Você já recebeu uma mensagem via SMS que dizia que você acabou de comprar em determinado estabelecimento, informando os dados da compra com detalhes, valor, parcelas e o nome da empresa?
Na mesma mensagem, logo abaixo, consta um telefone fixo e você, no desespero, pensa em ligar para dizer que não reconhece a compra, já que o número se coloca como a solução daquela situação. Ele é, na verdade, o início do problema.
Quando você liga para o número informado, alguém com seus dados se passa pela operadora de cartão de crédito e, muitas vezes, simula um atendimento que impressiona pelo cuidado nos detalhes, já que existe música de espera e uma gravação com as opções de atendimento para você “escolher e clicar” para ser atendido.
Depois disso tudo, você já está se sentindo seguro, o ambiente parece conhecido, o atendente conhece as suas informações e você confia, afinal, quem saberia tudo isso? O golpista diz que a compra está em análise e que, por isso, ainda não consta na sua fatura para, em seguida, pedir para você indicar sua senha ou digitá-la no aparelho.
Cuidado! Fique atento, não ligue para o número mencionado no SMS, busque o número que consta no seu cartão e, principalmente, não ligue do mesmo telefone que recebeu o SMS, a sua ligação pode ser interceptada pelos golpistas.
Também não clique em links indicados na ligação ou no próprio SMS, eles podem capturar seus dados ou até mesmo instalar malwares que podem contaminar o seu celular. Para evitar transtornos e prejuízos, não faça nem mesmo downloads de aplicativos.
Saiba mais sobre este golpe na coluna completa, disponível no link da bio.
Foto: Freepik
#golpe #cartãodecrédito #mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário