IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Coqueluche em adultos ressurge em Pernambuco.



 Historicamente associada a crianças, a coqueluche tem se tornado mais frequente em várias partes do mundo, com uma incidência preocupante em adultos. Popularmente conhecida como tosse comprida, a doença é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. 

À coluna Saúde e Bem-Estar, do JC, o médico pneumologista Alfredo Leite informou que tem acompanhado, no dia a dia de consultório, pacientes adultos com quadros de coqueluche.

"Nas últimas três semanas, testei seis pessoas. Todas com resultados laboratoriais positivos. São adultos entre 45 e 60 anos, com muita tosse e sufocação durante os acessos (crises). Não me parecem casos isolados", alerta o pneumologista, que atende na rede privada de saúde e é chefe da Pneumologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. 

O médico explica que esse cenário é reflexo da queda da imunidade do adulto que se vacinou contra coqueluche na infância. "A imunidade não é para sempre." Assim, pessoas que tiveram coqueluche ou que foram vacinadas quando criança podem apresentar reinfecção pela Bordetella pertussis. 

Para compreender como estão as notificações de coqueluche em Pernambuco, o JC entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Segundo os dados da pasta, até o dia 15 de fevereiro, foram notificados 11 casos suspeitos de coqueluche em adultos (20 anos ou mais) neste ano de 2025. Desse total, dois foram confirmados.

Um detalhe importante é que, no mesmo período de 2023 e 2024, não houve notificação de casos para a mesma faixa etária.

"No início do segundo semestre de 2024, com o aumento de casos no País, foi realizado um webinar para atualização dos profissionais da rede de todo o Estado sobre a doença, imunização e vigilância epidemiológica da coqueluche, visando maior sensibilização para um olhar mais atento à necessidade de notificar casos suspeitos", diz, em nota, a SES-PE.

Foto: Freepik #Coqueluche #Pernambuco #Saúde #vv

Nenhum comentário:

Postar um comentário