O município de Igarassu, no Litoral Norte de Pernambuco, inaugurou, neste sábado (24), o Memorial do Livramento, composto por peças gigantes que representam os símbolos da história do município. O Memorial foi inspirado num painel datado de 1729, que está no Museu Pinacoteca de Igarassu. O equipamento fica localizado na BR-101 Norte, na entrada da Rua São Damião, com estátuas dos santos Cosme e Damião, com 5 metros cada, confeccionadas pelo artista plástico Roberto Vital.
Na obra original, datada de 1729, Cosme e Damião aparecem como protetores da cidade. A homenagem atual representa a gratidão aos santos, de acordo com a Comunicação da cidade. Acredita-se que na epidemia de 1685, nenhum morador de Igarassu sofreu com a peste, devido a interferência e proteção divina dos santos irmãos.
O Memorial do Livramento também tem réplicas gigantes de três importantes referências à história de Igarassu. O equipamento tem uma canoa, que representa o nome da cidade, que significa Canoa Grande. No local conta também com uma reprodução da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga ainda em funcionamentos país e com uma réplica do marco português, assinalando o desembarque de Duarte Coelho para tomar posse de sua capitania.
A solenidade de entrega do equipamento turístico e da rua São Damião, (antiga rua da Barca) aconteceu na última sexta-feira (23) , obedecendo aos protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O padre João Batista da igreja de Santa Luzia esteve abençoando o monumento e parte dos gestores.
Fonte: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário