Na manhã desta quinta-feira (18) recebi diversas mensagens de moradores da cidade relatando a derrubada de várias árvores nos arredores do Banco Santander, situado na praça São Sebastião, Sitio Histórico de Igarassu.

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fui informado que a gerencia do referido banco solicitou a remoção de uma única árvore, um fruta pão localizado no estacionamento público ao lado do Centro de Artes de Igarassu, que segundo informações ameaçava tombar para cima dos clientes do banco. 

A secretaria emitiu parecer favorável para retirada da árvore, em compensação do plantio de uma outra espécie de árvore que não causa-se risco a população.

Entretanto foi constatado que outras árvores localizadas numa área pública entre o Banco Santander e a Creche Tia Jane haviam sido derrubadas sem autorização, caracterizando uma retirada ilegal. Vale salientar que no local existe um oitizeiro, árvore nativa do Brasil, que sofreu uma poda irregular.

Em conversa com cidadãos que circulam diariamente pelo Sitio Histórico de Igarassu, relataram que esta semana houve outras árvores cortadas na cidade. Constatamos que assim que as árvores são derrubadas, um caminhão sem identificação retira toda a madeira do local, com um destino desconhecido. Estou em busca de novas informações para saber por que estão retirando tantas árvores em nossa cidade.

Carta do leitor Fernando Melo de Igarassu
Fonte: Informe-PE
Árvores cortadas no Sitio Histórico de Igarassu 1