A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) divulgou que, a partir deste domingo (18), será iniciado o período de defeso do caranguejo-uçá, um dos crustáceos mais importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental e para a preservação do manguezal pernambucano. O defeso ocorre quando os caranguejos-uçá deixam suas tocas para reproduzir e liberar ovos. Nesse momento, também conhecido como “andada”, os animais ficam mais vulneráveis à captura.
De acordo com a CPRH, durante o defeso, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá em todo o estado. A única exceção vale para estabelecimentos com estoque previamente declarado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O caranguejo-uçá desempenha papel importante no equilíbrio dos manguezais, e contribui para a reciclagem de nutrientes, aeração do solo e suporte à biodiversidade local. A CPRH ainda reforçou que a participação da população e da cadeia produtiva é crucial para o sucesso da medida e que irregularidades devem ser denunciadas aos órgãos ambientais competentes.
Fonte: CBN Recife.

Nenhum comentário:
Postar um comentário