Dez reeducandos, egressos do sistema prisional, começaram a trabalhar nesta segunda-feira (08) no Terminal Integrado Igarassu. Eles estão atuando nos turnos da manhã e da tarde, em grupos de cinco, no controle de acesso ao TI, evitando assim a entrada irregular de passageiros. A iniciativa é fruto de um convênio assinado entre o Grande Recife, por meio do Consórcio Conorte, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) de Pernambuco.
A parceria faz parte do programa “Vida Nova, Novos Rumos”, desenvolvido pelo Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão vinculado à SJDH. Além do terminal, outros quatro reeducandos devem realizar o mesmo serviço na Estação de BRT Cruz de Rebouças que faz parte do Corredor Norte/Sul e mais três trabalharão em esquema de escala cobrindo as folgas dos demais.
Eles cumprem pena em regime aberto e irão trabalhar de segunda à sexta-feira, por oito horas diárias, em contratos regidos pela Lei de Execuções Penais. Ou seja, receberão um salário mínimo, mas não terão encargos trabalhistas, como FGTS, 13º salário e férias.
Para o presidente do Grande Recife, Erivaldo Coutinho, é uma inovação dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros o investimento na capacidade desses reeducandos, mostrando à sociedade o potencial produtivo deles. A expectativa é de que a atividade possa ser ampliada para outros terminais em breve.
O Consórcio Conorte é primeira empresa concessionária a firmar parceria com o Patronato Penitenciário de Pernambuco. Com esta iniciativa, a SJDH tem por objetivo reintegrar egressos à sociedade e, através do trabalho, reduzir a reincidência criminal.
Fonte: Consorcio Grande Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário