IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Igarassu ganha escola técnica estadual e deve receber instituição federal


Abertura do ano letivo da rede Estadual de ensino e inauguração da ETE Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu  Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco



Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), deve receber uma escola técnica federal, vinculada ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A novidade foi anunciada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita ao Estado nesta segunda-feira (5). O ministro participou da inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, localizada no mesmo município e construída por meio de uma parceria entre a União e o Governo de Pernambuco. No mesmo evento, que também marcou a abertura do ano letivo na rede pública, o governador Paulo Câmara prometeu construir quatro novas ETEs no Estado até o final de 2018, alcançando a marca de 45 instituições.

A nova escola técnica em Igarassu tem capacidade para receber 1.200 estudantes, e já tem 250 pessoas matriculadas. Nela, serão ofertados cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Guia de Turismo. Neste ano, a escola contará apenas com os 250 estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio. As demais turmas serão preenchidas à medida que os estudantes forem aprovados para o ano subsequente. 

Para estudar numa ETE, é preciso participar do processo de seleção (que costuma ser aberto em meados de novembro). "Em uma década, nós saímos de seis para quase 45 escolas técnicas. Então, há uma priorização do governo atual e dos anteriores, em relação ao curso técnico", declarou Paulo Câmara, reforçando a importância da formação técnica para os jovens.

A ansiedade é grande entre os matriculados na instituição. A menina Júlia Maria, 15 anos, está ansiosa para fazer o curso de guia de turismo. “Quero aprender alguma coisa para ter futuro e ficar rica”, disse rindo à reportagem. Já Eduarda Beatriz, 14, vai cursar desenvolvimento de sistemas. “Espero que eu estude mais, que eu seja alguém na vida. Já fiz curso de informática e gosto muito da área”, ponderou. 

Antes, a gestão já havia anunciado que 20 escolas estaduais regulares, localizadas na RMR, passariam a ter matérias optativas na carga horária, enquanto outras 17 instituições passariam a funcionar em tempo integral. Outras instituições de referência em Ensino Médio (EREM) vão se tornar escolas técnicas, caso da unidade localizada no Porto Digital, no Bairro do Recife.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário