IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Racionamento de água é ampliado em quatro cidades do Grande Recife e afeta mais de 500 mil pessoas


Nível baixo da barragem de Botafogo, que abastece as cidades, motivou a medida — Foto: Reprodução/TV Globo

Mais de 500 mil pessoas passam a ficar mais um dia sem água por causa da ampliação do racionamento implantada, a partir de sábado (18), pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A mudança afeta localidades em Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, cidades situadas ao norte do Grande Recife e abastecidas pelo Sistema Botafogo.

As áreas afetadas nesses municípios passam a ser abastecidas por um dia e ficam outros seis sem água. Antes, os moradores tinham cinco dias sem água e um com abastecimento.

Segundo a Compesa, o objetivo da mudança é preservar a água da Barragem de Botafogo, em Igarassu, durante o 10º ano de chuvas abaixo da média na região. O reservatório tem 4,9 milhões de metros cúbicos disponíveis, o que equivale a 17,82% da capacidade total, que é de 27,5 milhões de metros cúbicos.

A mudança não tem previsão para acabar, mas não deve afetar o abastecimento durante o carnaval, segundo a Compesa. A companhia informou que, nos dias da folia, é montado um esquema especial, anunciado próximo à data da festa, que ocorre no início de março em 2019.

De acordo com o diretor técnico e de engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, no sistema de abastecimento da região afetada pelo racionamento, a Barragem de Botafogo fornecia 27% da água que chega à área. Com a mudança, ela passa a destinar 7,8% da água que segue para a região. O restante sai de outras formas de captação, como rios e conjunto de poços.

“Antes conseguíamos ofertar 1.130 litros por segundo, tirando 300 litros por segundo da barragem. Agora, a oferta é de 900 litros por segundo, porque tivemos que diminuir a produção da barragem para 70 litros por segundo. A mudança no calendário foi necessária porque os rios não oferecem capacidade maior de captação”, afirma.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário