IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

IGARASSU: Obras paradas em terminal atrasam viagens de ônibus


Obras paradas do TI Igarassu têm mato crescido que causa transtornos para os passageiros, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo


Os passageiros de transporte público que precisam passar pelo Terminal Integrado (TI) de Igarassu, no Grande Recife, denunciam que a paralisação das obras de expansão está atrasando as viagens dos ônibus. Algumas pessoas levam até duas horas e meia para concluir o percurso até a capital. (Veja vídeo acima)

Como não existe um ônibus com itinerário direto entre Itapissuma ou Itamaracá e o Recife, os passageiros dessas cidades precisam fazer a troca de veículo no TI de Igarassu. Diariamente, cerca de 43 mil pessoas passam pelo local, que recebe oito linhas de coletivos.

Uma equipe da TV Globo percorreu de ônibus, nesta quarta-feira (23), o roteiro entre Itapissuma e o Recife e confirmou os problemas enfrentados pelos passageiros.

A linha escolhida foi a Itamaracá/Igarassu. A outra opção para os passageiros da área é a linha Itapissuma/Igarassu. Nas duas, a tarifa custa R$ 4,40.

"É muito cansativo fazer a integração. Eu saio de casa de 5h30 e chego ao Recife às 8h. O problema é a quantidade de ônibus", afirmou o autônomo Carlos Martins, que mora próximo ao Forte Orange, em Itamaracá, e precisa pegar três coletivos para chegar à capital pernambucana.

Ao chegar ao terminal de Igarassu, os problemas são visíveis. Há mato dentro e fora do canteiro. Os ônibus não têm espaço para estacionar por causa das obras paralisadas e ficam parados do lado de fora do terminal. Eles entram no TI apenas no momento de pegar os passageiros.

"Eu venho do Recife até Igarassu e vou daqui para Goiana. Vou andar esse pedaço até chegar lá para pegar outro coletivo e eu dependo justamente desse percurso para facilitar a minha vida. O governo começou essa obra há mais de quatro anos e está parada", disse um passageiro.

Ao sair do TI Igarassu, a equipe pegou o ônibus da linha BRT PE-15/Prefeitura do Recife. Fora de horário de pico, o coletivo não estava muito lotado. Apesar disso, não faltaram reclamações. "Eu levo uma hora ou uma hora e meia para sair de Igarassu até o Recife, quando está bom e não tem trânsito", disse uma passageira.

Respostas
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que está em negociação com a Caixa Econômica Federal para retomar a obra o mais rápido possível com um novo cronograma, mas não informou prazos.

A Caixa informou que o contrato foi assinado em 2014 e que repassou verbas duas vezes, sendo a última no mês de agosto de 2018. O banco afirma que está aguardando a solução de pendências de documentos exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para repassar novos recursos à obra.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário