O governo federal anunciou nesta quarta-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de medidas voltadas à área ambiental, entre elas um pacto pela prevenção e controle de incêndios com governadores do Pantanal e da Amazônia e a criação do programa nacional de conservação e uso sustentável dos manguezais.
As medidas foram anunciadas pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O pacto entre os governos federal e estaduais sobre o Pantanal e a Amazônia prevê planejamento e implementação de ações colaborativas e integradas de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais e nas demais formas de vegetação nativa nos dois biomas.
O decreto relacionado aos manguezais institui o programa ProManguezal, com o objetivo de orientar os esforços da gestão federal na conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos associados aos manguezais. De acordo com a pasta, ao menos 500 mil famílias no país dependem diretamente de recursos dessas áreas para sobreviver.
Marina informou, também, sobre a assinatura de um decreto que cria uma assessoria extraordinária para a COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA), em 2025. Recentemente, o governo Lula anunciou investimento de R$ 1,3 bilhão para a capital paraense sediar o evento. O valor será investido em obras de infraestrutura urbana, como aumento da rede de esgotamento sanitário e qualificação de vias.
Fonte: Jornal do Grande Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário