IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Após alta procura no Centro de Convenções, veja outros locais de testes gratuitos contra a covid-19


 
Com informações de Margarida Azevedo

A procura pelos testes gratuitos para a covid-19 aumentou nos últimos dois dias no Centro de Convenções de Pernambuco, que fica em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Realizado através do sistema de drive-thru, uma longa fila foi formada por conta da quantidade de carros. A movimentação surpreendeu até mesmo quem buscava a testagem contra a covid-19, conforme relatado pela reportagem do Jornal do Commercio. Até esta quinta-feira (29), a Secretária Estadual de Saúde confirmou 161.740 casos e 8.599 mortes. 

Confira onde fazer os testes de maneira gratuita

Na Região Metropolitana, é possível fazer os testes no Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca. 

Recife

Para ter acesso a este serviço, os moradores da capital pernambucana podem acessar o Atende em Casa, aplicativo disponível para Android e iOS ou no site, onde é possível agendar o local, data e horário do exame.

Caso você tenha sintomas graves, os médicos e enfermeiros que fazem a teleorientação pelo Atende em Casa e também podem sugerir que a pessoa procure uma das unidades abaixo para consulta.

Policlínicas Amaury Coutinho - Campina do Barreto;

Barros Lima - Casa Amarela;

Arnaldo Marques - Ibura

Agamenon Magalhães - Afogados;

Olinda

Em Olinda, o teste é realizado na Policlínica Barros Barreto, localizada na Praça do Carmo. O atendimento é feito das 8h às 17h e não precisa de agendamento. Basta ir ao local. Já no Centro de convenções, o serviço é voltado para pessoas com sintomas da doença e para quem teve contato com casos confirmados da covid-19. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana, das 8h às 17h, e também não é preciso fazer marcação.

Camaragibe

A testagem em Camaragibe acontece no Parque Maria Amazonas, que fica na entrada do município. São testes rápidos e qualquer pessoa adulta, com sintomas ou não da covid-19, pode ir ao local. É preciso ter um documento de identificação para fazer o teste.

Jaboatão dos Guararapes

Os moradores de Jaboatão dos Guararapes podem encontrar os testes gratuitamente em policlínicas. O agendamento deve ser feito por meio do número 99975-1640, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

As policlínicas Manoel Calheiros, em Prazeres, Carneiro Lins, no Curado e Mariinha Melo, em Vila Rica, realizam o teste do tipo RT-PCR para pessoas com sintomas ou para quem irá realizar alguma cirurgia. Nas USF e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) estão disponíveis os testes rápidos quem teve sintomas e quem cumpriu a quarentena.

Ipojuca

O município de Ipojuca realiza teste do tipo RT-PCR. É necessário entrar em contato com o Plantão Coronavírus pelo número 9 9467-8194 (ligação ou WhatsApp) ou 0800 281 5161. Os contatos funcionam todos os dias, das 7h às 19h, e é necessário agendar o teste feito no Laboratório Municipal de Ipojuca.

Fonte: TV Jornal

Governo de Pernambuco revela datas para retorno da educação infantil e ensino fundamental nas escolas particulares


secretário de educação de Pernambuco, Fred Amâncio - Foto: Pedro Menezes/Governo de Pernambuco

Em coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco revelou as datas de retomada das aulas presenciais para os estudantes da educação infantil e ensino fundamental nas escolas particulares. De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, a partir do dia 10 de novembro, retornam os alunos do 6º ao 9º ano, no dia 17 de novembro, do 1º ao 5º ano, e a educação infantil será autorizada no dia 24 do mesmo mês. 

Ainda de acordo com o secretário, o cronograma o retorno à sala de aula é opcional, ou seja, cabe aos pais dos alunos decidirem se os filhos irão ou não ao colégio. 

Professores e pais queriam retorno

Professores e pais de alunos de escolas particulares protestaram na manhã desta quinta-feira (29), no bairro de Santo Antônio, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, no Recife, pela volta das aulas presenciais na educação infantil e no ensino fundamental.

O movimento "Aulas Já" foi organizado pelo Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco com o apoio de famílias de alunos. O objetivo foi cobrar do governo de forma pacífica um cronograma de retorno imediato das aulas presenciais, sem prejuízo da modalidade remota.

Casos de covid-19 em escolas particulares

No dia 22 de outubro, o Colégio Damas suspendeu as aulas presenciais para as turmas do 3º ano do ensino médio por 14 dias após um estudante também ser infectado com o novo coronavírus.  Um dos alunos contaminado teria participado recentemente de uma festa com outros colegas da escola.

outro caso de covid-19 em escola particular foi no Colégio Grande Passo, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, cancelou as aulas presenciais para uma das turmas do 2º ano. Em contato com a produção da TV Jornal, a diretora do colégio, Solange Mota, reforçou que o aluno apresentou os sintomas no mesmo dia do retorno das aulas presenciais e, por causa disso, ela acredita que o estudante não foi infectado na escola. 

Protocolo contra o coronavírus

  • Reduzir a ocupação das salas de aula;
  • adotar revezamento de turmas, se necessário.

Distanciamento social

  • Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
  • estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
  • promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
  • disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;
  • higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;
  • desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação

  • Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
  • orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Dia Mundial do AVC serve de alerta à população; veja os sintomas


 Agência Brasil

Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje (29), em data especial, que serve de alerta à população.

O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.

Números

De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. 

Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.

Desse total apurado pela entidade, 50.201 ocorreram durante os sete primeiros meses da pandemia de covid-19, patamar que se assemelha ao registrado no mesmo período em 2019, de 60.400 ocorrências.

Conforme destaca a SBC, a queda de 16,8% se explica porque muitas pessoas acabaram morrendo em casa, durante a crise sanitária, o que impediu que os profissionais de saúde identificassem as verdadeiras causas de falecimento.

Grupos mais atingidos

Os grupos entre os quais mais se confirmaram óbitos por AVC foram homens com idade entre 70 e 79 anos e mulheres com idade entre 80 e 89 anos. Em seguida, aparecem homens na faixa de 80 a 89 anos e mulheres de 70 a 79 anos, todos dados que demonstram que a idade é um fator que influencia nas chances de se desenvolver o quadro.

Fatores de risco

Como para outras doenças cardiovasculares, há fatores de risco que podem ser controlados e, portanto, reduzir a vulnerabilidade a elas, como o sedentarismo, o tabagismo e o uso abusivo de álcool. A apneia do sono, por sua vez, pode aumentar em 3,7% as chances de uma pessoa desenvolver tais enfermidades.

Consequências

Complementando informações da SBC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) pontua que cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem ter condições de retomar as atividades profissionais, em decorrência das sequelas que o quadro deixa e que metade dos pacientes perde autonomia e acaba precisando de cuidadores e para realizar tarefas diárias. 

A SBDCV sublinha, ainda, que, embora o AVC atinja mais frequentemente indivíduos com idade acima de 60 anos, tem crescido entre jovens e pode, inclusive, afetar crianças. 

Sintomas

O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Pode ser dividido em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico.

Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.

Isquêmico 

O primeiro, que responde a 85% dos casos, deriva da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu território vascular.

Hemorrágico

Já o hemorrágico tem origem em uma ruptura espontânea de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou o espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Fonte: TV Jornal


 

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

IGARASSU: Curso de Percussão Gratuito

 


Procon Recife alerta sobre fraudes no crédito consignado


O Procon Recife identificou um aumento considerável no número de denúncias de abuso e fraude - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Procon Recife identificou um aumento considerável no número de denúncias de abuso e fraude nas operações de crédito consignado. Clientes reclamam que bancos e instituições financeiras estão depositando empréstimos nas suas contas sem que eles tenham solicitado o serviço e cobrando juros no cancelamento do contrato.

É o caso o diretor teatral, Quiercles Santana, que sofre pagando desde janeiro deste ano por algo que não pediu e ainda mais com juros. Ele conta que um banco depositou um valor na conta do pai dele, um aposentando de 72 anos, como se fosse um empréstimo que ninguém pediu. Uma dor de cabeça imensa que, até hoje, não teve fim.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Igarassu inaugura monumento com alusão aos símbolos de sua história

                                 Foto: Gustavo Guerra/Divulgação

O município de Igarassu, no Litoral Norte de Pernambuco, inaugurou, neste sábado (24), o Memorial do Livramento, composto por peças gigantes que representam os símbolos da história do município. O Memorial foi inspirado num painel datado de 1729, que está no Museu Pinacoteca de Igarassu. O equipamento fica localizado na BR-101 Norte, na entrada da Rua São Damião, com estátuas dos santos Cosme e Damião, com 5 metros cada, confeccionadas pelo artista plástico Roberto Vital.

Na obra original, datada de 1729, Cosme e Damião aparecem como protetores da cidade. A homenagem atual representa a gratidão aos santos, de acordo com a Comunicação da cidade. Acredita-se que na epidemia de 1685, nenhum morador de Igarassu sofreu com a peste, devido a interferência e proteção divina dos santos irmãos.

O Memorial do Livramento  também tem réplicas gigantes de três importantes referências à história de Igarassu. O equipamento tem uma canoa, que representa o nome da cidade, que significa Canoa Grande. No local conta também com uma reprodução da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga ainda em funcionamentos país  e com uma réplica do marco português, assinalando o desembarque de Duarte Coelho para tomar posse de  sua capitania.

A solenidade de entrega do equipamento turístico e da rua São Damião, (antiga rua da Barca) aconteceu na última sexta-feira (23) , obedecendo aos protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O padre João Batista da igreja de Santa Luzia esteve abençoando o monumento e parte dos gestores.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 24 de outubro de 2020

Assaí Atacadista abre mais de 1.800 vagas de empregos temporários em todo o Brasil

Com informações do JC Online

O Assaí Atacadista anunciou que está contratando profissionais para mais de 1.800 vagas de empregos temporários neste fim de ano, considerado o período de maior movimentação, por conta do Natal e Ano Novo, mesmo com a pandemia do novo coronavírus ainda declarada pela Organização Mundial da Saúde. As vagas de empregos temporários são para as 176 lojas em todo o Brasil. Em Pernambuco, são oito lojas do Assaí Atacadista.

Ainda de acordo com o Assaí Atacadista, as vagas de empregos temporários são para os cargos de empacotador, repositor, operador de caixa, operador de depósito e fiscal de prevenção de perdas. Além disso, também foi informado à reportagem que existe a oportunidade de efetivação. 

Requisitos e processo seletivo

Só podem se candidatar as vagas de empregos temporários quem tiver mais de 18 anos, ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar em seis dias da semana com uma folga. O processo seletivo será realizado 100% on-line.  A empresa comunicou que o salário e benefícios são compatíveis com o mercado de trabalho. Em Pernambuco, os interessados às vagas de emprego devem enviar o currículo no site AST Consult até o dia 10 de novembro.

Carrefour

O Carrefour anunciou a abertura de 80 vagas efetivas de emprego em Pernambuco. Além de oferecer capacitação e investir na formação dos seus colaboradores para exercer suas funções, a rede oferece aos funcionários benefícios, como: assistência médico-hospitalar e odontológica, convênio farmácia e ótica, Cartão Carrefour que oferece descontos para colaboradores, plano de previdência privada, seguro de vida, restaurante no local e vale-transporte, entre outros.

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Recadastramento de aposentados está suspenso até 30 de novembro


 Agência Brasil

A exigência da prova de vida anual de servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis está suspensa até o dia 30 de novembro de 2020. O Ministério da Economia publicou nesta quinta-feira (22) a Instrução Normativa nº 103, que estabelece o novo período.

Anteriormente, o recadastramento estava suspenso até o fim deste mês. Segundo o Painel Estatístico de Pessoal, estão nessa situação em torno de 700 mil pessoas.

Prova de vida 

A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões.

Solicitação

Aqueles que, excepcionalmente, tiveram o pagamento suspenso antes do dia 18 de março de 2020, podem solicitar, conforme Instrução Normativa nº 29, de 1º de abril de 2020, o seu restabelecimento. Para isso, é preciso acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e selecionar, em Requerimento, o documento “Restabelecimento de Pagamento – Covid-19”. O beneficiário receberá um comunicado do deferimento ou não do seu requerimento por e-mail, que é enviado automaticamente pelo Sigepe.

Segundo o ministério, após esse procedimento, a Unidade de Gestão de Pessoas de cada órgão e entidade da Administração Pública Federal, a partir da confirmação do deferimento, deverá realizar o restabelecimento excepcional, obedecendo ao cronograma mensal da folha de pagamento.

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, órgão central da gestão de pessoas da Administração Pública Federal, informa que definirá, posteriormente, prazo e forma para realização da comprovação de vida daqueles que foram contemplados na suspensão da Prova de Vida anual, assim como dos que tiveram o pagamento excepcionalmente restabelecido por solicitação via requerimento do Sigepe.

Fonte: TV Jornal

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Com reajuste, preço do gás de cozinha pode custar R$ 73,50 em Pernambuco

Se distribuidoras e revendedoras repassarem integralmente o reajuste, o valor do produto pode chegar a R$ 73,50  - Foto: Léo Motta/JC Imagem

A Petrobras anunciou nessa terça-feira (20) um aumento de 5% no valor do gás que já vale a partir desta quarta-feira (21) nas distribuidoras de todo o país. 

Em Pernambuco, o preço médio do botijão de gás de 13 kg é atualmente de R$ 70. Se distribuidoras e revendedoras repassarem integralmente o reajuste, o valor pode chegar a R$ 73,50 aumentando R$ 3,00 a mais.

Segundo a Presidente do Sindicatos dos Revendedores de Gás de PE, Francine Gulde, a orientação é pesquisar.

Sétimo aumento

Este aumento foi o sétimo da Petrobras em apenas seis meses. Esses reajustes são repassados para as cinco distribuidoras de Pernambuco que, por sua vez, repassam para cerca de 1.600 revendedoras que tentam não repassar tanto assim para os consumidores. Uma tarefa nada fácil, ainda mais em tempos de pandemia.

Absurdo

A dona de casa, Andrea Castilho, tenta de todas as formas economizar o produto. Na opinião dela, o aumento é um absurdo.

Fonte: TV Jornal

Outro colégio particular do Recife suspende aulas após caso de Covid-19

O Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, suspendeu as atividades presenciais para uma turma do segundo ano do ensino médio após a confirmação de Covid-19 em uma aluna da sala.

As aulas foram suspensas nessa segunda-feira (19) e seguem até o dia 3 de novembro, quando se completam  14 dias - tempo estimado de incubação do novo coronavírus. 

A interrupção de aulas presenciais no Grande Passo após a volta dos alunos às escolas é a segunda divulgada no Recife. Nesta quarta, o Colégio Damas, localizado no bairro das Graças, no Recife, anunciou a suspensão de aulas presenciais por causa do resultado positivo do teste de Covid-19 de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. 

 O Colégio Grande Passo havia retomado as aulas no último dia 13 de outubro, logo após o feriado de Nossa Senhora Aparecida. No dia 16, a família da estudante ligou para o colégio informando que a aluna estava com sintomas suspeitos da Covid-19, que veio a ser confirmada nessa terça-feira (20). 

As aulas foram suspensas já na segunda-feira (19) para a turma da aluna que confirmou contágio pelo novo coronavírus. De acordo com a escola, não foi necessária a suspensão de aulas de todas as turmas, pois os grupos não entram em contato entre si. 

"Suspendemos as aulas apenas da turma da aluna confirmada, pois os estudantes não chegam a frequentar o mesmo andar, visto que cada ano do ensino médio fica em um andar do colégio. Fora isso, os intervalos das turmas acontecem em espaços de tempo diferentes, então as turmas não entram em contato entre si", confirmou a diretora do colégio, Karolina Mota. 

De acordo com a diretora, a estudante só frequentou a escola na terça-feira após o feriado, dia 13. Na ocasião, outros 11 alunos estavam na sala. "Todas as famílias foram comunicadas, e a gente pediu que eles deixassem os alunos em observação. Mas até agora a notícia que a gente teve das famílias é que nenhum aluno apresentou sintoma de Covid-19", relatou.  

Fonte: Folha de Pernambuco.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Bicho-preguiça é resgatado às margens da BR-101, em Igarassu

Um bicho-preguiça que estava às margens da BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi resgatado, nesta segunda-feira (19), por um motorista de um carro e entregue à Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

O animal, segundo a corporação, não apresentava ferimentos, mas corria risco de ser atropelado pelos veículos que trafegam na rodovia.

 Policiais realizavam uma fiscalização no quilômetro 29 da rodovia, quando um motorista se aproximou da equipe e informou que estava com um bicho-preguiça dentro do carro dele. O homem disse que avistou o animal prestes a acessar a rodovia e o colocou no porta-malas para evitar um atropelamento.

A equipe retirou o bicho-preguiça do veículo com as devidas precauções e o encaminhou para uma reserva ambiental localizada na Usina São José, em Araçoiaba, também na RMR. O animal foi reinserido à natureza com cuidado e segurança.

Fonte: Folha de Pernambuco

Carrefour: saiba como concorrer a uma das 80 vagas de emprego ofertadas em Pernambuco

Vaga de emprego com carteira assinada - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil
O Carrefour anunciou a abertura de 80 vagas de emprego para os municípios do Recife e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. O processo seletivo foi divulgado nesta segunda-feira (19) e os candidatos contratados irão trabalhar nas lojas da rede. Não é preciso ter experiência para se candidatar às oportunidades de emprego.

Vagas disponíveis

As vagadas são para diversas áreas. Confira abaixo: 

Agente de prevenção;

Recepcionista de caixa;

Vendedor;

Repositor;

Balconista;

Auxiliar de perecíveis;

Promotor de serviços financeiros;

Padeiro, açougueiro;

Técnico em manutenção;

Farmacêutico, entre outras.

Como se inscrever

Para às vagas de emprego, os interessados devem se inscrever no site do Carrefour clicado aqui. Na plataforma, depois do cadastro do currículo, acontecerão testes obrigatórios.

Ao final, o departamento de Recursos Humanos da empresa faz uma análise dos perfis do candidato e, tento compatibilidade com a vaga, encaminha o candidato para uma entrevista técnica com a loja.

Recrutamento digitalizado

Após ser aprovado, todo o processo de admissão será realizado por meio digitais, com o candidato fazendo o envio dos documentos direto pela plataforma da Acesso Digital, parceira do Carrefour para os processos de departamento pessoal, garantindo mais agilidade e ajudando o candidato a ter menos gastos com deslocamento e, neste momento de pandemia, evitar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Benefícios

Além de oferecer capacitação e investir na formação dos seus colaboradores para exercer suas funções, a rede oferece aos funcionários benefícios, como:

assistência médico-hospitalar e odontológica, convênio farmácia e ótica, Cartão Carrefour que oferece descontos para colaboradores, plano de previdência privada, seguro de vida, restaurante no local e vale-transporte, entre outros.

Fonte: Rádio Jornal

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental seguem suspensas em Pernambuco

Governo de Pernambuco manteve a suspensão das aulas presenciais para educação infantil e ensino fundamental - Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
 O Governo de Pernambuco prorrogou até o dia 31 de outubro a suspensão das aulas presenciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil em todo o Estado. O decreto que vetou as aulas presenciais foi revisto e estendido após expirar nesta segunda-feira (19). Até o momento, as aulas presenciais em Pernambuco estão liberadas apenas para os alunos do Ensino Médio. De acordo com a decisão, o comitê contra a covid-19 entende que não é o momento de retomar às aulas presenciais para a educação infantil e o ensino fundamental. 

Polêmica sobre as aulas presenciais

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) obteve recurso para suspender liminar que estava proibindo a retomada das aulas presenciais na rede estadual. A decisão foi concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). De acordo com o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amancio, o retorno é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem as aulas presenciais. A volta das aulas já estavam autorizadas para o ensino superior e cursos técnicos, com protocolos de segurança contra o novo coronavírus. 

Mudança no horário

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, falou sobre uma mudança no horário de início das aulas presenciais, considerando os horários de pico do transporte público. Em vez de iniciar entre 7h e 7h30, as atividades começarão entre 8h e 8h30. Ainda de acordo com secretário de Educação, a medida vai atender principalmente os alunos que residem na Região Metropolitana do Recife.

Nota do Governo de Pernambuco na íntegra

 "O Governo de Pernambuco, por meio do Gabinete de Enfrentamento à covid-19, decidiu prorrogar até o dia 31 de outubro a suspensão das aulas presenciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil em todo o Estado".

Protocolo contra o coronavírus

Reduzir a ocupação das salas de aula;

adotar revezamento de turmas, se necessário.

Distanciamento social


Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;

estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;

promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção


Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;

disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;

higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;

desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação


Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;

orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Saiba como obter o Financiamento Habitacional através de aplicativo da Caixa Econômica Federal

Com informações da Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal liberou, a partir desta segunda-feira (19), a possibilidade de todos os clientes contratarem o financiamento habitacional através do aplicativo ''Habitação Caixa''. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o objetivo é agilizar e facilitar o processo de contratação para o cliente, além de dar mais segurança ao processo de financiamento habitacional. O aplicativo ''Habitação Caixa'' está disponível para Android e IOS, e pode ser baixado de maneira gratuita. Confira abaixo como fazer a solicitação.

Primeiro passo

Após baixar o aplicativo da Caixa Econômica Federal, você pode simular o crédito e escolher a melhor opção antes de solicitar o contratação. Nesta etapa, os valores de entrada, o prazo, o indexador da taxa de juros, o sistema de amortização e a prestação máxima pretendida também podem ser ajustados.

Segundo passo

Em seguida, é necessário realizar o seu cadastro e dos outros participantes da proposta, informar o valor do imóvel e o município onde fica. Quando enviar todos os documentos necessários (pelo aplicativo), escolha o modo do atendimento para a contratação são a Agência Digital, Correspondente Caixa Aqui e a agência física onde será assinado o contrato. É só escolher uma das opções.

Terceiro passo

Por fim, o cliente envia a proposta para a Caixa Econômica Federal e acompanha o processo no aplicativo 'Habitação Caixa''. Com todas as etapas concluídas, o usuário precisará ir até uma agência da Caixa Econômica Federal apenas uma vez, que é para a assinatura do contrato do financiamento habitacional. 

Outros serviços para seu contrato habitacional no app:

• Emissão de boleto

• Alteração de dados do contrato

• Amortização do financiamento

• Inclusão de débito automático

• Liquidação antecipada

• Uso do FGTS

• Declaração de quitação anual de débitos

• Demonstrativo de valores pagos

• Extrato para Imposto de Renda

Fonte: TV Jornal

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Faculdade Senac e Sebrae PE oferecem consultoria gratuita para adaptação ao 'novo normal'

A reabertura econômica exigiu que os empreendedores se ajustassem aos protocolos de segurança e higiene exigidos pelo Governo Estadual. Para auxiliar na adaptação ao “novo normal”, a Faculdade Senac (FacSenac PE) e o Sebrae PE lançaram o Adapta Comércio. O programa é gratuito e funcionará como uma consultoria, sendo direcionado às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais (MEIs) dos segmentos de comércio e serviço. Serão disponibilizadas 300 vagas para empresas de todo o estado e as inscrições já estão abertas.

O programa tem como objetivo orientar os empresários sobre os protocolos exigidos nesta retomada e auxiliá-los na implementação das medidas preventivas e de gestão de riscos ao seu negócio. As consultorias acontecerão por 60 dias e contarão com uma equipe multidisciplinar de consultores e especialistas. Devido à pandemia do novo coronavírus, as consultorias serão realizadas de forma remota.  

“Este é um momento novo e permanente, e as empresas terão que se adaptar para terem os clientes em seus estabelecimentos e, além disso, fidelizá-los. Mudanças de hábitos já estão sendo percebidas pelos empresários, e o Sebrae e Senac se aliam para realização do programa Adapta Comércio, que atenderá 300 empresas do comércio varejista em PE, com foco na adequação dos protocolos sanitários e gestão do risco”, destaca Adriana Côrte Real, diretora técnica do Sebrae/PE.

A metodologia que será utilizada no programa consiste em quiz, reuniões, aplicação de vídeos e fluxogramas e checklists para as ações. Segundo os idealizadores do Adapta Comércio, o trabalho será realizado em quatro fases: diagnóstico, elaboração do plano de ação, implantação e monitoramento. Em todas elas, serão avaliadas as particularidades de cada empresa, de forma personalizada, e as melhores práticas aplicadas a cada setor econômico durante a retomada.

 “A continuidade e a implantação de protocolos é um desafio para muitas empresas e pressupõe muita transparência com os consumidores. Por isso, estamos oferecendo uma solução individualizada, rápida e inovadora que vai fortalecer as ações do empresariado em curto prazo no sentido de garantir que todos se sintam mais seguros”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Para participar, o empresário deverá preencher o cadastro no site da FacSenac PE (www.faculdadesenacpe.edu.br) ou no link do Sebrae (http://bit.ly/adaptacomercio). Após o preenchimento, gestores do Sebrae entrarão em contato para a confirmação do interesse e início do programa junto ao empresário. Para dúvidas ou mais informações, o empreendedor deve procurar a Faculdade Senac através do número 3413-6655.

Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Grande Recife: Preço da cesta básica sobe novamente e compromete quase metade do salário mínimo

Desta vez, o arroz, o óleo de soja e a carne de frango foram os produtos que ficaram mais caros - Foto: Bruno Campos/ JC Imagem

O preço da cesta básica no Grande Recife subiu novamente, 5%, e já compromete quase metade do valor do salário mínimo.

Desta vez, o arroz, o óleo de soja e a carne de frango foram os produtos que ficaram mais caros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Procon, o aumento aconteceu no mês de outubro.

Salário mínimo

O valor da cesta, que é de R$ 471,90, já está representando mais de 45% do salário mínimo do trabalhador. Dos 37 produtos pesquisados, 14 subiram de valor.

Os que mais tiveram alta foram o quilo do frango, que subiu 21%, de R$ 4,95 a R$ 5,99. O arroz subiu 17%, era R$ 2,98 e agora R$ 3,49, e o óleo de soja aumentou 17%.

Já no setor de limpeza e higiene os que apresentaram maior alta foram o papel higiênico, com 11%, e o sabão em pó, com 4%. A dona de casa, Ângela Craveiro, notou e reclamou deste aumento.

Levantamento

O levantamento feito pelo Procon foi realizado entre os dias 5 e 8 de outubro, em 20 estabelecimentos de 7 municípios do Estado. 

Dica

O consumidor deve ficar atento àquela velha dica, de bater perna para economizar. Afinal, o Procon identificou uma diferença de preços de um mesmo produto, de um estabelecimento para o outro, de mais de 252%. 

Fonte: TV Jornal


quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Após denúncia, PF apreende oito notas de R$ 200 falsificadas na RMR

 A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu oito notas falsas de R$ 200 após uma denúncia feita por um administrador, que havia concretizado a venda de 11 refletores através do Facebook. O homem, que mora em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, fez um anúncio na rede social onde vendia os refletores de 400 watts e, segundo a PF, foi procurado por uma mulher, que se interessou pelos produtos e compareceu à casa do vendedor na tarde do dia 2 de outubro.

O vendedor recebeu um total de R$ 1.600, pago em cédulas de R$ 200 pela mulher e por um homem que a acompanhava em um veículo modelo Fiat Toro. Depois que os compradores saíram com os refletores, o administrador conferiu as notas e percebeu que elas eram falsas porque continham uma numeração repetida. Ao perceber que as cédulas eram falsificadas, o vendedor procurou a Polícia Federal, na última quinta-feira (8), e entregou as notas falsas e os registros das conversas que manteve com os golpistas até a conclusão da venda. 

De acordo com a PF, os suspeitos estão sendo investigados e podem ser autuados pelo crime de introdução em circulação nota falsa. Se condenados, os suspeitos poderão pegar penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa. 

Dicas

Segundo a Polícia Federal, o crime pode ser evitado por meio da identificação imediata das notas. Para que isso aconteça, a PF recomenda que pessoas que lidam com dinheiro em espécie, como comerciantes e vendedores, conheçam bem as características da nota verdadeira. Além disso, a polícia recomenda que os comerciantes e clientes não tenham pressa no momento do atendimento, pois as cédulas falsas costumam ser passadas em locais de grande concentração de pessoas, como feiras, lojas supermercados e camelôs. 

Os cuidados também passam pela checagem da numeração das notas, da textura - as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as verdadeiras são mais ásperas e possuem alto relevo -, a impressão da nota e as márcas d'água que a cédula possui. Se for possível, a PF também indicia que sejam feitas comparações com cédulas do mesmo vaor. 

As caraterísticas da cédula original podem ser conferidas através de um aplicativo desenvolvido pelo Banco Central, o "Dinheiro brasileiro".

Fonte: Folha de Pernambuco

 

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Sobram empregos nas áreas de tecnologia

Arranjar uma oportunidade de trabalho em época de pandemia parece até um desejo impossível de ser alcançado.A fila por uma vaga de emprego atingiu uma marca histórica: 13,1 milhões de pessoas se viram desamparadas no Brasil. O motivo? A Covid-19, que saiu levando como um tornado o emprego de muitos brasileiros. No entanto, em algumas áreas há empregos sobrando, principalmente nos segmentos da tecnologia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a evasão em cursos superiores de educação tecnológica chega a 82%, o que dificulta o preenchimento das vagas. 

Só no Porto Digital, há 1.500 postos de trabalho disponíveis. A Avanade também está com 60 vagas disponíveis. No entanto, mesmo com tantas vagas sobrando, falta gente capacitada para desempenhar as atividades. Para ajudar essas empresas, a Gama Academy, escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital, que atua em parceria com Avanade e Accenture, oferece treinamento gratuito aos candidatos. 

Para as vagas na Avanade as inscrições seguem até o dia 20 de outubro. Quem tiver interesse em participar pode realizar a inscrição no site: (https://corp.gama.academy/avanade/inscricao). Todo o treinamento acontece de forma remota e é inteiramente gratuito. De acordo com a Gama Academy, além de conhecimentos técnicos no assunto e habilidades como flexibilidade e agilidade para solucionar problemas, as empresas da área buscam profissionais que tenham bem desenvolvidas as chamadas soft skills, características como resiliência, empatia, bastante usadas no segmento.

Para a CEO da Gama Academy, Natália Garcia, o motivo de tantas vagas sobrando se dá em razão do segmento digital ser muito dinâmico e pelo motivo de o mundo também estar mudando. “Se antes uma pessoa tinha por volta de uma profissão ao longo da vida, hoje têm 3 ou 4, por isso a educação tem que formar profissionais em um menor tempo e que estejam prontos para atuar com as tendências do mercado, e existem poucas escolas que conseguem atender essa demanda”, explica Natália. Ainda de acordo com ela, o ecossistema local está ficando mais maduro, e aproximando-se de grandes polos como Santa Catarina, Curitiba e Porto Alegre. 

Em relação à quantidade de vagas que sempre sobram nesta área, Natália ressalta que o mercado está mudando muito rápido e a educação não está acompanhando as mudanças na velocidade correta. “Isso está fazendo com que o número de profissionais qualificados para atuar no mercado digital esteja muito abaixo do que o esperado, causando uma inflação no salário de profissões desejadas como a de desenvolvedores, profissionais de Produto, entre outros, tudo isso devido a uma má qualificação de profissionais e um descasamento entre a teoria aprendida nas salas de aula e a prática (ou falta dela) na hora de entrar para o mercado”, analisa. 

Já não bastasse as vagas sobrando, durante a pandemia o número só aumentou. É que ficou ainda mais clara a necessidade de uma transformação rápida com implantação de sistemas, que foi feito em grande parte pelas empresas locais, esclarece o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. “Se a gente já tinha problemas de mão de obra qualificada, isso se agravou ainda mais [na pandemia] e abriu mercado para trabalhadores do mundo todo”, detalha. 

Ainda de acordo ele, o setor de tecnologia está aquecido e a promessa é que vai aquecer mais ainda. As pessoas que hoje estão se habilitando a trabalhar com tecnologia na área de desenvolvimento de software terão mercado não só no Porto Digital, mas no mundo todo”, complementa Lucena.

Fonte: Folha de Pernambuco

MERCADO DE TRABALHO: Veja como se candidatar a vagas temporárias para o fim do ano



Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho, as coisas estão começando a melhorar. Com a chegada do fim do ano, cresce a oferta de empregos temporários.

No entanto, especialistas afirmam que se qualificar, neste momento, é fundamental.

A Agência do Trabalho retomou às atividades, no dia 21 de setembro, e já foram ofertadas 6.326 vagas. Dessas, 302 foram temporárias.

Com a aproximação do fim do ano, essa oferta deve aumentar ainda mais, por isso, é importante se qualificar.

Como se candidatar

Para se candidatar a uma vaga, as pessoas devem agendar um atendimento no site da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado (http://www.seteq.pe.gov.br).

Cursos no Senac

Acabam nesta terça-feira (13) as inscrições para 850 vagas, em 20 cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, em todas as regiões de Pernambuco, pelo Senac. Confira aqui quais as vagas e os cursos no Senac, e como se inscrever.

Fonte: TV Jornal

 

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Criança e dinheiro combinam?

 

Pedro é exemplo de alguém que sabe bem como organizar suas finanças para alcançar um sonho. Com apenas 11 anos ele conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar o smartphone que tanto queria - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Com a pandemia da Covid-19, o Dia das Crianças deste ano será um pouco diferente. É que a pandemia achatou o orçamento das famílias em todo o País, o que significa menos presentes ou apenas uma lembrancinha para não passar a data “em branco”. No entanto, toda essa época pandêmica pode servir para as crianças aprenderem um pouco mais sobre como lidar com o dinheiro. Afinal, todos os dias, os brasileiros se viram como podem para que não falte alimento e, o mais importante, educação para seus filhos. Mas, diante disto tudo, será que as crianças e o dinheiro combinam? Elas conseguem aprender a lidar com finanças?

Para o educador financeiro Rudá Ramos, que dá aula de educação financeira para crianças com idade entre 9 e 14 anos, os pais e responsáveis têm uma influência muito grande no amadurecimento financeiro das crianças. “Podemos partir do pressuposto de que a liderança é muito mais efetiva a partir das atitudes e não da fala, então os pais e responsáveis precisam ter alguns cuidados e atos de responsabilidade financeira, pois isto vai influenciar diretamente no comportamento financeiro das crianças”, detalha Ramos.

Ainda de acordo com ele, ter um objetivo, uma relação receita-despesa muito bem controlada, só vai ajudar a criançada no hora do exemplo em casa. “Você deve criar planos em família. É muito importante. Chamar os filhos para o planejamento de uma viagem, por exemplo é um dos pontos que devem ser feitos”, acrescenta ainda dizendo que os pais também podem ajudar os filhos com o planejamento para a compra de algo que desejem. Segundo Ramos, a criança tem vários sonhos e normalmente ela ganha o que deseja. No entanto, é preciso ensiná-las a fazer um passo a passo e traçar objetivos em comunidade, pois isto fará com que o amadurecimento financeiro da criança venha mais rápido.

Além disso, Ramos ainda diz que é importante deixar bem claro o que é prioridade naquele momento. “As crianças conseguem absorver muito do que é ensinado”, diz. Ele ainda exemplifica que a abordagem que faz a diferença na hora de ensinar. “Se eu disser: ‘guarda teu dinheiro’, no dia seguinte ele estará na fila do lanche gastando tudo que tem. Mas se digo para guardar dinheiro porque daqui a um determinado tempo ele terá condições de comprar algo que deseja, a concepção da criança muda completamente. É ensinar a projetar e ter condições de executar”, ensina Rudá.

Aluno do curso ministrado por Rudá, Pedro Henrique, de 13 anos, tem aulas de educação financeira para aprimorar seus conhecimentos. Segundo ele, as aulas estão servindo e muito em sua vida. “Com o curso que faço tenho mais educação para fazer bons investimentos, para que no futuro eu saiba administrar bem o meu dinheiro e não gastar com coisas desnecessárias”, diz.

Pedro é exemplo de alguém que sabe bem como organizar suas finanças para alcançar um sonho. Com apenas 11 anos ele conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar o smartphone que tanto queria. Entre mesada e economias que fez, ele conseguiu adquirir o objeto à vista. Isso só aconteceu porque além das aulas que Pedro tem com Rudá, em casa o exemplo serve de trilha. Pai de Pedro, o engenheiro civil Antonio Júnior, diz que sempre trabalha com a realidade com seus filhos. “Se ele quer conquistar algo tem que poupar e adquirir recurso”, afirma. Ainda segundo ele, quando a criança tem poder de compra e se esforça para juntar o dinheiro, ela dá mais valor sentimental ao que comprou. “Antes deste smartphone, Pedro teve outros dois. Um quebrou e o outro perdeu. Agora, com este que ele comprou, com o próprio dinheiro, já tem mais de dois anos”, conta.

Esses ensinamentos são extremamente importantes, afinal as crianças serão o futuro em nosso país. Com a falta de educação financeira e a chegada da pandemia, muitos brasileiros foram pegos desprevenidos por não ter sequer uma reserva para emergência. Portanto, trilhar o caminho com as crianças e mostrar o que é certo é uma forma de lá na frente elas não se tornarem adultos “pirangueiros” ou “descontrolados”, alguém que compra tudo que vê pela frente. Ensinar o que é prioridade é o ponto chave.

Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Ipem apreende 320 brinquedos irregulares em lojas do Recife


 O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou, ontem e hoje, uma operação especial com o objetivo de coibir a comercialização de produtos que coloquem em risco a segurança das crianças. Os fiscais do instituto visitaram 11 lojas no Recife, nas quais inspecionaram 2.992 produtos, dos quais 320 foram apreendidos por não apresentarem o selo de certificação do Inmetro.

Foram alvo da operação produtos como brinquedos, pelúcias e bicicletas infantis. Durante as fiscalizações, os agentes observam se os produtos estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição, faixa etária e, principalmente, o selo de identificação da conformidade. Todas as informações devem estar escritas em português.

De acordo com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico,  é fundamental ficar atento à presença do selo do Inmetro bem como à faixa etária recomendada. “O selo do Inmetro garante que aquele produto foi testado e está de acordo com as normas exigidas pelo órgão, minimizando os riscos durante a utilização. É importante que os pais estejam atentos também à faixa etária recomendada, pois isso ajuda a garantir a segurança da criança, evitando que peças pequenas sejam ingeridas, por exemplo ”, comenta.

O consumidor pode apresentar denúncias, dúvidas ou sugestões por meio da ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800 081 1526 ou através do site www.ipem.pe.gov.br.

Fonte: Diário de Pernambuco

Aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco são autorizadas pelo TRT-6

Foto: Fernando Alves/Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral do estado, obteve a suspensão da liminar que impedia a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do estado. O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), no Recife, por meio do seu presidente e desembargador Valdir Carvalho, acolheu os argumentos apresentados pelo estado e tornou sem efeito a decisão do juiz da 12ª Vara do Trabalho do Recife que havia suspendido o retorno das atividades presenciais no ensino médio.

Em sua decisão, na noite desta quinta-feira (8), o desembargador considerou “exaustivamente comprovado” o planejamento do estado de Pernambuco, para retorno gradual das atividades presenciais nos estabelecimentos particulares de ensino no estado e reproduziu o protocolo de retomada apresentado pela Secretaria de Educação.

“Verifica-se, portanto, que o Decreto editado pelo estado de Pernambuco no âmbito de sua competência regulamentar buscou observar cuidadosamente as normas de segurança do meio ambiente laboral por meio de estudos técnicos e científicos e instituição de protocolo a ser observado pelas instituições de ensino para retomada das atividades presenciais. Considerando esse cenário, sob pena de ofensa à ordem administrativa, não cabe a esta Justiça Especializada apreciar e decidir sobre a aplicação das normas estaduais atinentes à condução do processo de retorno das aulas presenciais nas escolas particulares e de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus”, escreveu o presidente do TRT6.

“Ante tais considerações, concedo a liminar requerida pelo estado de Pernambuco para deferir o pedido de suspensão dos efeitos da decisão proferida nos autos da Ação Civil Pública n.º 0000748-08.2020.5.06.0012 para manter o retorno das atividades presenciais das escolas particulares, nos termos do Decreto Estadual n° 49.480, de 22.09.2020,até o trânsito em julgado da ação originária”, escreveu.

OUTRO LADO

A decisão anterior da Justiça do Trabalho atendeu pedido do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), que argumentou não haver condições seguras de retomada. Em nota emitida nesta quinta-feira à noite, a entidade afirmou que não foi notificada da nova decisão, que a categoria segue em estado de greve e que seu departamento jurídico está analisando as possibilidades processuais.

 Fonte: Diario de Pernambuco

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Conselho Nacional de Educação autoriza ensino remoto até dezembro de 2021 e junção de anos letivos

Estudantes seguem com aulas através da internet em Pernambuco - Foto: Day Santos/ JC Imagem

A polêmica em relação ao retorno das aulas presenciais segue todo o Brasil. Diante da decisão de alguns Estados decidirem retornar com os estudantes na sala de aula e outros permanecerem nas aulas online, o Conselho Nacional de Educação (CNE) optou por tomar uma atitude e aprovou por unanimidade um parecer que permite a continuidade do ensino remoto até dezembro de 2021. No entanto, cabe as redes estaduais decidirem se adotam ou não a medida. O texto ainda precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). 

A proposta do Conselho Nacional de Educação também recomenda que os estudantes não sejam reprovados pelos sistemas de ensino. Além disso, as escolas podem juntar os anos escolares de 2020 e 2010 e fazer com que os alunos, de acordo com o CNE, concluam o conteúdo que foi prejudicado por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Fonte: TV Jornal

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Pix tem mais de 3,5 milhões de chaves cadastradas; saiba como funciona

Aplicativos de bancos enfrentaram instabilidade - Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Agência Brasil

Em pouco mais de nove horas, mais de 3,5 milhões de chaves foram cadastradas no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos operado pelo Banco Central (BC).

O volume foi registrado das 9h até pouco depois das 18h30, dessa segunda-feira (5), quando o Pix entrou em fase de teste. O sistema começará a funcionar em 16 de novembro.

Cadastros

Apenas na primeira hora, informou o BC, foram cadastradas 50 mil chaves. O volume subiu para 200 mil por volta das 11h30 e superou a marca de 1 milhão uma hora depois. Nas seis horas seguintes, mais 2,5 milhões fizeram o cadastro.

As chaves do Pix são uma combinação para que o cliente – pessoa física ou jurídica – possa pagar e receber dinheiro em até 10 segundos. A chave é composta por uma das três informações, número de celular, e-mail ou CPF/CNPJ, que o correntista deverá digitar para fazer as transações.

Caso o cliente não queira cadastrar o celular, o e-mail, o CPF ou o CNPJ, pode pedir ao banco um EVP (sequência de 32 dígitos) como chave do Pix. Essa chave serve como apelido para identificar as contas do novo sistema de pagamentos.

Instabilidades

O tráfego de dados ao longo dessa segunda-feira provocou instabilidade em aplicativos de diversas instituições financeiras. Relatos nas redes sociais mostraram lentidão em aplicativos, principalmente durante a manhã. Responsável pela administração do sistema do Pix, o BC informou que a situação se normalizou por volta das 14h30. Embora o cadastro das chaves seja feito no aplicativo ou no site de cada instituição, os dados dos clientes são armazenados em servidores do BC.

Até agora, 677 instituições financeiras, entre bancos, fintechs (startups do setor financeiro), financeiras e cooperativas de crédito estão habilitadas para usar o Pix. Para receber o aval do BC, a instituição precisa passar por testes, como a capacidade de processar determinado volume de transações por segundo.

Custos

Para pessoas físicas e microempreendedores, as transações serão gratuitas, exceto nos casos de recebimento de dinheiro pela venda de bens e de serviços. As pessoas jurídicas arcarão com os custos. As tarifas dependerão de cada instituição financeira, mas o BC estima que será R$ 0,01 a cada dez transações.

O Pix servirá não apenas para transferências instantâneas de dinheiro e poderá também ser usado para o pagamento de boletos, de contas de luz, de impostos e para compras no comércio. Com a ferramenta, será possível o cliente sacar dinheiro no comércio, ao transferir o valor desejado para o Pix de um estabelecimento e retirar as cédulas no caixa.

Tire dúvidas sobre o Pix

Novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, o Pix vai funcionar de forma parecida com as transferências DOC e TED. A vantagem é que permitirá um acesso mais simples do que os serviços que existem até agora.

Outra diferença fundamental é que o dinheiro passa do pagador ao recebedor de forma praticamente imediata. O sistema não tem restrições, podendo ser acessado a qualquer hora ou dia da semana.

Instantâneo

As transações feitas pelo sistema serão compensadas instantaneamente. Apenas nos casos em que houver suspeita de fraude, os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para serem verificados. As transações podem ser feitas pelos aplicativos de bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores.

Chaves

O Pix também ganha velocidade, porque não é necessário informar todos os dados do beneficiário. Os usuários do serviço podem cadastrar de uma até cinco chaves associadas a uma conta bancária. Com a chave é possível localizar o destinatário do pagamento sem outros dados de identificação.

Poderão ser usados como chave o CPF, o CNPJ, o número do celular, o endereço de correio eletrônico (e-mail) ou um código de 32 dígitos gerado especificamente para o Pix (EVP). Basta informar a chave do beneficiário para que o sistema localize o recebedor do pagamento e realize a transação. No caso de não ter uma chave, o usuário precisará repassar os dados bancários ao outro envolvido na transação.

O código EVP permite receber pagamentos sem informar nenhum dado pessoal, sendo um código com letras e números criado especificamente para as transações por meio do Pix. O código aleatório vai possibilitar ainda a geração de códigos de barra do tipo QR Code, que podem ser lidos por câmera de celular para fazer pagamentos. Os códigos podem ser fixos, com um mesmo valor de venda (em locais de preço único), ou variáveis, criados para cada venda.

Quem pode oferecer

Os usuários podem cadastrar as chaves fazendo contato com as instituições com as quais têm relacionamento. Estão aptos a fazer transações pelo Pix bancos, instituições financeiras e plataformas de pagamento.

Limites

Os valores que poderão ser transacionados pelo novo sistema vão variar de acordo com o perfil de cada cliente, do mesmo modo que com outros serviços bancários. Os limites variam de no mínimo, segundo a regulamentação do Banco Central, 50% do valor das transferências tipo TED até o valor autorizado para compras em débito.

Os limites vão variar de acordo com o dia da semana e o horário em que for utilizado o serviço. O Pix vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. As transferências e pagamentos também podem ser agendadas, da mesma forma que acontece com o DOC e a TED.

Tarifas

O Pix é gratuito para transferências ou recebimento por pessoas físicas. Poderão ser cobradas tarifas caso o sistema seja usado como meio de recebimento para vendas de produtos ou serviços. As instituições podem ainda tarifar o uso presencial ou por telefone do sistema.

As instituições são livres para tarifar os usuários pessoas jurídicas (empresas).

Início

O sistema vai entrar em operação, em fase experimental, a partir do dia 3 de novembro. Nessa etapa, vai funcionar apenas para um número reduzido de clientes e em horário limitado. Ainda não foram definidos os critérios que vão determinar como serão escolhidos os usuários nessa fase experimental.

O sistema será aberto para toda a população a partir de 16 de novembro.

Fonte: TV Jornal