A visão que o governo de Pernambuco tem sobre o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife é muito diferente da percepção do passageiro. O Estado defende que tem feito muito pelo sistema, argumento sustentado, principalmente, na implantação da tarifa única nos ônibus do Grande Recife, com a extinção do Anel B, o segundo mais usado pelos passageiros e que beneficiou 125 mil pessoas diariamente.
O JC conversou com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), Matheus Freitas, e o diretor de Planejamento, Jonathan Valença, para o fechamento da série de reportagens Transporte público em crise.
A implantação do Bilhete Único, como a unificação das tarifas dos ônibus da RMR foi batizada pelo governo do Estado, foi o principal destaque da gestão. No início de 2023, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decidiu não aumentar o valor das passagens dos coletivos - reajustada um ano antes pelo PSB - e extinguiu o Anel B, que custava R$ 5,60.
Outro destaque da gestão, feito por Matheus Freitas, foi o fortalecimento do Consórcio de Transporte Metropolitano com a entrada do município de Camaragibe, após 16 anos sem que houvesse adesão das cidades do Grande Recife. Desde que foi criado, o Consórcio tem apenas Recife e Olinda como membros.
Camaragibe, inclusive, vai começar a participar financeiramente do Consórcio Metropolitano. Segundo Matheus Freitas, uma das metas da gestão em 2025 é, exatamente, promover uma repactuação, principalmente financeira, da gestão metropolitana do transporte público no Grande Recife.
“A entrada de Camaragibe no Consórcio é algo muito importante e um primeiro passo para uma das principais metas de 2025 que será a repactuação da gestão metropolitana do transporte público no Grande Recife. Camaragibe vai iniciar o processo e nós já estamos realizando a divisão dos custos operacionais das linhas municipais que integram com as metropolitanas, por exemplo”, explica o presidente do CTM.
Confira os detalhes na coluna Mobilidade no JC.COM.BR.
Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem #Mobilidade #GrandeRecife #vv
Nenhum comentário:
Postar um comentário