IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Matriculas abertas para as Escolas Municipais de Igarassu

A partir desta segunda-feira, dia 04 de janeiro começam as matriculas para novos alunos nas Escolas Publicas Municipais de Igarassu. Observem o calendário de matricula. Os pais precisam providencia a documentação necessária para efetuar a matricula, informações pelo tel. 4042.9775

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- Xerox do Registro de Nascimento

- CPF do(a) aluno(a)

-Xerox do Comprovante de Residencia

- 01 foto 3x4

- Cartão de vacina

- Transferência

- Xerox do RG do responsável

- Numero do NIS do aluno ( Se for beneficiário do Bolsa Familia)


Cresce número de golpes em vendas de pacotes e diárias para Réveillon

Está crescendo o número de golpes envolvendo a venda de pacotes e diárias em pousadas e hotéis para a virada do ano.

De acordo com a Polícia Federal, as páginas criadas em redes sociais pelos golpistas são muito parecidas com os perfis verdadeiros das pousadas e hotéis.

Por meio de mensagens privadas, eles oferecem sorteios e diárias gratuitas para as vítimas. Ofertas tentadoras, para as quais os golpistas exigem alguns dados pessoais.

Reserva

Em alguns casos, as vítimas chegam a pagar um valor à quadrilha, pensando que estão fazendo uma reserva. Elas só descobrem que foram vítimas de golpe, ao chegar ao hotel.

Estelionatários

Apesar de as páginas serem muito parecidas com as originais, há formas de identificar as armadilhas dos estelionatários. Veja no vídeo abaixo:

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Inflação promete não dar trégua aos brasileiros em 2021

Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Além de um vírus mortal e uma profunda crise econômica, 2020 ressuscitou no Brasil um fantasma que há muito tempo se acreditava domado: o dragão da inflação. Puxada pela alta dos preços de alimentos, a carestia reduziu o poder de compra dos brasileiros. E promete não dar trégua em 2021. Este ano, as estimativas dão conta de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial, ultrapassará o centro da meta estipulada pelo Banco Central (BC), de 4%. Embora ainda se situe dentro da margem de tolerância, de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, o indicador é projetado em 4,39% pelo mercado. O que mais assusta, no entanto, é o que está por vir no próximo ano.

A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses subiu a 5,2% em dezembro, ante um resultado de 4,8% obtido em novembro, segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). “O dado acende o sinal de alerta à autoridade monetária. Apesar das projeções de mercado sugerirem inflação dentro da meta para o ano que vem, os consumidores estão preocupados com algumas pressões nos preços, projetando para 2021 um cenário pior do que esperavam para 2020”, diz Renata de Mello Franco, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV.

Em 2020, o grupo alimentação foi decisivo, explica André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV. “A alta dos preços dos alimentos aumentou o desconforto de famílias de baixa renda, que gastam maior parte do seu orçamento com as refeições”, diz. A culpa, segundo ele, está na desvalorização cambial, que chegou a 40% e, hoje, está em torno de 25%. “Tamanha desvalorização impacta muito nos preços de matérias-primas que acabam virando alimentos, como soja, milho e trigo. Quando esses grãos não viram diretamente alimentos, são usados na ração para animais que a gente consome a carne, como bovinos, suínos e aves”, pontua.

Para o casal Neto Gomes e Luziane Pauline, aposentado e dona de casa, os preços nas prateleiras do supermercado estão assustadores. Por isso, tiveram que passar a economizar e reduzir o consumo de carne. “Tudo está mais caro. Tivemos que fazer cortes no orçamento e na alimentação. A carne está custando R$ 40 o quilo, é um absurdo. O arroz e óleo continuam muito caros”, relata Pauline.

O economista Reginaldo Nogueira, diretor do Ibmec, lembra que a pressão dos alimentos vem de 2019. “O aumento começou no fim de 2019. Em 2020, foi mais forte por conta do câmbio”, ressalta. Ele alerta, no entanto, que o que pode assustar os brasileiros em 2021 é o aumento do aluguel. Os contratos são indexados pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), um indicador do atacado e de matérias-primas. “Com a pandemia, houve um congelamento e negociações entre locatários e proprietários. Em 2021, existe um risco claro de repasse”, diz.

E não será pouco. O IGP-M acumula alta de 21,96% em 2020. Até novembro de 2019, para efeito de comparação, estava em 5,12% (veja mais no quadro ao lado). Karoline Leão, moradora de Taguatinga e assistente administrativa, mudou-se, este ano, para um imóvel alugado. Ela teme que, no ano que vem, o valor sofra um reajuste alto demais. “Se houver aumento, não vou conseguir arcar”, relata. Ela já está preparada para negociar o valor. “Vou tentar conversar e chegar a um valor justo”, diz. A orientação de Nogueira é justamente essa: buscar negociações contratuais.

Política de juros

O economista explica que o Banco Central terá de rever sua política de juros se quiser frear a escalada da inflação. “Por causa da pandemia e da queda da atividade econômica, o BC cortou os juros de maneira muito agressiva. Com inflação acima de 4% e a taxa básica Selic em 2% ao ano, estamos com juro real negativo”, alerta. Como o efeito da Selic demora entre seis a nove meses para surtir efeito na economia, segundo Nogueira, a autoridade monetária deverá aumentar juros de forma rápida e mais forte do que se espera. “Para acertar a inflação, o BC vai ter que antecipar a política de juros ou não vai atingir a meta, que é de 3,5% em 2021.”

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já reconheceu que a previsão da autarquia para a inflação dos preços administrados, em 2021, de 4,27%, está acima das estimativas do mercado, de 3,5%. Os preços administrados são aqueles regulados por contrato ou que dependem de autorização do governo para serem reajustados. Como muitos foram represados por conta da pandemia, o temor é de que haja uma explosão de reajustes. “Reconhecemos que vai ter uma subida da inflação em 2021”, chegou a afirmar Campos Neto.

O professor Joelson Sampaio, coordenador do curso de economia da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da FGV, assinala que os alimentos vão continuar pressionando a carestia e os preços administrados serão um componente negativo importante. “Realmente, o impacto será forte porque não foram reajustados, por conta da pandemia e também das eleições”, diz. Na lista de administrados, estão plano de saúde, energia elétrica, tarifas de transporte e mensalidades escolares. Todos com ajustes anuais que não mudaram de valor em 2020 e podem subir duas vezes no ano que vem.

Efeito cambial

Para 2021, o câmbio continuará a ter papel relevante. “Porém, o que desvaloriza nossa moeda, mais do que as demais, é o descontrole das contas públicas e o endividamento. O lado fiscal é mais importante para entender e pensar a dinâmica futura da inflação. Podemos entrar no que se chama de dominância fiscal, uma situação em que a política monetária perde a autonomia”, alerta o professor do Insper Eduardo Correia. O termo significa que, se a inflação continuar subindo, o governo e o Banco Central vão estar em uma sinuca de bico.

O economista esclarece: “O juro real negativo é cômodo para o governo do ponto de vista fiscal, porque paga menos juros da dívida. O perigo é, se a inflação continuar subindo e o BC subir juros, isso pode fazer com que o serviço da dívida pese demais no orçamento do governo. Ou o BC vai perder a autonomia, não subindo a Selic como devia, para ajudar o lado fiscal, ou, se mantiver a independência e elevar a Selic, o governo pode caminhar rapidamente para o estouro do teto de gastos”, explica.

Se a autoridade monetária não se impuser, diz Correia, o cenário será uma volta ao passado. O impacto do dragão da inflação será direto na popularidade do presidente Jair Bolsonaro, como ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff. “A popularidade que o presidente ganhou com o auxílio emergencial talvez não seja tão grande quanto o tombo que terá ao tirar o benefício se o país estiver mergulhado numa alta de preços, com a perda de poder de compra da população”, estima. “Torço para que cada um faça sua parte.”

Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Governo do Estado orienta municípios a intensificar fiscalização em praias, parques e praças

Movimentação em parque no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
As prefeituras devem aumentar a fiscalização em locais públicos, como parques, praças e praias, que ainda apresentam registro frequente de pessoas sem uso de máscara e de desrespeito ao distanciamento social. Pernambuco entrou na quin
ta semana seguida de alta nos registros de casos e mortes pela Covid-19. Por conta disso, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Estado aprovou recomendação para que os municípios pernambucanos intensifiquem a fiscalização do cumprimento dos protocolos do Plano de Convivência com a doença.

"Precisamos que os municípios contribuam com a fiscalização dos protocolos em seus locais públicos de convivência social”, explicou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (22), no Recife. 

A proibição do uso desses espaços pode acontecer caso o aumento de casos seja mantido. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, presente à coletiva, as medidas serão tomadas de acordo com o cenário epidemiológico vivenciado em Pernambuco. "Se preciso for, não evitaremos tomar medidas necessárias, desde que proporcionais ao cenário epidemiológico", afirmou.  

Fonte: Folha de Pernambuco

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Greve dos Rodoviários é suspensa nesta quarta-feira

                                         Foto: Thays Martins/ DP

Após reunião de conciliação, o Sindicato dos Rodoviários e empresários não entram em acordo, mas categoria suspende a 16° greve do serviço de transporte público por ônibus realizada em 2020. A reunião que durou mais de uma hora trouxe a suspensão da paralisação parcial dos trabalhadores que reivindicam o fim da dupla função para motoristas nos ônibus da Região Metropolitana, além de reajustes retroativos de salários e repasse de ticket alimentação. Apesar da suspensão, o Sindicato dos Rodoviários afirma que a greve ainda não foi descartada e que novos rumos serão decididos em audiência na próxima segunda-feira (28).

Sem propostas nem garantias apresentadas para a categoria dos rodoviários, Josival Costa, secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários, informou à reportagem que a categoria decidiu por suspender a greve em respeito à população que vem sofrendo com a falta de ônibus tendo as comemorações natalinas que se aproximam. “Estamos informando que a greve foi suspensa, mas não acabou. Em respeito a população que vem nos apoiando, nós estamos suspendendo a greve. Não por conta do que foi acertado na audiência. Esperávamos que o setor patronal e o governo do estado chegassem com alguma sinalização de realizar o que foi acordado lá atrás. No entanto, não chegaram com nenhuma proposta”, explicou.  

 "Os rodoviários foram obrigados a entrar em greve no último dia 22, pois o acordo estabelecido entre patrões, governo e trabalhadores, no dia 23 de novembro, foi descumprido. Na audiência com o TRT, foi combinado o retorno dos cobradores através de uma portaria que revogava a autorização da retirada destes profissionais, que acabou sendo suspensa. Já os patrões descumpriram a estabilidade no emprego por 06 meses e a reposição da inflação no salário e ticket", afirma trecho publicado em nota pelos Rodoviários. 

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) afirmou em nota que na audiência ocorrida nesta quarta-feira (23), foi concedido um prazo para que o Sindicato dos Rodoviários apresente sua defesa e as demais partes, seus argumentos. Ficou marcada a reunião para o julgamento do dissídio para a próxima segunda-feira (28) às 10h.

“A Urbana-PE reitera que foi suspensa a portaria 167/2020 do Grande Recife Consórcio de Transporte, que vedava o acúmulo de funções de motorista e cobrador nos ônibus. A medida deixa ainda mais evidente que a greve é injustificada, uma vez que a principal exigência do Sindicato dos Rodoviários é a aplicação da referida portaria”, relata em  nota a Urbana-PE. 

 Após a reunião de dissídio marcada para a próxima segunda-feira, o Sindicato dos Rodoviários irá se reunir em assembleia para decidir e avaliar o que será proposto para informar se irão continuar com a greve ou não.

Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

FUNCIONÁRIOS DO CEMITÉRIO DE IGARASSU ESTÃO TRABALHANDO SEM EPIS


 A  DENÚNCIA FOI FEITA ,POR UMA SENHORA QUE NÃO QUIS SE IDENTIFICAR .A MESMA INFORMOU A FOLHA TUPI QUE OS COVEIROS ESTARIAM TRABALHANDO EM PLENA PANDEMIA DA COVID-19 SEM ,MÁSCARAS,LUVAS E MACACÕES DE PROTEÇÃO .

IGARASSU JÁ TOTALIZA  (128) ÓBITOS PELO NOVO CORONAVÍRUS ,DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES  OS PROFISSIONAIS ,ESTÃO SEM OS (EPIS),DESDE  QUE  INICIOU A PANDEMIA. 

ENTRAMOS EM CONTATO COM UM DOS COVEIROS ,MAIS NINGUÉM QUIS CONVERSA COM A IMPRENSA ,COM MEDO DE PERDE O EMPREGO.

A FOLHA TUPI TAMBÉM ENTROU EM CONTATO COM A PREFEITURA DE IGARASSU ATÉ MOMENTO AINDA ESTAMOS AGUARDANDO UMA RESPOSTA.

Fonte: Folha Tupi

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Aumenta preocupação com doenças ligadas ao Aedes aegypti no verão

Com a chegada do verão no Brasil e da chuva em diversas regiões, uma preocupação de saúde pública aumenta: o crescimento da circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele (chamadas de arboviroses urbanas), como dengue, zika e chikungunya.

Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o tema, lançado em dezembro, entre janeiro e novembro foram registrados 971.136 casos prováveis de dengue no Brasil, com 528 mortes. As maiores incidências se deram nas regiões Centro-Oeste (1.187,4 por 100 mil habitantes), Sul (931,3/100 mil) e Nordeste (258,6/100 mil).

No mesmo período, as autoridades de saúde notificaram 78.808 mil casos de chikungunya, com 25 óbitos e 19 casos em investigação. As maiores incidências ocorreram no Nordeste (99,4 por 100 mil habitantes) e Nordeste (22,7/100 mil). Já os casos de zika, até o início de novembro, totalizaram 7.006, com incidência mais forte no Nordeste (9/100 mil) e Centro-Oeste (3,6/100 mil).

Na avaliação do professor de epidemiologia da Universidade de Brasília Walter Ramalho, este é o momento de discutir o problema do Aedes aegypti e as medidas necessárias para impedir sua proliferação. O maior desafio é diminuir os focos de criação dele.

O Aedes está no Brasil há mais de 100 anos. Em alguns momentos, já chegou a ser erradicado. Mas nos últimos 30 anos o inseto vem permanecendo e, segundo o professor Ramalho, se adaptando muito bem ao cenário de urbanização do país e do uso crescente de materiais de plástico, que facilitam o acúmulo de água propício à reprodução do mosquito.

“Todos esses materiais, que podem durar muito tempo na natureza, podem ser criadouros do mosquito. A gente tem que olhar constantemente o domicílio, não somente na terra como nas calhas. Este é um momento do começo da chuva. Se não fizermos esse trabalho e se a densidade do mosquito for elevada, não temos o que fazer”, alerta o professor.

Ele lembra que não se trata apenas de um cuidado com a própria pessoa e sua casa, mas com o conjunto da localidade, uma vez que domicílios com foco de criação acabam trazendo risco para toda a vizinhança.

O professor da UnB acrescenta que o cuidado no combate aos focos não pode ser uma tarefa somente do Poder Público. Uma vez que qualquer residência, terreno ou imóvel pode concentrar focos, é muito difícil que as equipes responsáveis pela fiscalização deem conta de cobrir todo o território.

Ramalho destaca que as doenças cujos vírus são transmitidos pelo mosquito são graves. A dengue hemorrágica pode trazer consequências sérias para os pacientes.

“A zika causou microcefalia no Nordeste e em algumas cidades de outras regiões. E precisamos nos preocupar com a chikungunya. Ela causa sintomatologia de muitas dores articulares. Muitas pessoas passam dois, três anos sentindo muitas dores. Isso causa desconforto na vida durante todo esse período”, afirma.

Campanha

No mês passado, o governo federal lançou uma campanha contra a proliferação do Aedes com o lema “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”.  O desafio é conscientizar os cidadãos sobre a importância de limpar frequentemente estruturas onde possa haver focos e evitar a água parada todos os dias.

A campanha conta com a difusão de peças publicitárias em meios de comunicação, alertando sobre esses cuidados e sobre os riscos da disseminação do mosquito e as consequências das doenças associadas a ele.

Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Cuscuz é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

Já considerado patrimônio cultural em diversos países, o cuscuz agora é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade. O título foi concedido em reunião por videoconferência do Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob a Presidência da Jamaica. O caso foi aprovado em conjunto com a Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia.

Foram levados em consideração os conhecimentos, as práticas e as tradições relacionadas ao preparo e ao consumo do cuscuz. O prato é famoso por acompanhar as refeições em diversos tipos de circunstâncias, desde o dia a dia até às refeições festivas.

Consumo no Brasil

O cuscuz pode ser preparado no Brasil a partir da farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. A massa cozida no vapor e geralmente é salgada e levemente umedecida. No Nordeste, o costume é de comer o cuscuz acompanhado de leite, ovos, manteiga, carne-de-charque e os mais variados acompanhamentos.

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é conhecida pela festa do cuscuz gigante, realizada no mês de junho em comemoração ao São João. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a tradicional festa não aconteceu.

Fonte: NE10

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Procon encontra diferença de até 294% em preço de itens natalinos no Recife

Faltando dez dias para o Natal, o Procon Recife divulgou, nesta terça-feira (15), uma pesquisa dos preços de 88 itens mais consumidos na ceia natalina. O levantamento foi realizado em 10 estabelecimentos da capital pernambucana. O produto com a maior variação de preço foi o lombo recheado, que apresentou 294% de diferença de um supermercado para outro, variando de R$ 9,90 a R$ 38,99, o quilo.

O panetone chegou a variar em 187% nos supermercados do Recife. Foram avaliados valores de 22 tipos diferentes do produto. A maior variação foi no panetone de chocolate Bauducco Família, com valores de R$ 12,50 em um estabelecimento e R$ 35,90 em outro. Com relação a bebidas, foram encontrados valores que chegam a 274% de diferença no vinho moscatel espumante Botticelli, com preços variando de R$ 9,90 a R$ 35,90 no mesmo item.

Dentre as principais proteínas consumidas na ceia de Natal, a ave tipo chester e o peru obtiveram diferenças de 53% e 41%, respectivamente. "Vale lembrar que no Brasil não existe um tabelamento de preços, por isso, o consumidor deve consultar valores antes de decidir pela compra. O objetivo da nossa pesquisa é justamente facilitar essa pesquisa", afirma a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Na categoria de pescados, as maiores diferenças encontradas foram no bacalhau do Porto, com valores de R$ 44,09 a R$ 99,99, isto é, uma diferença de 127%, e o peixe salgado polaca, que apresentou discrepância de 170%, variando de R$ 31,99 a R$ 86,49, o quilo. Também bastante consumido no Natal, o queijo do reino teve a maior diferença encontrada na marca Iatarola (lata), com valores que variaram entre R$ 51,89 a R$ 89,99, apresentando divergência de 73%. Nas outras marcas, a diferença foi de 50%.

Para realizar a pesquisa, o Procon Recife dividiu os itens nas seguintes categorias: peru e lombos; pescados; queijos; panetones e bebidas. O órgão municipal fez o levantamento no Atacadão Boa Viagem, Extra Bom Boa Viagem, Extra Boa Viagem, Carrefour Boa Viagem, Pão de Açúcar Parnamirim, Assaí, Arcomix, Deskontão, RM Mercantil e Big Bompreço. A pesquisa completa pode ser conferida no site do órgão.   

Fonte: Diário de Pernambuco


terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Problemas no Hospital de Igarassu



CARTA DO LEITOR: O leitor Paulo Henrique reclama da falta de atendimento no Hospital de Igarassu. Ele afirma que teve de levar seu irmão para uma urgência no hospital e foi comunicado na recepção que o atendimento estava suspenso devido aos casos de Covid-19.

Mas se existe um setor para atendimento aos pacientes com Covid-19, porque fechar todo o Hospital? Deixaram a população sem atendimento para outras emergências.

Com casos em aumento, Pernambuco abre mais 151 leitos para Covid-19

Com o aumento de casos e demanda por atendimento para a Covid-19, o Governo de Pernambuco , através da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu 151 leitos desde o último final de semana. 

Além de 10 vagas de UTI no Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS, e 51 leitos de enfermaria no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na Zona Norte do Recife, também foram abertas outras 10 novas vagas em Caruaru, no Agreste.

Também foram abertos novos leitos para atender a região do Sertão do São Francisco, com 10 unidades de UTI e 30 de enfermaria na UPAE de Petrolina, 10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, além de 10 unidades de UTI e 20 de enfermaria no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), na Região Metropolitana do Recife (RMR); 

Até o final de dezembro, quando somados os leitos abertos ao longo de novembro, o Governo de Pernambuco vai ter colocado em funcionamento mais 424 vagas, sendo 159 de UTI e 265 de enfermaria.

Caruaru

Foram inaugurados, na última segunda-feira (14), dez novos leitos de UTI para os pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag) no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Com isso, a unidade, juntamente com sua estrutura de campanha, totaliza 160 vagas, sendo 90 de enfermaria e 70 de UTI. O serviço é referência no Agreste na assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19 e acolhe o público a partir dos encaminhamentos realizados pela Central de Regulação de Pernambuco.

Até o momento, a II Macrorregional de Saúde, que engloba os 53 municípios das IV (sede Caruaru) e V (sede Garanhuns) Gerências Regionais de Saúde (Geres), conta com 238 leitos, sendo 120 de enfermaria e 118 de UTI exclusivos para os casos de Srag, suspeitos ou já confirmados para o novo coronavírus. Já em todo o Estado são 1.773 leitos - 894 de terapia intensiva e 879 de enfermaria.

Fonte: Folha de Pernambuco

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Rede estadual: Matrículas para alunos novatos começam nesta terça-feira (15) em Pernambuco

As matrículas vão até o dia 30 de dezembro - Foto: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

Começam nesta terça-feira (15), e seguem até o dia 30 de dezembro, as matrículas para alunos novatos que desejam estudar nas escolas estaduais de Pernambuco.

A reserva das vagas será feita exclusivamente pela internet, no site da secretaria estadual de educação, que é o www.matricularapida.pe.gov.br.

Vagas

Serão abertas 66.046 vagas para internet. Desse total, 9.264 estão em escolas do recife. Outras 12.533 estão nas demais cidades da região metropolitana e 46.429 vagas em colégios do interior do estado.

Cadastro

Interessados em estudar, podem se cadastrar a partir das 7h desta terça-feira. Entre 4 e 15 de janeiro as vagas devem ser efetivadas.

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Detran-PE passa a oferecer mais 22 serviços pela internet


 
O Departamento Estadual de Trânsito em Pernambuco (Detran-PE) iniciou, nesta sexta-feira (11), um serviço online para recursos de infração, transferência de pontos de carteira, atualização de endereço, obtenção de informações pessoais como resultado de exames e provas, entre outros 

Ao todo, 22 serviços foram disponibilizados de forma online (confira lista completa mais abaixo), sem que seja necessário o deslocamento até uma das unidades do Detran. Para utilizar a plataforma, de acordo com o gerente de Informática do órgão, Charles Lindemberg, o usuário precisa ter o cadastro da biometria atualizado.

"O usuário que não possui o certificado digital tem que, durante um atendimento presencial, fazer essa validação da biometria, que é bem simples. Coloca o CPF [Cadastro de Pessoa Física], um e-mail pessoal, faz a validação da biometria, recebe um e-mail com a senha inicial, faz o login inicial e a partir daí já vai ter acesso a todos os serviços", explicou.

"Diante de todo o processo que estamos vivendo de pandemia em que é preciso evitar aglomeração e dar segurança ao usuário para que ele não venha aos postos, o Detran criou o Detran-Pessoal", explicou o diretor de atendimento do órgão, coronel Felipe Nascimento.

Para os casos de transferência de pontos de infrações, Nascimento afirmou que é necessário que ambos os motoristas, o proprietário do veículo e o condutor no momento da infração, tenham o cadastro na plataforma.

"O proprietário recebe a notificação em casa, ele acessa o Detran-Pessoal, vai estar lá o link da infração, ele clica e informa o condutor quem estava dirigindo o veículo. Automaticamente o outro condutor recebe uma notificação e ele tem que confirmar que os pontos passaram para ele", disse o diretor de atendimento.

Serviços disponibilizados

Serviços relativos à carteira de habilitação


Alteração de endereço/e-mail/telefone

Emissão de certidão de fins de direito

Consulta de exames médicos e psicológicos

Aviso sobre emissão do laudo médico/psicológico

Remissão de taxas que não foram pagas

Agendamento dos exames teóricos e práticos

Serviço de 2ª via de CNH

Serviço de desistência de categoria

Exame para liberação de CNH

Histórico de pagamento de taxas do usuário

Central de notificações: notificações e alertas sobre emissão de CNH, prazo de validade da carteira, atendimentos, dentre outras.

Serviços relativos ao veículo


Segunda via do CRLV

Certidão de propriedade

Atualização de endereço de mesmo município

Autorização Placa PE - dianteira

Autorização Placa PE- traseira suplementar

Identificação de condutor infrator

Imagens auto de infração/ARD/Arvcar

Liberação de veículo recolhido

Consulta código de segurança do CRV - DUT

Consulta histórico de pagamentos

Consulta reserva/contrato de gravame

Extrato de multas por situação

Central de notificações: notificações e alertas sobre multas, prazo de validade de documentos, atendimentos, dentre outras

Fonte: G1 PE

Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021


Com informações do JC Online

calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021 foi divulgado, pelo Governo de Pernambuco, no Diário Oficial desta sexta-feira (11).

Os carnês para efetuação do pagamento serão enviados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a partir de janeiro, ou poderão ser acessados no site do órgão.

Desconto

O governo informou, ainda, que os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única, em fevereiro, terão um desconto de 7%.

Já os que decidirem pelo parcelamento em até três cotas irão pagar a primeira prestação também em fevereiro e quitar o IPVA, nos meses subsequentes, com a última parcela em abril. As datas de vencimento variam, de acordo com o número final da placa dos veículos.

 

Calendário

Data de pagamento por placa

Final 1 e 2

  • Para veículos com placas que terminam com os números 1 e 2, o limite de pagamento da cota única é até 9 de fevereiro de 2021.
  • Quem desejar parcelar, a 1º cota fica também no dia 9; a 2º fica 9 de março de 2020; e a 3º no dia 6 de abril.

Final 3 e 4

  • Para veículos com placas com final 3 e 4, o pagamento da cota única ficou estabelecido no dia 12 de fevereiro de 2021.
  • Com parcelamento, a 1º cota fica no dia 12 de fevereiro; a 2º cota para o dia 12 de março; e a 3º para 9 de abril.

 

Final 5 e 6

  • Os veículos com placa final em 5 e 6 o prazo para o pagamento da cota única fica no dia 19 de fevereiro de 2021.
  • Se parcelar, a 1º cota também deverá ser feita no mesmo dia, 19; 2º cota em 17 de março; e 3º cota em 14 de abril.

Final 7 e 8

  • Já os veículos com placa final em 7 e 8, o prazo para taxa única é dia 23 de fevereiro de 2021.
  • Parcelando, a 1º cota também fica para o dia 23; 2º cota para 24 de março; e a 3º cota para o dia 20 de abril.

Final 9 e 0

  • O pagamento da cota única, para os veículos com placa final 9 e 0, deverá ser feito no dia 26 de fevereiro de 2021.
  • Se optar pelo parcelamento, a 1º cota para o mesmo dia, 26; a 2º cota para o dia 31 de março e o terceiro para o dia 28 de abril.

Fonte: TV Jornal

 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Inflação, que já é a maior em cinco anos, deve aumentar ainda mais em dezembro

Uma ida ao supermercado está custando cada vez mais caro. Não por acaso, os consumidores vêm reduzindo, semanalmente, o número de produtos nas cestas de compras. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam o que os brasileiros sentem no bolso. A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou alta de 0,89% em novembro, o pior resultado para o mês desde 2015 e acima das previsões dos analistas, de 0,78%. Alimentos e transportes (gasolina, principalmente) foram os itens que mais pesaram no bolso dos consumidores. Em 12 meses, o IPCA cravou alta de 4,31%, superando a meta de 4% perseguida pelo Banco Central. No mesmo período, os alimentos saltaram quase 16%.

Quem está assustado com a disparada dos preços deve ficar atento. Pelos cálculos da economista Julia Passabom, do Itaú Unibanco, a inflação de dezembro será ainda mais pesada: de 1,27%, encerrando 2020 em 4,44%. Além dos alimentos, que continuarão massacrando as finanças da população, sobretudo a mais pobre, o custo de vida será puxado pelos reajustes das contas de luz e pela recuperação do setor de serviços. A boa notícia é a recente queda dos preços do dólar, que reduzem a pressão sobre as commodities agrícolas (cotadas segundo o mercado) e sobre a indústria, que sofre com a falta de insumos, reflexo da paralisação das fábricas no auge da pandemia do novo coronavírus.

Para Gabriel Leal de Barros, economista-chefe da RPS Capital, a inflação está chegando ao seu pico. Há, no entender dele, perspectivas de normalização dos preços a partir de 2021, com a recomposição dos estoques da indústria, o dólar mais fraco, o fim das antecipações das compras de alimentos pela China e o fato de a economia ainda estar operando muito abaixo de seu potencial. Outro ponto importante que, matematicamente, ajuda no cálculo da inflação do ano que vem: a antecipação da bandeira vermelha para as contas de luz. Somente esse ponto retirará 0,3 ponto percentual do IPCA de 2021. Com isso, é possível apostar em uma inflação mais próxima de 3%, abaixo da meta de 3,75%.

Para Gabriel Leal de Barros, economista-chefe da RPS Capital, a inflação está chegando ao seu pico. Há, no entender dele, perspectivas de normalização dos preços a partir de 2021, com a recomposição dos estoques da indústria, o dólar mais fraco, o fim das antecipações das compras de alimentos pela China e o fato de a economia ainda estar operando muito abaixo de seu potencial. Outro ponto importante que, matematicamente, ajuda no cálculo da inflação do ano que vem: a antecipação da bandeira vermelha para as contas de luz. Somente esse ponto retirará 0,3 ponto percentual do IPCA de 2021. Com isso, é possível apostar em uma inflação mais próxima de 3%, abaixo da meta de 3,75%.

Distantes desse debate macroeconômico, os consumidores dizem que fechar as contas no fim do mês está cada vez mais difícil, pois os preços não param de subir. A servidora pública Ane Márcia de Lima, 60 anos, afirma que está muito complicado comprar carnes e frutas, como maçã, abacate, mamão e banana. “Tudo está muito caro”, frisa. “Entre os produtos de limpeza, o sabão em pó é o vilão”, afirma. A professora Cármen Lúcia Martins, 44, reclama, especialmente, dos valores dos eletroeletrônicos, que subiram muito nesses tempos de home office, por causa da Covid-19. “O fato é que o custo de vida não é mais o mesmo do observado no início do ano”, relata.

O jeito de driblar a carestia é aproveitar as poucas ofertas feitas por lojas e supermercados. É o caso da aposentada Maria Luíza Rodrigues, 67. Ela conta que, se o shampoo que costuma usar ficou mais caro, conseguiu bons descontos nas tinturas para cabelo e em um par de sapatos. A servidora pública Ane de Lima, por sua vez, percebeu deflação (queda dos preços) nos artigos de vestuário. “As roupas, talvez em função da Black friday, ficaram mais acessíveis do que no restante dos meses do ano”, afirma.

Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Marilan inaugura fábrica em Igarassu e gera cerca de 250 empregos

O polo industrial de Pernambuco ganhará um importante reforço nas próximas semanas. A Marilan, marca especializada em biscoitos e segunda maior fabricante da categoria no país, inaugura neste mês sua fábrica no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A nova instalação será responsável pela geração de cerca de 250 empregos diretos e terá papel fundamental para que a empresa possa atender à crescente demanda por seus produtos no Nordeste.

A fábrica foi construída em um terreno de 250 mil m², equivalente a 35 campos oficiais de futebol, com 34 mil m² de área construída. A escolha para a construção do empreendimento em Igarassu aconteceu para otimizar a operação da empresa. “Igarassu, especificamente, é um ponto estratégico de distribuição, além de contar com um capital humano muito qualificado", afirmou Sérgio Tavares, presidente da Marilan.

De acordo com a empresa, a produção no município será iniciada com os principais segmentos de biscoitos da região: cream crackers, laminados, como maizena e maria, recheados, rosquinhas e salgadinhos sortidos. "Para atender às expectativas de nossos consumidores e inovar constantemente, contamos com um time especialista em biscoitos, que sempre tem como ponto de partida qualidade e inovação. Seguimos acompanhando as tendências de consumo, para atender a demanda do mercado", ressalta Tavares.

A unidade pernambucana foi construída com equipamentos modernos para a obtenção dos melhores índices de ecoeficiência. O Programa Zero Aterro garante que todos os resíduos obtidos durante o processo produtivo sejam 100% reutilizados, reciclados ou coprocessados. Também foram instaladas cisternas, responsáveis pelo armazenamento das águas das chuvas para reuso em atividades como limpeza das áreas externas e irrigação de gramados e plantas etc. A unidade opera com iluminação em LED de alta eficiência energética e com sistema de tratamento efluente industrial totalmente reutilizável, reforçando os esforços contínuos em direção ao compromisso com o meio ambiente.

De acordo com a empresa, as instalações atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança, contando com linhas de produção de alta performance e tecnologia de ponta, com capacidade inicial de 40 mil toneladas de produtos por ano. Toda a obra foi realizada por prestadores de serviço local, assim como profissionais da região também farão parte da equipe de liderança da unidade.

A Marilan conta, atualmente, com 3.200 funcionários. Os interessados em trabalhar na nova fábrica devem acessar o site da empresa (https://trabalheconosco.vagas.com.br/marilan) e conferir as vagas disponíveis.

Fonte: Folha de Pernambuco

(08) DE DEZEMBRO É FERIADO EM IGARASSU DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

ESTE ANO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19,  NÃO  ACONTECERÁ A PROCISSÃO DA BANDEIRA E NEM A PROCISSÃO DA  IMAGEM .

A PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA  SEGUE COM TODOS OS PROTOCOLOS  DE SEGURANÇA . COM MEDIÇÃO DE TEMPERATURA E ,COLOCAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL NAS MÃOS.  O USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM TODAS AS CELEBRAÇÕES ,HAVERÁ TAMBÉM AS REGRAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL ,E SÓ PODERÃO FICAR PRÓXIMOS ,PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA .

A PROGRAMAÇÃO DEU INICIOU   NO SÁBADO (5) COM A CELEBRAÇÃO DE ABERTURA,REALIZADA PELO DIÁCONO JAIME BONFIM.

NO DIA (06) HOUVE APENAS A RECITAÇÃO DO SANTO TERÇO MARIANO.

NA SEGUNDA FEIRA (7) FOI REALIZADO  A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA  COM Srº HELENO.

NO DIA (08) DE DEZEMBRO DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SERÁ CELEBRADO UMA MISSA CAMPAL  DE ENCERRAMENTO COM PADRE JAIR HONÓRIO DE LIRA AS 19 HORAS 

Fonte: Folha Tupi

Igarassu: Mulher denuncia que foi espancada por comissário de polícia em hotel

Uma mulher, de 23 anos, que não quis se identificar, denunciou que foi espancada por um comissário de polícia em um hotel na praia de Mangue Seco, em Igarassu. De acordo com informações, a vítima estava dançando próximo ao agressor que se sentiu incomodado. O caso aconteceu no último fim de semana.

Uma das amigas da vítima, que presenciou toda a agressão, diz também ter sido agredida e que o comissário de polícia ainda desacatou a Polícia Militar. Essa amiga também relata que a namorada do comissário também teria desacatado a PM.

Queixa

A vítima ficou com hematomas e precisou levar pontos no corte das costas. Após prestar queixa ela diz ter esperança de que a justiça seja feita.

Delegacia

O comissário foi ouvido na Delegacia de Plantão de Paulista e liberado logo em seguida.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco informa que está investigando um caso de lesão corporal, desacato e injúria, que aconteceu na noite de ontem (6), no município de Igarassu. Foi instaurado inquérito policial para apurar o caso.

Fonte: TV Jornal

Covid-19: Festas de Natal e Revéillon estão proibidas em todo o estado de Pernambuco

Com aumento nos números da covid-19 no Estado, o governo de Pernambuco realizou um pronunciamento durante a tarde desta segunda-feira (7), determinando que as festas de Natal e Revéillon estão canceladas em todo o estado. A medida foi tomada como forma de contenção ao avanço do vírus e vale tanto para eventos gratuitos quanto para pagos, independentemente da quantidade de pessoas. 

Na ocasião, participaram o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. A transmissão foi feita ao vivo, através do canal oficial do governo no YouTube. (Assista abaixo)

"O governo de Pernambuco está publicando amanhã um novo decreto válido para todo o território com proibição de shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes, com exceção de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos. Além disso, com base no atual momento epidemiológico, estamos proibindo a realização de shows e festa de Natal e revéillon, incluindo os realizados em espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos assim, com ou sem cobrança de ingresso. Este decreto entra em vigor amanhã. A fiscalização, a partir de agora, será ainda mais intensa", declarou o secretário de Saúde do Estado, André Longo. 

Alta nos indicadores

Na ocasião, o secretário abordou também a questão da alta nos números da covid-19. "Encerramos a semana epidemiológica 49, no último sábado, com alta nos indicadores de solicitações de UTI, de casos de síndrome respiratória aguda grave, além de aumento nas taxas de ocupação de leitos. Dessa forma, esta é a terceira semana de alta nos indicadores. Saímos de um quadro de oscilações para uma tendência de crescimento de casos", explicou André Longo. 

Abertura de leitos

O secretário de Saúde lembrou ainda que, diante do aumento das taxas de ocupação, o Governo do Estado vem trabalhando para abrir novos leitos. “Em menos de um mês, já reativamos 150 leitos – os últimos 20, inclusive, foram abertos nesta segunda-feira na Maternidade Brites de Albuquerque”, concluiu.

Números da covid em Pernambuco

Com a confirmação de 746 novos casos de covid-19, nesta sexta, Pernambuco mantém a tendência de alta no número de infecções da doença. Os dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) apontam que 27 casos, o equivalente a 3,6% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), enquanto os outros 719, 96,4% do todo, são de casos leves.

Este é o 10º dia consecutivo em que a média móvel de confirmações do Estado ultrapassa a linha de 15%. Nesta segunda, o aumento apresentado em comparação a quatorze dias atrás, tempo médio de incubação do vírus, foi de 73%. O número de novas notificações passaram de 428, no dia 23 de novembro, para 746. Com o novo balanço, Pernambuco totaliza 191.161 confirmações da doença, sendo 28.303 graves e 162.858 leves.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Feira de Profissões da UFRPE

A Universidade Federal  Rural de Pernambuco promove nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, sua 13ª Feira de Profissões, desta vez em edição online numa plataforma especial no site da UFRPE - www.ufpe.br.

Entenda como é feita a renovação da carteira de habilitação (CNH)

Agência Brasil

Com a entrada em vigor da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizando a retomada dos prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs), vencidas após 19 de fevereiro, é preciso ficar atento ao calendário para renovação do documento.

A medida revogou uma resolução publicada em março pelo órgão, que suspendeu os prazos para a renovação das CNHs, aplicação de multas, transferência de veículo, o registro e licenciamento de veículo novo, entre outros, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a nova resolução, que começou a valer desde a última terça-feira (1º), os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. A medida inclui também a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) e a Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório utilizado no primeiro ano de habilitação do condutor.

Pelo texto, a renovação ocorrerá com base no mês de vencimento do documento. Assim, por exemplo, a CNH que perdeu a validade em junho de 2020 deve ser renovada no mesmo mês de 2021.

O objetivo é evitar aglomeração de pessoas. Além disso, a orientação é de que as pessoas só devem procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em casos emergenciais.

Ainda de acordo com a resolução, para fins de fiscalização, qualquer documento de habilitação vencido em 2020 deve ser aceito até o último dia do mês correspondente em 2021.

A resolução também determinou que, a partir de 1º de dezembro de 2020, fossem retomados os prazos para serviços como transferência veicular, comunicação de venda, mudança de endereço, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Validade da CNH

Outra mudança relacionada à CNH foi a que alterou o CTB para ampliar a validade do documento, entre outros pontos. Atualmente a validade máxima da CNH é de cinco anos para condutores de até 65 anos. Acima dessa idade, a validade máxima passa a ser de três anos, ou conforme laudo médico.

Com a alteração, a validade do documento será de dez anos para condutores de até 50 anos de idade; cinco para os de 50 a 70 anos e três anos para condutores acima de 70 anos

Os novos prazos só entrarão em vigor em abril de 2021, quando termina o prazo de 180 dias da publicação da lei no Diário Oficial da União. Ou seja, os documentos de habilitação expedidos antes de a lei entrar em vigor permanecerão com o prazo de validade atual.

Fonte: Rádio Jornal

sábado, 5 de dezembro de 2020

Polícia Civil deflagra operação para prender pessoas suspeitas de cometer crimes de violência contra idosos


A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a operação Vetus. O objetivo é cumprir mandados de busca e apreensão contra pessoas que são suspeitas de praticar violência contra o idoso. Os policiais foram ao Departamento De Homicídios e Proteção à Pessoa desde cedo (DHPP) e pelo menos sete viaturas já caíram e foram às ruas para cumprir os mandados de busca e apreensão.

Não se tem muitas informações dos locais onde os mandados serão cumpridos, o que se sabe é que ao menos um dos alvos é na cidade de Igarassu na Região Metropolitana do Recife.

A operação é comandada pela delegada Teresa Nogueira da delegacia do idoso. Ela não pode adiantar detalhes sobre os alvos, mas os policiais estão nas ruas.

Violência contra os idosos

Desde o dia 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que as polícias estaduais intensificassem operações, prisões para tentar evitar que novos idosos sejam vítimas de violência doméstica, crime que aumentou bastante nessa pandemia.

Fonte: Rádio Jornal

RECICLE SEU ÓLEO DE COZINHA

 


Atenção cidadão de Igarassu contribua com um ambiente limpo, destine o óleo usado na cozinha para reciclagem. Em Igarassu temos vários locais de coleta, um deles é no Supermercado Arco-iris no centro comercial, que possui uma parceria com o Hospital do Câncer para transformar o óleo em sabão. Faça sua parte. 

Fernando Melo - Professor

PROGRAMA DE NEGOCIAÇÃO DE DÉBITO DA COMPESA ENTRA NA RETA FINAL

Os clientes da Compesa têm até 31 de dezembro para aderir ao programa de negociação de débitos com condições especiais, intitulado Quita Fácil. O programa chega ao último mês com a proposta de celebrar acordos com clientes, com facilidades nunca antes oferecidas, a exemplo de descontos de até 90%, parcelamento pelo cartão de crédito em até 12 vezes e sem entrada, parcelamento com entrada facilitada e de acordo com as condições do cliente e, ainda, a novidade do pagamento via auxílio emergencial, com o cartão de débito virtual do app Caixa Tem. Em dois meses, desde o lançamento em outubro, 50 mil pessoas tiveram a oportunidade de negociar seus débitos com a Compesa e mais de 50% dos clientes aproveitaram as condições para negociar à vista.

O diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Carlos Júnior, destaca o programa como uma oportunidade única para os clientes encerrarem o ano sem pendências com a empresa. “É um momento financeiro delicado para muitas famílias, em virtude da pandemia, mas a Compesa tem desenvolvido soluções para ajudar os pernambucanos a atravessar o momento sem o acúmulo de dívidas, como foi o caso do lançamento do Quita Fácil. No último mês do programa, nossa expectativa é expandir o trabalho que está sendo realizado em nossos canais de atendimento e continuar ajudando as pessoas a encerrarem o ano adimplentes”, destaca.

Os canais de atendimento da Companhia estão disponíveis e com equipes treinadas para negociar diretamente nas lojas da Compesa. Se o cliente preferir, será possível solicitar a negociação pelo 0800 081 0195 e, no prazo de 24 horas, será enviada a proposta inicial. Os clientes terão condições especiais também para negociação direta no aplicativo Compesa Mobile e no site da Compesa (www.compesa.com.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa Compesa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Preço da gasolina dispara nos postos do Grande Recife; confira valores


Com a alta da gasolina, motoristas vêm reclamando bastante - Foto: JAILTON JUNIOR/TV Jornal

Quem circula pela Região Metropolitana do Recife já deve ter percebido o aumento do valor do litro da gasolina, desde o início da semana. No Recife, é possível encontrar o preço do litro do combustível por R$ 4,69. 

No mês de novembro, a Petrobras determinou dois aumentos seguidos, de 4 e 6%, o que acabou elevando bastante o preço do combustível.

O presidente do Sindicato dos Combustíveis de Pernambuco, Alfredo Pinheiro, diz que foi difícil não repassar o aumento.

Redução

Nessa quarta (1º), a Petrobras anunciou uma redução de 2% nas refinarias, a partir desta quinta (3). No entanto, o repasse dessa diminuição aos consumidores finais não é garantido e depende de uma série de fatores, como margem de distribuição e revenda. Ou seja, para ver cenas de motoristas abastecendo, ele deve continuar pagando caro.

Nota

Confira, na íntegra, a nota do Sindicombustíveis de Pernambuco:

O Sindicombustiveis-PE, entidade que representa os postos revendedores de combustíveis no estado de Pernambuco, comunica que mês de novembro já foram praticados pela Petrobrás dois aumentos consecutivos, dias 12 e 26/11.Lembramos que essa majoração se refere ao combustível bruto, comercializado pela refinaria para as distribuidoras, sem a adição de etanol atendendo as normas legais, e sem os impostos cabíveis.

Além desses aumentos, o mercado local sofreu na última semana com o contingenciamento na entrega do combustível, devido a problemas com a logística. Vale destacar ainda que os postos de combustíveis tem autonomia para precificar os produtos comercializados por cada estabelecimento, tendo como parâmetros exclusivos os seus custos operacionais e a livre concorrência do mercado.

Fonte: TV Jornal