Com o objetivo de explorar o sítio histórico de Igarassu (PE) dentro de uma perspectiva afetiva, o workshop Imagem Cheia propõe uma vivência coletiva dentro da cidade histórica, na qual os moradores terão a oportunidade de expressar, através da fotografia, suas relações com os diversos elementos memoriais e referenciais da cidade. Será ministrado por Marcela Coêlho e é fruto do seu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da Casa do Patrimônio em Igarassu.
O Workshop fundamenta-se na necessidade de envolver as experiências pessoais dos moradores nas discussões sobre o patrimônio cultural explorando suas concepções acerca da ambiência do espaço histórico onde vivem, aproximando-os dos conceitos e estudos de preservação cultural. Com esse intuito, a fotografia é utilizada como um instrumento de pesquisa, pois baseia-se na captura da imagem conduzida pelo olhar e sentimentos do fotógrafo, permitindo o acesso a essas relações construídas com os bens que constituem a cenografia do sítio histórico, de forma individual, a partir de imagens construídas pelos próprios participantes.
A dinâmica se dividirá em duas etapas. A primeira um debate cujo objetivo é elucidar noções de espaço histórico e as relações com ele estabelecidas pelas pessoas que o vivenciam a partir de uma abordagem fenomenológica. A segunda será a vivência fotográfica dentro do Sítio Histórico, em que o grupo usará câmeras fotográficas analógicas descartáveis para registrar o espaço. Por fim, o workshop Imagem Cheia terá como fruto um conjunto de imagens afetivas da cidade histórica de Igarassu feitas pelos próprios residentes.
O Workshop acontecerá na quarta-feira, 05/09/2018, a partir das 13:00 h. O primeiro momento, o debate, será no Sobrado do Imperador / Casa do Patrimônio, à rua Barbosa Lima, n° 122, Sítio Histórico. E conforme a metodologia a ser aplicada, contará com a participação de 15 (quinze) jovens que residam em Igarassu há, pelo menos, dez anos consecutivos.
Divulguem!
Informações: Escritório Técnico e Casa do Patrimônio do Iphan em Igarassu (PE) – telefone 81.35450537.
Nenhum comentário:
Postar um comentário