Os 400 mil alunos da rede particular de ensino de Pernambuco terão feriado no carnaval de 2021. O anúncio foi feito, nesta sexta (5), pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado (Sinepe). A entidade determinou a suspensão das atividades na segunda (15), terça (16) e quarta (17). Na rede pública estadual, as aulas foram mantidas, por causa da pandemia.
No dia 17 de dezembro de 2020, o governo anunciou que não haveria carnaval este ano, para evitar as aglomerações e não prejudicar o combate ao novo coronavírus. Em 28 de janeiro de 2021, o estado decretou a suspensão do ponto facultativo nos dias de folia.
No dia seguinte, o governo informou que as prefeituras e a inciativa privada teriam liberdade para decidir se haveria ou não feriado na festa. As administrações de Olinda e de Jaboatão informaram que vão suspender o ponto facultativo. O Recife ainda não se pronunciou.
A decisão de manter as atividades nas 2.400 escolas privadas de Pernambuco foi tomada após uma assembleia dos representantes dos estabelecimentos. De acordo com o Sinepe, a medida foi adotada, entre outras questões, para cumprir “convenções coletivas de trabalho”.
O presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz, afirmou que não foi possível chegar a um entendimento com a categoria para decretar a suspensão do feriado.
Diniz disse, ainda, que o feriado de três dias não terá impacto nas atividades. “Vamos cumprir os 200 anos letivo, que estão garantidos”, afirmou.
Questionado pelo G1 sobre a possibilidade de a liberação de estudantes nos dias de carnaval provocar prejuízo para as medidas adotadas durante a pandemia, o presidente da entidade afirmou que o tema “está sendo trabalhado”, com os alunos.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que "o governo publicou um decreto suspendendo o ponto facultativo durante os dias de Carnaval, que deve ser cumprido também pelos profissionais de educação"
Ainda segundo a nota, a secretaria "reforça que está em constante diálogo com todo o setor, no intuito de que a determinação seja cumprida".
Professores
O Sindicato dos Professores da Rede Privada de Pernambuco (Sinpro), que representa 30 mil docentes em Pernambuco, publicou, no seu site, a exigência do cumprimento da lei no que diz respeito ao feriado nos dias 15,16 e 17 de fevereiro, durante o carnaval.
Segundo o texto postado pela entidade, a Cláusula 42 da Convenção Coletiva, que trata de feriados, aias santificados e pequenos recessos, “consta de maneira expressa que aos professores é vedada a regência de aula, trabalho e exames na segunda, terça e quarta-feira de carnaval”.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário