IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Pernambuco recebe os Jogos Escolares Brasileiros


Foto: Josimar Oliveira/Divulgação

 Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) acontecem, pela primeira vez, em Pernambuco. A edição 2024 começa nesta sexta-feira (20) e vai até o dia 03 de outubro. Em 14 dias de competição, 9 mil alunos/atletas, técnicos, dirigentes e equipes de todos os estados estarão espalhados em 17 polos no Recife.

Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idade de 12 a 14 anos, em 18 modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas, como atletismo, basquete, futsal, ginásticas artística e rítmica, natação e judô. Pernambuco participará da competição com a maior delegação do estado, com 357 integrantes. 

Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), os JEBs contam com o apoio do Ministério do Esporte e do Governo de Pernambuco. Os atletas que alcançarem as melhores colocações serão selecionados para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia. 

De acordo o secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonidio, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) valorizam a educação e a integração social entre os atletas. Ele também falou sobre a logística necessária para receber todas as delegações.

"Para termos um paralelo, os Jogos Olímpicos de Paris tiveram 10.500 (atletas), então teremos cerca de seis mil na Região Metropolitana ao longo dos JEBS. É uma satisfação muito grande, mas especialmente uma grande responsabilidade para dar conta de toda a operação dos jogos, além de hospedagem, alimentação, deslocamento, enfim. É um evento esportivo que, até então, talvez só a Copa do Mundo de 2014 obteve uma envergadura tão grande de pessoas participantes”, afirmou.

As disputas começam já neste sábado (21), dia que também marca a realização da cerimônia de abertura, na Arena de Pernambuco, com a presença do medalhista olímpico em Paris 2024, na Marcha Atlética, Caio Bonfim, além de autoridades.


Fonte: CBN Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário