Ontem dia 11, foi cumprido mais uma etapa de do projeto "Maracá - Mulheres Aperfeiçoando Conhecimentos. Desta vez, o encontro ocorreu na sede do Estrela Brilhante (Patrimônio Vivo de Pernambuco), lugar de conhecimento e ancestralidade. Foi uma tarde para ganhar saberes, trocar experiências e potencializar ideais e sonhos.
O projeto Maracá atende 20 mulheres periféricas de Igarassu, cidade localizada na RMR, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na Cultura, como também, ensinar como elaborar um projeto.
Ele foi idealizado por Ângela Kelly e Janaína Santos, amabas integrantes do Bumba-meu-boi Maracá, do bairro do Bela Vista. O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, programa do governo federal de financiamento público e contínuo para o setor da cultura. Cerca de 50% das participantes, seguindo critérios como mãe solo e condições sociais, por exemplo, recebem bolsas.
O Maracá teve início em agosto e encerramento previsto para o mês de outubro, porém sem data definida. A cerimônia festiva com entrega de certificados, música e feirinha de artesanato, ocorrerá no Centro de Artes Narciso Félix.
Maracá, palavra de origem tupi-guarani, é um instrumento percussivo de origem afro-indígenas. Ele serve para marcar ritmo ou chamar atenção.
Imagens: Dani Morais/Layz Tomaz

Nenhum comentário:
Postar um comentário