Foto: EBC
Secretaria Estadual de Saúde (SES) está, permanentemente, monitorando a circulação dos vírus respiratórios no Estado. Neste ano, até o dia 17 de março, já foram identificados a circulação de três vírus da influenza em Pernambuco: A(H1N1), A(H3N2) e B. De acordo com o boletim da semana 11, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), um caso foi positivo para influenza A(H1N1).
Os vírus A(H1N1), A(H3N2) e B já foram isolados em outros Estados brasileiros e países da América, segundo boletins recentes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), respectivamente. O Brasil notifica obrigatoriamente os casos de Srag, que é quando há necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório.
No mesmo período de 2017 foram 264 ocorrências, com 31 casos de influenza A(H3N2), 5 de influenza B e 2 de VSR. Comparando os dois anos, houve uma diminuição de 34% nos casos de Srag em 2018. Rotineiramente, a SES está em contato com os serviços de saúde e com os municípios para reforçar a importância da notificação dos casos da síndrome, quando há a internação do paciente, e do uso da medicação (oseltamivir) para os casos com recomendação.
“Estamos com menos casos do que em 2017, mas continuamos atentos para realizar as medidas necessárias sempre que for preciso. A população também deve procurar imediatamente um serviço de saúde caso surjam os sintomas característicos da Srag ou síndrome gripal”, afirma a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.
No caso da síndrome gripal, que engloba os casos leves, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades, semanalmente, são realizadas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Também até o dia 17.03, já foi confirmado um caso de influenza B, 1 de influenza A(H1N1) e 1 de influenza A(H3N2).
Vacinação
Entre os dias 23 de abril e 1º de junho, o Brasil realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacina protege contra os três vírus em circulação em Pernambuco: influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B. A imunização é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Fonte: TV Jornal
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário