IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 26 de maio de 2018

Cidades do Grande Recife decretam situação de emergência devido ao desabastecimento de combustível


Além de provocar o cancelamento de voos no Aeroporto do Recife e a redução em 50% da frota de ônibus na Região Metropolitana, o desabastecimento de combustível provocado pela greve dos caminhoneiros levou cidades do Grande Recife a decretarem situação de emergência para garantir os serviços essenciais para a população. A nível estadual, o decreto assinado na sexta (25) foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (26).

Jaboatão
Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o decreto de situação de emergência foi anunciado na sexta (25). Em nota, a administração municipal informou que a medida possibilita “requisitar ou apreender combustível estocado nos postos para garantir serviços essenciais, como de saúde, segurança e recolhimento de lixo”, além de realizar “gastos necessários para atender à população da melhor maneira possível”.

Também por conta do desabastecimento de combustível, a prefeitura de Jaboatão decidiu reduzir, até a situação ser normalizada, a circulação dos ônibus complementares a 60% da frota nos horários de pico e 40% nos demais horários no município. Como forma de economizar combustível, ao menos 20% dos caminhões de coleta são utilizados para fazer a coleta seletiva do lixo na cidade.

Olinda
Na manhã deste sábado (26), a prefeitura de Olinda decretou situação de emergência na cidade com o objetivo de viabilizar a manutenção dos serviços básicos no município. “Devido ao desabastecimento da frota, serviços como saúde móvel e coleta de lixo, por exemplo, podem ser gravemente prejudicados nos próximos dias”, explicou a gestão municipal em nota.

A situação de emergência permite que o abastecimento da frota de veículos da prefeitura que sejam necessários à prestação de serviços essenciais à população sejam abastecidos em postos de combustível que não têm contrato com a gestão do município.

O Hospital Municipal de igarassu pode ser prejudicado pelo desabastecimento de combustível, alerta prefeitura (Foto: Reprodução/Google Street View) O Hospital Municipal de igarassu pode ser prejudicado pelo desabastecimento de combustível, alerta prefeitura (Foto: Reprodução/Google Street View)
O Hospital Municipal de igarassu pode ser prejudicado pelo desabastecimento de combustível, alerta prefeitura (Foto: Reprodução/Google Street View)

Igarassu
A prefeitura de Igarassu adotou medidas emergenciais por conta do desabastecimento de combustível, após reunião realizada neste sábado (26). Entre elas, estão a redução da coleta de lixo e a suspensão das aulas da rede municipal de ensino na segunda (28) e na terça (29), por falta de combustível para o transporte escolar.

Além disso, os carros que pertencem à prefeitura estão parados para economia de combustível. Segundo a administração municipal, estão mantidos em circulação os veículos que atuam nas urgências, como as ambulâncias e serviço de hemodiálise, até quando houver combustível.

Por meio de nota, a gestão municipal informou também que, a partir de segunda (28), “os quadros de funcionários das Unidades Básicas de Saúde da Família e do Hospital Municipal podem ser prejudicados, com a falta de colaboradores que não conseguem se deslocar por falta de transporte”.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário