IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Aposentados não devem confiar em carta que promete reajuste, diz INSS




Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
Alguns aposentados pernambucanos estão assustados com o recebimento de uma carta, não oficial, que está sendo enviada para a residência deles repleta de dados pessoais. No documento, as instituições prometem uma revisão do benefício, com base em dados sigilosos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para o INSS, o aposentado não deve confiar e qualquer questionamento sobre a aposentadoria deve ser feito diretamente ao órgão.
"Deve ser alguma jogada do pessoal. Devem ter passado informações para esses caras, porque eles não me conheciam e de repente sabem de tudo", comentou o aposentado Martinho Vieira de Barros, que recebeu uma das correspondências. Na proposta, foi oferecido a revisão no reajuste após o pagamento de mais de R$ 2 mil.
O repórter da TV Jornal, Denis Cavalcanti, foi até a instituição responsável pelo papel entregue na casa de Martinho, mas eles não quiseram gravar entrevista. Por meio de nota, negaram que têm acesso a dados do INSS de aposentados e que eles têm apenas de pessoas associadas. Sobre o valor, eles explicaram que a quantia se refere a um credenciamento, já que a associação não teria fins lucrativos.

Orientação
O advogado previdenciário Rômulo Saraiva orientou que essas informações podem expor os beneficiários a prática criminosa. "Fica a grande dúvida de como é que essas associações conseguem ter acesso a essas informações, inclusive indo na casa desses aposentados e pensionistas, porque isso pode colocar essas pessoas em risco. Se esses dados caírem em mãos erradas podem ser um instrumento para a prática de crimes", afirmou.

Resposta

Por meio de nota o INSS informou que nenhum servidor do órgão está autorizado a passar informações de aposentados e pensionistas a qualquer instituição. E que os segurados nunca devem ceder o cartão e a senha e jamais devem passar dados por telefone.

Fonte: TV Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário