CONJUNTIVITE | Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a conjuntivite não é de notificação compulsória e, por isso, "não há registros de vigilância em saúde". No Grande Recife, há três centros especializados em oftalmologia que compõem a rede estadual de saúde. São eles: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista, a UPA Ibura e a Fundação Altino Ventura, que fazem atendimentos por meio do SUS.
A Fundação Altino Ventura (FAV), em nota, confirma que, em dezembro, houve um aumento nos casos de conjuntivite atendidos na emergência 24 horas da instituição, localizada na unidade da FAV do bairro da Boa Vista, no Centro. Foram 1.100 atendimentos em dezembro, representando um aumento de 22,2%, em comparação com novembro.
A alta foi mais expressiva na UPA Ibura, na Zona Sul da capital. Em nota, a unidade informa que foram atendidas 496 pessoas com conjuntivite em dezembro. Já em novembro, foram 366 casos. Ou seja, o aumento foi de 35,5%.
O cenário da UPA Paulista, em Jardim Paulista, na Região Metropolitana do Recife, também é de aumento no número de casos. De acordo com o diretor médico da unidade, Adolfo César, o início do ano tem tido um registro de 23 casos de conjuntivite por dia atendidos na urgência. Ele avalia que o número representa uma tendência de aumento dos casos, em comparação com dezembro, quando a média foi de 17 registros da doença por dia na UPA Paulista.
Saiba mais em: jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar
Reprodução: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
#pernambuco #conjuntivite #saúde #recife #cm
Nenhum comentário:
Postar um comentário