IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Parceria ajuda Grupo de Escoteiros em Igarassu

Vamos fortalecer o trabalho junto aos jovens. Comprando o gás de cozinha com Patrícia Gás você estará revertendo R$ 2,00 para o Grupo Escoteiro Profª Maria Auxiliadora, não vai acrescentar nada no valor do gás, você paga o valor normal e a Patrícia Gás doa R$2,00 para o grupo.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Esgoto escore no centro de Igarassu


 
CARTA DO LEITOR:  A leitora Severina  Mendes  reclama do mau cheiro na Avenida Duarte Coelho no centro de Igarassu, causado por um esgoto que vem escorrendo a céu aberto há vários dias. Os pedestres que circulam pelo local se deparam com a fedentina, ela cobra da Prefeitura providencias para solucionar este problema.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Obra do governo de Pernambuco ameaça reserva ambiental e provoca reação


247 - Pesquisadores, ambientalistas e moradores de Aldeia, área bucólica da Região Metropolitana do Recife e reduto de uma rica biodiversidade, estão em pé de guerra com o governo de Pernambuco. O motivo é o traçado proposto pelo governo para o Arco Metropolitano, mega obra viária que deve desafogar o tráfego de veículos pesados entre importantes áreas industriais, só que o traçado proposto pelo governo resultará num custo muito alto, passando por dentro da Área de Proteção Ambiental – APA – Aldeia Beberibe, rasgando importantes e derradeiras reservas de Mata Atlântica, desalojando moradores, inclusive assentados, e pondo em risco diversas espécies da fauna e da flora.

A obra viária que vai ligar a BR-101 Norte ao porto de Suape. Dividida em dois trechos, norte e sul, a obra tem seu ponto de divergência o trecho norte, por atravessar a Unidade de Conservação. Qualquer que seja o traçado, se cortar a APA, inevitavelmente terá que rasgar e impactar o maior bloco de Mata Atlântica que restou ao norte do Rio São Francisco, constituído pelas matas da Pitanga e do Exército, à altura dos municípios de Paudalho e Abreu e Lima, duas das oito cidades pelas quais a região de Aldeia se espalha.

“Ninguém de bom senso pode ser contra o Arco, pela sua importância e por ser uma obra estruturadora para o estado. Importante para dinamizar a atração de novos empreendimentos industriais para o estado. Mas, não aceitamos a decisão por um traçado que venha provocar impactos ambientais irreparáveis,  degradação dos mananciais superficiais e do aquífero Beberibe, assim como na Biodiversidade, inclusive com a ameaça de apressar a extinção de espécies endêmicas. Muito simplesmente porque não é necessário. Há alternativas. Como está sugerida, é um escândalo ambiental. Mas não é só isso. O edital da obra tem sérios vícios de origem, pois traz como referências dois traçados rejeitados em duas outras tentativas, em 2012 (ODEBRECHT) e 2014 (DNIT), exatamente por impeditivos ambientais”, explica Herbert Tejo, presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, entidade da sociedade civil que está à frente das resistências ao Arco como ele está proposto.

"Pelos traçados propostos, em que o Arco atravessa a  Unidade de Conservação, o discurso do desenvolvimento do Oeste Metropolitano não se sustenta, uma vez que se limita a  cortar terras de canaviais cercadas por fragmentos de Mata Atlântica, não priorizando os municípios do oeste que verdadeiramente necessitam do arco como única alternativa de se tornarem atrativos para o prometido desenvolvimento. Fato que revela outra contradição do discurso governamental", complementa.

O Fórum, inclusive, criou uma campanha contra o desenho do Arco. Sob o slogan “Arco em Aldeia? Arrudeia” (corruptela do verbo arrodear) , a campanha consta de várias ações de comunicação, outdoors, audiovisuais, redes sociais, camisetas, canecas e peças educativas afixadas ao longo da tortuosa Estrada de Aldeia, a PE-27. Um abaixo-assinado que já superou as 6 mil assinaturas, em uma semana de coleta, será entregue ao governador Paulo Câmara (PSB).

Entre as queixas feitas contra o governador, inclusive, o Fórum destaca que o Arco no traçado proposto, compromete um projeto do próprio governo, que é a criação de corredores ecológicos, nos primeiros quilômetros da obra. E vai além.

“Em 06/02/2020, na construção do edital, o governador alterou o decreto original da APA Aldeia-Beberibe, assinado pelo então governador Eduardo Campos, propondoa que o traçado norte do arco corte o território protegido”, cita Herbert Tejo. Como reforço aos argumentos do Fórum, ele lembra palavras do próprio Paulo Câmara, durante o Climate Week de 2019, em Nova Iorque:  “O mal que se faz ao ambiente é dano cada vez mais irreversível. É autodestruição.”

“Assino embaixo desse discurso. Só não temos como concordar com a prática”, assinala Tejo.

Fonte: Site Brasil 247

terça-feira, 27 de abril de 2021

Abril Laranja lembra que maus-tratos vão além da agressão física; saiba como denunciar

Assim como o calendário humano, as folhinhas também são coloridas no universo pet. Este mês, por exemplo, abriga a campanha Abril Laranja, que evidencia o combate aos maus-tratos contra animais. 

Embora na visão de muitos o termo maus-tratos se aplique somente aos casos em que há agressão física, é importante ressaltar que o contexto é mais amplo. 

O tutor não bate, mas mantém preso a uma corda/corrente ou deixa em um espaço restrito sob sol e chuva. Não bate, mas não alimenta o animal devidamente, não higieniza o ambiente onde ele vive. 

Não bate, mas negligencia os cuidados com a saúde, exames de rotina, vacinas e vermífugos. Não bate, mas abandona. Toda e qualquer ação que coloca em risco a integridade física e/ou emocional de um animal é classificada como maus-tratos. 

A campanha do Abril Laranja foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais (ASPCA, sigla em inglês), em 2006, e não demorou para outras cidades no mundo copiarem a ideia. 

No Brasil, maus-tratos a animais configuram crime previsto pela lei ambiental desde 1998. No ano passado, houve uma alteração na lei, que passou a prever pena de dois a cinco anos de reclusão, além do pagamento de uma multa e o registro de antecedente criminal aos agressores de cães e gatos. 

A aplicação, na prática, porém, ainda deixa a desejar, mesmo nos casos em que há flagrante. Internamente, as investigações relacionadas a maus-tratos a animais ainda são vistas, por algumas autoridades, como casos sem tanta expressão. 

Na semana passada, por exemplo, um homem foi preso em flagrante, no Grande Recife, após arrastar uma cadela por seis quilômetros amarrada a uma moto por um fio no pescoço. Ele passou por audiência de custódia e foi liberado para responder em liberdade. 

Também no Grande Recife, há cerca de três meses, um homem foi filmado por câmeras de segurança maltratando gatos adultos e filhotes no bairro da Madalena. O inquérito desse caso, apesar de suspeito identificado e testemunhas ouvidas, segue sem previsão para ser concluído. 

Esse cenário de impunidade faz com que, apesar da existência de uma lei protetiva, muitos desistam de denunciar situações de maus-tratos. 

A ativista e ex-vereadora Goretti Queiroz conta que já chegou a propor a inclusão de uma cadeira sobre violência contra animais no curso de formação de cabos e soldados em Pernambuco. Sem sucesso. 

“Falta realmente um conhecimento maior do nosso poder policial sobre os crimes que as pessoas praticam contra os animais. Muitas vezes, a polícia é acionada, seja militar, civil ou mesmo delegado, e diz que não é da competência. Eu e a minha equipe já nos colocamos à disposição para fazer palestras. Acho que está faltando a polícia ver o fato realmente como crime e cumprir a lei", diz ela. 

"Ainda mais porque a gente sabe que existe uma relação direta entre quem maltrata animal e a violência humana. Nos Estados Unidos, quem comete crime contra um animal é monitorado para o resto da vida, por ser um potencial agressor humano. Lá, é considerado um crime contra a sociedade. O FBI já identificou que 80% dos criminosos nos EUA começaram maltratando animais”, destaca. 

"Em Pernambuco, já foi feito um estudo em relação a casos de agressão às mulheres. Na maioria deles, o agressor também agredia seus animais. Quando a gente pede à polícia para que investigue, que não veja a agressão a um animal como uma situação menor, é porque, muitas vezes, ali já está uma pessoa que pode estar agredindo a família”, completa. 

Histórico social 

O protetor Renê Silva destaca que o contexto social da população é um fator a ser observado em alguns casos, sobretudo nos quais os maus-tratos estão relacionados às condições de sobrevivência. 

“Muitos casos que acontecem são reflexos da miséria da nossa própria sociedade. Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social e acham que oferecer o básico, um pote de água e comida, é suficiente”, pontua. 

“Tem ainda o lado das pessoas que enxergam a situação de maus-tratos, mas não agem no sentido de denunciar porque entendem que aquilo ali não vai dar em nada, não tem punição”, completa. 

"Sinto que a gente precisaria de uma delegacia mais atuante, melhor aparelhada, e que fosse um trabalho descentralizado também. É tudo concentrado, não é regionalizado. Certamente, não há efetivo suficiente. Os maus-tratos que a gente vê são corriqueiros, banais e estão às vistas de todo mundo. Basta olhar a situação dos carroceiros no Recife. Toda esquina tem um animal esquelético, exausto. E essas situações são tratadas como normais. É difícil ter uma viatura para fazer o flagrante, então as pessoas geralmente respondem em liberdade”, lamenta Renê Silva. 

Como denunciar

Em Pernambuco, a delegacia responsável por esse tipo de investigação é a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), que fica localizada na Rua Itanhaenga, número 65, no bairro de Tejipió. Os contatos são (81) 3184-7119 ou (81) 99488-7366 (WhatsApp).

Segundo a Polícia Militar, também é possível denunciar atos criminosos contra animais através do número 190. É importante reforçar que esse é um tema a ser lembrado sempre, independente do Abril Laranja.  

Fonte: Folha de Pernambuco

Celpe tem revisão de tarifa e conta de luz fica mais cara a partir da próxima quinta

 

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (27), em reunião pública, a revisão tarifária periódica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima quinta-feira (29) para 3,8 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 185 municípios de Pernambuco.

Reajustes

Confira as porcentagens de aumento no valor da conta de luz para cada grupo de consumidor:

Consumidor residencial - 7,46%

Consumidor baixa renda (incluso na tarifa social) - 5,94%

Indústrias (alta tensão em média) - 11 ,89%

Ações

A Aneel ressalta que que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaboraram para amenizar as tarifas e manter a revisão em 1 dígito. Segundo a Agência, esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes, e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Brasil fecha 2020 entre os maiores recicladores de latas de alumínio


O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.

De 402,2 mil toneladas de latas vendidas, foram recicladas 391,5 mil, ou, aproximadamente 31 bilhões de unidades. Em 2019, o número de latas vendidas e recicladas foi menor. Na ocasião, foram 375,7 mil toneladas vendidas e 366,8 mil toneladas recicladas.

“Os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirmou Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

O desempenho do setor em 2020 manteve-se satisfatório, mesmo em um cenário de pandemia, com a interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores. A reciclagem de produtos é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a renovação infinita da embalagem.

De acordo com a Abralatas, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 foram quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil.

Termo de Compromisso

Em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal firmaram um Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente para ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.

No termo, as associações garantiram a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O fortalecimento da cadeia de reciclagem gera benefícios econômicos e ambientais para todo o Brasil. O aumento na produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores envolvidos, além de promover a conservação do meio ambiente pela reutilização das latas em circulação.

Fonte: Rádio Jornal

Igarassu suspende vacinação contra Covid-19 após término de doses de CoronaVac


 
Pessoas foram em busca da vacina contra a Covid-19 no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu, e foram surpreendidas com a suspensão da vacinação, nesta segunda (26) — Foto: Reprodução/WhatsApp

A cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, suspendeu a aplicação de vacinas contra Covid-19 nesta segunda-feira (26). Segundo a prefeitura, o município recebeu uma quantidade de doses muito menor que o esperado e, com isso, todo o estoque de CoronaVac terminou.

Pessoas que procuraram os locais de imunização foram surpreendidas com a suspensão e houve registro de aglomeração em alguns pontos.

O estado recebeu 91.600 doses de CoronaVac a menos do que era esperado na remessa que chegou sexta-feira (23) e, com isso, os municípios também receberam menos imunizantes do que era previsto.

O secretário de Saúde de Igarassu, Igor Morais, afirmou que chegaram apenas 270 doses da CoronaVac. Todo o estoque acabou no começo da manhã desta segunda. O ministro da Saúde reconheceu, nesta segunda, a dificuldade em fornecer 2ª dose da CoronaVac.

"A gente está anunciando a suspensão da nossa vacinação. A gente tinha 3,9 mil pessoas para vacinar essa semana, mas só chegaram 270 da CoronaVac para Igarassu. Como a gente caminhou a vacinação desse grupo [de pessoas acima de 60 anos] com CoronaVac e não com AstraZeneca, suspendemos a campanha até para não confundir a população", disse o secretário.

O município deixou de guardar doses para segunda aplicação após recomendação do Ministério da Saúde. "Quando chegou o comunicado do Ministério da Saúde, foi, por coincidência, o maior lote que a gente recebeu. Por isso, caminhou muito rápido", disse o secretário.

Morais explicou que o município vacinou cerca de 1 mil pessoas a mais do que a estimativa inicial de público acima de 60 anos, o que leva à prefeitura a crer que concluiu a vacinação desse grupo prioritário.

"A gente tem uma reunião hoje [segunda] à tarde com o governo do estado. Dependendo do que for decidido, a gente retoma com AstraZeneca para primeira dose", afirmou o secretário. Igarassu já imunizou cerca de 20 mil pessoas contra Covid-19.

O G1 entrou em contato com com o Ministério da Saúde para saber se tem uma estimativa de quando mais doses devem chegar, mas a pasta não informou data.

"A cada nova distribuição de vacinas, um Informe Técnico é divulgado pela pasta, com as orientações e quantitativo que será entregue para cada estado, de forma proporcional e igualitária", disse em nota.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que "há expectativa de chegar mais vacinas esta semana apenas da Astrazeneca/Fiocruz, que possui intervalo de três meses entre as doses".

Fonte: G1 PE

Jacaré é retirado de caixa de tubulação de gás na BR 101, em Igarassu

Um jacaré com cerca de um metro foi encontrado nesta sexta-feira (23), na BR 101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.  O animal estava a cerca de 200 metros do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), preso em uma caixa de passagem de tubulação de gás.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 29 da rodovia, quando receberam informações de que havia um jacaré próximo do posto. O animal estava confinado em uma caixa de cimento com 1,5 metro de profundidade e não conseguia sair do local.

A equipe acionou a 1ª  Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente da Polícia Militar  (Cipoma-PM), que foi até a caixa e conseguiu retirar o jacaré em segurança. O animal foi encaminhado para soltura em um local adequado.

Fonte: Folha de Pernambuco

domingo, 25 de abril de 2021

IGARASSU: venda de camisas para ajudar animais abandonados


A Associação de Proteção dos Animais de Igarassu vem comercializando camisetas personalizadas com o objetivo de arrecadar recursos para amparar cães e gatos abandonados pelas ruas do município. A ONG não recebe ajuda governamental, por isso precisa do apoio da população. As camisas estão sendo vendidas no valor de R$ 27,00, contato:  (81)984836114 

sábado, 24 de abril de 2021

LOCAL ONDE COMEÇOU PERNAMBUCO ESTÁ ESQUECIDO EM IGARASSU

 






O Marco de Pedra, local onde surgiu o primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco em 1516, anda muito esquecido pelas autoridades. Quando os visitantes chegam para conhecer esse local histórico, se deparam com um monumento abandonado, sujo, muito mato, sem segurança, sem iluminação, sem água, sem sinalização turística e com a estrada de acesso em péssimas condições.  Nesta localidade, em Igarassu, ocorreu à chegada de Duarte Coelho em 1535, donatário da Capitania de Pernambuco.

Fernando Melo - Professor

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Comércio nas praias de Pernambuco está permitido a partir de segunda-feira (26)

Praia de Boa Viagem - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Ao anunciar a prorrogação das medidas restritivas em Pernambuco, nesta quinta-feira (22), o governador Paulo Câmara informou que o governo vai flexibilizar o comércio nas praias, que passa a ser autorizado, exceto nos finais de semana. 

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, detalhou Paulo Câmara.

As novas medidas passam a valer a partir da segunda-feira (26), uma vez que o decreto anterior segue em vigor até o domingo (25). 

Fonte: Folha de Pernambuco

terça-feira, 20 de abril de 2021

Igarassu aplica a segunda dose contra a Covid-19 em idosos, na quarta-feira


O município de Igarassu, na Região Metropolitana, aplica nesta quarta-feira (21), Dia de Tiradentes, a segunda dose da imunização contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo é o grupo de idosos que completou os 28 dias da aplicação da primeira dose. Até o momento cerca de 20 mil pessoas foram vacinadas na primeira etapa da imunização na cidade. A vacinação acontecerá no horário das 8h às 14h.

Segundo a gestão municipal, os idosos de 60 a 64 anos foram imunizados acima da expectativa. “O número esperado da imunização era de três mil pessoas e foram vacinados quatro mil idosos, nesta faixa etária”.

De acordo com a secretaria, para o procedimento, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência no município, podendo tomar sua segunda proteção nos pontos:

Escola Municipal Cecília Maria de Vaz

Centro de Artes

Ginásio Jota Raposo

Escola Municipal Antônio de Pádua

Creche tia Emocy Krause 

Escola Municipal Dalila de Melo Fonseca

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou sobre os cuidados no enfrentamento a pandemia. “Evitar aglomerações, usar máscara e higienizar sempre as mãos. A vacinação avançou, é necessário lembrar que mesmo vacinado é preciso continuar com esses cuidados para evitar a propagação do coronavírus para os demais”, informa. 

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 17 de abril de 2021

Teve o salário reduzido ou suspenso em 2020? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda para quem recebeu o BEm é diferenciada - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O prazo para a entrega do Imposto de Renda 2021 foi adiado pela Receita Federal, podendo ser realizado até o dia 31 de maio – há um projeto aprovado no Senado que pretende postergar até 31 de julho, mas ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Com o adiamento, os trabalhadores que tiveram sua jornada e salários reduzidos ou o contrato suspenso, recebendo o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), terão mais tempo para enviarem o IR de forma correta.  

Por ser uma novidade do Imposto de Renda 2021, alguns trabalhadores podem ter dúvidas sobre o que deve ser declarado e como deve ser feito. “Se o empregado teve alguma redução ou contrato suspenso, ele provavelmente recebeu o BEm. Neste benefício, o Governo Federal pagou uma parte do salário, em razão da redução que foi realizada entre os meses de abril e dezembro. Nestes casos, é preciso declarar os valores, pois eles são tributáveis”, disse a advogada especialista em direito tributário do escritório Da Fonte Advogados, Mirella Lucena.

A Folha de Pernambuco falou com especialistas e preparou um passo a passo para que os trabalhadores que receberam o benefício não tenham problemas na hora de declarar o Imposto de Renda.

Inicialmente, deve-se consultar a carteira de trabalho digital para verificar os valores e as parcelas que foram pagas pelo Governo Federal. “A carteira digital pode ser acessada pelo aplicativo ou pelo site. Se o beneficiário tiver cadastro em algum site do governo, como o Meu INSS, o app já puxa os seus dados - se não lembrar a senha, é só redefinir. Caso contrário, é preciso fazer o cadastro, fornecendo as informações pedidas”, explicou Mirella Lucena. 

Na parte inferior do site ou aplicativo, o trabalhador deve selecionar a opção benefícios e escolher o Benefício Emergencial. Nele, vai constar o valor e a quantidade de parcelas que foi paga pelo governo. Com isso, o beneficiário deve somar os valores e as parcelas para ter a quantia total recebida pela federação. É este valor total que será declarado no Imposto de Renda.

No programa do Imposto de Renda, que também pode ser acessado pelo site ou aplicativo, o trabalhador insere o CPF e seleciona a aba “Rendimentos Tributáveis”. “Nesta aba o beneficiário vai informar o rendimento recebido pelo empregador, que consta no informe de rendimentos que a empresa disponibiliza. Além disso, também deve-se incluir o valor recebido pelo benefício”, disse Mirella Lucena.

Quando for incluir as informações referentes ao BEm, o trabalhador deve indicar o valor total somado que consta na carteira de trabalho digital. Na seção de fonte pagadora, o beneficiário insere o CNPJ do Ministério da Economia, que é o 00.394.460/0572-59. Ao dar o OK, a Receita Federal calculará o imposto devido, somando todos os rendimentos recebidos.

Existe, ainda, a possibilidade de o trabalhador ter recebido ajuda compensatória por parte da empresa contratante. “O benefício tinha um limite de valor a ser pago pelo governo. Vamos supor que o trabalhador tinha um salário de R$ 6 mil, teve redução de 50% e o governo, devido ao limite, só pagou R$ 2 mil. Neste caso a empresa poderia pagar a metade, R$ 3 mil, conforme o BEm, e também oferecer a ajuda compensatória de R$ 1 mil, para completar o salário”, explicou o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Maceió, Reinaldo Carlos Alves de Almeida.

Essa ajuda compensatória é isenta e as informações sobre esse valor devem vir no informe de rendimentos entregue pela empresa. Para inserir no Imposto de Renda, o trabalhador entra na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, seleciona a opção 26 – Outros, e coloca o CNPJ da fonte pagadora. A Receita Federal recomenda que na descrição seja inserido o texto “Ajuda Compensatória”.

Com isso, o trabalhador irá declarar todos os rendimentos que recebeu no Benefício Emergencial.

Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Detran-PE: saiba as novas regras e passo a passo para emissão do CRLV em 2021

Para se adequar à Resolução 809 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE implantou alterações na emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (documento de porte obrigatório). Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2, só podem circular com o CRLV 2020 (documento verdinho) até o dia 31 de maio de 2021. A partir de 1º de junho, só na versão em celular ou impresso em papel A4.

O CRLV (documento de porte obrigatório) deixou de ser emitido, desde 04 de janeiro de 2021, em papel-moeda pelo Órgão de trânsito de Pernambuco. Após quitar todos os débitos (com a devida compensação bancária) e, não havendo restrições veiculares, o usuário deverá acessar o CRLV Eletrônico (CRLV-e). Esse acesso poderá ser feito de duas formas: Baixar o CRLV-e no celular/smartphone por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Acessar o CRLV-e no Portal de Serviços do DENATRAN: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

Já o CRV (recibo/DUT), deixará de existir em papel-moeda. As informações gerais do CRV, com exceção da Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV), passarão a fazer parte do CRLV Eletrônico (CRLV-e), incluindo o número de segurança necessário para baixar o CRLV-e no celular ou acessá-lo no Portal de Serviços do DENATRAN.

Os proprietários de veículos que, mesmo após quitarem todos os débitos, não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, celular (smartphone) ou impressora, ficando impossibilitadas de ter acesso ao CRLV-e, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site www.detran.pe.gov.br.

Passo a passo:

O CRLV deixou de ser produzido em papel moeda e, este ano, não será enviado para as residências via Correios, não havendo mais necessidade de pagamento de taxa de postagem. 

Depois de efetuar o pagamento dos débitos do veículo com a devida compensação bancária, o proprietário do veículo tem as seguintes opções para obter o CRLV Eletrônico sem precisar ir ao Detran: 

- Baixar diretamente o CRLV Eletrônico (Digital) em seu celular/smartphone. Para baixar o CRLV Digital, basta acessar a Playstore do seu celular/smartphone e baixar o aplicativo (app) Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e IOS. Confira o passo a passo:

-  Acessar o Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e imprimir o CRLV Digital em papel sulfite branco, tipo A4, em página única. Você pode imprimir em qualquer tipo de impressora. Confira aqui o passo a passo para imprimir o CRLV Digital, sem precisar ir ao Detran.

- Acessar a plataforma DETRAN-PEssoal.

Quem desejar, pode agendar para vir buscar o CRLV impresso no Detran-PE, lembrando que as vagas estão reduzidas em razão da pandemia. Para buscar o CRLV no Detran-PE basta agendar pelo site do órgão:  www.detran.pe.gov.br

 Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV)

A partir de 2021, quem for realizar o serviço de Transferência de Propriedade precisa agendar atendimento para obter a Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV).

Para obter a ATPV, o proprietário e vendedor do veículo precisa informar os dados do comprador (nome, endereço e e-mail).

Caso o proprietário decida vender o veículo para outra pessoa, precisará agendar atendimento para obter uma nova ATPV.

Este atendimento pode ser realizado por procuração específica para assuntos relativos ao veículo. 

Documentos Necessários

Original e cópia de documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação e CPF. No caso de empresa (Pessoa Jurídica), acrescentar o CNPJ com contrato social ou estatuto e ata de nomeação da diretoria (original e cópia).

Original e cópia do comprovante de endereço (em acordo com Portaria do Detran-PE).  

Importante

Tendo em mãos o ATPV-e ou o CRV (recibo/DUT), é necessário realizar os procedimentos necessários para efetuar a Transferência de Propriedade.  

Emissão de CRV

Caso você tenha realizado, entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2020, algum serviço que exija o CRV (recibo/DUT), incluindo o serviço de Transferência de Propriedade do Veículo, acesse o serviço CRV (recibo/DUT) e clique na opção CRV Pendente. 

Caso você não se enquadre na situação acima e deseje realizar o serviço de Transferência de Propriedade do veículo, existem duas possibilidades de agendamento:

Se você não possui o CRV (recibo/DUT) nem o CRLV-e, já contendo o número do CRV, acesse o serviço CRV (recibo/DUT) e clique na opção ‘Segunda via de CRV’.

Se você possui o CRV-e, já contendo o número do CRV, acesse o serviço CRV (recibo/DUT) e clique na opção ‘Emissão de ATPV-e’. 

Importante

Tendo em mãos o ATPV-e ou o CRV (recibo/DUT), é necessário realizar os procedimentos necessários para efetuar a Transferência de Propriedade. 

Documentos Necessários

Original e cópia de documento oficial de identificação, com foto e em bom estado de conservação e CPF. No caso de empresa (Pessoa Jurídica), acrescentar o CNPJ com contrato social ou estatuto e ata de nomeação da diretoria (original e cópia).

Original e cópia do comprovante de endereço (em acordo com Portaria do Detran-PE).

Fonte: Folha de Pernambuco

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Curso de Teatro


 

PROJETO GRANDES DRAMATURGOS

Oficina de interpretação, mediada pelos atores @andreramos.01 e @kattiannytorres 

Operação da PF mira em candidato a prefeito de Igarassu nas eleições de 2020 e um Policial Federal


O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta terça-feira, 13 de abril, a segunda etapa da Operação Frígia, que investiga a prática de crimes ambientais, usurpação de patrimônio da União, lavagem de dinheiro e organização criminosa, por grupo especializado em extração ilegal de minério de ouro e posterior beneficiamento.

Essas atividades são realizadas, respectivamente, na zona rural dos municípios de Verdejante e Serrita, no Sertão pernambucano.

Em atendimento a requerimento do MPF, a Justiça Federal autorizou, entre outras medidas, o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além de quatro de prisão preventiva, sendo um deles de um policial federal e outro de um candidato a prefeito de Igarassu nas eleições realizadas no ano passado. As medidas foram cumpridas por 50 policiais federais nos municípios de Igarassu (PE), Redenção (PA) e São Félix do Xingu (PA).

Leia mais:
>>> Polícia Federal faz operação para combater extração ilegal de ouro que envolve agentes públicos

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de 2020, já tendo havido o oferecimento de denúncia, pelo MPF, de 14 envolvidos no esquema, que já se tornaram réus devido ao recebimento da denúncia pela Justiça Federal.

A operação foi oriunda de investigação conjunta realizada pelo MPF e pela PF. As apurações indicaram que os investigados realizam desde a extração da pedra bruta in natura até a venda do produto a receptadores no Recife e em Juazeiro do Norte.

A extração dos minérios ocorria em terrenos públicos e particulares. Os valores oriundos da venda eram colocados em circulação, com aparência de legalidade, por meio da aquisição de veículos e outras condutas que caracterizam a prática de lavagem de dinheiro.

As evidências colhidas nesta etapa da Operação Frígia serão analisadas pelo MPF e pela PF, na continuidade das investigações sobre o caso, para posterior adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Portal de Prefeitura

Da redação do Portal com informações do Ministério Público Federal

Golpe via SMS: Clientes da Caixa recebem mensagens falsas de bloqueio de aplicativos

Orientação é que os clientes não acessem links enviados para o celular - Foto: Marcelo Camargo/ABr

Golpistas estão usando nomes de grandes empresas para aplicar fraudes por meio de SMS. A nova manobra está atraindo vítimas via mensagens supostamente enviadas pela Caixa Econômica Federal.

A mensagem alerta que o aplicativo do cliente será bloqueado por motivos de segurança, e solicita que o usuário acesse um link para evitar a ação. O pedido, na verdade, leva a uma página criada para roubar dados dos usuários.

Alerta

A assessoria da Caixa informou que não envia mensagens ou links aos clientes e orienta que sejam tomados alguns cuidados. A Caixa esclarece que informações atualizadas sobre fraudes são regularmente repassadas para a Polícia Federal.

Cuidados:

Não forneça senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos.

Desconfiar de informações sensacionalistas e de "oportunidades imperdíveis". 

Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. 

Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.

Fonte: TV Jornal

Família busca motorista de aplicativo desaparecido há seis dias em Igarassu

A família de um motorista de aplicativo, conhecido como Gedson, desaparecido há seis dias, está buscando por informações. De acordo com o irmão dele, o carro foi encontrado queimado dentro de uma mata, na comunidade de Cuieiras, em Igarassu. Em entrevista à TV Jornal, a esposa do motorista de aplicativo relatou os últimos momentos que conversou com o marido.

"Ele disse: quando chegar na padaria, eu ligo para você. Deu a horário e Gedson nem ligou para mim. Eu liguei para ele, mas estava dando caixa de mensagem e eu fiquei preocupada, porque não é assim. Sempre o telefone dele tá ligado. Liguei para minha sogra, e ela falou que ele não chegou. Eu fiquei desesperada", disse.

Familiares estão angustiados sem saber o paradeiro do motorista. "É uma sensação muito ruim, que eu não desejo para ninguém. Estou me sentindo muito mal, angustiada e triste", contou a esposa do motorista.

Abalado com o desaparecimento e com esperança de encontrá-lo ainda com vida, o pai do motorista fez um apelo. "Esse trabalho que ele faz no aplicativo não é constante, porque a profissão dele é de pedreiro. Ele faz obras, mas surgiu essa oportunidade devido as chuvas [...] A gente tá aqui, mas não dorme, até agora não comemos nada, porque a gente não consegue se alimentar. ", contou o pai do rapaz desaparecido.

Fonte: TV Jornal

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Falta de água no Agamenon Magalhães

CARTA DO LEITOR: A leitora Lea Belo reclama que o loteamento Agamenon Magalhães estar sofrendo com a falta de água, a Compesa liga a água e só passa exatamente 20 minutos nas torneiras não chega nas caixas d, água um absurdo pra quem paga suas contas em dia.

Na avenida Severino Tavares Uchoa, Rua das flores, Rua do Sossego, Líbia, Olinda, Pina e Rua Japão

terça-feira, 13 de abril de 2021

Inflação acelera para todas as faixas de renda em março, diz Ipea

Carro sendo abastecido com combustível - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pelo segundo mês consecutivo, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda registrou, em março, alta da taxa para todas as faixas de renda.

As famílias mais atingidas no mês foram as de renda média (rendimentos entre R$ 4.127,41 e R$ 8.254,83) e média alta (entre R$ 8.254,83 e R$ 16.509,66). No primeiro grupo a inflação de fevereiro para março passou de 0,98% para 1,09%; no segundo grupo, foi de 0,97% para 1,08%.

Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foram divulgados nesta terça-feira (13)

Assim como ocorreu em fevereiro, o segmento de Transportes foi o que mais contribuiu para a alta da inflação em todas as faixas de renda, no mês de março.

O aumento de 11,2% no preço dos combustíveis impactou, mais fortemente, as famílias mais ricas. Já os reajustes de 0,11% nos preços de ônibus urbano e de 1,84% no preço dos trens, pesaram no resultado da variação para a classe de renda mais baixa.

As famílias mais ricas, no entanto, tiveram um alívio inflacionário nesse segmento com o recuo de 2% no preço das passagens aéreas e de 3,4% nos valores cobrados por aplicativos de transporte.

“Quando o combustível aumenta, sempre a inflação dos mais ricos acaba sendo mais afetada, porque esse grupo consome mais do que as famílias mais pobres, que também sofrem impacto, mas em proporção menor. Teve o aumento de combustível maior nas faixas mais altas, mas nas mais baixas também sofreram com a alta do trem e do ônibus urbano. A classe mais alta, de alguma maneira acabou tendo a inflação amenizada porque apesar do aumento de combustível teve queda de passagens aéreas e transporte por aplicativo. Essas duas quedas acabaram atenuando um pouco a inflação [para famílias] de renda mais alta”, disse a pesquisadora do Grupo de Conjuntura do Ipea, Maria Andréia Lameiras, em entrevista à Agência Brasil.

"O transporte afetou todo mundo, mas dentro do segmento cada item afetou cada família de forma diferente”, completou.

Habitação

As famílias mais pobres tiveram ainda a pressão do grupo Habitação, que também contribuiu para a alta inflacionária desta faixa de renda, especialmente por causa do aumento de 5% do botijão de gás, de 1,1% dos artigos de limpeza e de 0,76% da energia elétrica.

No grupo das famílias mais ricas, o segundo grupo com maior impacto foi o de Alimentos e Bebidas, com reajuste de 0,89% em alimentação fora do domicílio. De acordo com a pesquisa, a aceleração da inflação foi atenuada pelo desempenho dos alimentos em domicílio, que registrou a primeira deflação (-0,17%) desde outubro de 2019.

“A população mais pobre gasta mais com comida, com transporte público e com despesas de residências, que a gente chama de gás de botijão, de energia elétrica, praticamente o orçamento das pessoas mais pobres é para estes itens. Já os mais ricos têm plano de saúde, despesa pessoal com cabeleireiro e mensalidade escolar, então, tudo acaba sendo mais diluído para os mais ricos. Os mais pobres consomem menos coisas, quando uma dessas coisas aumenta de preço, isso pressiona muito a inflação deles”, disse Maria Andréia.

Comparação

Na comparação de março deste ano com o mesmo período do ano passado, também houve aumento nos preços. As famílias mais ricas registraram as maiores altas. Enquanto a inflação para quem recebe até R$ 1.650,50 subiu de 0,25% em março de 2020 para 0,71% em março de 2021, para a faixa que recebe acima de R$ 16.509,66, a variação foi de -0,20% para alta de 1%.

A pesquisa mostrou também que, além do impacto dos combustíveis em 2021, a aceleração inflacionária para as famílias mais ricas pode ser explicada pela pressão do grupo Despesas Pessoais, com alta de 0,04% ante recuo de 0,23% em março de 2020 e da deflação menor das passagens aéreas no mês passado (-2,0%) se comparada com o mesmo período de 2020 (-16,8%).


No acumulado do ano, as famílias mais ricas registram pressão inflacionária maior do que as mais pobres. No grupo de rendas mais altas a inflação acumulada nos três primeiros meses de 2021 ficou em 2,3%. Já para as famílias de renda mais baixa, o acumulado ficou em 1,6%.


Apesar disso, a taxa de inflação das famílias mais pobres (7,2%) segue acima do segmento mais rico da população (4,7%) na comparação da inflação acumulada nos últimos 12 meses (de abril de 2020 a março de 2021).


Vacinação

Para a pesquisadora, a inflação dos mais pobres em 2021 tende a ser menor do que a dos mais ricos por conta do comportamento dos preços dos alimentos que devem dar um alívio. Segundo Maria Andréia, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a partir do início do segundo semestre a economia brasileira tende a voltre a um desempenho mais próximo do que tinha antes da pandemia, em 2019.


“A gente está imaginando que a população ocupada vai ganhar um pouco mais de força no segundo semestre e essa população ocupada tendo rendimento do trabalho, gera também maior demanda”, afirmou.


Segundo a pesquisadora, isso vai resultar em maior pressão sobre o setor de serviços, que tem participação importante no orçamento dos mais ricos, além do consumo de bens duráveis e semiduráveis. “Isto vai impactar a inflação dos mais ricos, porque é este tipo de segmento que consome algum tipo de bem e serviços”, concluiu.

Fonte: Folha de Pernambuco

Leptospirose: Com ruas e casas ainda alagadas por causa da chuva, veja cuidados e orientações

Preocupação com a leptospirose costuma aumentar em dias de chuvas intensas - Foto: Bruno Campos/JC Imagem

Devido às fortes chuvas que caíram durante o final de semana, em Pernambuco, as ruas e casas continuam alagadas. Com o acúmulo da água nas vias e nas residências, especialistas alertam para o surgimento de casos leptospirose, durante esse período.

De acordo com especialistas, os alagamentos causados em locais onde há falta de saneamento básico oferecem um risco grande para a população, que acaba colocando os pés na água suja.

Balanço

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2020, foram notificados. em Pernambuco, 341 casos da doença com 24 mortes. Este ano, o número de notificações chegou a 29 e um óbito confirmado.

Cuidados

O infectologista Raphael dos Anjos orienta que, em tempos de chuva, é preciso evitar colocar os pés em áreas alagadas. Segundo ele, não só a urina dos ratos pode transmitir a doença, mas também de outros animais contaminados, como porcos.

Ele também informa que, caso a pessoa tenha se exposto à doença, deve ficar atenta aos sintomas que podem começar a aparecer no corpo, uma ou duas semanas após colocar os pés em um local contaminado.

Orientações

O Ministério da Saúde orienta que pessoas que apresentarem febre, dor de cabeça e dores no corpo, até 40 dias depois de terem entrado em contato com as águas de enchente ou de esgoto, devem procurar uma unidade de saúde. Confira ainda alguns cuidados para se prevenir da doença

Evite o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. Não permita que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos

Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo)

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulho e esgoto devem usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés

Após as águas baixarem, será necessário retirar a lama e desinfetar o local (sempre se protegendo). Deve-se lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária, na proporção de duas xícaras das de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos

Deve-se ter cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora, e outros precisam de tratamento especial nessas situações

É importante limpar e desinfetar a caixa d’água

Fonte: TV Jornal


Tribunal de Contas do Estado exige protocolo sanitário para ônibus na Região Metropolitana do Recife


 O Tribunal de Contas do Estado voltou a recomendar medidas que tragam mais segurança aos passageiros do transporte público por ônibus no Grande Recife neste momento de pandemia. O órgão de controle exigiu que os municípios da região metropolitana e o governo estadual definam um protocolo sanitário para o setor.

O documento deve ser apresentado até o dia 15 deste mês. As regras também deverão estar nos portais da transparência e nos sites de órgãos públicos envolvidos no serviço de transporte.

Fonte: CBN Recife

EDUCAR IGARASSU: A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INVESTE EM UM APLICATIVO PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM DO ENSINO REMOTO.

A secretaria de educação do município de Igarassu, em parceria com a Fundação Lemann e com apoio da Sincroniza Educação, reduzirá os impactos da Pandemia através do projeto Dados Patrocinados. Os estudantes e docentes da rede pública municipal de ensino, do Programa Educar Pra Valer,  poderão melhorar a aprendizagem do ensino remoto e diminuir as desigualdades que nossa educação sofreu desde o início da pandemia do corona vírus.

O Projeto Dados Patrocinados estará presente nas escolas municipais de Igarassu e implementará sistemas de acesso remoto aos conteúdos das aulas dos nossos professores, através de dispositivos móveis de forma gratuita, por meio do app Educar Igarassu.

Para ter acesso, estudantes e professores deverão baixar o aplicativo na sua play storie, caso o celular seja Android ou no app storie, iTunes store, caso o celular seja iPhone. Depois seguir o passo a passo de cadastro e aproveitar os conteúdos que irão promover a aprendizagem fora da escola, de forma efetiva, com equidade e com soluções gratuitas.

No app, estudantes e professores encontrarão ferramentas pedagógicas, alinhadas a Base Nacional Comum Curricular, tecnologia para aulas online, agendas de eventos, cursos, formações que promoverão experiências saudáveis para crianças, adolescentes e  jovens de forma remota.

Fonte: Site da Prefeitura de Igarassu

Pernambuco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda (12)

A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B - Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Nesta segunda-feira (12), o Estado de Pernambuco inicia a campanha de vacinação contra a influenza, a gripe. Ao todo, o Estado recebeu 338,4 mil doses da vacina.

Grupos

A iniciativa pretende imunizar em três fases. Nesta primeira etapa, até 10 de maio, serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 após o parto) e população indígena de 6 meses a 8 anos.

Com a chegada de mais vacinas, também serão inclusos, neste momento inicial, os trabalhadores de saúde e a população indígena em geral. 

Vacinas da covid-19 e da gripe devem respeitar intervalo

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a imunização contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19 devem, segundo o Ministério da Saúde, ter priorizada a dose contra o novo coronavírus e agendada a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Influenza

A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo é evitar complicações decorrentes desses vírus e, consequentemente, hospitalizações e mortes, além de diminuir a circulação viral. A expectativa é proteger, no mínimo, 90% do público prioritário.

“A campanha contra a influenza ocorre em paralelo à vacinação contra a covid-19. Importante lembrar que, caso alguém seja prioritário em ambas as iniciativas, é preciso um intervalo mínimo de duas semanas entre as doses”, frisa a superintendente de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

Fonte: TV Jornal

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Bombeiros encontram corpo de adolescente que havia desaparecido em barragem em Igarassu

O Corpo de Bombeiros localizou, no início da tarde desta segunda-feira (12), o corpo de um adolescente de 15 anos que estava desaparecido desde a tarde deste domingo (11), em uma barragem na Estrada Monjope, no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu. 

A corporação foi acionada por volta das 16h30 deste domingo para atender a ocorrência. A Unidade Tática de Mergulho dos Bombeiros suspendeu as buscas em virtude da baixa visibilidade, retomando-as na manhã de hoje, por volta das 07h40.

O corpo do adolescente, que não teve a identidade revelada, foi localizado por volta das 12h30 e deixado aos cuidados da Polícia Militar.

Fonte: TV Jornal

Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

                                              Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil


A Receita Federal adiou, para 31 de maio, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda das Pessoas Física, ano-base 2020. O período de ajuste anual, que começou em 1º de março, terminaria no dia 30 de abril, mas foi prorrogado pela Instrução Normativa nº 2.020/2021, publicada hoje (12) no Diário Oficial da União.

De acordo com a Receita, a prorrogação foi estabelecida como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, assim como aconteceu em 2019. No ano passado, o prazo foi estendido em dois meses, até 30 de junho.

“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, explicou, em nota.

Em razão do adiamento, o contribuinte que deseja pagar o imposto via débito automático desde a primeira cota deverá fazer a solicitação até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a primeira cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado pelo próprio programa de declaração. Nesse caso, as demais cotas poderão ser em débito automático.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita Federal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.

A Receita destacou ainda que disponibiliza diversos serviços aos cidadãos, que podem ser acessado sem sair de casa. Por meio do e-CAC com uma conta gov.br, o portal único do governo federal, o contribuinte tem acesso, por exemplo, aos comprovantes de rendimentos informados na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) pelas fontes pagadoras, à cópia da última declaração entregue e à declaração pré-preenchida.

Fonte: Diário de Pernambuco

domingo, 11 de abril de 2021

Em surto, policial militar armado se tranca em loja em Paulista e faz ameaças; ninguém ficou ferido

Moradores do bairro de Maranguape II, em Paulista, no Grande Recife, foram surpreendidos, na tarde deste sábado (10), pela movimentação de equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar (PM), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Corpo de Bombeiros. As equipes foram acionadas para conter um policial militar que, de acordo com a PM, "estava de posse de arma de fogo, em um momento de surto psicológico".

Segundo a PM, as equipes do 17º BPM foram até o local, um estabelecimento comercial, na Avenida A, fizeram o isolamento do perímetro e iniciaram as negociações até a chegada do Bope, que finalizou a ocorrência.

Vários vídeos enviados à TV Globo mostram a interdição da Avenida A e a grande movimentação de curiosos e de viaturas policiais.

"A ação exitosa resultou na entrega da arma de fogo e munições por parte do policial militar envolvido. Ele foi conduzido para o Hospital da Polícia Militar para receber os cuidados médicos necessários", informou o comunicado.

Moradora do bairro, Cristina Silva, 38, disse que todos ficaram assustados e aliviados com o desfecho do caso. "Todo mundo ficou muito assustado porque a movimentação de policiais era muito grande e ninguém sabia como terminaria, ele ameaçava se matar. Mas a família estava presente e conseguiram retirar ele de lá e socorrer", disse.

Fonte: G1 PE

sábado, 10 de abril de 2021

Jovens na UTI já são maioria e necessidade de ventilação mecânica bate recorde

Pesquisa foi realizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, as internações em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de pessoas com menos de 40 anos são maioria absoluta.

Houve ainda um salto expressivo no número de pacientes graves com necessidade de ventilação mecânica e que não apresentam nenhuma comorbidade (como obesidade ou diabetes).

Os dados sugerem não apenas uma mudança do perfil dos doentes que necessitam de UTI, mas um agravamento do quadro geral dos pacientes em relação aos meses anteriores.

Em março, 52,2% das internações nas UTIs do Brasil se deram para pessoas até 40 anos; e o total de pacientes que necessitaram de ventilação mecânica atingiu 58,1%.

Ambas as taxas são recordes, segundo dados da plataforma UTIs Brasileiras, da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

No caso da necessidade de aparelhos de ventilação, houve salto de quase 40% em relação ao patamar do final do ano passado.

Entre setembro de 2020 e fevereiro deste ano, o total de internados em UTIs que necessitavam desse tipo de equipamento variou entre 42% e 48%.

Já os pacientes graves sem comorbidades que agora acabam na UTI são praticamente 1/3 do total –até fevereiro os doentes graves sem condições adversas prévias eram 1/4 dos casos.

O novo marco da epidemia no Brasil sugere pelo menos três conclusões, segundo Ederlon Rezende, coordenador da plataforma UTIs Brasileiras e ex-presidente da Amib:

1) as novas variantes do vírus devem ser mais agressivas; 2) a falta de cuidado de parcelas da população pode estar afetando sobretudo os mais jovens; e 3) a imunização dos mais velhos tem ajudado a conter os casos graves entre os idosos.

Segundo a pesquisa, antes de os jovens serem a maioria dos internados nas UTIs em março, entre dezembro de 2020 e fevereiro último os até 40 anos representavam 44,5% do total -percentual quase idêntico ao de setembro a novembro.

De lá para cá, o aumento das internações nessa faixa mais jovem foi de 16,5%.

Como a imensa maioria dos brasileiros tem menos de 40 anos, o incremento, embora possa parecer modesto, engloba milhões de pessoas. A tendência sugere ainda que há espaço para um agravamento da situação.

No mesmo período de comparação (e na contramão), as internações de pessoas acima de 80 anos despencaram 42%. Elas representam agora apenas 7,8% do total, pouco mais da metade do que vinha sendo registrado anteriormente.

Na faixa de idades intermediárias, as internações em UTI permaneceram mais ou menos no mesmo patamar, somando cerca de 40% do total.

O levantamento da Amib é feito a partir de uma amostra expressiva, englobando 20.865 leitos de UTI no país, o que representa cerca de 25% de todas as unidades, sendo 2/3 privadas e 1/3 públicas.

"Embora os dados mostrem que a vacina pode estar tendo o efeito esperado entre os mais velhos já imunizados, eles também revelam que, ao se acharem imbatíveis, os jovens, muitos sem qualquer comorbidade, são agora as maiores vítimas da epidemia", afirma Rezende.

Além de estarem se expondo mais em baladas e reuniões, há levantamentos e relatos de médicos na linha de frente dando conta de que os mais jovens, quando na UTI, ocupam por mais tempo os leitos -diminuindo o giro de vagas e contribuindo para saturar o sistema, como tem-se visto.

Com as novas variantes do vírus (como a P1), no entanto, não só as festas, frequentemente apontadas como as principais vilãs, podem estar por trás do aumento da infecção entre os mais jovens.

Com o fim do auxílio emergencial pago em 2020 (e que voltou só em abril e em proporção muito menor), muitas pessoas foram obrigadas a circular novamente atrás de alguma renda, sobretudo os informais -cerca de 34 milhões de pessoas, ou quase 40% da força de trabalho.

Em 2020, o auxílio emergencial foi pago entre abril e dezembro (R$ 600 ao mês a 66 milhões de pessoas) e foram empregados R$ 293 bilhões. A nova rodada (R$ 250 a 45,6 milhões) está prevista para durar apenas quatro meses e somar R$ 44 bilhões -15% do valor do ano passado.

No final de 2020, o contingente de informais na economia ainda era de 4,7 milhões de pessoas a menos do que um ano antes. Isso pode ser explicado porque, em função do auxílio emergencial robusto, muitos não estavam precisando sair de casa atrás de alguma renda.

Neste começo de 2021, isso mudou dramaticamente, levando milhares de informais a circularem novamente no pior momento da epidemia no Brasil.

Fonte: Folha de Pernambuco