Nesta sexta e sábado, 6 e 7 de dezembro, os integrantes do Maracatu Estrela Brilhante, de Igarassu, celebram 200 anos de fundação. O evento, aberto ao público, acontece em frente a sede, localizada no Sítio Histórico da cidade.
A festança tem apresentações culturais com a participação da cirandeira Lia de Itamaracá e de vários grupos de Cocos, de Maracatu, entre outras manifestações populares.
De acordo com algumas das versões da história oral, o Maracatu Estrela Brilhante, data de 1730, entretanto, a data oficial é dezembro de 1824. O local desse nascedouro seria Vila Velha, em Itamaracá. De lá os antepassados do maracatu migraram, e fincaram raízes, no Alto do Rosário, em Igarassu.
Dona Mariú, Olga e Gilmar, são alguns dos nomes que representam a continuidade dessa história, as duas primeiras, in memorian.
O grupo enche de orgulho os Igarassuenses e lançou seu primeiro CD por volta de 2003. Já em 2008, parte de seus integrantes viajaram para Portugal, onde participaram do XII Festival Folclore Internacional Alto Minho, em Viana do Castelo, cidade-irmã de Igarassu. Em 1997, foi o homenageado do carnaval da cidade.
Foto/vídeo reprodução Instagram
#jornaldogranderecife
#maracatu
#estrelabrilhante
#igarassupe
Nenhum comentário:
Postar um comentário