Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
da editoria de Cidades
Se você pretende ingressar em uma universidade pública do País no próximo ano precisa fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação substitui o vestibular em 130 instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o exame começam nesta segunda-feira (07) e terminam no dia 18 deste mês.
A nota do Enem é imprescindível também para aqueles que desejam concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal. A avaliação é ainda requisito para pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E muitas faculdades particulares aproveitam o Enem nos seus processos seletivos. Em Portugal, 28 universidades aceitam o exame na seleção de novos alunos.
Para inscrever-se, basta acessar o site www.enem.inep.gov.br. O candidato precisa ter CPF. A taxa de inscrição custa R$ 82 e pode ser paga até dia 23 em qualquer agência bancária, lotérica ou agência dos Correios. Uma das novidades deste ano foi a antecipação do pedido para ficar isento do pagamento da taxa, que ocorreu em abril.
Vale ressaltar que todos os interessados em participar do Enem, com isenção aprovada ou não, deverão fazer a inscrição a partir de amanhã. Ou seja, a aprovação da isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente.
No primeiro dia do Enem (4 de novembro) os participantes terão que escrever uma redação e responder 45 questões de linguagens (português, literatura, artes e educação física) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
No segundo dia (11 de novembro) haverá provas de matemática e ciências da natureza (física, biologia e química). A novidade é o acréscimo de meia hora no segundo dia, que terá cinco horas de duração. No primeiro serão cinco horas e meia.
PROGRAME-SE
7 a 18 de maio - Período de inscrição
18 de maio - Último dia para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. Também para solicitar atendimentos e envio de laudo médico, declaração ou parecer
23 de maio - Último dia para pagar a taxa de inscrição (R$ 82)
28 de maio a 3 de junho - Prazo para pedir o uso de nome social
Outubro - Divulgação dos locais de provas (a data não está definida)
4 e 11 de novembro - Aplicação das provas
14 de novembro - Divulgação dos gabaritos e dos cadernos de provas
Janeiro de 2019 - Resultado (ainda sem data definida)
Onde se inscrever: enem.inep.gov.br
Quem pode participar: Qualquer pessoa. Mas para usar a nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que substitui o vestibular em 130 universidades públicas, é preciso ter o ensino médio completo
Fonte: Jornal do Comercio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário