O reajuste foi decidida durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). A proposta aprovada foi apresentada pelo Governo do Estado. Já as empresas de ônibus queriam um aumento de 16% - o que sequer foi votado durante a reunião.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, foi necessário reajustar as passagens - que não tiveram aumento em 2020 - para garantir a recomposição da frota que, aos poucos, deverá voltar aos mesmos patamares de antes da pandemia da Covid-19. "No início dessa crise, chegamos a verificar que o número de usuários caiu para 30% do normal. Hoje, estamos com 60%", afirmou. Por outro lado, Bruto garantiu que a frota tem sido retomada gradativamente em patamares acima da volta dos passageiros. "Já estamos com 76% da frota recomposta e, nos próximos meses, iremos completar esse total. O Estado não tinha mais como financiar esse processo e a recomposição tarifária foi o único caminho”, afirmou o secretário.
Os novos valores foram aprovados com os votos favoráveis de 15 dos 24 conselheiros do CSTM. Houve ainda seis votos contra e três abstenções. Segundo o conselheiro Pedro Josephi, um dos representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, durante a reunião, houve um pedido de suspensão da votação porque o aumento não leva em consideração os “graves problemas que os usuários enfrentam diariamente, tais como, superlotações, desrespeito aos horários, demissão dos cobradores, entre outros”.
Durante a votação, também foi definido que, para quem utiliza o VEM comum, haverá uma redução no preço da passagem para as viagens feitas em dias úteis e fora do horário de pico, ou seja, das 9h00 às 11h00 e das 13h30 às 15h30. Nesse caso, as tarifas serão de R$ 3,35 e R$ R$ 4,60 para os anéis A e B, respectivamente. Segundo o secretário Marcelo Bruto, o chamado "horário social" já funciona em capitais como Curitiba e Fortaleza. "Essa é uma política voltada para as pessoas que não têm qualquer benefício na passagem e que representam 30% do total de usuários de ônibus da Região Metropolitana”.
Fonte: Folha de Pernambuco
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