A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental informou que considera os planos municipais como fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de saneamento. Em nota, informou que "vem apoiando os municípios no processo de elaboração de seus planos municipais por meio de disponibilização de materiais técnicos de apoio e de diversos eventos de capacitação, bem como apoia diretamente diversos municípios e consórcios na elaboração de planos de saneamento básico, que foram contratados após seleção pública do PAC". 



Quanto ao percentual de municípios que declararam possuir o plano, a secretaria destacou que "além destes (1.692 Municípios, cerca de 30%), o 'Panorama dos Planos Municipais de Saneamento Básico' aponta que outros 2.092 municípios (cerca de 40%) informaram estar elaborando-os". "Assim, aproximadamente 70% dos municípios brasileiros possuem ou estão elaborando seus planos municipais." 

Questionada sobre o prazo de 31 de dezembro para a elaboração dos planos, a secretaria informou que "não tem conhecimento de qualquer movimentação para alteração deste prazo".

Fonte: G1 PE

MEC prorroga inscrição para vagas gratuitas em cursos do Pronatec


O Ministério da Educação prorrogou até a próxima terça-feira 
(22) o prazo de candidatura para 500 mil vagas gratuitas em 
cursos à distância e presenciais de qualificação profissional 
dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
 Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária.
As inscrições devem ser feitas no Sistema Nacional de Informações 
da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) no
 site http://sistec.mec.gov.br/
“O Pronatec Oferta Voluntária é tanto para quem está no ensino
 médio como para quem já concluiu ou até para quem já está no 
mercado e quer uma qualificação complementar”, explica o diretor 
de Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e 
Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica 
(Setec), Geraldo Andrade de Oliveira.
A idade mínima para participar é de 15 anos. Segundo Geraldo, os 
cursos atendem uma demanda por cursos mais rápidos para ingresso
 no mercado de trabalho. “É uma especialização de prazo mais curto. 
Com alguns meses de qualificação, aquele profissional já se torna apto
 a entrar no mercado”, ressalta.
O diretor destaca que ainda este ano serão ofertadas mais vagas 
dentro do programa: pelo menos 500 mil em agosto e outras 500 mil
 em outubro, além das que serão abertas em 2018. “Nós conseguimos 
capitalizar mais de 2 milhões de vagas gratuitas. A maioria é na tecnologia
 EaD [ensino a distância], o que propicia que essas ofertas cheguem aos 
lugares mais remotos, mesmo que não haja uma escola presencial”.
Neste momento, são mais de 80 cursos oferecidos por instituições
 privadas de educação profissional e tecnológica que se candidataram 
a ofertá-los de forma voluntária.
Os cursos têm duração de 160 horas e são focados em uma área de
 atuação específica.
Fonte: G1 PE

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Biblioteca Pública de Igarassu oferece Programação especial no mês do folclore.


A Biblioteca Pública de Igarassu realizará nos dias 18/08 a 25/08 a exposição em comemoração ao Folclore.
Uma programação especial com palestra, Apresentações teatrais, Oficinas, contação de histórias, além de uma exposição com a vida e a obra dos principais bonequeiros da região.


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Aposentados não devem confiar em carta que promete reajuste, diz INSS




Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
Alguns aposentados pernambucanos estão assustados com o recebimento de uma carta, não oficial, que está sendo enviada para a residência deles repleta de dados pessoais. No documento, as instituições prometem uma revisão do benefício, com base em dados sigilosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o INSS, o aposentado não deve confiar e qualquer questionamento sobre a aposentadoria deve ser feito diretamente ao órgão.
"Deve ser alguma jogada do pessoal. Devem ter passado informações para esses caras, porque eles não me conheciam e de repente sabem de tudo", comentou o aposentado Martinho Vieira de Barros, que recebeu uma das correspondências. Na proposta, foi oferecido a revisão no reajuste após o pagamento de mais de R$ 2 mil.
O repórter da TV Jornal, Denis Cavalcanti, foi até a instituição responsável pelo papel entregue na casa de Martinho, mas eles não quiseram gravar entrevista. Por meio de nota, negaram que têm acesso a dados do INSS de aposentados e que eles têm apenas de pessoas associadas. Sobre o valor, eles explicaram que a quantia se refere a um credenciamento, já que a associação não teria fins lucrativos.

Orientação
O advogado previdenciário Rômulo Saraiva orientou que essas informações podem expor os beneficiários a prática criminosa. "Fica a grande dúvida de como é que essas associações conseguem ter acesso a essas informações, inclusive indo na casa desses aposentados e pensionistas, porque isso pode colocar essas pessoas em risco. Se esses dados caírem em mãos erradas podem ser um instrumento para a prática de crimes", afirmou.

Resposta

Por meio de nota o INSS informou que nenhum servidor do órgão está autorizado a passar informações de aposentados e pensionistas a qualquer instituição. E que os segurados nunca devem ceder o cartão e a senha e jamais devem passar dados por telefone.

Fonte: TV Jornal.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Como fazer um bom currículo

Especialistas em recrutamento dão dicas para preencher o CV perfeito e ensinam o que não fazer na hora de se candidatar ao emprego



“Preciso colocar foto? As experiências em viagens que eu fiz contam para a empresa? Posso usar diferentes letras, negritos e ícones gráficos?” Na hora de montar um currículo para concorrer a uma vaga, muitos profissionais acabam se deparando com alguns dilemas que podem comprometer sua candidatura. O site de VEJA ouviu especialistas em recursos humanos para saber quais informações não podem faltar, bem como quais erros devem ser evitados para que o candidato tenha um currículo perfeito.

Fazer um bom currículo é importante porque o documento serve como apresentação do profissional. De acordo com a diretora de gestão de carreira da consultoria Right Management, Telma Guido, o candidato precisa de cuidado e tempo para pensar sobre ele e elaborá-lo. “É um documento que chega antes da pessoa. É um cartão de visita e precisa de dedicação”, avalia. Sob essa lógica, por exemplo, os erros de português são imperdoáveis.

Conteúdo

Ter o objetivo de se apresentar sem ser cansativo – e sempre com informações verdadeiras – é o norte para criar o documento, segundo o diretor da Hays Response Luís Fernando Martins. “No início, basta um resumo sobre a sua carreira. Um ou dois parágrafos, no máximo, a respeito de sua trajetória profissional e um destaque na vida pessoal, como: ‘casado, com filho, nascido em tal data, carreira iniciada em tal lugar’”, explica. Desse modo, usar muitos recursos gráficos e itens muito chamativos deve ser evitado. Ser sucinto é uma boa opção. “É possível que o candidato utilize palavras-chave, quatro páginas são o suficiente”, indica.
O diretor executivo da Michael Page Brasil, Ricardo Basaglia, acrescenta que a função do currículo é fazer com que a empresa tenha interesse pelo profissional. “Não se consegue colocar tudo o que se pode falar numa entrevista. É preciso apenas escrever o básico, para que seja convocado para ela”, exemplifica.
Outra prática que também ajuda a somar pontos é contar um pouco sobre o lado pessoal, pois os recrutadores querem conhecer a personalidade do candidato. Atletas, por exemplo, são bem quistos pelas empresas. “Pode ser bacana saber que o candidato é um ‘cicloturista’. Um recrutador que analisa o currículo de alguém que pedalou 1.500 quilômetros em 15 dias, por exemplo, começa a imaginar se ele esteve em uma região inóspita, pelo quê ele passou, e isso gera assunto para a conversa na entrevista no RH”, conta Martins. Praticar esportes também é bem visto pelas qualidades que a prática acrescenta à pessoa. “Quem tem esse perfil [de atleta], passa pelas frustrações do mundo corporativo de maneira mais agradável”, compara.

Estrutura

De acordo com Telma, a estrutura básica currículo precisa trazer a identificação de quem é o candidato (com nome completo, por se tratar de um documento) e como o mercado pode encontrá-lo. Em seguida, é fundamental que o candidato coloque o que ele está buscando, e sua área de atuação. Essa descrição deve começar de uma forma mais genérica, para ser detalhada em seguida. “Em primeiro lugar, por exemplo, área financeira, recursos humanos. Depois vem o objetivo, como gerente de recursos humanos, coordenador, diretor ou CEO”, exemplifica.
Ter foto, em geral, não é indispensável para que o currículo seja considerado como bom. “A menos que o profissional seja um modelo ou esteja se candidatando para um papel como ator ou atriz” explica Basaglia.

Experiência

Na hora de listar as experiências profissionais, Basaglia indica que o candidato comece pela mais recente até chegar nas mais antigas, descrevendo os nomes das empresas em que trabalhou, os cargos que ocupou, e o período em cada um deles.
Um ponto bastante esquecido e que faz bastante diferença é listar as realizações e resultados alcançados. “É fundamental que o candidato coloque o que ele entregou naquele cargo e naquele tempo, no que fez diferença para aquela empresa, o que existia que ela melhorou, o que não existia que ela criou”, diz Telma.
Quanto à formação acadêmica, vale a pena usar só as informações mais relevantes, lembrando sempre de colocar o nome da instituição onde se formou, bem como os períodos dos estudos. “Qualquer viagem de aprendizado, atividade voluntária: seja na empresa jovem da universidade, na associação atlética ou no diretório acadêmico, ou participação em uma ONG. Isso mostra traços de atitude e liderança”, ressalta Basaglia.
Por fim, para escrever um bom currículo, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento. O profissional deve refletir quais características devem ser destacadas em seu benefício. Dessa forma, ele saberá vender bem seu peixe. “Só deve se tomar cuidado com o overselling [ser vendedor em demasia, na tradução livre], com excesso de adjetivos, o que pode contar como ponto negativo.”, diz Basaglia.
Fonte: Veja.com

domingo, 13 de agosto de 2017

IGARASSU: Jogo de futebol comemorando o dia dos pais.


A Prefeitura de Igarassu em comemoração ao Dia dos Pais, promove neste domingo a Copa do Interior. A partir das 14h, os times de Igarassu e Abreu e Lima vão competir lá no Campo Murado. Convide seu pai, toda sua família e vá torcer por Igarassu! 


quinta-feira, 10 de agosto de 2017

IGARASSU: Projeto social de Judô passa por dificuldades


O projeto Judô para todos, que este ano está completando 31 anos de atividades na Cidade de Igarassu, transformando jovens em atletas profissionais, vem passando por dificuldades. Criado pelo sensei Walter Pimentel, o Projeto atualmente atende em média 100 alunos de diversas comunidades, mas vem enfrentando dificuldades devido a falta de apoio. Os treinos acontecem numa sala do Ginásio J.Raposo, entretanto o espaço não dispõe de tatames, e os jovens tem de realizar os treinamentos no chão. 

O projeto que já transformou a vida de milhares de jovens e formou atletas que hoje estão na seleção brasileira de judô, não conta mais com o apoio da Prefeitura de Igarassu. Os atletas que se classificam para competições nacionais, não recebem apoio para as despesas e alguns deixam de participar das competições.

O que os atletas estão solicitando é que a prefeitura de Igarassu disponibilize tatames de modo que seja colocados de maneira fixa no dojo, para uso coletivo das outras modalidades esportivas como o Taekwondo, e o karatê.


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Jovem de 19 anos é morta a tiros em Igarassu


O caso ocorreu neste bar em Cruz de Rebouças, Igarassu / Foto: Reprodução/ TV Jornal
O caso ocorreu neste bar em Cruz de Rebouças, Igarassu
Foto: Reprodução/ TV Jornal
JC Online

Uma jovem de 19 anos foi morta na madrugada desta segunda-feira (7) em Igarassu, no Grande Recife. Elisangela Santana da Silva bebia com alguns amigos em um bar na praça de alimentação de Cruz de Rebouças, quando levou dois tiros na cabeça.


O Corpo de Bombeiros chegou a ser chamado para socorrer a jovem, mas ao chegar no local, ela já estava morta.
O motivo e autoria do crime são desconhecidos. Ainda não há uma linha de investigação. De acordo com a mãe da jovem, o sonho de Elisangela era ser Policial Militar (PM). Ela havia se matriculado em um curso preparatório para o concurso da PM há pouco tempo.

Fonte: Jornal do Comercio.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Livros sobre Fidel Castro será lançado em Igarassu


A Academia Igarassuense de Cultura e Letras convida a todos para o lançamento do livro "FIDEL em cores e palavras / 90 anos" e abertura da exposição "Razões para sorrir" do Artista Plástico Helder Becerra.
O lançamento acontecerá neste sábado, de 12 de agosto, as 20:00h no Restaurante Paranã Puka, localizado na Av, Marechal Hermes da Fonseca, 334, Sitio Histórico - Igarassu.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CARTA DO LEITOR: Cidadão reclama de vazamento na rede da Compesa


O leitor Daniel Alves mais uma vez relata um problema na Rua Alfredo Vieira de Melo, no Sítio do Lira, em Cruz do Rebouças. Segundo ele, a Compesa esteve no local, fez o buraco e não concluiu o serviço e cansados de esperar pelo retorno da Compesa, morador tentar controlar o vazamento na rede de distribuição de água na localidade.

A comunidade anda inconformada com o desperdício, absurdo total, muita água tratada sendo jogada fora. Atenção Compesa.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

IGARASSU: Escola Técnica Estadual será inaugurada em setembro


O secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, Yves Ribeiro (PSB), reuniu-se nesta terça (1º) com o Secretário Estadual de Educação, Frederico Amâncio. 

Em pauta foi discutido o início das atividades da Escola Técnica Jurandir Bezerra Lins, que abrirá suas portas no mês de setembro.

Fonte: Blog Informe-PE

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CARTA DO LEITOR: Ônibus cai num buraco em Cruz do Rebouças.


O leitor Daniel Alves chama a atenção da Prefeitura de Igarassu para a situação dos vias públicas em Cruz do Rebouças, onde circula a linha de ônibus Abreu e Lima / Loteamento Bonfim.
Recentemente um dos veículos caiu num buraco na Rua Alfredo Vieira de Melo ( Sitio do Lira) causando transtornos aos passageiros, o leitor afirmar que as ruas por onde esse ônibus passa deveriam ser asfaltadas, mas não são e o resultado é esse.

Para conseguir que uma linha de ônibus trafegue nas comunidades é uma tarefa bastante difícil, entretanto precisamos de vias públicas adequadas a circulação desses grandes veículos, e isso cabe as prefeituras municipais.