Foto: Divulgação / Espaço Ciências
JC Online
A partir do próximo domingo (14), índios da etnia Fulni-ô, de Águas Belas, estarão participando da Semana dos Povos Indígenas, no Espaço Ciências de Pernambuco, localizado no bairro de Salgadinho, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A programação repleta de atividades - como sessões especiais no Planetário, apresentações culturais e rodas de conversas - seguirá até a próxima quarta-feira (17).
A astronomia indígena será o tema da oficina “Observando o Céu de Índio”, onde os visitantes poderão construir observatórios indígenas e entender como os povos originários se guiavam pelo céu e pelas estrelas. Outras oficinas também estão programadas, com fabricação da tinta de urucum - para fazer pinturas corporais - e a confecção de remédios com plantas nativas.
“A programação busca desconstruir muitos estereótipos construídos ao longo de 519 anos de resistência destes povos e dar visibilidade ao conhecimento dos povos originários”, comenta o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.
Outra opção será o Adugo ou Jogo da Onças, brincadeiras tipicamente indígenas. Quem estiver na abertura do evento poderá confeccionar seus próprios Muiraquitãs, que são artefatos indígenas, em formato de sapos, que eram utilizados como amuletos por povos Tapajós, na Amazônia.
Funcionamento
O Espaço Ciências funciona de segunda à sábado, das 8h à 12 e das 12 às 17. Aos domingos, o horário de funcionamento é das 13h30 às 17h. O evento é gratuito.
Fonte: Jornal do Comercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário