IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 31 de março de 2018

Preços dos remédios sobem até 2,84% a partir deste sábado



Foto: Arquivo/Agência Brasil
Os preços dos remédios sobem até 2,84% a partir deste sábado (31). A resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) foi publicada na quinta-feira (29) no Diário Oficial da União. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios.

Reajuste
De acordo com o texto, dependendo do tipo de medicamento, há três níveis de reajuste: 2,09%; 2,47% e 2,84%. A resolução informa que o percentual de reajuste tem como base a inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no acumulado de 12 meses, de março de 2017 a fevereiro deste ano.

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 30 de março de 2018

Faltam médicos em Pernambuco, diz pesquisa


No Recife, moram 1,6 milhão de pessoas, que são atendidos por 11.624 médicos. Uma razão de 7,12 profissionais por mil habitantesFoto: Arquivo Folha

Estrutura física precária e falta de investimento na carreira. Esses são alguns dos motivos apontados pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), André Soares Dubeux, sobre a falta de médicos para suprir as demandas do Sistema Público de Saúde do Estado. A avaliação foi feita após a divulgação dos dados da pesquisa Demográfica Médica 2018, que mostram que em Pernambuco há 16.381 médicos para atender uma população de 9,4 milhões de habitantes. Ou seja, são 1,73 profissionais por mil habitantes, o que representa 21% a menos do que a média nacional.

“Vivemos uma situação contraditória. Esses números são de janeiro e de lá para cá houve um aumento no número de médicosformados, mas esse quantitativo tem sido mal distribuído”, sinalizou o presidente. Essa "má distribuição" é um dos grandes questionamentos do Conselho. “Pensar em formar mais médicos no Interior, por exemplo, não é garantia de que eles vão atuar naquela região. Não adianta aumentar o número de profissionais sem oferecer laboratórios qualificados, estrutura para exames de imagens, procedimentos mais básicos na área de saúde. Para piorar a situação, os vínculos municipais são precários e não temos a garantia do respeito aos nossos direitos. Não temos carreira de estado, isso tudo dificulta o atendimento à população“, finalizou.

De acordo com o levantamento feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, em Pernambuco, são 54,2% de especialistas para 45,8% generalistas, o que dá uma razão de 1,18 especialista para cada generalista. Os homens são 50,4% dos profissionais e as mulheres, 49,6%. A idade média dos profissionais é de 45,4 anos, com um tempo de formação médio de 19,5 anos. 
A maioria dos médicos (55,5%) tem até 44 anos. As clínicas médicas concentram o maior número de especialistas (1.654), seguida pela cirurgia geral (1.196), pediatria (1.194), ginecologia e obstetrícia (928) e anestesiologia (659). As especialidades com menor número de especialistas são genética médica (5), nutrologia (8), medicina física e reabilitação (9), medicina esportiva (13) e radioterapia (16). 

No Recife, moram 1,6 milhão de pernambucanos, que são atendidos por 11.624 médicos, o que dá uma razão de 7,12 profissionais por mil habitantes. A concentração de médicos morando na Capital é de 71%. Dos médicos que moram na Cidade, 53,2% são mulheres e 46,8%, homens. Os especialistas são 58,5% e os generalistas, 41,5% dos médicos que atendem na Capital pernambucana.

Questionada pela reportagem sobre o cenário de escassez de profissionais médicos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que esse "é um problema complexo, mas que não é exclusividade em Pernambuco". Segundo o comunicado, "a solução deste problema perpassa por outras esferas de gestão, já que a estratégia de expansão das escolas de medicina não é uma prerrogativa dos governos estaduais, mas sim do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação".

A SES acrescente que, "dentro do processo de implantação do Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde, uma das estratégias estruturantes que seriam contempladas pelo Governo Federal para a expansão e interiorização da formação médica no país era a implantação de novas universidades". A Secretaria de Saúde também relembra que, em 2013, houve um concurso para médicos cuja lotação foi regionalizada. "Ao todo, desde 2015, já foram chamados 5,9 mil profissionais aprovados - o maior chamamento da saúde pública pernambucana. Desse total, 843 foram médicos", ressaltou em nota.

Fonte: Folha de Pernambuco.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Apac prevê volta da estabilidade climática em Pernambuco


Foto: Anderson Stevens
A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou, nessa quarta (28), o boletim de previsão climática para o setor leste da Região Nordeste, para os próximos três meses - abril, maio e junho. De acordo com o órgão, Pernambuco terá um dos melhores trimestres dos últimos sete anos, em termos de estabilidade climática. A análise aponta para uma normalidade atmosférica em todo o Estado, com 40% de possibilidade de ocorrer chuvas dentro da média no Litoral, Agreste e Alto Pajeú, e 35% de chance de chover acima da média nessas regiões.

Já para a região oeste, a partir da Serra das Russas, a expectativa é que chova abaixo da média. Embora, isso pareça assustador, a situação é de estabilidade. De acordo com a previsão, há 35% de chances de que chova dentro da normalidade e 40% abaixo do normal para a localidade. A situação já é esperada. De acordo com a agência, o período chuvoso nos municípios localizados após a Serra das Russas, em direção ao Sertão, está acabando. Já para o Litoral, Agreste e Alto Pajeú, o período começa em abril.

Diferentemente dos anos anteriores, quando houve uma forte estiagem, o ano de 2018 tende a ser de estabilidade atmosférica, sem variações inesperadas de clima. Mas os reflexos da seca prolongada ainda persistem. Ontem, o Governo do Estado publicou decreto de situação de emergência em 30 municípios. De acordo com a publicação, feita no Diário Oficial, o cenário de redução de chuvas, aliada à queda intensificada das reservas hídricas, foram os motivos do alerta emitido pelo Executivo.

"Desde 2012 enfrentamos chuvas abaixo da média, como se fosse um bloqueio atmosférico que estivesse nessa região. Para este ano, a atmosfera está voltando ao normal, havendo possibilidades de chuvas. Mas elas não vão conseguir suprir esses seis anos de seca. Seria preciso um dilúvio para que compensasse esses anos todos”, afirmou o gerente de meteorologia da Apac, Patrício Oliveira.

Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 28 de março de 2018

PAIXÃO DE CRISTO DE IGARASSU


Nos dias 31 de março e 01 de abril acontece a encenação da Paixão de Cristo, a partir das 19h no Sitio Histórico de Igarassu.
Realização: Grupo Teatral Azerutan.

terça-feira, 27 de março de 2018

Escorpião em casa? Veja o que fazer



A dor é intensa. É normal haver inchaço e vermelhidão ou formigamento no local da picada. Se esses sintomas vierem acompanhados de náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, vá imediatamente ao hospital. Se possível, leve o animal agressor para identificação e uso do soro escorpiônico.

Saiba o que fazer em caso de acidentes com escorpião:
Os ataques com escorpiões são mais frequentes na temporada de início das chuvas e principalmente se o local tiver passado por dedetização. De acordo com Manual de Controles de Escorpiões do Ministério da Saúde, esses animais têm a capacidade de fechar seus estigmas pulmonares por longos períodos de tempo. Por isso, não morrem com o veneno pulverizado. No entanto, irritados com o inseticida, eles saem em busca de um novo abrigo e é nesse momento que ocorrem os ataques. 


“Qualquer veneno mataria o escorpião, desde que atingisse diretamente o animal. Mas, no caso da pulverização, dificilmente isso ocorre”, explica o o biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental do DF (Dival), Israel Martins. 

Como se prevenir?
O Ministério da Saúde não recomenda usar inseticidas. Para evitar acidentes, o ideal, segundo o documento que trata do tema, é evitar as condições que permitam que o animal seja atraído ou se abrigue perto da residência. Para isso, é preciso isolar vias de entrada, afastar fontes de alimento e permitir a presença de predadores, promovendo assim o manejo natural. Entre as dicas estão:

- não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção;

- vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

- utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

- manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;

- combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins;

- preservar predadores naturais como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas;

- limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas;

- usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;

- examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.

Fonte: TV Jornal


segunda-feira, 26 de março de 2018

Polícia Federal deflagra em PE operação para combater fraudes no INSS


Uma operação para combater fraudes no sistema previdenciário em Pernambuco foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), na manhã desta segunda-feira (26), no Grande Recife, Zona da Mata e no Agreste do estado. As investigações da “Operação Tabocas” começaram em 2014 e detectaram um prejuízo de ao menos R$ 140 mil ao poder público, por meio de benefícios concedidos irregularmente.

Ao todo, 15 agentes da PF cumprem oito mandados de intimação e dois de busca e apreensão, dos quais um é cumprido na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Vitória de Santo Antão, na Mata Norte, e na casa de uma servidora pública da mesma unidade.

Para conceder os benefícios irregulares, eram utilizados documentos falsos, providenciado por meio da atuação de intermediários e atravessadores. Os crimes que estão sendo investigados são os de estelionato contra entidade de direito público e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas, somadas, ultrapassam 17 anos de reclusão.

Desde o início das investigações, foram comprovadas fraudes na concessão e valores de benefícios como pensões e aposentadorias concedidos por meio da simulação da condição de segurado especial, que é dada a trabalhadores rurais em regime de economia familiar.

A servidora que é alvo do mandado de busca e apreensão foi afastada das atividades de recepção, análise, habilitação e concessão de benefícios da seguridade social. O nome dela não foi divulgado.

Também foi determinada a suspensão das aposentadorias por idade em que foram detectadas as irregularidades. A polícia estima que foi prevenido um prejuízo futuro de R$ 470 mil.

Os oito mandados de intimação são cumpridos nas cidades de Vitória de Santo Antão, na Mata Norte, Limoeiro, no Agreste, em Abreu e Lima e Paulista, no Grande Recife.

Fonte: G1 PE

sexta-feira, 23 de março de 2018

Governo lança alerta sobre aumento dos casos de conjuntivite no Estado


Coceira nos olhos e inchaço. Foi assim que os primeiros sintomas da conjuntivite se manifestaram na turismóloga Barbara Ferro Lima, no último mês. A doença foi transmitida pela filha, infectada na escola. A inflamação da conjuntiva, membrana que reveste os olhos e as pálpebras, é comum nesta época do ano, mas o aumento dos casos registrados entre janeiro e março de 2018 em Pernambuco lança um alerta para os cuidados necessários para prevenir a doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), uma das unidades de referência em atendimento oftalmológico registrou um aumento de 351% no número de ocorrências dos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2017. O órgão não informou os possíveis motivos do aumento, porque a notificação da doença não é compulsória. Agora, o Estado busca saber se outras unidades de saúde também registraram mudança no número de atendimentos.

De acordo com a médica infectologista Andrezza de Vasconcelos, não há uma explicação para o fenômeno. “Se trata de uma mudança no vírus que está circulando, que está mais resistente. Até mesmo os quadros de resfriados estão mais intensos”, explica. A oftalmologista Adriana Falcão frisa que existem diferentes tipos de conjuntivite (bacteriana, viral e alérgica) e, por isso, o médico deve ser sempre procurado para realizar o diagnóstico. “Podemos estar diante de um quadro bem mais grave e a auto-medicação pode causar prejuízo à saúde ocular do paciente. Por isso, a consulta é essencial.”

Foi o que fez Barbara Lima, assim que a filha manifestou os primeiros sinais de conjuntivite. “Procurei a emergência e lá descobrimos que o quadro dela era bacteriano. No dia seguinte, comecei a sentir os sintomas também. Novamente, procurei atendimento. Apesar de ter pegado a doença da minha filha, nossos quadros eram diferentes, porque tive conjuntivite viral”, conta.


Os sintomas incluem, além da coceira e vermelhidão, sensação de desconforto nos olhos, secreção purulenta ou esbranquiçada, pálpebras grudadas ao despertar, fotofobia e sensação de areia ou ciscos nos olhos. Em geral, a conjuntivite acomete os dois olhos, podendo durar de uma semana a 15 dias.

SEQUELAS
Os quadros de conjuntivite, na maioria das vezes, são resolvidos espontaneamente, mas, em alguns casos, se não forem tratados corretamente, podem deixar sequelas. “Um paciente que não procura orientação médica e não trata os sintomas pode acabar desenvolvendo complicações, como ceratite (inflamação da córnea) e, posteriormente uma úlcera de córnea, levando até mesmo a uma perfuração do olho”, alerta o oftalmologista Roberto Galvão.

A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções de pessoas infectadas e pela forma indireta, na qual o contágio ocorre por meio de objetos, superfícies e instrumentos contaminados. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados. Lavar as mãos, evitar coçar os olhos e não utilizar objetos de uso geral de pessoas infectadas são algumas das recomendações dos especialistas.

Fonte: Jornal do Comercio


quarta-feira, 21 de março de 2018

Planos de saúde: saiba seus direitos na hora de marcar um procedimento


Quando termina o período de carência, os planos de saúde são obrigados a atender e a marcar as consultas e procedimentos dos beneficiários de acordo com prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essas regras foram atualizadas em 2016 e servem para novas regras para melhorar o atendimento prestado pelas operadoras. 

Saiba mais sobre elas e garanta seus direitos:  
Prazos máximos  

O prazo para atendimento varia conforme o serviço solicitado pelo usuário. No caso de consultas básicas, por exemplo, elas devem ser marcadas para até 7 dias. Já um procedimento de alta complexidade precisa ser agendado em até 21 dias. Nesta cartilha, é possível conferir outros prazos. Mas atenção: a regra vale apenas para atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao plano. 

Obrigações dos planos 
Se não houver profissional ou estabelecimento da rede conveniada disponível no período, a operadora do plano de saúde deve se responsabilizar pela marcação do procedimento. Ou seja, ela é obrigada a indicar um profissional ou local, mesmo fora da rede conveniada, e custear o atendimento. Quando não há profissional ou estabelecimento disponível na cidade onde o beneficiário procurou o atendimento, a operadora deverá marcá-lo em outra cidade. O deslocamento do paciente para outra região deverá ser pago pelo plano.   

Reembolso 
Caso o atendimento não seja garantido e o beneficiário tenha que pagar os custos do serviço ou procedimento, a operadora deverá reembolsá-lo integralmente no prazo de até 30 dias. Essa data começa a contar a partir do momento em que for solicitado o reembolso.  

Reclamações  
Depois de não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo, o usuário do plano deverá entrar em contato com operadora para obter uma das alternativas citadas acima. É importante solicitar o número de protocolo do atendimento e guardar a data do contato. 

Se o plano não garantir o procedimento no prazo estabelecido, contado da data do contato com a operadora, o usuário poderá fazer a denúncia junto à ANS. Para isso basta acessar o site www.ans.gov.br ou ligar para o número 0800 701 9656 e informar o número do protocolo.  

Fonte: TV Jornal

Grande Recife convoca alunos para que solicitem a carteira de estudante 2018


Todos os alunos do ensino básico da Região Metropolitana do Recife, principalmente os beneficiados pelo programa passe livre, devem estar atentos. A carteira de estudante 2017 vence no próximo dia 31 de março. O Grande Recife alerta que até o momento menos de 20% do número total de estudantes confirmados pelas escolas fizeram a solicitação do documento de 2018.

Fonte: CBN Recife

segunda-feira, 19 de março de 2018

IGARASSU: Tem inicio uma mobilização pela implantação de uma delegacia da mulher.


A rede de mobilização que fomenta a cidadania denominada Minha Igarassu vem colhendo assinaturas para uma petição solicitando a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher na Cidade de Igarassu.

POR QUE UMA DELEGACIA 
DA MULHER PARA IGARASSU?
Igarassu é a sétima maior cidade da região metropolitana do Recife, com 115 mil habitantes. Aproximadamente 53 mil são mulheres. Infelizmente, a cidade histórica não vem conseguindo proteger suas cidadãs. O município hoje é um dos mais violentos de Pernambuco, e aproximadamente 60% do total das ocorrências policiais registradas, são de violência contra a mulher! Não dá pro governo continuar a fingir que não vê esse problema.
Para as mulheres violentadas, dar o primeiro passo no caminho para romper o ciclo da violência fica mais difícil ainda quando a única saída é procurar uma delegacia comum. Quase sempre sobrecarregadas, priorizam outras ocorrências e demoram para emitir as medidas protetivas.  Nós perdemos Remís para essa espera e não queremos perder mais ninguém.  Não bastasse os casos de despreparo policial, o que muitas vezes coloca a mulher em mais uma situação de violência. E nem é só isso... Acredita que a Vara da Mulher de Igarassu e o Centro de Referência da Mulher Brites de Albuquerque serem responsáveis pelo acolhimento de mulheres de 5 municípios! Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba e Abreu e Lima e em nenhuma dessas cidades existe Delegacia Especializada da Mulher!

A petição está disponível no link: http://www.cadeadelegacia.minhaigarassu.org.br/#block-8244

sábado, 17 de março de 2018

Igarassu realiza caminhada ecológica


A Secretaria de Meio Ambiente de Igarassu promove neste domingo, dia 18 de março  uma caminhada ecológica com destino ao Rio Monjope na marta de pau de légua. A concentração será as 05:30h da manhã em frente ao lazerão na Área de Lazer de Cruz do Rebouças.

II Feira do Polo Ginetta - Igarassu


Barracas com os mais variados produtos, fornecedores da nossa cidade e cidades próximas que estarão à disposição para atender você e toda a sua família.
17/03 - 15h às 20h
18/03 - 09h às 14h
A feira acontece no jardim do Centro Mariápolis.

245 mil pernambucanos farão curso e prova para renovar CNH em 2018

Foto: Mayra Cavalcanti/JC

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será mais difícil para mais de 245 mil pernambucanos, que terão que fazer curso e prova teórica para renovar o documento, entre junho e dezembro deste ano. A exigência das aulas e do exame para a renovação está prevista para começar a valer no mês de junho e está contemplada na resolução 726/2018, publicada nesta semana no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a exigência, o valor pago em taxas para o processo de renovação deve aumentar. Atualmente, em Pernambuco, o condutor paga um total de R$ 165,23 referentes à renovação e aos exames de aptidão física e mental. 

O curso de aperfeiçoamento é composto por 10 horas/aula e pode ser feito de forma presencial ou a distância. No entanto, ele deverá ser realizado a cada cinco anos, quando a carteira vencer, juntamente com os exames de aptidão física e mental. A prova teórica é composta de 30 questões e, para ser aprovado, o motorista deve acertar, no mínimo, 21.

No caso dos condutores que estão com a carteira vencida há mais de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, com 15 horas/aula. Em Pernambuco, 181 mil motoristas se encaixam neste perfil, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Resolução
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Simíramis Queiroz, a resolução 726 não trata apenas da renovação, mas de toda a reformulação dos processos envolvendo a CNH. "É uma mudança que atinge todos os órgãos, inclusive o Denatran. O Detran de Pernambuco está se estruturando para se adequar. Estamos iniciando os estudos para a implantação das novidades", declara Simíramis.

Para a presidente, o objetivo do curso e do exame teórico é fazer com o os condutores se atualizem sobre as leis de trânsito. "A gente vê nas vias condutores já habilitados que não respeitam as regras e esta mudança visa trazer mais segurança no trânsito e a diminuição dos índices de acidentes. Mas nós entendemos que o objetivo da norma é melhorar", completa.

"O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador", diz o texto da resolução 726.

Fonte: Por TV Jornal| com informações do JC Online 

quinta-feira, 15 de março de 2018

IGARASSU: Fábrica queima ferragens e população sofre com problemas respiratórios


Na Rua Sabiá, no Loteamento Agamenon, em Igarassu, os moradores denunciam uma fábrica de papel que há um mês vem queimando ferragens. Por conta da queima, muito pó vem aparecendo no local. A população reclama que além de sujar as casas com esse pó preto, muita gente vem sofrendo com problemas respiratórios.

Por meio de nota, a Prefeitura esclareceu que tomou conhecimento do assunto e irá enviar uma equipe técnica conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Agência Municipal de Meio Ambiente para o local citado, onde será verificado o possível crime ambiental, se for constatado, a empresa será autuada pelo dano causado.

Fonte: TV Jornal

Capitão reformado da PM é assassinado em briga de trânsito, em Igarassu


Um capitão reformado da Polícia Militar de Pernambuco foi assassinado no final da manhã desta quinta-feira (15) durante uma briga de trânsito em Igarassu, no Grande Recife. José Francelino Costa, que estava armado, foi atingido por três disparos de arma de fogo.

Policiais militares do 17º Batalhão foram encaminhados ao local e isolaram a área. Segundo o comandante do batalhão, tenente coronel Marcos Ramalho, o motorista de um caminhão, de placas KFK-5885, bateu na lateral do carro da vítima, um Ford Fiesta de placas  KIQ-0865, na BR-101. Após o acidente, o motorista fugiu e o militar aposentado passou a seguir o veículo. 

"O capitão seguiu o caminhão até a estrada de Mangue Seco. No local, o motorista parou o veículo e o militar desceu do carro para realizar a abordagem, mas foi atingido pelos disparos", comentou o tenente coronel Ramalho. Após o crime, o motorista fugiu do local.

Os militares do 19º BPM conseguiram localizar o veículo e o proprietário do caminhão. O caso foi levado para a Delegacia de Paulista. O corpo do capitão reformado foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Recife. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi encaminhado ao local. 


Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 14 de março de 2018

Oficina de chocolate na Biblioteca Pública de Igarassu


No mês em comemoração a Páscoa, a Biblioteca Pública de Igarassu oferece oficina de chocolate para jovens a partir de 14 anos.
Inscrições de 13/03/2018 a 15/03/2018.
VAGAS LIMITADAS!!!

IGARASSU: IFPE promove oficina desenvolvendo criatividade


Na quarta-feira (21/03), das 8:30 às 11:30, será realizada aqui no campus Igarassu a Oficina Desenvolvendo Criatividade, ministrada pelo professor Elton Vieira do IFPE Olinda, a Oficina está aberta para o público. 

O objetivo é debater e aprender técnicas a respeito da criatividade. A temática surgiu através de debates realizados pela equipe com intuito de aprender um pouco mais sobre o assunto.

Não vai querer perder essa! Então se inscreve ai!
Inscrições: https://goo.gl/forms/C82lF34DHWWJAdoL2

domingo, 11 de março de 2018

IGARASSU: inscrições abertas para novos cursos.


O Centro de Formação Profissional de Igarassu abre inscrições a partir desta segunda-feira, dia 12 de março de alguns cursos que serão ofertados pela instituição.
O CEFOPI fica localizado na Av. Diper, Vila Saramandaia, Igarassu - PE

Trabalhadores dos Correios entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (12)



Agência dos CorreiosFoto: Elza Fiúza / Agência Brasil

Os trabalhadores dos Correios vão começar uma greve nacional a partir desta segunda-feira (12). A paralisação será por tempo indeterminado e é um protesto contra direitos que estão sendo cortado dos trabalhadores, segundo o diretor de Comunicação do SINTECT-PE, Eliomar Macaxeira. “A empresa tem uma má gestão, e querem jogar nas costas dos trabalhadores”, continuou. 

O diretor enfatiza que o principal direito cortado é a retirada de pais e mães dos trabalhadores da cobertura do plano de saúde dos Correios, Postal Saúde. Além disto, há uma implantação de mensalidades e coparticipações em procedimentos e exames, que, segundo os trabalhadores, é desproporcional ao próprio salário. 

Na segunda (12), pela manhã, haverá piquetes nas unidade. No período da tarde, a categoria se concentrará na sede do SINTECT-PE no Recife, e nas sub sedes do Agreste e do Sertão, respectivamente em Caruaru e em Petrolina.


Fonte: Folha de Pernambuco.

Saiba a postura correta e a bolsa escolar ideal para as crianças


Reprodução/TV Jornal
A maneira como a criança senta na cadeira do colégio e como leva o material escolar faz parte da rotina e deve ser vista com atenção por pais e professores. Por isso, o Hora da Alegria conversou com a fisioterapeuta Anelise Russo para não errar na postura e nem na hora de escolher a bolsa: "É importante lembrar que a mochila não deve ser usada apenas de um lado. Fazendo isso, a criança tende a inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra", alerta a fisioterapeuta. Ela reforça ainda que é necessário ter cuidado com a bolsa de carrinho: "A alça deve ser regulada na altura do quadril e é indicado variar os braços na hora de arrastar a bolsa para não acumular o peso", comenta. 

Reprodução/TV Jornal
Na sala de aula é importante ficar ligado na postura, pois quando a criança senta de maneira errada corre o risco de desenvolver problemas na coluna: "O ideal é que as carteiras respeitem a faixa etária dos alunos, de forma que eles apoiem o pé por completo no chão, as costas fiquem bem apoiadas no encosto e os braços simétricos à mesa, nem alto nem baixo demais", finaliza. 

Homem é morto a pedradas na madrugada deste sábado (10) em Igarassu


Por TV Jornal

Um homem foi morto a pedradas neste de sábado (10), no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a perícia, o crime aconteceu de madrugada, porém o corpo só foi encontrado de manhã, por vizinhos, no quintal de uma casa em obras, na Rua Angelin, Loteamento Agamenon Magalhães, Igarassu . Testemunhas contaram que a vítima, que morava no mesmo bairro onde foi assassinada, estava consumindo drogas no local.

Vítima
No local do crime não foram encontrados nenhum documento. A vítima foi identificada por vizinhos apenas como Rafa Jesus. Ainda segundo a vizinhança, o homem tinha 30 anos de idade. O Instituto Médico Legal do Recife esteve no local para fazer a remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.

sábado, 10 de março de 2018

Assalto revela que pernambucano paga carro para esposa do deputado Joel da Harpa levar filhos para passear

Um assalto ocorrido no fim da tarde de terça-feira (6), feriado pernambucano, contra a família do deputado estadual Joel da Harpa (Podemos), revelou algo inusitado, o contribuinte pernambucano está pagando para a esposa do parlamentar levar o filho para passear.
O Jeep Renegade, locado pela Assembléia Legislativa e à disposição do gabinete do deputado, foi tomado na ação criminosa, quando a senhora Harpa o usava para ir a uma festinha de aniversário com seus filhos.
Joel da Harpa está em Brasília para acompanhar o ato de filiação do deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro ao Partido Social Liberal (PSL). Ao blog do Jamildo, do Portal JC, ele alegou que o automóvel estava na casa dele, localizada em Boa Viagem, zona sul do Recife, e a esposa pegou o veículo emprestado para ir a uma festinha infantil no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Na saída do evento particular aconteceu o assalto. A polícia, diferente da maioria dos casos, agiu rápido e conseguiu recuperar o veículo no mesmo bairro, mas ninguém foi preso. 
A informação de que o carro é custeado com recursos públicos foi confirmada pelo próprio parlamentar, que alegou não haver ilegalidade em usá-lo para uso pessoal, da esposa e dos filhos. “Cada gabinete tem um carro à disposição, tanto para tarefas pessoais quanto para o gabinete”, afirmou. No lugar do constrangimento, o deputado, que faz oposição ao governo do Estado e já foi líder na greve da PM, usou o caso da família como exemplo da violência em Pernambuco.

Fonte: Blog Olinda Hoje.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Igarassu realiza festival em homenagem as mulheres



A Minha Igarassu convida a todas e todos para falar sobre os direitos das mulheres em Igarassu! Centenas de mulheres são violentadas todos os dias e não há debate sobre o assunto, ou ações de enfrentamento à violência que envolvam a população.


Com esse evento, queremos agitar a discussão sobre o tema, e mais que isso, articular mulheres para agir no combate a violência de gênero.

Vamos misturar conversa séria com arte, música e poesia, e se acolher para fortalecer o movimento feminista de Igarassu. Vamos juntas! Mesmo se tu não for de Igarassu, vem fortalecer essa semente que estamos plantando!!!

♥ Dia 10/Março - Programação - 14h às 23h
Local: Sobrado do Imperador (184, R. Barbosa Lima, 148 - Sítio Histórico, Igarassu - PE)

14h - Cine Debate
16h - Abertura do evento | lançamento do 1º Coletivo Feminista de Igarassu 
16h30 - Roda de diálogo “Combate e enfrentamento à violência contra as mulheres em Igarassu”
Mesa: Centro de Referência da Mulher de Igarassu, Núcleo LGBT Igarassu, Rede Minha Igarassu e Meu Recife
18h30 - SLAM das Minas (poesia feminista)
19h - Remís Carla presente! (Homenagem)
20h - Coco de mulheres com Mestre Lia de Igarassu 

*Durante todo o evento vai tá rolando Bazar das Minas, venda de comidas e bebidas
*Teremos espaço para crianças ♥

♥ Dia 11 - Programação - A partir das 9h
Local: Avenida 27 de Setembro, 51. Vila Saramandaia - Igarassu

9h - Mutirão de Grafite das Minas 
Microfone aberto para as mulheres recitarem, mandarem um som ou ideia.

PARCERIAS:
- IPHAN
- Coletivo Mariú
- Coco Juremado
- Badu Tintas
- Designer Daniela Falcone ♥

Compartilha e chama geral para fortalecer a cena da luta das mulheres de Igarassu!

terça-feira, 6 de março de 2018

Pesquisa do Procon aponta variação de até 452% no preço de remédios genéricos no Recife e em Olinda


Após uma pesquisa realizada em dez farmácias no Recife e uma em Olinda, o Procon constatou uma variação de até 452% na comparação dos preços de remédios genéricos. Foram pesquisados 40 medicamentos, sendo 20 de referência e 20 genéricos.

Durante as fiscalizações periódicas, o Procon pesquisa medicamentos para tratar doenças como rinite alérgica, hipertensão e diabetes, além de analgésicos, remédios para náuseas e vômitos, anti-helmínticos, anti-inflamatórios, bronco dilatadores, antibióticos e remédios para excesso de gases.

Um dos produtos pesquisados pelo Procon foi o medicamento Atenol, usado para controle de hipertensão arterial, que foi encontrado a R$ 35,16. O mesmo medicamento, na forma genérica, é oferecido a R$ 1,34 em um estabelecimento e a R$ 7,41 em outro, uma diferença de 452% entre farmácias.

O Captopril, outro medicamento utilizado para hipertensão, foi encontrado em média por R$ 95,15. O genérico, no entanto, é vendido a R$ 15,98.

No levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo ao consumidor os locais onde os produtos são vendidos com preços mais acessíveis.

Fonte: G1 PE

Saúde alerta sobre riscos de alimentar pombos em locais públicos


O Ministério da Saúde alerta que as pessoas não devem alimentar pombos em praças e ambientes públicos como forma de evitar a transmissão da criptococose, mais conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por um fungo transmitido por aves presentes nas grandes cidades. O pombo é somente um dos tipos de aves. Todas elas, juntamente às madeiras e folhas das árvores, podem conter o fungo. 

Transmissão
O fungo entra no organismo por meio da inspiração de poeira contendo fezes de aves e também resíduos presentes nas árvores. Ao entrar no organismo, o fungo leveduriforme Cryptococcus neoformans pode atingir o sistema nervoso central e os pulmões.

Para evitar a doença, o Ministério da Saúde destaca que, além de não alimentar as aves, é essencial "usar máscaras apropriadas quando houver risco de exposição a locais suspeitos, limpar regularmente áreas com potencial fonte de infecção, como, por exemplo, galinheiros, celeiros, forros de construções, entre outros". 

Sintomas
De acordo com a infectologista do Instituto Hospital de Base, Magali Meirelles, o fungo costuma atingir quem está com baixa imunidade. "O fungo, em geral, infecta o organismo através das vias aéreas, mas, na grande maioria das vezes, não adoece a pessoa naquele momento. Posteriormente, em uma situação de deficiência na imunidade, a doença é reativada", explica.

Febre, dor de cabeça forte, crise convulsiva, tonturas e até confusão mental podem ser sintomas da forma neurológica da doença. Já quando a ação é sobre os pulmões, há falta de ar, tosse, febre e/ou cansaço. 

Fonte: TV Jornal

sábado, 3 de março de 2018

CARTA DO LEITOR: Situação precária da rua


A leitora Iomá Souza reclama da situação precária da Rua Somália, localizada no loteamento Agamenon Magalhães, a cada dia que passa fica mais difícil andar nesta via. Ela solicita a Prefeitura de Igarassu uma solução para este problema.