IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Pernambucanos denunciam dificuldade no agendamento para tirar carteira de identidade


Pernambucanos denunciam dificuldades para agendar, pela internet, o atendimento para tirar a carteira de identidade. O documento é necessário para diversos tipos de procedimentos, como abrir contas em bancos, se inscrever em concursos públicos e até mesmo realizar exames médicos. 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), para tirar o documento é preciso agendar uma data no site do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) e, depois, levar a documentação necessária até uma unidade do Expresso Cidadão.

Apesar disso, diversas pessoas enviaram mensagens ao WhatsApp da TV Globo para reclamar que, há meses, não conseguem agendar o atendimento por meio do site.

Uma delas é Simone Regueira, do bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife. Segundo ela, nunca há vagas para realizar o agendamento.

"Desde outubro de 2018, entro no site, das 6h às 22h, e não consigo fazer nenhum agendamento. Nunca tem vaga. Fui a um posto presencial e a resposta que recebi foi que o agendamento só é feito no site", afirma.

Outra que não consegue agendar o procedimento é Malu França, que há meses está com a documentação atrasada devido à falta da identidade.

"Desde 8h, estou aqui tentando e não tem data nenhuma disponível. Desde novembro, eu estou tentando o agendamento para tirar a identidade, estou com algumas coisas em falta por causa da documentação", declara.

No dia 15 de março, a reportagem da TV Globo entrou no site do IITB para tentar realizar o agendamento.

Após preencher o formulário com as informações solicitadas e escolher o município do Recife, não havia vagas nos postos de atendimento da Boa Vista, no Centro; do Shopping RioMar, na Zona Sul, e do Cordeiro, na Zona Oeste. Também não havia vagas em Caruaru, no Agreste, nem em Petrolina, no Sertão.

Na ocasião, os únicos locais com agendamento eram Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Garanhuns, no Agreste.

Às 8h desta terça-feira (2), a reportagem repetiu o teste. Mais uma vez, não havia vagas no Recife, em Vitória de Santo Antão, Caruaru, Petrolina e Garanhuns.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que está adquirindo o sistema biométrico automatizado de identificação e a promessa é que o processo de confecção das carteiras de identidade seja feito mais rapidamente. Apesar disso, a corporação não deu prazos.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário