Um serviço essencial, mas que falta para muitas famílias da Região Metropolitana do Recife (RMR): o abastecimento regular de água. Para quem depende da barragem de Botafogo, o problema é frequente. O reservatório que é responsável pelo abastecimento das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima está em estado crítico. E a população desses locais está sendo afetada com a falta de água. Apesar das fortes chuvas recentes na RMR, o nível do açude continua muito baixo.
Com capacidade para armazenar 27 milhões de metros cúbicos de água, a barragem está com apenas 29% de sua capacidade. Na semana anterior antes das chuvas, a situação era ainda pior: o reservatório estava com apenas 8%, quase em estado de colapso.
Sofrimento
Mais de 500 mil pessoas que são atendidas pela barragem estão sofrendo com a falta de água. A pensionista Luciane Dias é moradora da cidade de Olinda e está há bastante tempo sem água nas torneiras. "Moro em Bairro Novo e nunca fiquei tanto tempo sem água. Não tem água pra tomar meu banho, pra lavar prato, pra lavar a casa e roupas. A conta chega mas a água não", relatou.
Fator geográfico
Para explicar a falta de água na barragem, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) analisa que a barragem de Botafogo apresenta um déficit histórico de chuvas. Um dos fatores que ocasiona essa carência é o geográfico.
Como o represamento está localizado em uma parte mais alta e distante do oceano, a massa de ar não consegue chegar com força na região e acaba não provocando chuvas com facilidade na área. "Essas chuvas descarregam na Região Metropolitana e quando entram mais, elas já estão mais fracas. Sem falar que a bacia de contribuição do açude é pequena. Então tem que chover torrencialmente naquela pequena área para a água escoar até a barragem de Botafogo", explicou o gerente de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira.
Acúmulo de chuvas - Junho
Recife - 445 milímetros
Igarassu (Município onde fica a barragem) - 306 milímetros
Araçoiaba (Município onde fica a bacia de contribuição do reservatório) - 153 milímetros
O acumulado das chuvas do mês passado mostra a deficiência. No município de Araçoiaba, onde está presente a bacia de contribuição da barragem de Botafogo, choveram apenas 153 milímetros.
Nota
A produção da TV Jornal ainda não recebeu nenhuma resposta da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre os problemas mostrados na reportagem. Na última terça-feira (02), a justiça deu um prazo de dez dias para que a Compesa apresente um calendário de melhorias na distribuição de água nas áreas mais críticas da cidade de Olinda.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário