IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

domingo, 12 de outubro de 2025

MARACÁ SEGUE SEU ROTEIRO FAZENDO MUITO BARULHO NA CULTURA.

 


Ontem dia 11, foi cumprido mais uma etapa de do projeto "Maracá  - Mulheres Aperfeiçoando Conhecimentos. Desta vez, o encontro ocorreu na sede do Estrela Brilhante (Patrimônio Vivo de Pernambuco), lugar de conhecimento e ancestralidade. Foi uma tarde para ganhar saberes, trocar experiências e potencializar ideais e sonhos.


O projeto Maracá atende 20 mulheres periféricas de Igarassu, cidade localizada na RMR, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na Cultura, como também, ensinar como elaborar um projeto. 


Ele foi idealizado por Ângela Kelly e Janaína Santos, amabas integrantes do Bumba-meu-boi Maracá, do bairro do Bela Vista. O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, programa do governo federal de financiamento público e contínuo para o setor da cultura. Cerca de 50% das participantes, seguindo critérios como mãe solo e condições sociais, por exemplo, recebem bolsas.


O Maracá teve início em agosto e encerramento previsto para o mês de outubro, porém sem data definida. A cerimônia festiva com entrega de certificados, música e feirinha de artesanato, ocorrerá no Centro de Artes Narciso Félix. 


Maracá, palavra de origem tupi-guarani,  é um instrumento percussivo de origem afro-indígenas. Ele serve para marcar ritmo ou chamar atenção. 


Imagens: Dani Morais/Layz Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário