Pessoas foram em busca da vacina contra a Covid-19 no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu, e foram surpreendidas com a suspensão da vacinação, nesta segunda (26) — Foto: Reprodução/WhatsApp
A cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, suspendeu a aplicação de vacinas contra Covid-19 nesta segunda-feira (26). Segundo a prefeitura, o município recebeu uma quantidade de doses muito menor que o esperado e, com isso, todo o estoque de CoronaVac terminou.
Pessoas que procuraram os locais de imunização foram surpreendidas com a suspensão e houve registro de aglomeração em alguns pontos.
O estado recebeu 91.600 doses de CoronaVac a menos do que era esperado na remessa que chegou sexta-feira (23) e, com isso, os municípios também receberam menos imunizantes do que era previsto.
O secretário de Saúde de Igarassu, Igor Morais, afirmou que chegaram apenas 270 doses da CoronaVac. Todo o estoque acabou no começo da manhã desta segunda. O ministro da Saúde reconheceu, nesta segunda, a dificuldade em fornecer 2ª dose da CoronaVac.
"A gente está anunciando a suspensão da nossa vacinação. A gente tinha 3,9 mil pessoas para vacinar essa semana, mas só chegaram 270 da CoronaVac para Igarassu. Como a gente caminhou a vacinação desse grupo [de pessoas acima de 60 anos] com CoronaVac e não com AstraZeneca, suspendemos a campanha até para não confundir a população", disse o secretário.
O município deixou de guardar doses para segunda aplicação após recomendação do Ministério da Saúde. "Quando chegou o comunicado do Ministério da Saúde, foi, por coincidência, o maior lote que a gente recebeu. Por isso, caminhou muito rápido", disse o secretário.
Morais explicou que o município vacinou cerca de 1 mil pessoas a mais do que a estimativa inicial de público acima de 60 anos, o que leva à prefeitura a crer que concluiu a vacinação desse grupo prioritário.
"A gente tem uma reunião hoje [segunda] à tarde com o governo do estado. Dependendo do que for decidido, a gente retoma com AstraZeneca para primeira dose", afirmou o secretário. Igarassu já imunizou cerca de 20 mil pessoas contra Covid-19.
O G1 entrou em contato com com o Ministério da Saúde para saber se tem uma estimativa de quando mais doses devem chegar, mas a pasta não informou data.
"A cada nova distribuição de vacinas, um Informe Técnico é divulgado pela pasta, com as orientações e quantitativo que será entregue para cada estado, de forma proporcional e igualitária", disse em nota.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que "há expectativa de chegar mais vacinas esta semana apenas da Astrazeneca/Fiocruz, que possui intervalo de três meses entre as doses".
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário