IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Biblioteca de Igarassu oferece programação de atividades teatrais


Que tal você aprender a arte de encenar, improvisar, customizar...? A Biblioteca Pública de Igarassu apresenta uma programação bem legal para vocês Jovens a partir dos 14 anos.
Período de inscrição: de 23/02 a 03/03/2018 das 8 as 17 horas.
Faça já sua inscrição!! Vagas limitadas !! 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Igarassu realiza atualização do bolsa familia

A Secretaria executiva de Desenvolvimento Social e Habitação de Igarassu vem realizando a atualização do Bolsa Família. Leve seu CPF ou Título de Eleitor para o setor responsável mais próximo de casa, e não esquece dos documentos da sua família!

sábado, 24 de fevereiro de 2018

IGARASSU: Garota encontrada morta em cacimba é homenageada em missa de 7° dia


Reprodução/TV Jornal
A adolescente Maína Maria Marcolino, de 13 anos, encontrada morta em cacimba, foi homenageada durante missa de 7° dia na noite desta quinta-feira (23). Os parentes e amigos da jovem participaram da cerimônia na Igreja dos Santos Cosme e Damião, no Centro de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O caso

O corpo de uma menina de 13 anos foi encontrado dentro da cacimba de uma granja localizada no loteamento Bela Vista no último dia 14, em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado despido e com evidências de violência física. 
A família da vítima informou que Maína Maria Marcolino, de 13 anos, estava desaparecida desde a última segunda-feira (12), quando foi com a mãe e o padrasto, Isaías Bezerra da Silva, de 34 anos, passar o fim de semana em uma granja no loteamento Bela Vista. Isaías trabalhava no local como caseiro.


A mãe de Maína estranhou o sumiço simultâneo da menina e de Isaías. Desde então estava procurando pelos dois. O corpo da garota, em estado de decomposição, foi encontrado de cabeça para baixo, pois o diâmetro da cacimba era pequeno. O buraco onde o corpo foi encontrado tinha profundidade de cerca de 12 metros.

Suspeito de matar enteada é linchado em Igarassu

O padrasto suspeito de matar e ocultar o corpo da adolescente Maína Marcolino, de 13 anos, foi linchado pela população em Igarassu, no Grande Recife, no dia 16. De acordo com a Polícia Civil, Isaías Bezerra da Silva, 34, foi espancado na saída do Sítio dos Marcos e chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Mais cedo, a Vara Criminal de Igarassu havia expedido um mandado de prisão preventiva contra ele. Isaías já tinha passagem pela polícia. Em 2010, ele foi preso após praticar um assalto. Em setembro do mesmo ano, a liberdade provisória foi concedida.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pais denunciam falta de material escolar em colégio de Igarassu

   

Foto: Divulgação/Facebook
JC Online

Pais de alunos da escola municipal João de Queiroz Galvão localizada no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, denunciaram nas redes sociais que os filhos ainda não receberam o material escolar. Segundo os relatos, as aulas começaram na última segunda-feira (19) e ainda assim o 'kit' escolar' não foi entregue.

Por meio de uma nota ao Jornal do Comercio, a prefeitura de Igarassu informou na manhã desta quinta-feira (22), que a Secretaria de Educação está trabalhando para melhorar a infraestrutura das escolas. "Sobre a entrega do fardamento e todo o kit escolar, informamos que os itens já foram adquiridos e estão em processo de fabricação. A previsão é que até final do mês de março todos os alunos da rede tenham recebido o material", diz em um trecho da nota.

Relatos nas redes
Em um grupo do Facebook, a mãe de um dos alunos conta que está preocupada com a situação do filho e faz apelo: "Aqui é uma mãe preocupada com seu filho e seus colegas, as crianças são o futuro desse país. O desenvolvimento escolar deles é importantíssimo. Dê uma atenção as nossas escolas municipais", afirmou.

Uma outra mãe, afirma que como as aulas começaram no último dia 19, todo o material para a escola estadual João de Queiroz Galvão já deveria ter sido entregue. 'Estava contando que seria mais que suficiente, após o Carnaval, para que quando retornassem as aulas recebessem o Kit escolar", contou.

Ela ainda afirma que o seu outro filho, que também estuda na Rede Estadual, já recebeu o material escolar.

Fonte: Jornal do Comercio.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Corpo de homem é encontrado boiando no Rio Timbó, em Igarassu


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo era de um homem / Foto: Google Maps
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo era de um homem
Foto: Google Maps
JC Online


Um corpo foi encontrado boiando no Rio Timbó, na Zona Rural de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, no final da manhã desta segunda-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o corpo era de um homem.
O caso aconteceu no trecho do rio que passa na comunidade Sítio Olaria, no bairro Cueiras, na Estrada de Mangue Seco.

Não identificado

De acordo com a Polícia Civil, uma equipe da Força-Tarefa foi até o local iniciando as investigações e constatou que o corpo era de um homem que ainda não foi identificado.

O Delegado Abraão Didier da delegacia de homicídios de Paulista está responsável pelo caso e informou que aguardará o laudo do exame que determinará a causa da morte. 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Feriado estadual da Revolução Pernambucana começa a valer este ano


Painel criado em 1967 pelo artista Corbiniano Lins retrata a Revolução de 1817Foto: Henrique Genecy/Arquivo Alepe
Aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, o feriado da Data Magna de Pernambuco entra em vigor este ano, a partir do próximo 6 de março. A data faz referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, que chegou ao bicentenário em 2017. A proposta foi apresentada pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB).

De acordo com a Alepe, a norma estabelece que o Poder Público realize, no dia 6 de março, hasteamento solene da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e colocação de flores no Monumento aos Revolucionários, que fica na praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. A data ainda prevê a realização anual de Reunião Solene na Assembleia para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.

A data de 6 de março marca o dia em que o capitão José de Barros Lima, conhecido como “Leão Coroado”, matou o comandante português que lhe havia dado voz de prisão e tomou com seus aliados o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio – episódio que foi o estopim da Revolução de 1817.

Escolas e faculdades
Os calendários acadêmicos das escolas estaduais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE) assinalam a data como feriado e sem atividades letivas. A Alepe diz que a data deve fazer parte dos calendários das escolas, que deverão promover formas pedagógicas de celebração. A lei recomenda instituições públicas e privadas que realizem palestras, concursos e outros eventos comemorativos, além de instituir a Semana da História de Pernambuco.

Fonte: Folha de Pernambuco.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Andarilho é resgatado em Igarassu e reencontra irmão na PB

Jovem encontrado
Jovem encontradoFoto: Divulgação/PRF
Depois de ficar desempregado em maio do ano passado, um jovem de 25 anos se tornou um andarilho e saiu do Rio Grande do Norte há 20 dias, período em que a família não teve mais notícia dele. O jovem foi encontrado na última sexta pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. Foi o momento em que os policiais descobriram sua história e souberam que ele havia perdido contato com a família.

Segundo informações iniciais, sua chegada ao posto da PRF foi às 16h, quando tentou se proteger da chuva e foi atendido pelo policial que lhe ofereceu água e comida. Após conversarem, o agente convenceu o jovem a voltar para casa depois de também conseguir o contato da mãe do rapaz. 

A PRF disse que a mãe ficou emocionada e informou que o irmão dele morava em João Pessoa, na Paraíba. Neste sábado (17), o policial foi até a rodoviária de João Pessoa e promoveu o reencontro do jovem com o irmão, que ele não via há alguns anos.

Fonte: Folha de Pernambuco.

População impede enterro do suspeito de matar enteada em Igarassu


O corpo de Isaías Bezerra da Silva, 34, linchado pela população, na última sexta-feira (16), seria enterrado no Cemitério de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, neste sábado (17), às 16h, mas a repercussão nas redes sociais que a população iria atear fogo no caixão impediu a realização da cerimônia. Familiares de Isaías preferiram não enterrar o corpo de Isaías na cidade.

De acordo com a gerencia do cemitério, seria realizada uma cerimônia rápida, devido à comoção da população com o caso, mas os boatos nas redes sociais fizeram os familiares mudarem os planos. Ainda não se sabe onde o corpo do suspeito será enterrado. Isaías é suspeito de matar e ocultar o corpo da enteada Maína Marcolino, de 13 anos.

De acordo com a Polícia Civil, o padrasto foi espancado na saída do Sítio dos Marcos. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Ainda nesta sexta-feira (16), a Vara Criminal de Igarassu havia expedido um mandado de prisão preventiva contra Isaías, que já tinha passagem pela polícia.

O caso
Maína Marcolino, de 13 anos, estava desaparecida desde segunda-feira (12) e foi encontrada morta dois dias depois dentro de uma cacimba de aproximadamente 12 metros de profundidade, em uma granja localizada no loteamento Bela Vista, em Igarassu. O corpo dela estava posicionado de cabeça para baixo, despido e com marcas de violência física. Uma cova rasa também havia sido cavada próximo ao local onde o corpo foi encontrado. De acordo com a polícia, a provável causa da morte é asfixia.

As autoridades esperam agora o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) para confirmar se houve ou não abuso sexual. 
A garota teria ido passar o fim de semana com a mãe e o padrasto na granja, onde o homem trabalhava como caseiro.

Fonte: TV Jornal

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Igarassu realiza 3º edição do Carnacoco


Neste sábado, dia 17 de fevereiro acontece a 3º edição do CARNACOCO, que terá inicio as 19h em frente a Igreja dos Santos Cosme e Damião, sitio histórico de Igarassu.


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Escolas técnicas estaduais abrem 4,4 mil vagas em 21 cursos gratuitos


Estão abertas, a partir desta quinta-feira (15), as inscrições gratuitas para 4.410 vagas em 21 cursos técnicos nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco. A seleção é válida para 35 unidades de ensino no estado, para cursos como enfermagem, segurança do trabalho, administração, logística, redes de computadores, mecatrônica e eventos. É possível se inscrever até o dia 2 de março exclusivamente através da internet.

O processo seletivo é composto de uma única etapa: uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que está prevista para ser realizada entre os dias 5 e 7 de março, a depender do agendamento no ato da inscrição. O resultado ser divulgado no dia 14 de março e as aulas têm início no dia 19 do mesmo mês.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), é necessário ter terminado o ensino médio para participar da seleção. O edital da seleção, a lista completa de cursos e as escolas técnicas que têm vagas abertas podem ser conferidos no site da SEE.

Fonte: G1 PE

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Enterro de jovem morta em Igarassu termina em perseguição policial

   

Foto: Edson Araújo / TV Jornal
Editoria de Cidades

O enterro da adolescente Maína Maria Marcolino, de 13 anos, na tarde desta quinta-feira (15), foi marcado por revolta e confusão. Principal suspeito de cometer o crime, o padrasto Isaías Bezerra da Silva, 34, teria comparecido à cerimônia escondido. Testemunhas que foram até o Cemitério de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, para prestar as últimas homenagens à jovem teriam avistado o homem espiando através de um muro. Foi então que uma perseguição policial teve início, com ajuda de populares. Até o momento, o homem não foi encontrado.


A jovem estava desaparecida desde segunda-feira (12) e foi encontrada morta dois dias depois dentro de uma cacimba de aproximadamente 12 metros de profundidade, em uma granja localizada no loteamento Bela Vista, em Igarassu. De acordo com a polícia, a provável causa da morte é asfixia. O corpo de Maína estava posicionado de cabeça para baixo, despido e com marcas de violência física. Uma cova rasa também havia sido cavada próximo ao local onde o corpo foi encontrado.

As autoridades esperam agora o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) para confirmar se houve ou não abuso sexual. 
A garota teria ido passar o fim de semana com a mãe e o padrasto na granja, onde o homem trabalhava como caseiro. Para a família, não restam dúvidas do envolvimento de Isaías. “Foi ele, eu tenho certeza de que não foi outra pessoa”, afirmou Sandra Maria Lima, tia da adolescente.

PRISÃO PREVENTIVA
De acordo com o delegado David Medeiros, da Delegacia de Igarassu, o mandado de prisão preventiva já foi solicitado junto à Vara Criminal de Igarassu. A expectativa é de que nesta sexta-feira (16), o documento esteja nas mãos dos investigadores. “Assim, teremos mais liberdade de ação na prisão”, alegou o delegado.

Isaías Bezerra da Silva já tinha passagem pela polícia. Em 2010, ele foi preso após praticar um assalto. Em setembro do mesmo ano, a liberdade provisória foi concedida.

Fonte: Jornal do Comercio.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ENCONTRO DE MARACATUS RURAIS EM IGARASSU


Desde 1993 a Cidade de Igarassu realiza na 2ª feira de carnaval, um encontro de maracatus rurais, para celebrar uma das mais antigas tradições da cultura popular de Pernambuco. Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana no qual figuram os conhecidos caboclos de lança. É conhecido também por Maracatu de Baque Solto. Os principais personagens do Maracatu Rural são: Caboclos de lança (ícones do Carnaval de Pernambuco), Catirina, Mateus, Catita, Reis e Rainhas. Todos os anos recebemos grupos de diversas cidades da Mata Norte Pernambucana. 

Fernando Melo - Igarassu notícias.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

CARTA DO LEITOR: Protesto dos músicos em Igarassu


A leitora Carla Rejane relata sua decepção com a falta de apoio a cultura de Igarassu. Depois de assistir pelas redes sociais o protesto dos músicos que tocaram no carnaval do ano passado e não receberam o pagamento. "Eles se dedicaram para fazer a alegria da população nas orquestras dos blocos de rua e no final terminaram sendo enganados pela Prefeitura", relata.
O episodio aconteceu neste semana anterior a abertura do Carnaval de Igarassu, quando um grupo de músicos da cidade protestaram em frente a Prefeitura de Igarassu relatando a situação.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Carnaval de Igarassu, no Grande Recife, conta com sete polos de animação


Igarassu, no Grande Recife, programou atrações para o carnaval 2018 em sete polos de animação. A festa começa nesta sexta-feira (9) e segue até a Quarta-Feira de Cinzas (14).

O município homenageia o jornalista Zé Américo e Edilene Ferreira, personalidades do Carnaval local. A festa começa com a abertura da Passarela Cultural, no Sítio Histórico.

Haverá eventos, até a terça-feira (13), a partir das 16h. Nesse polo, as atrações são blocos líricos, passistas, encontro dos maracatus, coco e shows.

O Polo Saramandaia terá a participação de Belo, Santa Dose e outros artistas locais. Os bairros de Nova Cruz, Três Ladeiras e o Loteamento Agamenon também terão áreas de folia. Estão programados shows de João do Morro, Luiz Viola e Bicho do Mato.

As crianças também recebem um polo exclusivo. Haverá concursos de fantasia e passista, apresentações culturais e muitos personagens infantis.

A programação termina na Praia de Mangue Seco, a partir do meio-dia da Quarta de Cinzas, com a participação da cantora Tayara Andressa.

Veja a programação
Passarela cultural
Sexta-feira
20h Orquestra Virtual

21h Momento dos Homenageados (Família Zé Américo e Família de Edilene Ferreira).

22h Concursos (Rei, Rainha e Musa LGBT)

00h Glécia Marcolino

Sábado
16h Desfile de Passistas com Orquestras

17h Os Marisqueiros

Domingo
16h Blocos Liricos

18h Afoxé Alafim Oyó

Segunda Feira
14h Desfile dos maracatus

18h Patusco

Terça feira
16h Rala coco Maria

Concurso do Rei e Rainha da Melhor Idade do Carnaval

18h Cortejo Maracatu Estrela Brilhante

Polo infantil
Domingo
15h Maracatu Nação de oxalá

16h Concurso de Fantasias baby

18h Banda Super Kids

Segunda-feira
15h Grupo de Caboclinhos

16h Concurso de Fantasias Mirim

18h Banda A Barca Maluca

Terça-feira
15h Pequeno Nazareno

16h Concurso de Passistas (Idade 7 a 14 anos)

18h Banda Anima Kids

Polo Banho de Cheiro
Domingo
12h Ynove

14h É Massa


16h Belo

Polo Saramandaia
Sábado
18h Neno Moral

20h Orquestra Virtual

22h Santa Dose

Segunda-feira
18h Paulinha Lopes

20h Bicho do Mato

22h Beleza Pura

Terça-feira
18h Luiz Viola

20h Excesso de Bagagem

22h Igor Barcelar

Polo Agamenon
Sábado
18h Madeirada

20h Chicareta

22h Valdinho Paes

Domingo
18h Luiz Viola

20h Me Leva

22h Rogério Som

Segunda-feira
18h É Massa

20h D'Boa

22h João do Morro

Terça-feira
18h Jair Miranda

20h Orquestra Virtual

22h Bicho do Mato

Polo Mangue Seco
Quarta-feira
12h Banda Pinguim

14h Tayara Andressa

Polo Nova Cruz I
Segunda-feira
21h Banda Loca

Terça-feira
21h Banda Local

Polo Três Ladeiras
Segunda-feira
21h Banda Local

Terça-feira
21h Banda Local

Fonte: G1 PE

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Escorpião: como prevenir e o que fazer em caso de acidente


A dor é intensa. É normal haver inchaço e vermelhidão ou formigamento no local da picada. Se esses sintomas vierem acompanhados de náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, vá imediatamente ao hospital. Se possível, leve o animal agressor para identificação e uso do soro escorpiônico.


Saiba o que fazer em caso de acidentes com escorpião:

Os ataques com escorpiões são mais frequentes na temporada de início das chuvas e principalmente se o local tiver passado por dedetização. De acordo com Manual de Controles de Escorpiões do Ministério da Saúde, esses animais têm a capacidade de fechar seus estigmas pulmonares por longos períodos de tempo. Por isso, não morrem com o veneno pulverizado. No entanto, irritados com o inseticida, eles saem em busca de um novo abrigo e é nesse momento que ocorrem os ataques. 


“Qualquer veneno mataria o escorpião, desde que atingisse diretamente o animal. Mas, no caso da pulverização, dificilmente isso ocorre”, explica o o biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental do DF (Dival), Israel Martins. Ouça a entrevista feita com ele sobre o assunto:

Como se prevenir?


O Ministério da Saúde não recomenda usar inseticidas. Para evitar acidentes, o ideal, segundo o documento que trata do tema, é evitar as condições que permitam que o animal seja atraído ou se abrigue perto da residência. Para isso, é preciso isolar vias de entrada, afastar fontes de alimento e permitir a presença de predadores, promovendo assim o manejo natural. Entre as dicas estão:

- não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção;

- vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

- utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

- manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;

- combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins;

- preservar predadores naturais como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas;

- limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;

- usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

- examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Igarassu ganha escola técnica estadual e deve receber instituição federal


Abertura do ano letivo da rede Estadual de ensino e inauguração da ETE Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu  Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco



Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), deve receber uma escola técnica federal, vinculada ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita ao Estado nesta segunda-feira (5). O ministro participou da inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, localizada no mesmo município e construída por meio de uma parceria entre a União e o Governo de Pernambuco. No mesmo evento, que também marcou a abertura do ano letivo na rede pública, o governador Paulo Câmara prometeu construir quatro novas ETEs no Estado até o final de 2018, alcançando a marca de 45 instituições.

A nova escola técnica em Igarassu tem capacidade para receber 1.200 estudantes, e já tem 250 pessoas matriculadas. Nela, serão ofertados cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. Neste ano, a escola contará apenas com os 250 estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio. As demais turmas serão preenchidas à medida que os estudantes forem aprovados para o ano subsequente. 

Para estudar numa ETE, é preciso participar do processo de seleção (que costuma ser aberto em meados de novembro). "Em uma década, nós saímos de seis para quase 45 escolas técnicas. Então, há uma priorização do governo atual e dos anteriores, em relação ao curso técnico", declarou Paulo Câmara, reforçando a importância da formação técnica para os jovens.

A ansiedade é grande entre os matriculados na instituição. A menina Júlia Maria, 15 anos, está ansiosa para fazer o curso de guia de turismo. “Quero aprender alguma coisa para ter futuro e ficar rica”, disse rindo à reportagem. Já Eduarda Beatriz, 14, vai cursar desenvolvimento de sistemas. “Espero que eu estude mais, que eu seja alguém na vida. Já fiz curso de informática e gosto muito da área”, ponderou. 

Antes, a gestão já havia anunciado que 20 escolas estaduais regulares, localizadas na RMR, passariam a ter matérias optativas na carga horária, enquanto outras 17 instituições passariam a funcionar em tempo integral. Outras instituições de referência em Ensino Médio (EREM) vão se tornar escolas técnicas, caso da unidade localizada no Porto Digital, no Bairro do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Entenda as etapas do processo de doação de órgãos

 
O número de doadores de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre de 2017, em comparação com os seis meses iniciais dos anos anteriores. Foram 1.662 doadores, aumento de 16% em relação a 2016. Quando considerado o intervalo entre 2010 e 2017, esse percentual chega a 75%. A expectativa do Ministério da Saúde é que, até o fim deste ano, sejam contabilizados 3.324 doadores, o que poderá fazer com que o Brasil ultrapasse a meta de 16 doadores para cada grupo de milhão prevista para 2017.

Para ampliar o número de doadores, o país tem o desafio de informar e sensibilizar as famílias para que elas autorizem a realização de transplantes. Hoje, 43% ainda recusam a doação. A média mundial é de 25%, segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis.



Para vencer a salvar mais vidas, é importante conscientizar a população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão. Entre essas etapas, é preciso correr contra o tempo, levantar informações importantes sobre o histórico do doador e do paciente e, a etapa mais delicada, contar com a solidariedade de uma família que passa por um momento de dor.

Entenda todas as etapas do processo de doação de órgãos:
Diagnóstico de morte encefálica
À princípio, qualquer pessoa que tenha tido a morte encefálica confirmada pode se tornar doadora. Esse é um quadro irreversível em que é diagnosticada a parada total das funções cerebrais. São realizados testes como o eletroencefalograma e a angiografia cerebral para certificar os médicos e a família da parada do órgão.

Em geral, isso ocorre após traumatismos cranianos ou acidentes vasculares. Contudo, apesar da falência do cérebro, o coração continua batendo e é a irrigação sanguínea que mantém os órgãos viáveis para doação. A circulação é mantida artificialmente, por meio de aparelhos e medicamentos, enquanto a Central de Transplantes é avisada e a família é notificada da situação. 

Autorização da família
Após o diagnóstico de morte encefálica, a família deve ser consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. Depois de seis horas de atestada a falência cerebral, o potencial doador passa por um novo teste clínico para confirmar o diagnóstico. Em seguida, a família é questionada sobre o desejo de doar os órgãos. 

Mensagens por escrito deixadas pelo doador não são válidas para autorizar a doação. Por isso, apenas os familiares podem dar o aval da cirurgia, após a assinatura de um termo. De acordo com o Ministério da Saúde, metade das famílias entrevistadas não permite a retirada dos órgãos para doação.

Por isso, é importante conversar com a família ainda em vida para deixar claro esse desejo. 


Reprodução / Portal Brasil
Entrevista familiar
Depois da confirmação da morte encefálica e de manifestado o desejo pela família de doar os órgãos do parente, a equipe médica realiza um questionário com os familiares para detalhar o histórico clínico do paciente. A ideia é investigar se os hábitos do doador teriam levado ao desenvolvimento de possíveis doenças ou infecções que possam ser transmitidas ao receptor.

Doenças crônicas como diabetes, infecções ou mesmo uso de drogas injetáveis podem acabar comprometendo o órgão que seria doado, inviabilizando o transplante. Por isso, a equipe médica verifica o passado clínico do doador. A entrevista é um guia para os médicos, que ainda realizam testes biológicos e físicos que indicam também a possível compatibilidade com os receptores na fila do transplante. 



Retirada de órgãos
De um mesmo doador, é possível retirar vários órgãos para o transplante. Em geral, as cirurgias mais recorrentes são as de coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, vasos, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos de um mesmo doador. Os órgãos que duram menos tempo uma vez fora do corpo são retirados antes. 

Nos 27 centros de notificação integrados, os dados informatizados do doador são cruzados com os das pessoas que aguardam na fila pelo órgão para que o candidato ideal, conforme urgência e tempo de espera, seja encontrado em qualquer parte do País.

Os profissionais envolvidos no processo trabalham em contagem regressiva para não ultrapassar o tempo limite para a retirada dos órgãos e também para a preservação dos mesmos durante o transporte. 

Transporte
Quando a doação é entre pessoas de Estados diferentes, o Ministério da Saúde viabiliza o transporte aéreo dos tecidos e órgãos. A pasta tem um acordo voluntário de cooperação com companhias aéreas para assegurar o translado. As empresas transportam os órgãos gratuitamente em voos comerciais.

Em 2015, o Ministério da Saúde viabilizou o transporte de 1.164 órgãos e 2.409 tecidos para transplantes por meio do termo de cooperação e ainda 110 órgãos e 219 tecidos por meio de voos fretados e transportes terrestres em parceria com as Centrais Estaduais de Transplantes.

Para reforçar o processo de transporte, o presidente em exercício, Michel Temer, por meio de decreto, determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) também forneça apoio ao Ministério da Saúde, especialmente em missões solicitadas pela Central Nacional de Transplantes.

Recuperação
Depois de transplantado, o paciente tem um pós-operatório semelhante ao de outras cirurgias. Mas o sucesso da operação depende de vários fatores, como as condições do órgão e o estado de saúde do paciente. No entanto, ele terá de tomar remédios imunossupressores durante toda a vida para evitar uma possível rejeição do corpo ao novo órgão.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que a sobrevida dos pacientes depois de cinco anos da cirurgia é de 60% nos casos de transplante de fígado e pulmão; 70% para cirurgias de substituição do coração; e 80% para os transplantes de rim.

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Inicio das Aulas nas Escolas de Igarassu.


O mês de fevereiro chegou e com ele o fim das férias escolares, os estudantes estarão de volta a rotina das aulas. Na Rede Estadual as aulas do ano letivo 2017 começam nesta segunda-feira, dia 05 de fevereiro. Já para os alunos das Escolas Municipais, as aulas terão inicio no dia 19 de fevereiro.

Por Fernando Melo - Igarassu notícias.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Matrículas para o Projovem estão abertas



Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) abriu inscrições para novas turmas. Nesta edição, são disponibilizadas 43 mil vagas na modalidade Urbano e outras 11 mil na Campo, por meio das secretarias de Educação estaduais e municipais, para estudantes que desejam receber o certificado de conclusão do ensino fundamental e curso profissionalizante. Interessados têm até 28 de fevereiro para realizar a inscrição no site do Simec.

O programa beneficia jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever e dá a oportunidade para que eles terminem o ensino fundamental. Além de oferecer um curso profissionalizante, garantindo o acesso ao mercado de trabalho, o Projovem oferece todo o material didático-pedagógico e sala de acolhimento para filhos dos estudantes de até oito anos, que não tenham onde ficar durante as aulas.

Os cursos, com duração entre 18 e 24 meses – respectivamente nas modalidades Urbano e Campo –, têm início previsto para março. De acordo com documento divulgado, em Pernambuco matrículas estão abertas para os municípios de Igarassu, Recife, Olinda, Petrolina, Caruaru, São Benedito do Sul e São José do Belmonte.

Fonte: LeiaJa