IGARASSU É NOTÍCIAS
Informativo semanal de noticias
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Inscrições para o ProUni começam nesta quinta-feira
Foto: Arquivo/Agência Brasil
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam amanhã (31), mas, desde já, os estudantes já podem se planejar, de acordo com dicas de especialistas entrevistados pela Agência Brasil. Os candidatos podem, por exemplo, preparar listas de cursos que interessam, avaliando as possibilidades de serem aprovados e separar os documentos necessários para comprovar que preenchem os requisitos exigidos pelo programa.
A dica do analista de Ensino Superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, é selecionar as instituições de ensino, levando em consideração tanto a nota de corte quanto a distância e o custo de vida para estudar nelas.
Os estudantes podem ainda começar a reunir a documentação necessária para a aprovação da concessão da bolsa. “Muitos alunos acabam perdendo a bolsa por não ler direito o edital. Eles têm que ter documento que valide as informações prestadas”, diz.
Para verificar a possibilidade de ser aprovado, o Quero Bolsa oferece, gratuitamente, um simulado com as notas de corte de cada curso em edições anteriores do ProUni. Os estudantes podem, por meio dele, verificar se a nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é suficiente para conseguir uma das bolsas.
Atenção
Depois de fazer a inscrição, os estudantes devem ficar atentos à página do ProUni porque nela serão divulgadas as notas de corte. Tratam-se de estimativas feitas com as inscrições realizadas até então. Não são garantia de vaga, mas podem orientar a escolha, segundo o diretor do Centro de Ensino Médio 404, em Santa Maria, no Distrito Federal, Felipe de Lemos Cabral.
“O candidato tem que ficar atento o tempo todo. Ele tem direito a colocar duas opções de curso e a possibilidade de trocar enquanto a inscrição estiver aberta”, afirma. “Como a nota de corte varia muito, é difícil falar em uma quantidade de pontos suficientes para que o estudante entre no curso. Se estiver abaixo da nota de corte, já está correndo risco de ficar de fora”, acrescenta.
Cabral é também coordenador pedagógico do cursinho popular Emancipa DF, cujo foco é a preparação para o Enem. Em março, o curso que é gratuito e oferecido em escolas públicas de Planaltina, Santa Maria e Ceilândia, regiões administrativas do Distrito Federal, abre as inscrições.
Calendário
As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.
O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.
O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser feitos entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.
Quem pode participar
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado àqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.
Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos.
As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsa e não precisam atender aos critérios de renda.
Fonte: TV Jornal.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Tarifa variável pode reduzir valor da conta de energia
Por Informações do JC online
Nova forma de medição é opcional e está disponível para quem consome no mínimo 250 kWh/mês
Arquivo/JC Imagem
Os usuários da Celpe que consomem a partir de 250 kWh/mês de energia elétrica podem reduzir o valor da conta mensal em até 15% se aderirem a tarifa branca, uma nova modalidade de medição de consumo que leva em conta os horários de utilização de energia. A tarifa branca entrou em vigor no ano passado, apenas para consumidores que utilizam 500 kWh/mês, ou mais, de energia mensalmente. Em 2019 o benefício foi estendido para consumidores de baixa tensão, sejam eles residenciais ou comerciais, desde que o consumo mínimo seja de 250KWh/mês
Em Pernambuco, cerca de 1,1 milhão de consumidores se enquadram neste padrão de consumo. A oferta da tarifa branca foi uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia ElétrIca) e vale para todas as companhias distribuidoras do País. Para aderir a tarifa branca é necessário substituir o medidor de energia convencional por outro do tipo “inteligente”. Esta versão emite um relatório detalhado de consumo de energia no imóvel de acordo com os horários de utilização.
ENERGIA
A troca do “contador”, como é popularmente conhecido, é gratuita e pode ser solicitada em qualquer ponto de atendimento da Celpe. A empresa promete fazer a mudança em até 30 dias. “A ideia é estimular o consumidor a utilizar eletrodoméstico de forma mais racional, evitando os horários de pico quando a demanda de energia elétrica aumenta”, diz Érica Ferreira, gerente de relações institucionais da Celpe. Caso o usuário se arrependa da mudança, pode voltar ao sistema de cobrança convencional, solicitando a troca do contador inteligente pelo comum, também sem custos.
Pelas regras da tarifa branca, o preço cobrado pela energia varia ao longo do dia. A tarifa é reduzida em 15% nos horários fora de ponta (entre 21h30 até 16h29 do dia seguinte é o período mais em conta para se usar eletrodomésticos). A energia encarece em 33% nos chamados horários intermediários (uma hora antes e uma hora depois dos horários de ponta, que é entre 17h30 e 20h29).
Um detalhe importante é que, no horário de ponta (entre 17h30 e 20h29), o preço da energia sobe até 110%, em relação a tarifa normal. “Na tarifa branca o consumidor deve ficar atento para não utilizar eletrodomésticos como máquina de lavar roupas, ferro de passar, ar condicionado e principalmente o chuveiro elétrico, no período de pico, que tem duração de três horas, para que a conta de energia não que mais cara do que era antes”, explica Érica Ferreira. Nos fins de semana e feriados nacionais não existe horário de ponta e o valor da tarifa é fixo.
A comerciante Cibelly Caxias, aderiu a tarifa branca em junho do ano passado. A casa onde mora com a família, num total de seis pessoas, no bairro de Marinha Farinha, Paulista, tinha o consumo de energia bastante elevado. “Temos quatro aparelhos de ar-condicionado, muita roupa para lavar, sem falar no hábito dos adolescentes de sempre tomar banho quente, etc”, resume a comerciante. Ela chegou a pagar R$ 700 de energia. Depois da tarifa branca, a conta de luz ficou em torno dos R$ 400 por mês.
Cibelly conta que a grande economia conseguida não se deveu apenas a cobrança de consumo diferenciado por horário proporcionado pela tarifa branca. A disciplina e a mudança nos hábitos da família também ajudaram muito. “Na verdade, depois do novo contador camos mais atentos a nossa rotina. Dormimos tarde, evitando ligar o ar-condicionado ainda dentro do horário de pico e até o tempo do banho ficou mais regrado”. Cibelly conta ainda que passou a evitar aparelhos com resistência térmica, como sanduicheiras. “Voltei ao tostex, de antigamente, aquele que assa o pão no fogão”, diz aos risos
Fonte: TV Jornal
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
PE é 1° a exigir responsável em comércios que exponham animais vivos
A partir de julho de 2019, estabelecimentos comercias que exponham animais vivos vão precisar ter um Responsável Técnico (RT) médico-veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do Estado. O profissional deverá fazer o acompanhamento da saúde e do manejo sanitário em locais como canil, gatil e pet shop.
A regra está na Lei estadual nº 16.536, de 9 de janeiro de 2019, e faz de Pernambuco o primeiro estado brasileiro a exigir médico-veterinário como RT em reprodução, criação, venda, compra e doação de animais de estimação em estabelecimentos comerciais. A legislação segue as diretrizes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que, desde 2014, por meio da Resolução nº 1.069, exige que os estabelecimentos comerciais devem estar devidamente registrados no Sistema CFMV/CRMVs e manter um médico-veterinário como RT.
Responsável técnico
De acordo com assessora técnica do CFMV, a médica-veterinária Erivânia Camelo, o papel do responsável técnico é manter fiel registro das atividades e orientar, não só o proprietário do estabelecimento, mas todo o corpo de empregados acerca de medicamentos à venda, dos procedimentos permitidos e de boas técnicas de manejo dos animais. ”O RT visa garantir não só a saúde dos animais expostos, vendidos ou doados, mas também monitorar eventuais zoonoses que os animais possam ter”, esclarece Erivânia.
Fiscalização
Para presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV/PE), o médico-veterinário Marcelo Teixeira, a Lei nº 16.536/19 é muito bem-vinda, pois coloca o Estado como um importante aliado na resolução de situações que, por vezes, eram enfrentadas sozinhas pelo Conselho. “A lei traz em seu fundamento uma ideia que é muito positiva: normatizar desde a produção, até a venda nas lojas, com acompanhamento posterior dos animais, já que eles serão microchipados", explica.
Para Teixeira, outro ponto positivo é a exigência de um responsável técnico médico-veterinário nos estabelecimentos. "Como temos alcance a esses profissionais, a exigência facilitará a fiscalização do Conselho e é uma garantia que as empresas cumpram as regras”, afirma.
Atualmente, o CRMV-PE faz a fiscalização e exige por norma o registro de pet shops, canis e gatis. Com a nova lei, respaldada pelo Estado, há uma tendência que a fiscalização seja intensificada. “Nosso papel é comunicar imediatamente ao Estado, caso haja algum descumprimento das regras. E o Estado, por sua vez, também tem direito de fiscalização”, diz Teixeira.
Fonte: TV Jornal
Seleção para Curso de Panificação em Igarassu
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
IGARASSU: Obras paradas em terminal atrasam viagens de ônibus
Obras paradas do TI Igarassu têm mato crescido que causa transtornos para os passageiros, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo
Os passageiros de transporte público que precisam passar pelo Terminal Integrado (TI) de Igarassu, no Grande Recife, denunciam que a paralisação das obras de expansão está atrasando as viagens dos ônibus. Algumas pessoas levam até duas horas e meia para concluir o percurso até a capital. (Veja vídeo acima)
Como não existe um ônibus com itinerário direto entre Itapissuma ou Itamaracá e o Recife, os passageiros dessas cidades precisam fazer a troca de veículo no TI de Igarassu. Diariamente, cerca de 43 mil pessoas passam pelo local, que recebe oito linhas de coletivos.
Uma equipe da TV Globo percorreu de ônibus, nesta quarta-feira (23), o roteiro entre Itapissuma e o Recife e confirmou os problemas enfrentados pelos passageiros.
A linha escolhida foi a Itamaracá/Igarassu. A outra opção para os passageiros da área é a linha Itapissuma/Igarassu. Nas duas, a tarifa custa R$ 4,40.
"É muito cansativo fazer a integração. Eu saio de casa de 5h30 e chego ao Recife às 8h. O problema é a quantidade de ônibus", afirmou o autônomo Carlos Martins, que mora próximo ao Forte Orange, em Itamaracá, e precisa pegar três coletivos para chegar à capital pernambucana.
Ao chegar ao terminal de Igarassu, os problemas são visíveis. Há mato dentro e fora do canteiro. Os ônibus não têm espaço para estacionar por causa das obras paralisadas e ficam parados do lado de fora do terminal. Eles entram no TI apenas no momento de pegar os passageiros.
"Eu venho do Recife até Igarassu e vou daqui para Goiana. Vou andar esse pedaço até chegar lá para pegar outro coletivo e eu dependo justamente desse percurso para facilitar a minha vida. O governo começou essa obra há mais de quatro anos e está parada", disse um passageiro.
Ao sair do TI Igarassu, a equipe pegou o ônibus da linha BRT PE-15/Prefeitura do Recife. Fora de horário de pico, o coletivo não estava muito lotado. Apesar disso, não faltaram reclamações. "Eu levo uma hora ou uma hora e meia para sair de Igarassu até o Recife, quando está bom e não tem trânsito", disse uma passageira.
Respostas
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que está em negociação com a Caixa Econômica Federal para retomar a obra o mais rápido possível com um novo cronograma, mas não informou prazos.
A Caixa informou que o contrato foi assinado em 2014 e que repassou verbas duas vezes, sendo a última no mês de agosto de 2018. O banco afirma que está aguardando a solução de pendências de documentos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para repassar novos recursos à obra.
Fonte: G1 PE
PRESÍDIO DE IGARASSU REALIZA CASAMENTO COLETIVO NESTA SEXTA (25)
O evento será realizado no espaço ecumênico da unidade prisional com celebração religiosa e recepção para 70 convidados.
Relacionamentos a distância para pessoas que vivem no cárcere pode não ser fácil, mas existem formas de aproximá-los. Apesar dos obstáculos que o envolvem, 35 detentos Presídio de Igarassu (PIG) terão a chance de viver a emoção do enlace com suas companheiras. A Secretaria de Ressocialização (Seres), vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promove nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, o primeiro casamento coletivo de 2019 na unidade prisional.
A cerimônia, que é uma parceria da Seres com a Defensoria Pública de Pernambuco e o Cartório Municipal de Itapissuma, será realizada no espaço ecumênico do presídio e acontecerá nos moldes tradicionais, com direito a aliança, buquê, trajes de noivos e uma recepção para todos os 70 convidados presentes.
Para participar do casamento coletivo, todos os reeducandos e suas respectivas noivas passaram por entrevista e avaliação da equipe psicossocial do presídio. A celebração religiosa será conduzida pelo pastor Elízio José da Silva, da igreja evangélica Casa da Benção em Rio Doce, de Olinda. Em 2018, foram realizadas duas cerimônias, também no Presídio de Igarassu, com 78 casais.
Fonte: Blog Informe-PE
Oito estudantes de Igarassu pedem ajuda para competição de matemática nos EUA
Estudantes de todo o mundo participam do evento, que ocorre anualmente
Foto: Divulgação/Harvard-MIT Math Tournament
JC Online
Foto: Divulgação/Harvard-MIT Math Tournament
JC Online
Um grupo de oito estudantes das Escolas de Referências em Ensino Médio Eurico Pfisterer e Brasilino José de Carvalho , em Cruz de Rebouças, Igarassu, Grande Recife, organizou uma vaquinha para custear uma viagem para Massachussets, nos Estados Unidos. Os alunos, de 16 a 17 anos de idade, foram aprovados para participar do Harvard-MIT Mathematics Tournament, torneio anual de matemática disputado por estudantes de todo o mundo. É a primeira vez que estudantes de Igarassu participam do evento.
A viagem está marcada para o dia 13 de fevereiro. Os jovens devem chegar à cidade americana no dia 14, onde participam de palestras, visitas guiadas. O certame ocorre em 16 do mesmo mês, na sede do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), em Boston, com provas em grupo e individuais.
Rifas, vendas de lanches e vaquinha virtual
A equipe de estudantes é organizada pelo professor de matemática Edson Alves. Eles conseguiram que as passagens fossem custeadas pelo governo do Estado e as hospedagens sejam pagas pela Secretaria de Educação de Igarassu, mas existem outros custos. “Já conseguimos o dinheiro dos passaportes através de rifas e vendas de lanches que fizemos. Estamos com uma ação de crowdfunding na internet para arcar com outras despesas como vistos, transporte, alimentação e trâmites para entrar nos EUA, precisamos muito de ajuda para conseguirmos ir”, afirmou a estudante Natasha Hevelin Oliveira da Silva, que faz parte do grupo.
Ela afirma que ficou sabendo da olimpíada após, em 2017, ver uma reportagem sobre outro grupo de estudantes que conseguiu se classificar. A partir daí, entrou em contato com amigos. Eles fizeram provas online e souberam da aprovação entre outubro e novembro de 2018.”Aí começamos - e continuamos - correndo atrás de suporte financeiro para custear a nossa ida” - explicou Natasha.
A vaquinha tem como objetivo conseguir R$ 15 mil em doações. Até o momento desta publicação, eles conseguiram apenas R$ 110.
Fonte: Jornal do Comercio
A partir de abril, ovos devem conter informações de validade na casca
Reprodução/TV Jornal
A Secretaria Estadual de Agricultura e a Associação Avícola de Pernambuco anunciou que, ainda no primeiro semestre deste ano, serão adotadas novas medidas para a produção de ovos no Estado. Em até 90 dias, os produtores precisam implantar o sistema que deve informar a origem, a data da produção e a validade desses alimentos. As informações devem vir carimbadas na casca do ovo.
Segundo dados da Indústria Avícola, em Pernambuco, são produzidos mais de 10 milhões de ovos diariamente. O Estado é o maior produtor no Norte e Nordeste, e o primeiro Brasil a aderir ao novo formato para comercialização.
Como fazer o registro?
A determinação da rastreabilidade foi assinada pelo governado no último dia 18 e, até abril, os avicultores precisam aderir à medida. A máquina que irá servir para carimbar os dados pedidos custa, em média, R$ 20 mil. Quem não aderir terá o produto apreendido e impedido de ser comercializado.
Para os pequenos produtores, com até cinco mil aves, o registro pode ser feito manualmente, mas a granja precisa ter registro na ADAGRO. Segundo as regras, o ovo pode ser vendido em até 20 dias, se armazenado em temperatura ambiente e, no máximo, até 30 dias, se estiver refrigerado.
Supermercado
Apenas os ovos vendidos em supermercados, que são obrigatoriamente pré-embalados, não vão precisar ser carimbados um a um. A identificação é colocada na caixa, que sai da indústria pronta para o consumo.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Sisu 2019 tem 14.284 vagas em seis instituições de Pernambuco
Para o primeiro semestre de 2019, seis universidades pernambucanas oferecem 14.284 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação. As inscrições têm início nesta terça-feira (22), através da página do Sisu, e vão até a sexta-feira (25).
Em todo o país, são oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de ensino superior. As oportunidades em Pernambuco represantam 6% do total oferecido. São ofertadas cerca de mil vagas a mais do que em 2018.
As vagas são para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Institituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertão).
UFPE
Na UFPE, são oferecidas 6.972 vagas, 20 a mais do que em 2018. Elas são destinadas para o curso de bacharelado em artes visuais, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Recife. Ao total, são ofertados 103 cursos na instituição.
Do total de vagas, são 5.522 no Campus Recife; 1.020 vagas no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru) e 430 vagas no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (Campus Vitória), na Mata Sul. Nos três campi, as matrículas ocorrem nos dias 31 de janeiro e 1º e 4 de fevereiro.
Doze cursos da UFPE tiveram alterações nos pesos e nas notas mínimas: biomedicina, ciências biológicas/ênfase em ciências ambientais (bacharelado), design, educação física (bacharelado), engenharia da computação, engenharia de produção, física (licenciatura), história (bacharelado), história (licenciatura), hotelaria, pedagogia (licenciatura) e turismo.
Todos os cursos que tiveram mudanças nos pesos e nas notas são do Campus Recife. Não houve alterações para os cursos dos campi Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Veja aqui as tabelas com pesos e notas mínimas.
Outra alteração diz respeito ao bônus de argumento regional, que deixa de ser oferecido para moradores de Goiana, que querem disputar uma vaga no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), na Zona da Mata Sul. Isso porque o município passou a fazer parte do Grande Recife.
O Sisu oferece 3.980 vagas para o primeiro semestre letivo nos cursos superiores da UFRPE — Foto: Fernando Azevedo/Ascom UFRPE O Sisu oferece 3.980 vagas para o primeiro semestre letivo nos cursos superiores da UFRPE — Foto: Fernando Azevedo/Ascom UFRPE
O Sisu oferece 3.980 vagas para o primeiro semestre letivo nos cursos superiores da UFRPE — Foto: Fernando Azevedo/Ascom UFRPE
UFRPE
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, são disponibilizadas 3.980 vagas, distribuídas em 69 cursos. São 2.100 oportunidades no campus de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife; 560 na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), no Agreste; 720 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), no Sertão; e 600 na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA),na Região Metropolitana.
Segundo a UFRPE, a novidade neste ano é o curso de engenharia ambiental, que oferta 80 vagas, sendo 40 no primeiro semestre. Houve também um aumento no número de vagas no curso de bacharelado em gastronomia, que subiu de 40 para 60. A instituição não mudou os pesos das áreas para o cálculo da nota dos candidatos.
UPE
A Universidade de Pernambuco oferece 1.740 vagas no Sisu, em 64 cursos de graduação. Em 2019, a instituição oferece 45 vagas a mais no Sisu e dois novos cursos de graduação: engenharia de software, em Garanhuns, no Agreste, com 20 oportunidades, e administração, em Palmares, na Zona da Mata Sul, com 25 vagas.
Na instituição estadual, as cotas são sociais. Os estudantes devem ter concluído o ensino médio e fundamental em escolas das redes públicas - desses, os que realizaram o Vestibular Seriado da UPE, dividido em três anos, também pode concorrer no Sisu.
Para conquistar uma vaga na UPE, por meio do Sisu, o estudante deve tirar, no mínimo, 400 pontos na redação do Enem e 350 pontos nas outras disciplinas. Essas notas de corte tiveram aumento. Anteriormente, era preciso atingir 350 pontos na redação e 300 nas demais questões.
Na instituição, não existe a aplicação de pesos em determinadas matérias. Assim, uma disciplina não tem mais importância do que a outra.
Univasf
Na Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), são oferecidas 800 vagas em três campi, nas cidades de Petrolina e Salgueiro.
O curso com mais oprotunidades é o de medicina, com 160 vagas, ao total. Há, ainda, oportunidades para os cursos de administração, educação física, enfermagem, farmácia, psicologia, ciência da computação, engenharia de produção, ciências biológicas, engenharia agrônoma, medicina veterinária e zootecnia.
A Univasf oferece também vagas nos campi Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia, além de Serra da Capivara, no Piauí.
IFPE
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) oferece 350 vagas no Sisu 2019, para os campi Recife e Pesqueira, no Agreste.
No Recife, as vagas são para cursos nas modalidades tecnólogos e bacharelado, entre eles: análise de desenvolvimento de sistemas (34), design gráfico (40), engenharia civil (40), gestão ambiental (40), gestão de turismo (80) e radiologia (36). Já no campus Pesqueira, há vagas em enfermagem (40) e engenharia elétrica (40).
As vagas dos outros cursos dos campi do IFPE são preenchidas por vestibular próprio, que teve resultado divulgado no começo de janeiro.
IF Sertão
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão), têm 442 vagas disponíveis em seis campi, nas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.
As vagas são para agronomia (30), viticultura e enologia (35), alimentos (62), física (125), sistemas para internet (30), computação (30), química (30), engenharia civil (35), gestão da tecnologia da informação (25) e matemática (40).
Calendário do Sisu 1º semestre de 2019
Inscrições: 22/1 a 25/1
1ª chamada: 28/1
Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2
Fonte: G1 PE
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Racionamento de água é ampliado em quatro cidades do Grande Recife e afeta mais de 500 mil pessoas
Nível baixo da barragem de Botafogo, que abastece as cidades, motivou a medida — Foto: Reprodução/TV Globo
Mais de 500 mil pessoas passam a ficar mais um dia sem água por causa da ampliação do racionamento implantada, a partir de sábado (18), pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A mudança afeta localidades em Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, cidades situadas ao norte do Grande Recife e abastecidas pelo Sistema Botafogo.
As áreas afetadas nesses municípios passam a ser abastecidas por um dia e ficam outros seis sem água. Antes, os moradores tinham cinco dias sem água e um com abastecimento.
Segundo a Compesa, o objetivo da mudança é preservar a água da Barragem de Botafogo, em Igarassu, durante o 10º ano de chuvas abaixo da média na região. O reservatório tem 4,9 milhões de metros cúbicos disponíveis, o que equivale a 17,82% da capacidade total, que é de 27,5 milhões de metros cúbicos.
A mudança não tem previsão para acabar, mas não deve afetar o abastecimento durante o carnaval, segundo a Compesa. A companhia informou que, nos dias da folia, é montado um esquema especial, anunciado próximo à data da festa, que ocorre no início de março em 2019.
De acordo com o diretor técnico e de engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, no sistema de abastecimento da região afetada pelo racionamento, a Barragem de Botafogo fornecia 27% da água que chega à área. Com a mudança, ela passa a destinar 7,8% da água que segue para a região. O restante sai de outras formas de captação, como rios e conjunto de poços.
“Antes conseguíamos ofertar 1.130 litros por segundo, tirando 300 litros por segundo da barragem. Agora, a oferta é de 900 litros por segundo, porque tivemos que diminuir a produção da barragem para 70 litros por segundo. A mudança no calendário foi necessária porque os rios não oferecem capacidade maior de captação”, afirma.
Carro colide durante acidente na BR-101, em Igarassu
PRF / Divulgação
Um carro do modelo Jeep Renegade colidiu, na tarde desta sexta-feira (18), com uma caminhonete, no km 41,7 da BR-101, no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo colidiu na lateral de uma caminhonete do modelo Ranger, que seguia no sentido Recife e tombou no canteiro da rodovia. Segundo a PRF, ninguém se feriu. Os motoristas fizeram o teste do bafômetro e o resultado foi normal.
Fábrica em Igarassu é expandida e passa a produzir novos produtos
Reprodução/TV Jornal
No próximo sábado (26), a Fipel Frigorífico Industrial, responsável pela marca Tony, inaugura a expansão da fábrica em Igarassu, no Grande Recife. Com o aumento da construção, a capacidade de produção será dobrada e novos produtos passam a ser feitos no local.
Para esta nova fase, o Fipel Frigorífico Industrial investiu em uma ampliação de suas instalações, que permite o aumento de mais de cem por cento de sua produção. Em área de fabricação, a empresa passa dos atuais 2 mil metros quadrados para 3,3 mil metros quadrados. s iteOns já produzidos pela empresa, que somam mais de 1 mil toneladas por mês, devem chegar a 2 mil toneladas/mês. Isso sem contar a nova linha de congelados com hambúrguer (mais 500 t/mês), toscana (mais 200 t/mês) e linguiça fina (também mais 200 t/mês). A produção diária atual equivale ao que se fabricava mensalmente há apenas oito anos.
Com a expansão, o quadro de funcionários, que gira em torno de 350 trabalhadores, chegará a 500 pessoas quando o Fipel atingir o máximo de sua capacidade de fabricação. "Todo esse investimento está sendo realizado simplesmente porque queremos continuar sendo reconhecidos, cada vez mais, como quem faz qualidade", explica o empreendedor Gilson Saraiva Filho, um dos sócios do Fipel.
Novos produtos
A empresa fabricará, no local, hambúrguer, toscana e linguiça fina, que se somam aos já existentes salsicha hot dog, mortadela, salsichão, salsicha viena, linguiça calabresa, mortadela de frango, embutido cozido, linguiça e salsicha premium, salsichão sabor churrasco, salsicha de aves, salsichão de aves, linguiça de frango, linha speciale, lanche de frango e mortadela.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Música ao vivo no Shopping Igarassu
Como de costume, sexta-feira é dia de Happy Hour no Shopping Igarassu! Reúna os amigos e venha curtir o show de Rodrigo Barros, das 17h às 20h, na Praça de Alimentação.
Fonte: Facebook Shopping
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
Programa PE no Campus oferece mil bolsas para estudantes de baixa renda em novo edital
O governo de Pernambuco lança nesta segunda-feira (14) o novo edital do programa PE no Campus, com 1 mil bolsas para ajudar estudantes da rede estadual de ensino a ingressar em universidades públicas. As inscrições podem ser feitas a partir da terça (15), exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação e Esportes. (Veja vídeo acima)
O edital foi oficialmente lançado pelo governador Paulo Câmara (PSB) em cerimônia no Palácio Campo das Princesas. A primeira das três etapas de inscrição vai até o dia 23 de janeiro.
O auxílio financeiro é de R$ 950 no primeiro ano acadêmico e de R$ 400 no segundo ano na universidade. As quantias são destinadas a ajudar a pagar despesas do curso e de moradia, alimentação e transporte.
“Percebemos que a grande dificuldade dos estudantes é nesses dois primeiros anos. O início é muito difícil, mas depois vêm as oportunidades de estágio e de iniciação científica, que ajudam o aluno financeiramente”, afirma o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio.
Para se inscrever, é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino e ter concluído há, no máximo, cinco anos. Também é necessário ser atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar menor do que três salários mínimos e ter residência fixa com distância igual ou maior a 50 quilômetros da universidade em que foi aprovado.
PE no Campus oferta 1 mil bolsas para custear despesas de universitários
Das 1 mil bolsas ofertadas, 900 são para os estudantes que optarem por concorrer por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras 100 são para os alunos que desejarem concorrer por meio das notas obtidas nos Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).
Com a possibilidade de ingressar no programa a partir dos dois métodos de avaliação, o PE no Campus também atua na preparação dos estudantes para as duas provas, acredita o secretário.
“É um trabalho de mobilização dos estudantes desde o início do ano. Incentivamos a fazer o Enem, ajudamos a providenciar os documentos, fazemos a preparação ao longo do ano e damos o incentivo quando o aluno vai para a universidade”, afirma Amâncio. (Veja vídeo abaixo)
PE no Campus oferece 1.000 bolsas em dinheiro para estudantes de universidades públicas
De acordo com o secretário, o programa gerou um aumento no número de estudantes da rede pública de ensino que fazem o Enem. “Quando o programa foi criado, no ano passado, só 40% dos estudantes que concluíam o ensino médio faziam o Enem. Com o lançamento do programa, o número subiu para 70%”, diz.
Estudantes aprovados na primeira seleção do PE no Campus participaram da cerimônia de lançamento do novo edital nesta segunda (14) e agradeceram pela ajuda para custear as despesas.
"Estudei no ensino médio em Santa Cruz do Capibaribe [no Agreste] e estudar na Universidade Federal de Pernambuco sempre foi um sonho para mim. Esse era meu sonho e ele foi assegurado quando ganhei a bolsa", conta a aluna de direito Karoline Guerra.
Morador de Timbaúba, o estudante Luiz Lourenço foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP), onde também estuda direito e recebe mensalmente o valor da bolsa para custear as despesas na nossa casa nova.
"Tenho um custo mensal de R$ 1,5 mil, em média, por mês. Meus pais ajudam com o aluguel e eu vou começar nesse ano um projeto de iniciação científica, então mesmo com o valor menor da bolsa, vou ganhar mais uma ajuda", diz Luiz.
"O trabalho é contínuo, temos muito o que melhorar. Temos sempre que motivar o professor a ensinar e o aluno a aprender. Essa é uma das formas que encontramos", afirma o governador Paulo Câmara.
Etapas
A inscrição para o programa conta com três etapas. A primeira, que vai até o dia 23 de janeiro, consiste no preenchimento de dados como CPF, comprovante de residência e nota no Enem e do Sistema Seriado de Avaliação. O critério de seleção adotado pela secretaria é a nota do candidato.
A segunda fase da seleção consiste na escolha dos cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições podem ser feitas de 28 de janeiro a 1° de fevereiro. Nessa fase, será analisada a renda da família do candidato, a distância entre a universidade e a residência do estudante, que precisa ser igual ou superior a 50 quilômetros para que o candidato se encaixe no critério do PE no Campus.
A última etapa é o cadastro do comprovante de matrícula da universidade, que deve ser feito de 12 a 18 de fevereiro. A previsão é de que o resultado final do processo seja divulgado no dia 22 de fevereiro.
Caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade, será aberto novo processo seletivo até que as 1 mil bolsas sejam entregues aos estudantes. O início da convocação das listas de espera também acontece no dia 22 de fevereiro.
"Para receber a bolsa, o candidato precisa se manter matriculado na universidade. Não há critério de notas dentro da universidade, mas, caso o aluno tranque o curso, vai perder a bolsa", explica Fred Amâncio.
Fonte: G1 PE
IGARASSU:Idosa é presa após ser contratada para entregar drogas a adolescente
Reprodução/TV Jornal
Uma costureira, de 60 anos, foi presa com droga em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Na delegacia, a idosa contou que ganharia R$ 200 para fazer a entrega da maconha a um adolescente.
Gilda Maria da Silva foi presa no bairro de Saramandaia. Com ela, os policiais militares apreenderam, aproximadamente, 2Kg de maconha prensada e pronta para o consumo. De acordo com a polícia, a mulher foi aliciada pelo marido de uma sobrinha dela, conhecido como Sapo.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
IGARASSU: Campanha busca apoio para castração de animais domésticos
A Associação de Proteção aos Animais de Igarassu vem mobilizando a sociedade para aderir a campanha de apadrinhamento das castrações dos animais. As pessoas interessadas em colaborar com a iniciativa podem ligar para o tel: 81.99825.6815. As castrações custam em média R$ 50,00.
CARTA DO LEITOR: Retorno irregular no centro de Igarassu
O leitor Antonio Cabral alerta a população para o perigo causado por alguns motoristas que fazem o retorno em frente a agencia da Caixa Econômica de Igarassu na PE - 35. O Sr Antonio afirma que já presenciou varias situações que por pouco não terminou em tragedia, as pessoas apressadas em fazer o retorno, cometem essa irregularidade, podendo causar um grave acidente.
No local existe sinalização indicando que é proibido fazer o retorno neste trecho da via.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Incêndio atinge ferro-velho em Igarassu
Um incêndio atingiu um ferro-velho, nesta sexta-feira (11), na BR-101 Norte, na altura do distrtito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, no Grande Recife. Em vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo, é possível ver muita fumaça preta e chamas altas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta das 9h, três viaturas de combate à incêndios trabalham na ocorrência para controlar as chamas. Não há informação sobre feridos.
Os bombeiros apontam, ainda, que foram atingidas outas duas áreas cobertas que fazem parte do terreno do ferro-velho. As equipes trabalham para impedir que o fogo chegue às residências ao lado do terreno. Uma delas é utilizada pelos bombeiros para dar apoio no combate ao fogo.
Fonte: G1 PE
IGARASSU: Inscrições para Jovens e Adultos
A Escola Estadual João Pessoa Guerra está com inscrições abertas para turmas de Educação de Jovens e Adultos, ensino médio (EJA) que funcionarão no turno da noite. A conclusão será em um ano e meio.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Cerca de 13 mil animais silvestres foram resgatados em 2018 no estado
Ao longo de 2018, o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), registrou o acolhimento de 13.406 animais silvestres, a maioria aves e grande parte delas vítima do tráfico. Os números do balanço mostram um aumento de 4.253 entradas (46,46%) em relação a 2017, quando 9.153 animais receberam cuidados no centro, que fica no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. O número de solturas, quando os animais são devolvidos ao habitat - que em 2017 foi de 5.454 - subiu para 6.819 em 2018, um aumento de 25%.
Com 9.949 dos registros de entrada de 2018 já classificados por origem (3.457 ainda não têm esses dados lançados), já se tem uma visão clara sobre a origem da maioria dos animais silvestres que receberam cuidados no Cetas Tangara no ano passado: 7.662 (77%) foram provenientes de apreensões em ações de combate ao tráfico e comércio ilegal; 1.047 (11%) foram resgatados (animais atropelados, feridos ou que entraram em casas de pessoas, por exemplo); 644 (6%) foram entregues voluntariamente à CPRH para que fossem encaminhados ao Cetas; e 596 (pouco mais de 6%) estão na classificação “Outros” – caso dos repatriamentos e de animais vindos de criadouros fechados.
Em relação aos grupos de animais, os números de 2018 mantêm no topo posições semelhantes aos de 2017. Do total de 13.406 acolhidos no ano passado, mais uma vez a maioria (11.011 – 82%) foi de aves – grupo que reúne muitas espécies visadas pelo tráfico –, seguido pelos répteis (897 – 7%) e mamíferos (621 – 5%), padrão que também ocorreu em 2017. Em 2018 foram registrados ainda 453 (3%) crustáceos, 124 (1%) exóticos (sem ocorrência no Brasil) e três aracnídeos. Outros 297 (2%) já chegaram ao Cetas em óbito.
O balanço mostra ainda que, dos 6.819 animais silvestres que o Cetas Tangara devolveu à natureza em 2018, as aves também formam a maioria, com 5.447 (80%), seguidas pelos répteis (689 – 10%), mamíferos (306 – 5%) e crustáceos (276 – 4%). Outros 101 (1%) foram repatriados ou transferidos para outros locais. Em relação aos óbitos, foram registrados no total 1.706, sendo 1.467 aves; 124 mamíferos; 60 crustáceos; 53 répteis e dois aracnídeos.
Fonte: Diário de Pernambuco
Seleção para participantes da Paixão de Cristo de Igarassu
A Paixão de Cristo de Igarassu realizará no dia 11 de janeiro, às 18 horas, seleção para composição do corpo coreográfico do bacanal de Herodes, bem como o teste para o papel de Salomé e figurantes.
A quem interessar é necessário ser maior de 18 anos, apresentar a carteira de identidade e ter experiência com teatro, circo e/ou dança.
Direção Manuel Santos
Direção Artística André Falcão e Junior Pernambuco
Direção Artística André Falcão e Junior Pernambuco
Maiores informações:
Janaina Santos 992964950
Diogo Igarassu 991226260
André Falcão 971160463
Janaina Santos 992964950
Diogo Igarassu 991226260
André Falcão 971160463
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
VENHA CONHECER O MUSEU PINACOTECA DE IGARASSU
Uma boa dica para esse mês de férias é conhecer o Museu Pinacoteca que estar instalado no Convento Franciscano de Igarassu. O museu possui uma das mais importantes coleções da America Latina, composta de quadros confeccionados entre os séculos XVII e XVIII. A entrada custa R$ 2, maiores de 65 e menores de seis entram de graça, estudantes e professores pagam meia. Os visitantes podem conhecer o museu pinacoteca de 2ª a 6ª das 9h às 17h, sábados e domingos, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Fernando Melo - Professor.
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
UFPE oferece 140 vagas em pré-vestibular gratuito
O Pré-Acadêmico Portal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abriu processo seletivo gratuito com 140 vagas para estudantes que desejam se preparar para a prova do Enem desde ano. A estudante Nayanne Gomes, 20 anos, sempre quis cursar odontologia, mas não tinha condições financeiras de pagar um pré-vestibular. Em 2016, ela começou a estudar no projeto gratuito Pré-Acadêmico Portal e foi aprovada no segundo semestre de 2017 no curso de odontologia da UFPE, na qual está no 4° período atualmente. “O projeto foi muito importante para mim. Eu não teria conseguido ingressar na universidade sem ele”, afirmou.
O programa é formado por alunos que, de forma voluntária, se tornam professores. Após entrar na faculdade, Nayanne se tornou voluntária e professora da disciplina de física. “É uma forma de agradecer por tudo que eles fizeram por mim. Eu enxergava nos professores uma possibilidade de passar do curso e ter entrado para o projeto é uma forma de retribuir essa conquista.”
Nesta edição, as inscrições custam uma taxa única no valor de R$ 20, cobrada para manter pequenos custos do projeto ao longo do ano, e podem ser feitas até o dia 18 deste mês pelo site even3.com.br/portal2019, ou presencialmente até o dia 30, no Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fonte: Folha de Pernambuco
Cadastro para o Passe Livre Estudantil de Igarassu
Passe Livre Estudantil 2019
Criado através de Lei, o programa assegura as passagens de quem precisa utilizar transporte público para ir e vir, facilitando a vida do estudante do ensino superior/técnico.
Se você se encaixa nos requisitos, então se liga e se organiza! (Para os que já estão no programa, levar histórico escolar com notas e histórico de frequência).
População reclama de demora da ampliação de Terminal em Igarassu
Reprodução/TV Jornal
Os usuários de transporte público reclamam da demora para a conclusão da ampliação do Terminal Integrado de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Segundo os passageiros, a obra parada causa transtornos, como a superlotação dentro do terminal. “Infelizmente é um transtorno. A dificuldade de acesso aqui é horrível. A locomoção da gente aqui é um transtorno”, relatou o repositor de alimentos, José Ernesto.
Previsão
Por meio de nota, o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que a obra está parada há cerca de dois meses e que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação já está tomando as providências para a retomada dos serviços.
segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
IGARASSU: Paraquedistas em foco na primeira edição do Diário nas Férias
Você teria coragem de saltar de um avião a mais de 14 mil pés? A primeira edição do Diario nas Férias encheu o peito de coragem e foi até o Aeródromo Coroa do Avião, no município de Igarassu para experimentar o paraquedismo, um dos esportes mais radicais do mundo na última sexta-feira (04). Além de elucidar algumas dúvidas e curiosidades que envolvem esta modalidade, o grupo convidou a equipe de reportagem para realizar um salto duplo.
Poucos sabem, mas o estado de Pernambuco possui uma escola de paraquedismo e até um avião sofisticado para atender a atividade. O Caravan C208A tem capacidade para levar 15 paraquedistas no mesmo voo. A aeronave foi trazida no final do ano passado de São Paulo pela pernambucana Sky Dreamers em parceria com a Skydive4fun, a segunda maior escola de paraquedismo do país. Além de atingir uma altitude de 13 mil pés em apenas 14 minutos, ela avalia a condição de tempo, calcula a posição dos atletas em relação ao solo e garante uma média de 45 segundos de queda livre aos participantes. O empresário Breno Cavalcanti contou que o objetivo de investir no segmento esportivo no estado está em proporcionar aos pernambucanos e turistas uma vivência segura e aguçar também outros olhares sobre os pontos turísticos. “A Skydreamers surgiu da paixão pelo paraquedismo e a nossa missão é fazer com que o esporte aconteça da forma mais segura e profissional possível, se tornando uma experiência inesquecível para as pessoas”, ressaltou.
O instrutor Kaene Vasconcelos, da Escola Pernambuco de Paraquedismo, explicou que para participar do salto é preciso ter no mínimo 14 anos de idade e pesar mais de 40 quilos. No caso dos adolescentes, é necessário ter autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Sobre a segurança, o profissional disse que os equipamentos são vistoriados com regularidade para que a atividade ocorra da forma mais segura possível. “Oferecemos aos apaixonados pelo paraquedismo, ou aos que querem conhecer o esporte, o que existe de mais moderno e seguro”, disse.
Além da equipe de reportagem, os cantores Dudu do Acordeon, Irah Caldeira e Nathalia Calasans também foram convidados a participar do salto. De todos, apenas o Dudu já tinha familiaridade com a atividade. Há cinco anos, ele realizou o sonho de saltar e de lá para cá tornou esta atividade o seu segundo amor. “A cada vez que eu salto, sinto uma sensação diferente. O paraquedismo é um esporte que faz a gente refletir sobre a vida e esquecer qualquer problema. Não é a tôa que já estou com mais de 100 saltos”, expressou.
O medo e a ansiedade tomavam conta daqueles que se atreviam pela primeira vez a experimentar a atividade radical. Antes de saltar, os participantes receberam algumas informações e regras de segurança. O paraquedista Bruno Cury, de 33 anos acompanhou a equipe do Diario na aventura. Enquanto colocava o macacão no repórter, o rapaz que já acumula mais 1.500 saltos em seu currículo, falou que o paraquedismo é bastante seguro. “Na atividade, contamos com um paraquedas de emergência, logo caso o primeiro não seja ativado, o segundo entra em cena. Se o participante passar mal, por exemplo, ao chegar em uma altitude definida, o sistema de segurança é acionado automaticamente e o participante desce em segurança”, elucidou.
Após montar o macacão e repassar as regras, os participantes se deslocaram até a aeronave e embarcaram. No trajeto, cada instrutor repetiu as informações ditas em solo e conferiu os conectores do equipamento, sempre de forma enérgica e positiva. Segundos antes de saltar, um momento marcante foi o cumprimento realizado por todos e desejos positivos para uma aventura inesquecível.
O repórter tentou disfarçar o nervosismo, mas sem sucesso. Pensou em desistir várias vezes, mas algo que o paraquedismo e o instrutor ensinam é que muitas vezes as pessoas precisam vencer os seus medos para experimentar aventuras maiores. No momento certo, o instrutor conduz o jornalista até a saída e após darem alguns passos, saltam, fazendo a adrenalina tomar conta de um momento especial.
O vento no rosto e as nuvens nas mãos fazem os dois se sentirem por poucos instantes pássaros voando em meio a imensidão. É como sonhar de olhos abertos e enxergar um mundo diferente do habitual. Aquele registrado pelos drones, helicópteros e satélites. No momento certo, o instrutor ativa o paraquedas e ele se abre, iniciando um outro estágio do salto, onde há a contemplação das belezas do estado. É possível ver as águas cristalinas das praias pernambucanas, os rios em curva e os mangues. As matas e estradas também. A dupla vai descendo, descendo até chegar ao solo. Cada sensação é única e essa é a emoção do paraquedismo: viver intensamente cada instante da vida. Se tiver a oportunidade de vivenciar meu querido leitor, vivencie.
Até o dia 24 de janeiro o grupo estará oferecendo o Boogie de Férias que conta com dois tipos de saltos o duplo e o para formação de atletas. No primeiro, o participante salta com um instrutor e o segundo tem um direcionamento formativo, com técnicas avançadas para a modalidade. A atividade ocorre no Aeródromo da Coroa do Avião, na Estrada de Nova Cruz, PE 14, KM 2.6, em Cruz de Rebouças, no município de Igarassu. Mais informações podem ser obtidas através do número 81 9601-8563
Fonte: Diário de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)