IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Polo Gastronômico de Mangue Seco vai ter queima de fogos

 


Nesta terça-feira, 31, moradores de Nova Cruz e população em geral, vão receber o ano de 2025 com queima de fogos. O evento vai acontecer, a partir da 22h, na praia do Capitão (polo gastronômico), mais conhecida como Mangue Seco, na cidade histórica de Igarassu, localizada no Litoral Norte de Pernambuco.


A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial de Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (ACEI), através de seu presidente de honra, josias Gomes, do vereador eleito Edvaldo do Povão, do comerciante Wagner Tafarel, do Bar do Tafarel e do empresário José Alcione, da JTK Incorporação. O grupo tem mobilizado várias pessoas, políticos e até gestão municipal, para que 2025 seja celebrado em grande estilo.


Segundo Josias, o Polo Gastronômico não pode ficar de fora, no quesito queima de fogos, principalmente, porque o local precisa entrar no calendário anual das festas de Réveillon, assim como já acontece nas cidades vizinhas de Paulista e Itapissuma.


Josias garante ainda, que além de bonito e gratuito, o evento vai aquecer o comércio local. O foguetório de mais de 10 minutos, vai ocorrer sem barulho, respeitando idosos, animais e os autistas.


Foto: Divulgação

Fonte: Jornal do Grande Recife

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Pedestres não costumam respeitar regras de trânsito em Pernambuco

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O funcionamento do trânsito depende de muitos, incluindo entidades públicas e privadas, motoristas, ciclistas e, claro, pedestres, que certamente é o elemento mais vulnerável dentro desse sistema. Não à toa, 40% das vítimas fatais do trânsito do Recife em 2023 foram pedestres. Mas esse número, do relatório preliminar de Segurança Viária da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), não se deve apenas à responsabilidade dos motoristas. Em Pernambuco, princípios básicos de educação no trânsito não são seguidos até mesmo por aqueles que estão a pé. 


Avaliação do Detran-PE: 


O fiscal e instrutor do Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Eduardo Alves, afirmou que uma das irregularidades mais frequentes é a de não realizar a travessia na faixa: 


“O que vemos nas vias é pedestres atravessando fora da faixa de pedestre, até mesmo quando há uma bem próxima a ele. O próprio Código de Trânsito  Brasileiro diz que quando houver uma faixa de pedestre a menos de 50 metros, o pedestre é obrigado a atravessar sobre a faixa. Inclusive, ele pode ser responsabilizado em caso do acontecimento de um sinistro de trânsito, se for provado que no local do acontecimento havia uma faixa de pedestre a menos de 50 metros”. 


Esse tipo de mau comportamento parece ser frequente pela dificuldade dos pedestres em entender a  importância do seu papel no trânsito. Por isso, a reportagem da CBN Recife foi às ruas perguntar aos próprios pedestres se eles costumam esperar o sinal fechar para poder atravessar. As respostas variaram.  


“Às vezes eu não espero o sinal fechar não. Atravesso quando está aberto mesmo”, disse uma entrevistada. “Eu sempre espero o sinal fechar, mesmo que demore”, disse outra. 


A falta de atenção com o uso de celular 


E existe uma outra problemática de destaque: a distração com o celular. A importância de não usar o celular enquanto dirige é evidente, mas usar o celular enquanto caminha é uma atitude de risco para o próprio bem-estar e à própria vida. Nas ruas, os entrevistados mais jovens confessaram que usam o celular enquanto caminham, em especial para ouvir música. 


O fiscal do Detran Pernambuco, Eduardo Alves, reforçou que o costume de manusear o celular enquanto caminha é, de fato, uma realidade nas ruas do Estado: “Muitas vezes o pedestre está mexendo no celular, andando na própria pista de rolamento, onde é destinado aos veículos. Ou então, mexendo no celular quando vai atravessar a via, e tudo isso são potencializadores para o acontecimento de sinistros de trânsito”.


Inclusive, a psicóloga Natércia Dantas explica que mexer no celular é algo que afeta a percepção do indivíduo com o ambiente ao redor: 


“A atenção é a nossa capacidade de foco em determinadas atividades para realizá-las. E quando existe o uso excessivo do celular, acaba acontecendo uma fragmentação dessa atenção. E no trânsito eu preciso estar atento. Se a minha atenção é prejudicada, eu tenho dificuldade de perceber o ambiente e de agir adequadamente aos estímulos que eu recebo”. 


Confira os números 


O conjunto dessas práticas, como não atravessar na faixa e usar o celular, é o que colabora para a manutenção de números críticos, como os apresentados no último Relatório Anual de Segurança Viária da CTTU, que trouxe os dados do ano de 2022. Segundo o documento, atropelamento foi o segundo tipo de sinistro mais frequente com vítimas feridas em Recife. O registro foi de 187 casos, de janeiro a dezembro de 2022.  


O preliminar de 2023 já mostra a continuidade desse problema. Em Recife, 40% das 144 vítimas fatais do trânsito foram pedestres. Ou seja, cerca de 57 pessoas. 


Na tentativa de romper esse histórico, as ações educativas do Detran Pernambuco enfrentam dificuldades para serem bem recebidas pela população, como explica Eduardo Alves: 


“O Detran Pernambuco tem um trabalho chamado Minutos que Salvam Vidas, para que as pessoas tomem consciência do seu papel no trânsito. Mas você percebe que quando está realizando esse trabalho, muitos não dão atenção e dizem que não têm tempo porque acreditam que é algo sem importância. Então, infelizmente, é um trabalho muito difícil. Mas nós não desistimos, estamos aí tentando disseminar essa mensagem. E se ao final do trabalho nós conseguirmos salvar uma vida, porque tomou consciência e não se envolveu num acidente, isso já é o suficiente, porque uma vida não tem preço”, afirmou. 


A presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, também destaca que o trabalho do órgão precisa da colaboração dos próprios pedestres: 


“A CTTU  tem feito várias ações voltadas para a segurança viária do pedestre, mas é também importante que a população como um todo se envolva nisso, em especial o pedestre. É necessário cuidado redobrado na hora de fazer a travessia e não usar o celular, porque um ponto de distração pode colocar em risco a sua vida”. 


Todas as recomendações dos especialistas para segurança no trânsito parecem simples, porque realmente são. E são justamente essas pequenas atitudes que colaboram para minimizar o número de casos de atropelamentos ou outros sinistros envolvendo ou não pedestres. Assim, a mensagem principal é de que cada integrante do trânsito, incluindo os pedestres, faça apenas o simples: a sua parte. 

Fonte: CBN Recife

Transporte público em Pernambuco



A visão que o governo de Pernambuco tem sobre o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife é muito diferente da percepção do passageiro. O Estado defende que tem feito muito pelo sistema, argumento sustentado, principalmente, na implantação da tarifa única nos ônibus do Grande Recife, com a extinção do Anel B, o segundo mais usado pelos passageiros e que beneficiou 125 mil pessoas diariamente.


O JC conversou com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), Matheus Freitas, e o diretor de Planejamento, Jonathan Valença, para o fechamento da série de reportagens Transporte público em crise.


A implantação do Bilhete Único, como a unificação das tarifas dos ônibus da RMR foi batizada pelo governo do Estado, foi o principal destaque da gestão. No início de 2023, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu não aumentar o valor das passagens dos coletivos - reajustada um ano antes pelo PSB - e extinguiu o Anel B, que custava R$ 5,60.


Outro destaque da gestão, feito por Matheus Freitas, foi o fortalecimento do Consórcio de Transporte Metropolitano com a entrada do município de Camaragibe, após 16 anos sem que houvesse adesão das cidades do Grande Recife. Desde que foi criado, o Consórcio tem apenas Recife e Olinda como membros.


Camaragibe, inclusive, vai começar a participar financeiramente do Consórcio Metropolitano. Segundo Matheus Freitas, uma das metas da gestão em 2025 é, exatamente, promover uma repactuação, principalmente financeira, da gestão metropolitana do transporte público no Grande Recife.


“A entrada de Camaragibe no Consórcio é algo muito importante e um primeiro passo para uma das principais metas de 2025 que será a repactuação da gestão metropolitana do transporte público no Grande Recife. Camaragibe vai iniciar o processo e nós já estamos realizando a divisão dos custos operacionais das linhas municipais que integram com as metropolitanas, por exemplo”, explica o presidente do CTM.


Confira os detalhes na coluna Mobilidade no JC.COM.BR.


Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem #Mobilidade #GrandeRecife #vv

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Igarassu: motorista para caminhão em acostamento e desce antes de veículo ser consumido por incêndio

 


Um motorista conseguiu escapar ileso após estacionar seu caminhão no acostamento do quilômetro 40,5 da BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Ele desceu do veículo momentos antes de ele ser consumido por um incêndio.

O sinistro aconteceu na madrugada desta sexta-feira (20) e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve vítimas. A causa do fogo será investigada.

A PRF foi acionada por volta das 3h50 e explicou que o motorista seguia pela rodovia quando percebeu fumaça no compartimento do motor.

Em seguida, ele parou o veículo no estacionamento e desembarcou.

O caminhão foi completamente consumido pelas chamas, bem como toda a carga de produtos diversos.

Alguns veículos que estavam estacionados perto tiveram partes como lanternas, parachoques e pintura atingidas pelas chamas.

O trânsito voltou a fluir normalmente no local durante a manhã.

Fonte: Folha de Pernambuco

Igarassu celebra convênio com Unilever para projeto de Esporte

 


Neste quinta-feira, 18, o atleta Fernando Ddi, campeão de Beach soccer, visitou a cidade de Igarassu, para dar início ao projeto Geração 4, de educação através do esporte. Ação é uma iniciativa da Diretoria de Esportes, em parceria com a Unilever Brasil e o Instituto Geração 4.


A cerimônia de lançamento foi realizada no Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, com a presença de Philco, diretor de Esportes de Igarassu, representantes da Unilever Brasil, que fez doação kits e calçados para o projeto. 


O “Geração 4” irá oferecer suporte multidisciplinar baseado em quatro pilares: futebol, educação, psicologia e nutrição. A intenção é proporcionar não apenas habilidades esportivas, mas também promover o desenvolvimento de competências socioemocionais e o acesso a recursos essenciais para uma vida melhor.


O Instituto Geração 4 foi criado em 2011 por Fernando Ddi, com a finalidade de promover o desenvolvimento social, educacional e cultural de crianças e adolescentes, implantando núcleos esportivos em comunidades de baixa renda e escolas públicas.


Em breve, a Diretoria de Esportes irá divulgar os detalhes do projeto e como participar. 


Foto: Talisson (Unilever)

Fonte/colaboração: Neto Barros

#jornaldogranderecife 

#esporte 

#institutogeracao4 @geracao4

#igarassupe

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

CELEBRA TRUKÁ

 


Neste sábado dia 21 de dezembro  a partir das 20h vai acontecer uma festa maravilhosa de aniversário do Espaço Cultural Truká  no Sítio Histórico de Igarassu,  com atrações  da cultura popular brasileira.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Princípio de incêndio atinge hospital em Igarassu, e cinco pacientes são transferidos

 


Um princípio de incêndio atingiu, na noite de terça-feira (17), o setor de repouso do nível técnico do Complexo Hospitalar de Igarassu (CHI), na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e não houve vítimas.

As informações preliminares da Prefeitura de Igarassu são de que o fogo teria começado após um curto-circuito no setor. 

Por meio de nota, a prefeitura explicou que cinco pacientes, quatro adultos e uma criança, foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e para o Hospital Infantil Helena Moura.

Pacientes que estavam na urgência tiveram alta e não havia nenhum internado na sala vermelha.

A prefeitura também afirmou que a unidade de saúde permanece fechada nesta quarta-feira (18) e até a liberação por parte do Corpo de Bombeiros feita a partir de laudos técnicos e do plano de ação para retorno do funcionamento. 

Ainda segundo a gestão municipal, o combate às chamas foi feito inicialmente pela própria equipe do CHI, até a chegada dos bombeiros. 

"A ação rápida impediu que o princípio de incêndio atingisse as outras áreas do hospital", informou a prefeitura.

Fonte: Folha de Pernambuco

Motorista e passageiro são mortos a tiros em Igarassu; suspeitos estão foragidos

 Um motorista e um passageiro foram mortos por disparos de arma de fogo dentro do carro em que estavam  às margens da PE-35, em Igarassu, no Litoral Norte de Pernambuco. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) e os corpos das vítimas foram encontrados por populares.

O crime teria ocorrido quando um motociclista e um garupa que estava armado disse para o motorista do carro para o veículo. No entanto, o condutor teria desobedecido e seguido em frente.

Com isso, o garupa da moto efetuou disparos contra o motorista e passageiro do carro. O condutor chegou a sair do veículo para tentar escapar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na via. O passageiro morreu dentro do carro.

De acordo com informações extraoficiais, as vítimas utilizavam tornozeleira eletrônica. Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.


Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

MANGUEZAL DE IGARASSU



 A cidade de Igarassu foi contemplada pela natureza com uma imensa área coberta por manguezal, esse importante ecossistema que serve como berçário para a reprodução de inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Entretanto nos últimos anos vem sofrendo um longo processo de destruição com aterros, desmatamentos e a poluição que está causando enormes estragos ao meio ambiente. Precisamos salvar o manguezal de Igarassu da destruição. Fernando Melo – Professor.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Agricultura Familiar se fortalecer em Pernambuco

 


Os legumes e hortaliças que você traz da feira provavelmente vêm das terras de um pequeno produtor. Isso porque, em Pernambuco, a agricultura familiar abastece 70% da população com alimentos frescos. A atividade avançou nos últimos anos, mas os produtores ainda enfrentam dificuldades como acesso ao crédito e à assistência técnica. Uma oportunidade para conhecer a produção dos pequenos agricultores e pecuaristas do Estado é visitar a 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), que começou na quinta-feira (12) e segue até domingo (15). Realizada pelo Governo de Pernambuco, a feira acontece no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bongi, com entrada gratuita. 


O evento reúne cerca de 300 agricultores e agricultoras, distribuídos em 250 estandes, mostrando que agregar sustentabilidade, inovação e tecnologia ao negócio pode transformar vidas no campo. A presidente do IPA, Ellen Viégas, explica que a expectativa é mostrar que muitos agricultores e agricultoras já não se dedicam exclusivamente à subsistência. "Com a ajuda de qualificações, o incentivo de programas governamentais, suporte para inovação em empreendedorismo e assistência tecnológica, muitos pequenos produtores do Estado já deram um passo adiante rumo à estruturação de um negócio mais robusto", afirma.


Na abertura da 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), a governadora Raquel Lyra assinou duas ordens de serviço para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. A primeira, de R$ 18 milhões, é para aração de terras, e a segunda, de R$ 7 milhões, é destinada à distribuição de sementes em municípios do Sertão. O evento é uma oportunidade de negócios para agricultores de todas as regiões do Estado comercializarem seus produtos. Hoje Pernambuco conta com 230 mil famílias de produtores familiares. 


Confira todos os detalhes no JC.COM.BR.


Foto: Divulgação #AgriculturaFamiliar #Agricultura #Pernambuco #vv

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Estudantes prestigiem o 14° Festival de Teatro de Igarassu

 


Nesta quarta-feira, 11, o Festival de Teatro de Igarassu - Festig chega ao seu último dia com a apresentação dos espetáculos "SE não fosse Mágica", às 15h,  e Zenaide Bezerra - uma históriapra contar, às 19h30min. O evento teve início no último dia 5, com todas as apresentações no Centro de Artes Narciso Félix, localizado no Centro da cidade. 


Ontem à noite, 10, cerca de quatro escolas prestigiaram o Festig. Os alunos, e público em geral, ficaram encantados com a Companhia Rococó Produções Artísticas e Culturais, do Rio Grande do Sul, que encenou a peça "De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão, baseado no Livro Dom Quixote de Miguel Cervantes. 


Fotos: Dani Morais 

#jornaldogranderecife

#roco

@rococoproducoes 

@festivaldeteatrodeigarassu

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Festival Cultural 200 anos Maracatu Estrela Brilhante

 


Nesta sexta e sábado, 6 e 7 de dezembro, os integrantes do Maracatu Estrela Brilhante, de Igarassu, celebram 200 anos de fundação. O evento, aberto ao público, acontece em frente a sede, localizada no Sítio Histórico da cidade. 


A festança tem apresentações culturais com a participação da cirandeira Lia de Itamaracá e de vários grupos de Cocos, de Maracatu, entre outras manifestações populares. 


De acordo com algumas das versões da história oral, o Maracatu Estrela Brilhante, data de 1730, entretanto, a data oficial é dezembro de 1824. O local desse nascedouro seria Vila Velha, em Itamaracá. De lá os antepassados do maracatu migraram, e fincaram raízes, no Alto do Rosário, em Igarassu.


Dona Mariú, Olga e Gilmar, são alguns dos nomes que representam a continuidade dessa história, as duas primeiras, in memorian. 


O grupo enche de orgulho os Igarassuenses e lançou seu primeiro CD por volta de 2003. Já em 2008, parte de seus integrantes viajaram para Portugal, onde  participaram do XII Festival Folclore Internacional Alto Minho, em Viana do Castelo, cidade-irmã de Igarassu. Em 1997, foi o homenageado do carnaval da cidade. 


Foto/vídeo reprodução Instagram 

#jornaldogranderecife 

#maracatu 

#estrelabrilhante 

#igarassupe

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Rede Pública Estadual de Ensino inicia matrículas para o ano letivo de 2025; veja cronograma



 O processo de matrícula e cadastro escolar para vagas nos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino terá início a partir da próxima terça-feira (10). 

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) divulgou, nesta quarta-feira (4), que as inscrições para o ano letivo de 2025 deverão ser realizadas até o dia 27 de dezembro, pelo site www.matricularapida.pe.gov.br.

Para 2025, serão ofertadas 176.942 vagas para estudantes novatos, das quais 99.609 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre.

A atual etapa vai disponibilizar 77.333 vagas, sendo 9.513 distribuídas no Recife, 18.662 nos demais municípios da Região Metropolitana e 49.158 no Interior, contemplando Zona da Mata, Agreste Sertão

Os anos finais do Ensino Fundamental vão receber  23.315, enquanto o Ensino Médio conta com 54.018. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As Escolas em Tempo Integral englobam 37.702 dessas vagas. São 13.556 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 24.146 no Interior.

As matrículas de cerca de 361 mil estudantes da Rede Estadual foram asseguradas automaticamente para o ano seguinte de sua trajetória escolar, por meio do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (Siepe). 

Como novidade para este ano, os alunos novatos contarão com uma ferramenta adicional de geolocalização, que auxiliará os pais e responsáveis ou estudantes maiores de idade, no processo de escolha da escola mais próxima da sua residência ou de um endereço de referência, visando à série almejada. 

É importante ressaltar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não integram este processo, pois o ingresso nessas unidades ocorre por meio de inscrição e processo seletivo. 

Para apoiar os pais e responsáveis que não possuem acesso à internet, a SEE disponibilizará laboratórios de informática com acesso à rede em mais de 300 escolas, além da Central de Atendimento, acessível pelo número 0800 286 0086, de segunda a sábado, das 7h às 19h. 

Como realizar o cadastro 
Será necessário o fornecimento de dados, como nome completo, data de nascimento, endereço, escola de origem, nome do responsável e telefone para contato, além do número do CPF, que, a partir deste ano, será de caráter obrigatório. 

Todos os dados devem ser preenchidos pelos pais ou responsáveis, ou, no caso de estudantes maiores de 18 anos, pelo próprio aluno, ao iniciar o processo de cadastro.

Ao término do preenchimento, será emitido um protocolo de confirmação, o qual deverá ser anotado ou impresso para apresentação no ato de efetivação da matrícula.

Os estudantes que desejarem realizar alteração de cadastro para outra escola no Matrícula Rápida poderão efetuar a alteração ao longo do período de matrícula (até o dia 27 de dezembro), acessando o campo “Consulte sua Inscrição”. Vale ressaltar que a troca somente será processada mediante disponibilidade de vagas. 

No período de 6 a 17 de janeiro, todos os responsáveis que realizarem o cadastro, provenientes das redes municipais ou novos ingressantes, deverão comparecer presencialmente à unidade escolar para a efetivação da matrícula e entrega dos documentos necessários.


Documentos necessários 
As vagas não confirmadas retornarão ao sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) para uma segunda oportunidade de inscrição, disponível entre os dias 20 e 23 de janeiro. 

Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos: número de inscrição referente ao Cadastro 2025; cópia da certidão de nascimento; histórico escolar original ou declaração oficial da última instituição de ensino frequentada; CPF; comprovante de residência contendo CEP; cópia da carteira de vacinação; comprovante de tipo sanguíneo e fator RH; além de uma foto recente no formato 3x4.

Cronograma completo

Cadastro Escolar: de 10 a 27 de dezembro
Efetivação da Matrícula: de 6 a 17 de janeiro 
Cadastro nas vagas não ocupadas e não efetivadas (2ª fase): de 20 a 23 de janeiro
Efetivação dos novos cadastros (2º fase): de 27 a 29 de janeiro

Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

FEIRA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA EM IGARASSU

 


📅 Neste sábado (7), venha vivenciar a Agroecologia no Campo da Mercearia do Amaury, localizado na Estrada do Porto do Vasco, em Nova Cruz, Igarassu.📍


🎟️ Garanta já sua rifa da Cesta Agroecológica!!! Participe do sorteio quinzenal por apenas R$2 cada número. Todo o recurso é destinado ao fundo colaborativo da Rede Aqui No Campo, fortalecendo tanto o projeto como o coletivo. 🦀


♻️ Nosso ponto de coleta de óleo de cozinha usado estará ativo para receber de quem já vem juntando e se organizando para não descartar incorretamente. Se você não começou a guardar, ainda dá tempo. Na próxima quinzena, estaremos lá! ✅️


📲 Reserve seus produtos e números da rifa via Direct ou WhatsApp: ☎ (81) 99600-1842. Siga-nos para mais atualizações: 📸 @feiragroecomunitaria


#FeiraAgroecológica #Agroecologia #ComidaDeVerdade #Sustentabilidade #Comunidade #TrabalhoColetivo

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Operação Policial em Igarassu

 


Na manhã desta terça-feira, 3, de dezembro, a polícia Civil de Pernambuco cumpriu dois mandados de prisão, cinco de busca e apreensão domiciliar e o bloqueio judicial de ativos financeiros no valor total de R$ 1 milhão, com a finalidade de desarticular associação criminosa voltada à prática dos crimes de extorsão e lavagem de dinheiro. A operação ocorreu na cidade de Igarassu, localizada na Região Metropolitana Norte de Pernambuco e em São Paulo. 


Segundo a Polícia Militar, a Operação batizada de "Chamada Restrita", teve início em 2022. As vítimas eram coagiadas por telefone, através de ameaças, inclusive de morte, a realizarem Pix para contas de laranjas. 


A ação desta manhã, contou com a participação de 40 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. E as investigações estão sendo encaminhadas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel) e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), além do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE).


Fotos: reprodução TV 

#jornaldogranderecife

#policiacivilpe

#oprecaochamadarestrita

#igarassupe

#saopaulosp

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Paulista é pentacampeã da Copa do Interior e Igarassu é vice-campeã



 A seleção de Paulista conquistou o pentacampeonato da Copa do Interior, na tarde do domingo (01/12), ao empatar em 1 x 1 com o time de Igarassu. No primeiro jogo, no Estádio Ademir Cunha, o resultado havia sido 2 x 0 para os paulistenses.

A partida, ocorrida no Estádio Alfredo Bandeira de Melo (Campo Murado), começou com Igarassu partindo pra cima, abrindo o placar aos 10 minutos com gol anotado pelo zagueiro Leandro, em cobrança de pênalti.

Na etapa final, o jogo mudou e Paulista criou mais oportunidades, chegando ao empate aos 40 minutos, com Lucas Lukaku, após cobrança de escanteio.

Paulista chegou ao seu quinto título na história (2009, 2017, 2018, 2022 e 2024), enquanto Igarassu venceu em 1997 e foi vice em 2003 e nesta temporada.

A campanha de Paulista na competição, que é promovida pela Federação Pernambucana de Futebol, foi de 15 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com 33 gols marcados e 14 sofridos. Imagens: Carlos da Hora e Rodrigo

Fonte: Jornal do Grande Recife