A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco protocolou nesta quinta-feira (28) um pedido de esclarecimentos sobre uma reformulação na linha 1967 -TI Igarassu (Dantas Barreto). De acordo com o grupo, serão retirados todos os ônibus articulados.
Hoje, segundo a Frente, a linha tem 14 veículos da Conorte, sendo sete normais e sete articulados. Serão acrescidos três ônibus normais, com a retirada dos articulados, segundo o grupo.
“Todavia, como cada veículo articulado equivale a dois veículos normais, entende-se que estaria havendo uma diminuição na oferta do serviço, o que se configura como ilegal e prejudicará de forma evidente a população, em especial os usuários de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista e Olinda”, reclama.
“Com efeito, faz-se necessária a renovação da frota, mas sem diminuir as condições do serviço”.
O pedido de esclarecimentos foi assinado por Pedro César Josephi e Márcio Morais, coordenadores da Frente e integrantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).
Grande Recife
Em nota, o Grande Recife afirmou em nota que “a partir do dia 1º de abril, fará a troca de sete veículos articulados que operam na linha 1967-TI Igarassu (Dantas Barreto) por dez ônibus convencionais novos. A mudança acontece devido ao esgotamento da vida útil e consequente alto índice de quebras desses carros. Agora, a linha passa a operar com 17 veículos convencionais e a realizar 102 viagens, 22 viagens a mais que o serviço realizado até o fim deste mês de março. O que acarreta ainda uma diminuição no intervalo entre os ônibus. O Consórcio irá acompanhar a nova operação e, caso seja identificado um excesso de demanda, fará a reprogramação da linha”.
Ar condicionado nos ônibus
Os dois reclamam também de não terem recebido resposta sobre um ofício em relação à obrigatoriedade de climatização de ônibus. No último dia 13, a Frente questionou o cumprimento da lei estadual 15.293/2014. A norma prevê a obrigatoriedade da instalação de ar condicionado nos veículos dos corredores troncais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), aqueles veículos azuis, vermelhos e verdes que circulam entre os terminais na Região Metropolitana do Recife.
A lei, de autoria do ex-deputado estadual André Campos (PSB) – atualmente presidente da Copergás -, foi sancionada em 23 de maio de 2014 pelo então governador João Lyra Neto (hoje no PSDB).
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte confirmou que não houve a publicação do decreto regulamentando a lei.
Fonte: Blog de Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário